Postagem em destaque

Crônica: Surpresas desagradáveis pregadas pelo tempo

Pixabay   Os seus quatro filhos se encontravam bem encaminhados Astrogildo Magno O   tempo não preocupava Justino. Não dava bola para ...

quarta-feira, 11 de setembro de 2019

Economia: Experiência do cliente começa pelo atendimento



Especialista explica como surpreender as expectativas e ganhar o cliente atendendo de forma eficiente e cordial

Redação/Hourpress
Nos dias atuais, os consumidores têm à sua disposição um mundo de informações na hora de fazer uma compra, por isso, a venda precisa ir além do produto ou serviço. Hoje, o consumidor busca uma boa experiência de compra para se sentir envolvido e confiar na marca ou na empresa. Por isso, para manter os clientes satisfeitos é preciso ter atendimento de excelência.
De acordo com Sidney Uva, diretor da New Way Consultoria & Treinamento, o contato com o cliente pode ser o pontapé inicial para engatar uma venda. “Existem vários tipos de atendimento como o técnico e o online. Muitas vezes, é ele quem faz as pessoas se interessarem e efetuarem a compra naquela empresa ou daquela marca”, revela.
Outro ponto citado pelo especialista é a habilidade técnica. Ele dá um exemplo: “A internet da sua casa não está funcionando e você está bravo porque precisa mandar um e-mail para o trabalho. Nesse caso, a equipe de suporte técnico tem que dar um atendimento excelente, agradável, cordial e resolver o problema, para derrubar a rejeição pela empresa de comunicação”, avalia.
Já no online, o atendimento precisa ser rápido e direcionado. “Os gestores precisam entender a importância de capacitar a equipe para que os colaboradores ofereçam o acolhimento necessário para satisfazer e surpreender positivamente o cliente”, finaliza Sidney Uva, diretor da New Way Consultoria & Treinamento.
New Way Consultoria & Treinamento
A New Way Consultoria e Treinamento é uma empresa que busca oferecer soluções eficientes e adequadas para os objetivos estratégicos dos clientes. Os métodos utilizados são constantemente atualizados para a melhoria contínua. Além disso, garante compromisso com resultados e alinhamento das ações com o alcance dos objetivos estratégicos de seus clientes.


Economia: Inovação, a nova necessidade das empresas



A proposta é criar uma política organizacional e de gestão que suporte as transformações de mercado

*Alexandre Pierro
Uma pesquisa realizada pela Desenvolve SP apontou, recentemente, que mais da metade dos empresários entrevistados pretendem investir em algum tipo de inovação até 2020. Isso mostra que a preocupação em inovar já é uma realidade dentro das empresas. Diferente de muitas mudanças feitas apenas nas aparências, inovar é uma necessidade de sobrevivência, assim como foi o estabelecimento de requisitos de qualidade no passado.
Contudo, é preciso fazer da inovação algo além do discurso de vendas e marketing. É preciso aplicar ferramentas que a tornem uma prática dentro das empresas, assim como qualquer outro processo de melhoria de gestão. A norma ISO 56.002 foi pensada justamente para isso. A proposta é criar uma política organizacional e de gestão que suporte as transformações de mercado e cultive a inovação nos processos cotidianos.
Pode parecer algo contraditório, pois inovar parece algo distante de uma padronização. Mas, a verdade é que a padronização está no estabelecimento de sistemas e processos capazes de estimular a criatividade e a geração de novos produtos e serviços inovadores. Estamos sempre cheios de ideias, mas se os nossos processos não estiverem canalizados para aproveitá-las, elas não tem espaço para florescer.
Para se ter uma ideia de como a norma auxilia os processos diários é só se atentar à gestão de insights que ela possibilita. Todo colaborador tem ideias para melhorar a empresa e seus produtos. O problema é que isso quase nunca é aproveitado. As técnicas de gestão auxiliam a criar rotinas que avaliam e desenvolvem essas ideias.
Além das novas ideias, essas rotinas auxiliam toda a equipe a lidar com os problemas cotidianos e incertezas, de forma mais segura. Cria-se uma adaptabilidade e resiliência às situações. Em mundo complexo e ágil, cheio de disrupção, mapear vulnerabilidades é imprescindível.
Todo o processo faz com que a equipe colabore mais, que uma liderança visionária tenha espaço, e que a empresa cresça dentro de clientes com um propósito massivo transformador. O sentimento de pertencimento cresce dentro de cada envolvido.
Esse propósito vai além do lucro, ele alcança as mudanças positivas do mundo, e isso é importante para as novas gerações em termos de consumo e também de trabalho. As empresas são feitas por pessoas, e as pessoas são feitas de ideias e propósitos. Alinhar esses sentimentos e pensamentos nada mais é do que transformar uma empresa em algo maior, que pertence a esse novo mundo que está à nossa frente.
Alexandre Pierro é fundador da Palas, consultoria em gestão da qualidade e inovação, engenheiro mecânico pelo Instituto Mauá de Tecnologia e bacharel em física nuclear aplicada pela USP. Passou por empresas nacionais e multinacionais, sendo responsável por áreas de improvement, projetos e de gestão. É certificado na metodologia Six Sigma/ Black Belt, especialista e auditor líder em sistemas de gestão de normas ISO. É membro de grupos de estudos da ABNT, incluindo riscos, qualidade, ambiental e inovação. Atualmente, cursa MBA em inovação.

