Postagem em destaque

Crônica: Surpresas desagradáveis pregadas pelo tempo

Pixabay   Os seus quatro filhos se encontravam bem encaminhados Astrogildo Magno O   tempo não preocupava Justino. Não dava bola para ...

sexta-feira, 11 de outubro de 2019

Variedades: Galeria Nara Roesler apresenta nova exposição de Vik Muniz


Em Superfícies, o artista apresenta série inédita de trabalhos que discutem modos distintos de vivenciar produções artísticas, questionando as relações com a experiência física da obra de arte em um mundo cada vez mais mediado pela tecnologia digital


Redação/Hourpress

A Galeria Nara Roesler | São Paulo apresenta Superfícies, terceira mostra individual de Vik Muniz na sede paulista da galeria. Composta por uma série inédita de trabalhos, todos únicos e produzidos em 2019, a mostra abre ao público no dia 24 de outubro, 2019. 
Ao mudar-se para os Estados Unidos em 1983 e ver de perto obras que conhecia somente através de reproduções, Vik Muniz percebeu a enorme diferença que há entre interagir fisicamente e analisar a arte através de réplicas. Estes dois modos distintos de vivenciar as produções artísticas pautaram o trabalho realizado pelo artista ao longo das três décadas de sua carreira. 

Através de sua obra o artista convida o espectador a desbravar territórios ambíguos, repletos de dualidades: entre imagem e sua contrapartida física, entre mente e matéria, percepção e fenômeno. Este "exercício metafísico", segundo o artista, desafia nossos sentidos e nossa percepção a traçar novos caminhos através de uma realidade em constante mudança, obrigando-nos a reconhecer a fragilidade de nossas certezas. 

A necessidade constante de reconfiguração da realidade decorrente do advento das novas mídias é aproveitada por Vik Muniz para romper os paradigmas que tradicionalmente polarizaram a pintura e a fotografia, resgatando a relação entre o material e o pictórico presente em sua produção desde o início de sua carreira – em uma de suas primeiras séries, Best of Life, o artista desenhava fotografias famosas a partir de sua própria memória para então fotografar os desenhos e exibir as imagens resultantes.

Para Muniz, as superfícies pintadas, tradicionalmente um campo epistemológico reservado exclusivamente aos pintores, ao serem continuamente visualizadas e reproduzidas ao longo da história, tiveram a sua aura material diminuída. Suas cores, contexto ou composições são facilmente lembradas, em detrimento da textura de sua superfície e sua fisicalidade.

Em sua nova série, o artista subtrai novamente o elemento concreto que diferencia uma pintura de uma fotografia e a reapresenta, através de uma imagem em camadas. Os trabalhos a serem apresentados em Superfícies, exploram duas abordagens recorrentes em seu vocabulário artístico: ora um material em busca de significado, ora uma imagem em busca de uma renovação física.

 E embora as obras utilizem a pintura tanto em seu processo quanto em seu conceito, elas não são pinturas – ainda assim, enquanto imagens fotográficas de obras que existem de forma autônoma e física, elas também não são abstrações. O resultado são imagens fotográficas não reprodutíveis, que de forma ambígua, valorizam simultaneamente as superfícies materiais e conceituais da pintura e que, para obterem êxito, necessitam da presença física do observador. 

 Esta negociação entrópica de perda de material e ganho virtual leva o espectador a questionar sua relação com a experiência física da obra de arte em um contexto em que as imagens e a própria ideia de realidade são mediadas pela tecnologia digital, hoje onipresente em nosso cotidiano.

