Postagem em destaque

Crônica: Surpresas desagradáveis pregadas pelo tempo

Pixabay   Os seus quatro filhos se encontravam bem encaminhados Astrogildo Magno O   tempo não preocupava Justino. Não dava bola para ...

sexta-feira, 6 de setembro de 2019

Economia: Sistema gratuito de avaliação imobiliária é lançado para corretores de imóveis


Avalion é uma ferramenta que permite o corretor de imóveis agilizar processos, com análises mercadológicas e laudos de avaliação personalizados

Redação/Hourpress
Um jeito novo de avaliar imóveis. Assim é o Avalion – sistema online de avaliação imobiliária, que promete ser uma ferramenta inovadora para o mercado imobiliário. O sistema foi desenvolvido para auxiliar o profissional na avaliação de imóveis, permitindo mais agilidade em seus processos e entregando relatórios personalizados. A ferramenta também gera opinião de mercado, análises mercadológicas e laudos de avaliação de forma profissional, com conteúdo e estrutura personalizados.
Criado pelo empresário curitibano Paulo Roberto de Oliveira, o Avalion foi lançado no mês de agosto, durante o painel sobre aplicativos e soluções digitais para o mercado imobiliário, no Digital Real Estate Brazil - que faz parte do principal evento de negócios digitais do país, o Expo Fórum Digitalks 2019. 
“Em um mercado que fala da extinção do corretor de imóveis, esta ferramenta vem para fazer o contrário, vamos incluir o profissional e não exclui-lo. O profissional personaliza a ferramenta do seu jeito, inserindo todos os seus dados, logotipo, assinatura e cores. Entregar um material com valor sempre foi o nosso objetivo e agora podemos compartilhar isto com todos”, explica Paulo Roberto de Oliveira, idealizador do Avalion.
Com mais de 20 anos de experiência no ramo imobiliário, Paulo Roberto é corretor de imóveis e sempre trabalhou com avaliação imobiliária. "Com o tempo, percebi a necessidade em deixar o processo mais ágil e otimizado e desenvolvemos a ferramenta. O que antes demorava dois dias, hoje pode ser elaborado em algumas horas", exemplifica.
Em 30 dias, mais de 600 usuários cadastrados
No primeiro mês de funcionamento do Avalion, o sistema registrou mais de 600 cadastros gerados por corretores de imóveis e imobiliárias. A corretora de imóveis Regina Heil, da Lógica Imóveis, explica que conheceu o sistema e que para ela proporciona agilidade na elaboração de opinião de mercado sobre um determinado imóvel, assim como na elaboração de laudos completos e devidamente formatados dentro do padrão da ABNT. "O Avalion não elimina a experiência e o conhecimento do profissional, e, sim, aprimora e qualifica a sua opinião ou laudo avaliativo”, complementa.
O corretor de imóveis Paulo Bernardo é outro exemplo acredita que, com o Avalion, os profissionais poderão ganhar mais tempo e ter um embasamento correto de valores de mercado praticados em determinadas regiões. “A ferramenta dispõe o valor de venda do imóvel em um curto espaço de tempo, além de homogeneizar a faixa de preços praticadas no mercado, tornando o parecer sensato e realístico. Será com certeza uma base de dados de confiança tanto para profissionais quanto para imobiliárias”, afirma.
O sistema está disponível no site www.avalion.com.br e pode ser utilizado de forma gratuita - até o fim de setembro - por corretores de imóveis e imobiliárias de todo o país.

Economia: Mercado Livre de Energia realiza o workshop "Setor Elétrico" em Brasília


O Mercado Livre de Energia está completando 21 anos no Brasil e representa todas as mudanças que o consumidor busca hoje no setor elétrico


Redação/Hourpress
No dia 12 de setembro, a Abraceel – Associação dos Comercializadores de Energia - promove em sua sede em Brasília-DF um amplo workshop titulado “Setor Elétrico”. O evento acontece das 14h00 às 17h30, com um intervalo para um coffee break às 16h30.
 Além das noções básicas do setor elétrico nacional serão abordados 3 pontos fundamentais desse mercado: as falhas no modelo setorial atual, os objetivos da reforma setorial e as propostas do Projetos de Lei 1917/2015 e PLS 232/2016 que estão diretamente ligados ao Mercado Livre de Energia. Todos esses pontos serão abordados pelo diretor técnico da Abraceel, Alexandre Lopes.
O Mercado Livre de Energia está completando 21 anos no Brasil e representa todas as mudanças que o consumidor busca hoje no setor elétrico. Prova disso foram os resultados da Pesquisa IBOPE Abraceel 2019 apresentada em agosto, que apontou o número histórico de 79% dos consumidores brasileiros que apoiam a livre liberdade de escolha para a contratação da sua energia.
Todo o conteúdo gerado neste workshop será disponibilizado para a imprensa nacional como mais uma excelente fonte de pauta e informações gerada pela expertise da Abraceel no Mercado Livre de Energia.