Economia: Propagação de informações imprecisas sobre setor florestal pode prejudicar exportações


Segmento de florestas plantadas é, na verdade, um dos que mais contribui para a conservação do meio ambiente

Redação/Hourpress
O especialista no setor florestal, Marcelo Schmid, alertou que “a propagação de informações imprecisas sobre o setor florestal – seja por falta de informação, precaução ou estratégia comercial – pode levar alguns compradores da  madeira brasileira a rever suas parcerias comerciais em nosso país". Segundo o sócio-diretor da Forest2Market do Brasil, empresa que possui um banco de dados único, atual e exclusivo de transações entregues e uma infraestrutura abrangente de coleta de dados, mesmo produtos cultivados a milhares de quilômetros da Amazônia podem ser prejudicados por sua origem brasileira. "Na verdade, a grande maioria da produção madeireira no Brasil é oriunda de madeira que foi plantada e colhida, sem um centímetro quadrado de desmatamento”, ele ressalta.
Segundo análises do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) e da Forest2Market do Brasil, a participação da madeira oriunda da floresta amazônica é muito pequena no mercado brasileiro. Apenas 10% da madeira em toras produzida no país é oriunda de florestas nativas, como a Floresta Amazônica, enquanto 90% vem de fato de florestas plantadas. Na realidade, a produção de madeira oriunda de floresta nativa no Brasil vem decrescendo fortemente ao longo dos anos e sendo substituída pela produção de madeira de florestas plantadas.

Figura 01. Produção de madeira de florestas nativas X florestas plantadas nos últimos 10 anos

*Carvão, lenha, madeira em tora e nó-de-pinho
**Carvão, lenha e madeira em tora
Fonte: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), adaptado por Forest2Market do Brasil

Setor florestal no Brasil contribui para a conservação do meio ambiente
O segmento de florestas plantadas, na verdade, é um dos que mais contribui para a conservação do meio ambiente entre os segmentos do setor primário. "Para cada hectare de florestas plantadas para fins produtivos no Brasil, o segmento conserva 0,7 hectares de floresta nativa, um percentual muito acima da obrigação legal. O setor representa 6,1% do PIB industrial nacional, é responsável por 3,7 milhões de empregos, pela geração de R$ 11,5 bilhões em tributos e pela conservação ambiental de 5,6 milhões de hectares", afirma Marcelo. 
Além disso, segundo o especialista, dos 7,8 milhões de hectares de pinus e eucalipto plantados no país, 5,8 milhões de hectares (74,4%) possuem algum tipo de certificação socioambiental que atesta que a madeira ali produzida segue preceitos rígidos de governança ambiental, social e técnica. A madeira produzida no Brasil e que hoje abastece dezenas de países é um exemplo reconhecido mundialmente de indústria sustentável, porém, os alertas recentes sobre o desmatamento da Amazônia  podem comprometer esse reconhecimento.