SERVIÇO
Superfícies, individual de Vik Muniz
Abertura: 24/10/2019, as 19h
Visitação: de 25/10/2019 à 30/01/2020
Endereço: Av. Europa, 655 - Jardim Europa, São Paulo – SP
Horário: Segunda à sexta, das 10h às 19h
Sábados, das 11h às 15h
Telefone: 2039-5454

Variedades: THE NEIGHBOURHOOD lança nova faixa "YELLOW BOX"





"Yellow Box" faz parte da trilha sonora do jogo Death Stranding: Timefall, que será lançada no dia 7 de novembro

Redação/Hourpress

OUÇA AQUI
The Neighbourhood lançou no ultimo dia 10 a nova faixa “Yellow Box”. Assista o lyric video AQUI. “Yellow Box” é o lançamento mais recente da trilha sonora do jogo DEATH STRANDING: Timefall, que será lançado pelo PlayStation 4 (PS4™). Na semana passada, foi anunciado que a RCA Records, em parceira com a Sony Interactive Entertainment (“SIE”), lançará a trilha sonora completa do jogo no dia 7 de novembro. A pré-venda está disponível aqui.
The Neighbourhood disse, “Nós ficamos lisonjeados pelo fato do Kojima ter nos escolhido para fazer parte desse projeto. Essa é a primeira vez que vamos ter uma música num jogo de video game e vai ser incrível ouvir enquanto jogamos Death Stranding”.
Anteriormente, foi lançado também pelo grupo CHVRCHES a faixa “Death Stranding”, que recebeu grandes elogios pela revista Rolling Stone “…deslubrante…” e UPROXX “…uma mistura de pop eletrônico épico”. As duas faixas, “Yellow Box” do The Neighbourhood e “Death Stranding” do CHVRCHES, estão disponíveis para quem adquirir a trilha sonora pela pré-venda.

Variedades: 3ª São Paulo Oktoberfest bate recorde de público e aprovação dos visitantes



Festival que reuniu mais de 100 mil pessoas em 11 dias de duração fez história, deixa legado positivo e gosto de quero mais para a cidade de São Paulo. Data já marcada para a edição de 2020: 17 de setembro a 4 de outubro


Redação/Hourpress

Com todos os recordes batidos, a edição 2019 da São Paulo Oktoberfest - realizada no Jockey Club de São Paulo entre os dias 20 de setembro a 06 de outubro - reuniu um público rotativo de mais de 100 mil pessoas em um território de experiências culturais, gastronômicas, cervejeiras e de entretenimento únicas. A festa teve seus ingressos esgotados com 5 dias de antecedência e em seu último dia, foi coroada com a participação de 10 mil pessoas, levando o público, artistas e organização a um grand finale emocionante, ao som da banda Queen Experience.
Estamos muito felizes com os resultados. A presença e alegria do público confirma o sucesso do festival. É um projeto complexo e audacioso e fomos consagrados por este público maravilhoso de todo o País e também de outras nações. Encontrei em minhas caminhadas pelo evento, pessoas de Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Argentina, Uruguai, Chile e até Alemanha, que curtiram o evento de uma maneira muito saudável e alegre.”, comenta o fundador do festival em São Paulo, Walter Cavalheiro Filho. “Seguimos deixando um legado positivo para São Paulo, fazendo história e sempre aprendendo com a experiência a cada ano que passa”, acrescentou Cavalheiro.