Sobre a Abraceel: A Abraceel - Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia defende o direito da livre escolha do fornecedor de energia elétrica, a chamada portabilidade da conta de luz, e de gás natural pelos consumidores. Foi fundada no ano 2000 e atualmente conta com 93 empresas associadas, que comercializam 85% do volume de energia elétrica do segmento. Tem a finalidade de atuar junto à sociedade em geral, formadores de opinião, órgãos de governo, incentivando a livre competição de mercado como instrumento de eficiência nas áreas de energia elétrica e gás natural.
 Nos últimos 16 anos, os consumidores do Mercado Livre de energia elétrica economizaram aproximadamente 118 bilhões de reais nas contas de eletricidade. Atualmente esse mercado representa 30% de toda a energia elétrica consumida no Brasil e atende a cerca de seis mil consumidores livres e especiais, que estão entre os maiores do país. Nesse particular, merece destaque que os preços da energia no Mercado Livre foram em torno de 29% menores que as tarifas reguladas das distribuidoras no mesmo período.

Economia: Aumento das linhas de crédito online e sem garantia beneficia pequenas e médias empresas em cenário de juros baixo


A redução da taxa básica de juros (Selic) já está repercutindo favoravelmente nas empresas

Redação/Hourpress
A redução da taxa básica de juros (Selic) já está repercutindo favoravelmente nas empresas. O Banco Daycoval, especializado em crédito para empresas de pequeno, médio e grande porte, tem registrado aumento da demanda em quase todas as modalidades de empréstimo corporativo.
A linha de crédito mais demandada continua a ser para capital de giro. Mas é importante reforçar que a companhia registra também aumento para linhas de financiamento para descontos de títulos e operações para a aquisição de bens duráveis, como máquinas, equipamento e veículos.
Isso ocorre porque a redução da taxa básica de juros proporciona um apetite maior do empresariado por crédito para expandir o negócio, mas ainda não é suficiente para que as empresas voltem a buscar crédito para financiamentos muito longos. A atividade econômica do País não está acelerada. Isso significa que o empresário continua reticente em investir e ainda aguarda medidas importantes, como a aprovação da Reforma da Previdência.
Crédito 100% Digital
É importante reforçar que um dos principais problemas para que os empreendedores consigam acesso ao crédito é o excesso de burocracia. Ter conta em algum banco, aguardar histórico na instituição e, só então, pleitear um limite de crédito é demorado e exaustivo. Fora isso, sempre é necessário apresentar garantias reais e aceitar prazos, em geral, curtos para pagamento. E o que o pequeno empresário precisa? Flexibilidade e agilidade.
Especializado em crédito corporativo, o Daycoval criou linhas de financiamento descomplicadas e de fácil contratação, que podem ser feitas 100% de forma digital. Não é necessário ser cliente do Banco, nem ir a uma agência sequer uma vez. Todo o processo é online. Além disso, diferentemente do que ocorre, por exemplo, em algumas fintechs, a análise de crédito é feita com algoritmos internos que usam a experiência de 50 anos de atuação no setor de crédito para pequenas, médias e grandes empresas.
Chamado de DayGiro, o produto não exige garantia da empresa. Tudo pode ser resolvido por meio de um acesso ao site www.daygiro.com.br. O Day Giro é um empréstimo ofertado com o apoio do BNDES, com foco em empresas com, no mínimo, cinco anos de fundação, que tenham faturamento entre R$ 1 milhão e R$ 90 milhões anuais. “Com taxa de juros de 1,5% ao mês, esta linha oferece crédito entre R$ 50 mil e R$ 500 mil, sem necessidade de apresentação das chamadas garantias reais”, ressalta a gerente do Daycoval, Daniela Warchavsky Prato. A linha de empréstimo empresarial DayGiro oferece prazo de pagamento entre 36 e 48 meses.
Na mesma família de produtos digitais, o Banco Daycoval oferece o Giro Fácil, um crédito destinado a capital de giro, sem garantia, de até R$ 500 mil e prazo de até 24 meses para pagar. “A taxa é de 1,9% a 2,1% ao mês, muito competitiva se comparar com linhas sem o apoio do BNDES e sem garantias”, complementa Daniela. Da mesma forma que o anterior, esta linha é ofertada para clientes e não clientes e pode ser obtida de forma 100% digital.