“Aquele que chamamos de ‘madeireiro’ é, na maioria das vezes, um produtor de madeira, vinculado ou não a um empreendimento industrial de base florestal”, explica Marcelo..  “Ora, sendo a floresta a sua fonte de suprimento e renda, seu interesse não é a destruição do ambiente, mas a perpetuação desta fonte de matéria-prima, por meio da exploração sustentável da floresta”, destaca o especialista.
 Marcelo chama a atenção para os problemas gerados pela falta de informação a sociedade brasileira sobre o assunto, mas ressalta que o problema ultrapassa fronteiras: “Essa falta de conhecimento é ainda maior fora do país, onde o entendimento da geografia brasileira e seus biomas, do setor primário e seus produtos, da Amazônia e das políticas públicas nacionais voltadas à gestão ambiental nacional, é praticamente nula”, avalia.
 Sobre a Forest2Market do Brasil
 A Forest2Market do Brasil é uma empresa brasileira, sediada em Curitiba e de propriedade conjunta da Forest2Market e do Grupo Index. Criada em 2013, a Forest2Market do Brasil utiliza a metodologia Forest2Market para permitir que os participantes das indústrias florestal, madeireira e de papel, bioquímica e bioenergia tomem melhores decisões aplicando especialização no setor e conjuntos de dados exclusivos.
 Como uma empresa que acredita que a única maneira de obter uma compreensão real do mercado é coletar dados transacionais, a Forest2Market do Brasil tem um banco de dados único, atual e exclusivo de transações entregues e uma infraestrutura abrangente de coleta de dados, que permite a coleta de milhões de transações todos os anos. É uma terceira parte neutra, independente em propriedade e estrutura, que quantifica os custos de estocagem, aquisição, frete e despesas gerais, proporcionando uma visão sem precedentes sobre a cadeia de suprimento de madeira. A Forest2Market do Brasil lançará sua ferramenta de inventário florestal, a Timber Supply Analysis 360, em 2019.

Geral: Empresária faz convite para embarcar no "elevador do futuro"



Passeando por diferentes "andares", futurista falará em diferentes episódios sobre as habilidades do profissional do futuro



Redação/Hourpress
Afinal, quais são as habilidades do profissional do futuro? Alessandra Lippel, futurista e criadora de conteúdo sobre tendências e criatividade, destaca sempre conteúdos variados sobre temas relacionados ao futuro e o presente do trabalho. Através de suas pesquisas sobre as habilidades do profissional do futuro, a expert desenvolveu alguns episódios contando algumas das habilidades que precisamos desenvolver para continuarmos "firmes no jogo. Na comparação, a especialista faz uma viagem imaginária em um "elevador do futuro", parando andar por andar, para explicar a complexidade sobre cada uma dessas habilidades. 
A primeira das habilidades chama-se fluência digital. Essa habilidade é mais natural para os integrantes da geração Z e vai muito além de fazer amizade com a máquina.  Trata-se de compreender a diferença entre digital e digitalizado. Digitalizado é tudo aquilo que existe no mundo físico e que é transportado para o mundo digital tal como foi concebido, como por exemplo, um supermercado que coloca seus produtos pra vender na internet.
Fluência digital  é adotar um pensamento não linear, conectado e imprevisível como, por exemplo, o Gympass que muda toda a lógica de funcionamento das academias de ginástica ao criar um modelo de pagamento que te permite usar academias de várias redes diferentes, comprando avulso e não mais aquele plano engessado com direito a multas enormes de cancelamento. Isso é digital.
A transformação digital impacta todos os setores, por isso precisaremos saber como reunir equipes de humanos, robôs,  bots e fazer com que todos trabalhem juntos. Um desafio e tanto, mas possível de ser adaptado em nossa rotina mediante estarmos abertos para um processo de aprendizagem contínua, que chamamos de lifelong learning. 
"Precisamos criar ferramentas para uma fácil compreensão de tantos conceitos novos, pois conceitos ainda mais complexos ainda estão surgindo. Vai ficar cada vez mais difícil acompanhar toda a transformação, sem assimilar os fundamentos e os pilares que estão sendo usados para construir esse novo mundo. Assim como é difícil para uma criança entender equações sem conhecer os princípios básicos de cálculo matemático”, conclui Lippel.
Alessandra Lippel é futurista, empresária e criadora da plataforma Limão ou Limonada, voltada para empresas e pessoas, onde retrata uma nova era e os impactos tecnológicos desses desdobramentos no comportamento dos indivíduos. Aponta que não há apenas uma única forma de resolver um problema e que a inteligência coletiva e a co-criação são fundamentais para conseguir lidar com os desafios em um mundo cada vez mais complexo. Com muito humor, música e inovação, desperta o interesse das pessoas sobre temas como o futuro do trabalho, dos negócios e os impactos positivos. 
Soluções do Limão ou Limonada
Para Pessoas: O Limão ou Limonada adotou uma fórmula simples, mas poderosa. Escolher um "limão", ou seja, uma situação desafiadora. A partir dessa definição, buscar pessoas que já transformaram esse limão em limonada, ou seja, transformaram o problema em solução e qual solução deram. A partir dessas informações, é produzido um conteúdo, workshops e palestras sobre o assunto, com o intuito de inspirar as pessoas e estimulá-las a conversar diretamente entre si, trocando suas próprias experiências e compartilhando suas "receitas de limonada", ou seja, as soluções dadas.
Para Empresas: A plataforma desenvolve workshops utilizando a metodologia Design Sprint (prototipagem rápida)  bem como, palestras e cursos in company.
Transformar limões em limonadas em apenas cinco (05) dias é algo que já faz parte da rotina de Alessandra Lippel, empresária e executiva especialista em futuro do trabalho e prototipagem rápida de projetos. Através das metodologias de sprints e squads, seu trabalho traz um mix de conteúdos e consultoria, conectando pessoas e empresas em busca de soluções para os seus desafios.
O Design Sprint permite conceber, desenvolver e prototipar a solução de um problema em apenas 40 horas, através de uma imersão de cinco (05) dias, para um grupo de 10 participantes, que se reúnem em local dedicado focado em resolver um problema complexo. Os participantes incluem pessoas da equipe da organização que tem o problema e também participantes externos (experts e makers) que trazem uma perspectiva externa e habilidades práticas. O problema é dissecado, quebrado em partes, para garantir que a solução seja relevante e executável.