História, trajetória e resultados da maior festa alemã de São Paulo
O evento completou 3 anos em 2019 em São Paulo, superando o público dos anos anteriores e batendo a marca de 250 mil visitantes, desde sua primeira edição em 2017. Este ano, mais de 102 mil pessoas participaram da festa. As duas primeiras edições do evento somaram um público total de 150 mil visitantes.
O festival começou comercializando perto de 70 mil ingressos no seu primeiro ano, em 2017. Um ano depois, aumentou o público para mais de 80 mil, e, neste ano, contabilizou 100.276 mil visitantes, entre os quais, 30% de fora da capital paulista. “Este encontro entre pessoas de estados, cidades de todo o Brasil e do mundo é um dos pontos mais importantes para a organização do evento, afinal, a força multicultural de São Paulo nos mostra essa diversidade nos números do evento”.
Em 2019, a 3ª São Paulo Oktoberfest contou com mais de 100 horas de shows e participação de várias bandas e desfiles típicos alemães, em sua maioria do sul e do sudeste do Brasil, além de bandas brasileiras de grande sucesso nacional para animar a diversidade de públicos da festa. Uma das bandas típicas que estrearam neste ano, provocando êxtase no público, foi a Banda Guaianuns, de São Paulo, liderada por jovens de descendência alemã e que trouxe além do repertório alemão, sucessos históricos do Pop Rock mundial a uma plateia mais que engajada com o grupo.  
A São Paulo Oktoberfest, em sua terceira edição, além de dar a mais que merecida exposição às bandas do sul do país como Banda Cavalinho, Banda do Barril, Banda do Caneco e Bando do Fritz - que há mais de 30 anos levantam a bandeira das músicas típicas em nosso país -  também revelou novos talentos aqui na cidade de São Paulo, como a banda Guaianuns, que levou o público à loucura, provando mais uma vez a grande diversidade cultural da capital paulista”, comentou Cavalheiro.
A exemplo das duas primeiras edições, a gastronomia típica e a experiência cervejeira proporcionadas por Aurora e pela Eisenbahn, patrocinadores do festival, junto com as cervejarias artesanais foram mais uma vez alguns dos grandes destaques da festa. Foram mais de:
  • 109 mil litros de chope
  • 18 mil litros de bebidas não alcoólicas
  • 25 toneladas de alimentos na Biertent, cozinha típica alemã
  • 15 toneladas na praça de alimentação, cozinha variada
Ainda no tema alimentação, por meio de uma ação planejada em conjunto com a Cruz Vermelha brasileira foram arrecadadas mais de 30 toneladas de alimentos não perecíveis, o que, para a organização do evento, foi motivo de muita comemoração. “É a confirmação de que o paulistano é muito solidário e de que nós como produtores podemos contribuir muito com instituições com necessidades tão especiais como a da Cruz Vermelha brasileira”, afirmou Lilian Carvalho, Head de Planejamento da São Paulo OKtoberfest.