Geral: Oceanos são o verdadeiro pulmão do mundo, diz pesquisador


Durante o evento Conexão Oceano, realizado no Rio de Janeiro, cientistas, atletas, jornalistas, influenciadores e artistas discutiram a importância dos ecossistemas marinhos para a sobrevivência na Terra

Redação/Hourpress
As algas marinhas são responsáveis pela produção de 54% do oxigênio do mundo e os mares atuam como reguladores do clima no planeta. Os dados são do Instituto Brasileiro de Florestas. Sem os serviços prestados pelo oceano, a temperatura poderia ultrapassar 100ºC e inviabilizar a vida na Terra. Além disso, a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) indica ainda que peixes e frutos do mar são a principal fonte de proteína para uma em cada quatro pessoas no mundo.
Diante da importância de um oceano saudável para a vida, cerca de 350 pessoas estiveram reunidas na última terça-feira (3/9), no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, para participar do Conexão Oceano. Entre os condutores do debate e da sensibilização da plateia estavam personalidades de diferentes setores, como o ator Mateus Solano, as jornalistas Sônia Bridi e Paula Saldanha, a atriz Maria Paula Fidalgo, a velejadora olímpica Isabel Swan, o empresário Vilfredo Schurmann, o surfista Rico de Souza, os pesquisadores Frederico Brandini, Alexander Turra e Ronaldo Christofoletti, entre outras.
Durante o encontro, os participantes debateram os impactos sofridos pelos mares, além de compartilharem formas de engajar a sociedade em torno do tema, que é de extrema relevância para a sobrevivência e para o desenvolvimento econômico e social. O público foi formado principalmente por comunicadores, empresários, representantes da sociedade, pesquisadores e estudantes.
Professor do Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo (USP), Frederico Brandini destacou o importante papel dos oceanos, lembrando que eles são o verdadeiro pulmão do mundo. "Neles é que estão as algas marinhas responsáveis pela produção da maior parte do oxigênio consumido no planeta. Se quisermos continuar usufruindo da generosidade oceânica, precisamos melhorar o currículo didático do ensino fundamental. Além da educação, outra forma de preservar os mares é comunicando mais e melhor”, enfatizou.
Durante sua fala, Mateus Solano lembrou que os humanos não são donos do planeta. "Somos filhos dele. Precisamos dar alguns passos atrás e entender quais caminhos errados tomamos no decorrer da história. Um deles foi utilizar tanto plástico. Se não repensarmos tudo isso, a natureza continuará sofrendo. E é importante lembrar que ela não precisa de nós. A gente é que precisa dela", ressaltou.
De acordo com a diretora executiva da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, Malu Nunes, o objetivo principal do evento – promovido pela entidade em conjunto com a Comissão Oceanográfica Intergovernamental (COI) da UNESCO, a UNESCO no Brasil e o Museu do Amanhã – foi aproximar as pessoas dos oceanos. “Temos o compromisso de proteger os mares, engajar a sociedade e ajudar a ter uma economia mais forte, bem-estar amplo e vida marinha conservada. A ideia foi detectar os principais desafios e ‘inputs’ para cumprirmos esse objetivo”, disse.
Comunicação
O evento foi o primeiro realizado no Brasil voltado a comunicadores, influenciadores e pesquisadores, com o objetivo de estruturar diretrizes para engajar a sociedade sobre a importância do oceano. “A comunicação é um fator importantíssimo para a conservação da saúde oceânica. Por isso, os meios de comunicação têm papel preponderante na conscientização da população nesta causa. O impacto da não conservação afeta não apenas quem vive no litoral, mas também quem está no interior”, lembrou o vice-presidente da COI/UNESCO na América Latina e Caribe, Frederico Saraiva Nogueira.
Outro ponto importante apresentado no evento é que os oceanos enfrentam problemas que podem influenciar negativamente na segurança alimentar dos seres humanos. "Precisamos reverter esse quadro urgentemente, pois a tragédia é iminente. O Acordo de Paris e os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) devem ser cumpridos mundialmente e o Brasil tem um papel fundamental nessas metas, pois tem uma diversidade marinha fantástica, além de grande dependência do sistema marinho. Essa iniciativa de realizar o evento tem um papel preponderante, pois vai ajudar a propagar esse conteúdo e despertar nas pessoas o compromisso de defender o oceano, tão importante para nosso futuro", disse por vídeo o secretário especial das Nações Unidas para o Oceano, Peter Thomson.
Para Alexander Turra, Cátedra UNESCO para Sustentabilidade dos Oceanos, é preciso relacionar mais a vida do oceano com a vida da sociedade. “Os cientistas precisam ser cada vez mais protagonistas da informação. Não adianta ficar apenas dentro dos laboratórios e não interagir com a sociedade. É preciso comunicar de forma simples e objetiva aquilo que nós defendemos”, afirmou o membro da Rede de Especialistas em Conservação da Natureza.
Já Vilfredo Schurmann destacou que “o mar está perdendo fôlego devido ao excesso de poluição. E pude ver isso ao redor do mundo”. Especializada em coberturas ambientais, Sônia Bridi afirmou que “a civilização depende barbaramente da preservação do meio ambiente e algo precisa ser feito”. As ideias surgidas no decorrer do Conexão Oceano farão parte de estratégias de comunicação em prol da conservação e sustentabilidade dos oceanos e da vida marinha, tema da Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável, declarada pela Organização das Nações Unidas (ONU) para o período de 2021 a 2030.