Serviço:
Site Fotossíntese:  http://fotossintese.co/

Geral: II Simpósio SOGESP de Residentes será no dia 14



As inscrições estão abertas no portal da SOGESP

Redação/Hourpress

Está confirmado para 14 de setembro de 2019, o segundo módulo do Simpósio SOGESP de Residentes de Obstetrícia e Ginecologia. Será uma importante rodada de conhecimento científico, visando aprofundar a formação sobre aspectos relevantes à boa prática diária da especialidade e à qualificação do atendimento à mulher. 

As inscrições estão abertas no portal da SOGESP, no link https://www.sogesp.com.br/cursos-e-eventos/residentes/programacao-de-eventos/ Após esse primeiro módulo, os participantes estarão habilitados para a etapa teórico-prática, que ocorrerá em 19 outubro, no Hospital Pérola Byington, com hands-on. 

Módulo teórico 

A etapa teórica terá a moderação de André Malavasi, coordenador dos representantes credenciados da capital e presidente da Comissão de Residentes da SOGESP. Prevê a revisão completa de tópicos da maior relevância para o exercício adequado da especialidade, como prematuridade, restrição do crescimento fetal, manejo do diabetes gestacional, desafios na atenção à pré-eclâmpsia, anticoncepção, atualidades em ginecologia endócrino, cosmiatria na gestação, sexualidade, uroginecologia, DIU pós-parto,  mortalidade materna, Direito e a prática obstétrica.  

Os professores já confirmados são referências da GO e membros das principais escolas do Estado de São Paulo (veja programação). Conforme reafirma André Malavasi, cursar o módulo teórico de 14 de setembro é condição sine qua non à participação no treinamento prático no Pérola Byington, em 19 de outubro.  

Módulo prático  

Aliás, o Pérola já está cadastrando pacientes e organizando os exames prévios para o hands-on dos residentes associados SOGESP. Também monitorados por professores de renome, eles realizarão implantação de DIUs, histeroscopias, detecção de câncer de mama, entre outros procedimentos. 

“Todos as intervenções serão feitas pelos próprios médicos em residência”, pontua Malavasi. “É muito importante deixar claro que eles não vão somente ser expectadores, terão a oportunidade de colocar a mão na massa de fato”. 

O objetivo do Simpósio SOGESP é complementar formação do residente, em especial no campo prático. “A gente entende que a SOGESP tem a missão de uniformizar e homogeneizar as condutas práticas. Assim, torna-se real a possibilidade de nivelar a qualidade no procedimento cirúrgico”, diz Malavasi. 