Variedades: MARIA lança "Perdão", música cheia de significados





Fazendo uma reflexão da infância até os dias atuais, artista traz composição poderosa

Redação/Hourpress
Depois de dois shows no Rock In Rio, sendo um dos destaques do palco Filtr Live e participando ao lado de Delacruz no palco Favela, MARIA lança “Perdão”, já disponível em todas as plataformas digitais. A música traz uma composição forte da artista, que faz uma reflexão sobre a infância e os erros que fizeram uma menina se tornar uma mulher de forma tão rápida. No fim, o que resta é o perdão, tanto com os outros, quanto com você mesmo.
Frases como “a mulher que eu me tornei custou muito caro, não vou negar"; "minha mãe sempre dizia, não existe herói, te criei rainha" e “não dê espaço para quem não sabe lidar com as bem resolvidas” são algumas das frases que compõem a letra. Elas seguem como um desabafo, uma confissão, nas notas do violão e cordas, que aumentam a dramaticidade da faixa.
O clipe busca não interferir na arte que é a própria música, mas complementa muito bem. MARIA em casa, canta em diferentes cenários, mas destaque para as cenas em frente a um espelho, em que consegue mostrar que o pedido de perdão não é apenas para as outras pessoas.
Este é o quarto single da cantora neste segundo semestre. Há algumas semanas lançou “Sagaz”, que chegou depois de “Acabou”, que é um hino para quem vive o fim de um relacionamento e escolhe o caminho da volta por cima. Completam os lançamentos, “Codinome”, gravada em Nova York como parte do projeto VEVO DSCVR, em que MARIA foi a primeira brasileira a participar. Além de outras novidades, a cantora já tem mais algumas músicas prontas a serem lançadas este ano e também prepara uma websérie, além de fazer parte da próxima novela das 21h da Rede Globo, “Amor de Mãe”.
Bio MARIA
MARIA é uma jovem mulher, nascida e criada na favela da Cidade Alta, e que hoje, aos 19 anos, começa a descobrir o mundo à sua volta. Tem como missão ocupar, transmitir ideias e fazer uma ponte entre a favela e tudo que habita fora dela. Uma menina de fé, garra e muita sensibilidade. Oscila entre sua sensualidade e sua ironia, pois também é de atitude.
Ganhou destaque quando a Pineapple Storm a convidou a participar do projeto “Poesia Acústica #2”, onde ao lado de Delacruz, Ducon, Luiz Lins, Diomedes, BK’ e Kayuá cantaram “Sobre Nós”. Era para anunciar os novos talentos do hip hop e cultura de rua. Dá-lhe anúncio! O clipe, lançado no segundo semestre de 2017 já ultrapassou a incrível marca de 335 milhões de views no YouTube. A produtora a convocou para o registro seguinte, #3, onde cantou “Capricorniana” com Sant, Tiago Mac, Lord e Choice. Novo estouro de popularidade com mais de 212 milhões de views. Sua terceira participação veio no “Poesia Acústica #5 - Teu Popô (Remix)”, ao lado de Hodari, Ducon, Chris, Kayuá, Don L e Luccas Carlos, que ultrapassa mais de 43 milhões de views.
Em meio ao sucesso estrondoso de suas participações no projeto “Poesia Acústica”, onde coletivo de novos talentos do hip hop nacional gravam, MARIA dá sequência ao seu trabalho solo com a Sony Music, que começou com “Toda Vez”, música que já conta com mais de 4.2 milhões de visualizações.
Quando se fala em músicas e shows, MARIA é entretenimento. Gosta de transmitir boas energias e alegrar as pessoas. E assim, fazê-las esquecerem de seus problemas, contas, cônjuges e o caos do Brasil por uma hora. Teatral, intérprete e sempre com a mania de inovar, MARIA busca em seus shows, apresentações e clipes usar um pouco de todos os meios da arte. MARIA é a favela passeando pelo mundo, e mostrando a ele, que favelas são muito mais que problemas socioeconômicos e sexualidade. Favela é poder.