Geral: Sicredi leva jovens para intercâmbio na Alemanha e Holanda





Com visitas agendadas em instituições financeiras e educacionais, jovens líderes são estimulados a conhecer novas realidades

Redação/Hourpress
Nesta semana, 16 jovens líderes brasileiros embarcaram para a Europa com o objetivo de conhecer os modelos cooperativistas internacionais. A experiência é promovida pelo Sicredi no Programa Youth Leadership Journey, que visa dar aos jovens a oportunidade de conviver com visões de mundo diferentes. Entre os dias 4 e 12 de setembro, a comitiva passará pela Alemanha e pela Holanda, com uma programação que contempla palestras e visitas técnicas, além de encontros com jovens líderes locais.
Entre as instituições que serão visitadas está a tradicional Academia Germânica de Cooperativas, em Montabaur, na região oeste da Alemanha, e o Rabobank, maior banco cooperativo da Europa, sediado em Utrecht, na Holanda. O intuito do programa é que, a partir da troca de experiências com colaboradores e associados de cooperativas internacionais, os membros dos comitês jovens do Sicredi retornem ao Brasil com novas perspectivas para ajudar a desenvolver as comunidades onde vivem.
Para o presidente nacional do Sicredi e da Central Sicredi PR/SP/RJ, Manfred Alfonso Dasenbrock, é a partir dessa troca de experiências que acontece o engajamento necessário para desenvolvimento das instituições financeiras cooperativas. “Somos inclusivos e democráticos, pois damos a oportunidade aos nossos associados de participarem de forma efetiva da gestão de nossas cooperativas. E essa incursão na Europa também tem como intuito propiciar um crescimento pessoal e profissional em ritmo acelerado para que eles se sintam cada vez mais parte desse movimento”, afirma Dasenbrock, que também é membro da diretoria do Conselho Mundial das Cooperativas de Crédito (Woccu, na sigla em inglês).
Para o gerente de Desenvolvimento do Cooperativismo da Central Sicredi PR/SP/RJ, André Alves de Assis, que coordena a expedição, a iniciativa é de suma importância para todos. "Os jovens conseguirão ter uma perspectiva diferente, entendendo a força do cooperativismo de crédito na Holanda e Alemanha, tornando-os ainda mais engajados em suas cooperativas no Brasil", conclui.

Geral: Aplicativo levanta bairros de São Paulo que mais pedem comidas típicas





App lança campanha "Fome de Diversidade", que convida o usuário a viajar pelo mundo sem sair de casa por meio da gastronomia


Luís Alberto Alves/Hourpress


Que hambúrguer, pizza, comida brasileira e japonesa são recordistas de comida pedida em casa, todo mundo já sabe. Mas as tendências de consumo sobre outros tipo de culinária e quais são as mais consumidas por bairros de São Paulo é algo que ainda não é muito divulgado.