“Uma de nossas grandes preocupações é ter na linha de frente especialistas cada vez mais capacitados, inclusive para ajudar efetivamente na redução da mortalidade materna”. 

Programação Preliminar * 

Presidente da SOGESP: Rossana Pulcineli Vieira Francisco
Coordenador do Simpósio: André Luiz Malavasi Longo de Oliveira

07h30 – 08h00        Abertura secretaria

08h00 – 08h30        Prematuridade
Roberto Eduardo Bittar

08h30 – 09h00        Restrição de crescimento fetal
Silvio Martinelli

09h00 – 09h30        Manejo do Diabetes gestacional
                                  Rafaela Alkmin da Costa

09h30 – 10h00        Desafios na atenção à pré-eclâmpsia
Marcelo Zugaib

10h00 – 10h30        Intervalo

10h30 – 11h00        Anticoncepção – Up to date
                                 Luis Carlos Sakamoto

11h00 – 11h30        Mortalidade Materna
                                  Em confirmação

11h30 – 12h00        Cosmiatria na gestação
Em confirmação

12h00 – 12h30        Direito e a prática obstétrica
Fábio Roberto Cabar        

12h30 – 13h00        Intervalo para almoço

13h00 – 13h30        Sexualidade – Saúde trans, transição hormonal para transgênero. Qual o cuidado que eu tenho que ter?
Flávia Fairbanks Lima de Oliveira

13h30 – 14h00        Atualidade em uroginecologia
Manoel João Batista Castello Girão

14h00 – 14h30        DIU pós-parto
Cristina Aparecida Falbo Guazzelli

14h30 – 15h00        Atualidades em ginecologia endócrina
                                  José Maria Soares Junior
AGENDE-SE  
II Simpósio SOGESP de Residentes, Módulo Teórico 
Hotel Radisson, à Alameda Santos, 85, Bela Vista, São Paulo
Das 8h às 16h 

Geral: Médicos fazem mutirão vascular no próximo domingo no Parque Villa-Lobos


Ação tem o objetivo de prestar atendimento gratuito e informar a população sobre doenças vasculares, formas de prevenção e tratamentos