Túnel do Tempo: Balão Zeppelin ganha os céus


Luís Alberto Alves/Hourpress

No dia 11 de outubro de 1928, o dirigível mais famoso do mundo viaja da Alemanha em direção aos Estados Unidos pela primeira vez. O percurso  durou 111 horas, praticamente quatro dias e meio, ate chegar em Nova York.

Raio X de Sampa: Conheça a história da Alameda Joaquim Eugênio de Lima



Luís Alberto Alves/Hourpress

Poucos sabem que o urbanista e jornalista Joaquim Eugênio de Lima, nascido em 6 de setembro de 1845, em Montevidéu, Uruguai, foi o idealizador da Avenida Paulista e outras ruas de Sampa. Teve dois jornais em São Paulo. A Alameda Joaquim Eugênio de Lima (foto) fica no Jardim Paulista, Centro Expandido.

quinta-feira, 10 de outubro de 2019

Economia: Empresa angolana investe em realidade virtual do Brasil para se expandir


Fabricante e distribuidora de cervejas na África procurou o empresário Fabio Costa, CEO de agência de realidade virtual, em São Paulo, para produzir vídeos com a tecnologia
Redação/Hourpress
Presente no mundo dos games, da publicidade, da cultura, da medicina, entre inúmeros outros setores, a realidade virtual (VR) é uma tecnologia que está, cada vez mais, se expandindo pelos cinco continentes, como prova de que a experiência imersiva no mundo digital, envolvendo os nossos sentidos, há tempos deixou de ser algo do futuro para se tornar algo do presente. E não se trata de um recurso utilizado apenas pelas maiores potências mundiais, mas, por todos aqueles países que possuem visão e estão cientes do quão fundamental é acompanhar as tendências do mundo.
Na Angola, por exemplo, a SODIBA, Sociedade de Distribuição de Bebidas de Angola, está investindo na realidade virtual como forma de intensificar a expansão dos seus negócios para além da África. A empresa é produtora e distribuidora de duas cervejas: a Sagres, bebida portuguesa fabricada pela SODIBA e distribuída em todo o continente africano, e a Luandina, bebida própria da empresa, em referência a capital da Angola, Luanda, onde está situada a sua fábrica. Atualmente, além do continente africano, a produtora exporta produtos para a China e Portugal.
Ciente da relevância de tornar a sua marca conhecida de forma inovadora e com o desejo de aumentar a exportação de Luandina para o mercado chinês, a produtora angolana procurou o empresário Fabio Costa, CEO da Agência Casa Mais, em São Paulo, pioneira em realidade virtual no Brasil, para produzir vídeos com a tecnologia que permitam aos usuários conhecer a fábrica da SODIBA sem, realmente, estar dentro dela.
“Fomo procurados pela empresa para produzir vídeos em VR que serão utilizados, principalmente, para serem apresentados na Feira CIIE - China International Import Expo, que acontecerá nos dias 5 a 10 de novembro de 2019 em Xangai. Segundo Costa, o uso da tecnologia é fundamental em casos como esse por proporcionar uma aproximação da realidade apresentada, facilitando o seu conhecimento e o possível fechamento de parcerias, por exemplo: “Se eu quero abrir fronteiras para o meu negócio, eu preciso apresentá-lo ao mundo. Assim, nada melhor do que fazê-lo por meio de uma experiência imersiva que permitirá as pessoas  vivenciarem uma situação como se, realmente, estivessem ali e conhecer mais detalhes que, muitas vezes, não ficariam totalmente claros num diálogo ou, até mesmo, em imagens estáticas”, afirma.
Assim que foi chamado pela SODIBA, o empresário conta que viajou para Angola, juntamente com sua equipe da Agência Casa Mais, para desenvolver os vídeos, que mostrarão aos interessados toda a estrutura da fábrica da Luandina. “Graças ao trabalho que realizamos, será possível, por meio dos óculos de realidade virtual, visitar a fábrica, ver o seu funcionamento, conhecer o processo de fabricação e distribuição da cerveja, entre outras atividades; experiências essenciais para atrair os investidores”, ressalta Costa.
De acordo com o CEO, este é o primeiro trabalho internacional realizado pela Agência Casa Mais, que iniciou seus trabalhos em 2012 produzindo vídeos em 360 graus em festas de casamento, bailes de formatura, entre outros eventos, e hoje atende as maiores multinacionais do Brasil, oferecendo serviços que utilizam a realidade virtual e aumentada. “Eu fiquei muito feliz ao ser procurado pela SODIBA, pois isto é sinal do quanto a Agência está crescendo e ganhando notoriedade não apenas no Brasil, onde já somos referência, como no exterior. Além disso, foi gratificante contribuir com as estratégias de expansão de uma empresa, cujo país foi tão assolado pela guerra civil, inclusive, economicamente, e hoje vem recuperando sua economia, gradativamente”, diz.
A guerra civil angolana teve início no ano de 1975, quando o país deixou de ser uma colônia portuguesa e se tornou independente. A partir de então, diversos grupos passaram a disputar a hegemonia de Angola, associados a grupos de interesses internacionais, gerando um dos confrontos mais sangrentos do país, que perdurou por quase 30 anos, levando a nação a ser considerada uma das mais pobres do mundo.
Hoje, a economia angolana vem crescendo, graças, principalmente, às exportações de petróleo e diamante. Segundo o Ministério das Finanças de Angola, o crescimento econômico do país, em 2019, é de 0.4% e a estimativa é de que cresça a médio prazo cerca de 3% nos próximos dois anos. Ainda de acordo com o Ministério, o país passou por uma recessão entre 2016 e 2018 devido, justamente, à queda na produção petrolífera.
A atitude de empresas como a SODIBA, portanto, de abrir fronteiras de modo inovador, só tende a ser benéfica para Angola. A produtora aposta no setor de bebidas para promover a diversificação da economia angolana, ao contribuir para o crescimento da indústria nacional e para a redução da necessidade de importação de bebidas, além de gerar empregos e investir na capacitação de seus colaboradores. “Em breve, a fabricante pretende se expandir para a Europa e América, incluindo o Brasil, e se depender de recursos como a realidade virtual, só terá a ganhar”, conclui Costa.