Um levantamento divulgado pelo Uber Eats revela os tipos de comida mais pedidos pelos moradores da capital e onde estão concentrados os pedidos por bairro paulistano. O ranking de culinárias típicas de destaque em São Paulo é liderado pela comida Japonesa, seguida da Árabe, Havaiana, Chinesa, Italiana e Libanesa, nessa ordem. Completam o top 10 as gastronomias Síria, Mexicana, Tailandesa e Peruana. 

Veja os bairros de São Paulo que concentram os pedidos de cada uma delas no Uber Eats: 

  1. Japonesa - Jabaquara, Vila Andrade, Morumbi, Pinheiros, Sumaré, Paraíso, Cerqueira César.
  2. Árabe - Liberdade, Paraíso, Butantã, Vila Leopoldina, Freguesia do Ó, Vila dos Remédios.
  3. Havaiana - Campo Belo, Moema, Itaim Bibi, Paraíso, Cerqueira César, Pinheiros, Lapa e Perdizes.
  4. Chinesa - Brooklin, Glicério, Cambuci, Moinho Velho.
  5. Italiana - Vila Andrade, Vila Prudente, Sacomã
  6. Libanesa - Pinheiros, Barra Funda, Perdizes, Freguesia do Ó, Casa Verde.
  7. Síria - Vila Mariana, Ipiranga, Vila Clementino, Jardim Paulista, Campo Belo, Morumbi, Butantã
  8. Mexicana - Itaim Bibi, Brooklin Novo, Santo Amaro, Cerqueira César, Bela Vista, Pompéia, Anália Franco, Mooca
  9. Tailandesa - Perdizes, Santa Cecília, Paraíso, Liberdade, Cambuci, Higienópolis, Pacaembu.
  10. Peruana - Paraíso, Moema, Morumbi, Vila Madalena, Sumaré, Mooca.

Acompanhando as tendências e comportamentos apontados pelos dados, a marca lançou uma campanha chamada "Fome de Diversidade", que quer convidar os usuários a diversificarem e viajarem o mundo sem sair de casa por meio das gastronomias disponíveis no app. A campanha destaca a diversidade cultural que a plataforma oferece por meio de culinárias do país e do mundo. Por meio da história real dos restaurantes disponíveis no Uber Eats, os usuários podem conhecer, além das mais diversas cozinhas e suas respectivas culturas, um pouco das tradições e relações envolvidas na elaboração de cada prato. 

A campanha, que reforça que comida é cultura e também uma forma de conectar as pessoas, quer criar um vínculo mais emocional entre restaurantes e seus públicos e destacar que cada pedido traz histórias e tradições, não apenas uma refeição para matar a fome. 

“Fome de Diversidade” mostra um pouco das culinárias argentina, peruana, árabe, nordestina, coreana, entre outras. Para desfrutar dessa viagem gastronômica e ilustrar a campanha, foram selecionados os restaurantes Juanito's, Saj, La Peruana, Rancho Nordestino e K’Pop. 

Por meio do Uber Eats, o usuário pode viajar pelo mundo e pelo Brasil para provar novos sabores sem sair de casa. As experiências gastronômicas chegam com confiabilidade e rapidez pela plataforma. 

“Fome de Diversidade" estará disponível nos meios digitais e também marcará presença no festival Coala 2019, em São Paulo, que celebra a diversidade da cultura Brasileira por meio da música nos dias 7 e 8 de setembro, e que conta com a Uber Eats como patrocinadora oficial do evento. 

Confira a campanha nas redes sociais do app.

Sobre o Uber Eats

O Uber Eats conecta usuários, de forma organizada e conveniente, a uma ampla seleção de restaurantes cujos pratos podem ser entregues bem depressa, com a mesma confiabilidade que se espera da Uber. Com o Uber Eats, os restaurantes ainda alcançam novos públicos de forma descomplicada, e os entregadores parceiros ganham mais uma chance de gerar renda. Em fevereiro, o Uber Eats chegou a Macapá, comemorando, assim, a presença em todos os Estados do país, além do Distrito Federal. O Uber Eats é um app separado da Uber, disponível na Play Store e na App Store.

Variedades: Biografia de D. Pedro II ganha reimpressão



Redação/Hourpress

Quem foi o homem e o imperador D. Pedro II e quais os impactos que o monarca deixou no Brasil? Munido de vasta documentação, o historiador brasilianista Roderick Barman reconta em Imperador cidadão, a vida do último imperador do Brasil, para ele o artífice pela construção do Estado nacional brasileiro. O livro, coedição da Editora Unesp e Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, ganha reimpressão.