Luís Alberto Alves/Hourpress

O 13º Dia Vascular de São Paulo, ação de cidadania, que tem como objetivo prestar atendimento gratuito e informar a população a respeito das doenças vasculares, formas de prevenção e tratamentos, será realizado no dia 15 de setembro, das 9h às 14h, no Parque Villa-Lobos, em São Paulo. O evento tem a realização da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular -- Regional São Paulo (SBACV-SP), e faz parte do projeto Circulando Saúde, promovido pela SBACV Nacional.
Cirurgiões vasculares, residentes da especialidade, acadêmicos e alunos ligados à SBACV-SP realizarão os atendimentos em tendas de apoio, com orientações sobre trombose venosa, doença arterial periférica, aneurisma de aorta e obstrução de artérias carótidas. Serão entregues cartilhas informativas e, como reforço, banners estarão expostos com explicações sobre as referidas doenças.
Além da assistência gratuita, os visitantes do parque também terão a oportunidade de participar de uma aula de aeróbica. O Dia Vascular de São Paulo tem o patrocínio da Kendall.
“O Dia Vascular de São Paulo congrega atendimento e orientação à população sobre as doenças vasculares mais incidentes. A elucidação das características das alterações vasculares, demonstrada pelo especialista, é algo fundamental para que a população tenha um discernimento adequado”, destaca o presidente da SBACV-SP, Dr. Marcelo Calil Burihan.
Entre as razões recorrentes e sintomas das principais doenças vasculares, estão o sedentarismo, a má alimentação, o cigarro, a pressão alta e o estresse do dia a dia.
As varizes encontram-se entre as doenças vasculares mais comuns e populares. A principal causa do problema é o surgimento de veias dilatadas e tortuosas, e os sintomas mais frequentes são: dor, cansaço e sensação de peso nas pernas, ardência, edema (inchaço), câimbras, dormência e áreas inflamadas de pele com prurido (coceira). Homens e mulheres podem ter varizes, sendo que a maioria dos pacientes apresenta as veias dilatadas nas pernas. Presume-se que 30% da população mundial têm varizes, afetando mais as mulheres (70%) do que os homens (30%).
O tratamento das varizes com o uso de meias elásticas de compressão, principalmente durante a gestação, e a utilização de medicamentos flebotônicos que melhoram o fluxo venoso, exercícios e emagrecimento, podem ser adotados em alguns casos, antes da indicação cirúrgica.
Como forma de minimizar o problema, alguns procedimentos podem ser necessários como, a escleroterapia, que é a secagem dos vasos. A técnica, sempre realizada por um médico especialista vascular, consiste na injeção de substâncias na forma líquida ou com mistura gasosa (mais conhecida como espuma) para desaparecimento das telangiectasias ou aranhas vasculares (vasinhos). Outro procedimento adotado em pequenos vasos é a aplicação do laser. Em algumas situações, o cirurgião vascular pode optar também pela aplicação de espuma ou utilizar o método de ablação, que se constitui em queimar para secar a veia, tanto no uso de fibras de radiofrequência quanto no laser.
No caso de varizes de médio e grosso calibre, em pessoas com sobrepeso ou sintomas de cansaço e queimação, normalmente, a escolha da alternativa mais apropriada é a técnica cirúrgica para retirada dessas veias.
A doença Arterial Periférica, conhecida como má circulação, está se tornando mais frequente. A prevalência é atingir de 3 a 5% da população depois dos 50 anos e de 500 a 1.000 indivíduos por ano por milhão de habitante. Essa doença pode se tornar um grave problema e, se não tratada, há o risco de uma isquemia de membros (amputação).
"O Circulando Saúde é uma ação de cunho social da SBACV Nacional, com a participação das Regionais. O objetivo é orientar e atender a população, disseminando importantes informações sobre a saúde vascular. O projeto tem rodado o País e já atendeu mais de três mil pessoas", afirma o presidente da SBACV, Dr. Roberto Sacilotto.
SERVIÇO:
13º Dia Vascular de São Paulo
Data: 15 de setembro de 2019
Horário: Das 9 às 14 horas
Local: Parque Villa-Lobos
Endereço: Av. Professor Fonseca Rodrigues, 1025 -- Pinheiros, São Paulo (SP)
Informações: (11) 5087-4888 | secretaria@sbacvsp.org.br

Geral: Quais são as marcas mais admiradas do Brasil?





Ranking 2019 IBEVAR FIA lista as empresas mais "queridas" pelos brasileiros com base em extenso levantamento nas redes sociais

Redação/Hourpress
Quanto vale a imagem de uma marca? Na hora da escolha, o consumidor avalia diversos aspetos, inclusive a reputação da empresa no mercado. Para Claudio Felisoni de Angelo, presidente do Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo (IBEVAR), “mais importante que avaliar o faturamento das empresas, é entender como elas são vistas por seus consumidores”.
No Ranking 2019 IBEVAR FIA, que elenca as empresas mais admiradas do varejo nacional, O Boticário foi eleita a marca queridinha dos consumidores pelo segundo ano consecutivo, de acordo com opiniões compartilhadas nas redes sociais. Além da mais admirada do Brasil, o ranking também elege as mais apreciadas de cada categoria.
Confira a marca mais admirada no Brasil:
Mais admirada do Brasil: O Boticário

Mais admiradas por segmento:
Carrefour (Hiper e Supermercados)
Assaí (Atacadistas)
O Boticário (Beleza e cuidado pessoal)
Cacau Show (Alimentos)
Magazine Luiza (Eletroeletrônicos)
Tok & Stok (Artigos para o lar)
Panvel (Drogarias)
Leroy Merlin (Material de construção)
Centauro (Esporte)
Saraiva (Livrarias)
Submarino (Eletrônicos)
Rihappy (Brinquedos)
C&A (Moda)
Petz (Pet)
Lojas Americanas (Lojas de departamento)
McDonald’s (Fast food)
Vivara (Especializados)

Sobre o IBEVARO IBEVAR – Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo – é uma instituição sem fins lucrativos, que se propõe a produzir conteúdo no setor de Varejo & Consumo, promover networking entre executivos que atuam nessa área e gerar negócios entre os participantes. O IBEVAR atua em conjunto com o PROVAR/FIA no desenvolvimento dos executivos de varejo. www.ibevar.org.br