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terça-feira, 23 de julho de 2019

Sindical: Vendedor de pneus desempregado tem reconhecido direito à justiça gratuita



Ele conseguiu demonstrar a insuficiência de recursos exigida pela Reforma Trabalhista


Luís Alberto Alves/Hourpress

 Quinta Turma do Tribunal Superior do Trabalho reconheceu a um vendedor externo o direito aos benefícios da justiça gratuita e à isenção do recolhimento das custas na reclamação trabalhista que move contra a Supersingle Comércio de Pneus Ltda., de Guarulhos (SP). O fato de estar desempregado e de ter recebido salário 40% inferior ao teto da Previdência, para a Turma, atende ao requisito da demonstração da insuficiência de recursos, introduzido na CLT pela Reforma Trabalhista (Lei 13.467/2017).

Justiça gratuita
O pagamento das custas processuais e a concessão da justiça gratuita são regidos pelo artigo 790 da CLT. Até a entrada em vigor da Reforma Trabalhista, o benefício era garantido aos empregados que recebessem salário igual ou inferior ao dobro do salário mínimo ou declarassem não estar em condições de pagar as custas do processo sem prejuízo do sustento próprio ou de sua família.

Com a redação dada ao dispositivo pela Lei 13.467/2017, a condição para o deferimento é que o empregado receba salário igual ou inferior a 40% do limite máximo dos benefícios do Regime Geral de Previdência Social, mas é necessário comprovar a insuficiência de recursos, e não apenas apresentar declaração nesse sentido.

Custas
A reclamação trabalhista do vendedor, ajuizada em janeiro de 2018, foi extinta sem julgamento do mérito pelo juízo da 10ª Vara do Trabalho de Guarulhos em razão da falta de indicação de novo endereço da empresa pelo vendedor. Com isso, ele foi condenado ao pagamento das custas processuais de R$ 688.

 O Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (SP) manteve a condenação, por considerar que a reclamação havia sido ajuizada sob a vigência da Lei 13.467/2017 e, assim, cabia ao empregado fazer prova do seu enquadramento nas novas exigências.

Ônus da prova
Para a Quinta Turma, no entanto, o vendedor de desincumbiu de demonstrar que tem direito ao benefício. O relator do recurso de revista, ministro Breno Medeiros, observou que, além da informação constante na petição inicial de que ele estava desempregado, a cópia de sua carteira de trabalho indica que, durante o contrato com a Supersingle, sua última remuneração foi de R$ 1.492, valor inferior ao teto máximo da Previdência, de R$ 5.189. “Tais fatos autorizam a concessão do benefício da gratuidade processual, inclusive, de ofício”, concluiu.
A decisão foi unânime.

Sindical: Falta de beneficio refeição impacta vida financeira do trabalhador brasileiro



Levantamento realizado pelo Núcleo de Estudos Sodexo mostra ainda que mais de 40% dos profissionais cortariam gastos com lazer e outros serviços caso não recebessem mais o benefício


Redação/Hourpress

Um levantamento exclusivo realizado em todo o Brasil pelo Núcleo de Estudos Sodexo, criado pela Sodexo Benefícios e Incentivos, aponta que a falta do benefício refeição e/ ou alimentação impactaria financeiramente a vida da maioria dos trabalhadores brasileiros, sendo que mais de 40% dos profissionais teriam que se readequar financeiramente caso não recebessem o benefício, reduzindo, para compensar, principalmente os gastos com lazer (44,3%) e contratação de serviços (37,3%). 

O levantamento mostrou também que 18,1% dos trabalhadores afirmam que não teriam condições de fornecer uma boa alimentação para a família, 16,4% não teriam dinheiro para fazer uma refeição e 8,66% teriam que fazer uma alimentação menos saudável ao optar por alimentos mais baratos. Caso não recebessem o cartão refeição e/ou alimentação, os respondentes gastariam para se alimentar, em média, entre R$ 200 e R$ 300 (25,4%), mais de R$ 600 (24,7%) e de R$ 300 a R$ 400 (20,8%).


A pesquisa, que coletou 1.328 respostas de trabalhadores durante maio e junho de 2019, apontou ainda que 71% dos trabalhadores consideram que o benefício refeição e/ou alimentação são os que mais ajudam a ter uma boa qualidade de vida, sendo que 43,4% dos respondentes consideram o vale-alimentação o mais importante, seguido pelo vale-refeição (27,64%), plano de saúde (21,23%), vale-transporte (3,46%), vale-cultura (0,38%) e outros (3,39%).


“Estes números confirmam a importância do benefício refeição e/ ou alimentação na vida do trabalhador brasileiro, contribuindo inclusive com a saúde de sua vida financeira. Este levantamento reforça ainda mais a importância do Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT), iniciativa que garante a quase 20 milhões de profissionais brasileiros o acesso a uma alimentação adequada, melhorando sua qualidade de vida e, consequentemente, aumentando sua produtividade. Ao promover acesso à alimentação de qualidade, o PAT ajuda a potencializar os resultados financeiros das empresas e uma maior competitividade da economia brasileira”, explica Fernando Cosenza, vice-presidente de Marketing da Sodexo Benefícios e Incentivos.

O PAT
Criado em 1976, o Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT) comemora 43 anos como um dos programas sociais mais importantes do País. Instituído pela Lei nº 6.321 e gerido pelo Ministério do Trabalho e Previdência Social, tem por objetivo melhorar as condições nutricionais dos trabalhadores, com repercussões positivas para a qualidade de vida, a redução de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, além de aumentar a produtividade de milhões de trabalhadores ao garantir acesso à alimentação, além de incentivos fiscais às empresas que dele fazem parte.

Geral: Pesquisa mostra contradição entre o sorrir e o cumprimentar dos brasileiros


O relatório mostra um ponto nevrálgico do atendimento no Brasil


Redação/Hourpress

Apesar do cenário de crise econômica e desemprego, o brasileiro que trabalha no varejo e em setores como o de serviços financeiros, lazer (cinemas, teatros, parques), saúde e beleza, hospitalidade (hotéis, hospitais, clínicas), está sorrindo mais ao recepcionar consumidores, quando comparamos os últimos 4 anos. 

O Brasil subiu da 25ª posição em 2015 (quando registrou 84% de atendimentos iniciados com um sorriso) para o 4º lugar do ranking em 2018 (registrando 91% de atendimentos iniciados com um sorrisos). Os Estados Unidos foram campeões de sorrisos em 2018, com índice de 93%, à frente da Islândia e da Bulgária, ambos com 92%. O país da Ásia com maior índice foi Hong Kong (56% de sorrisos) e o último país do ranking foi a Dinamarca, com 38%.

Já no quesito cumprimento, o Brasil subiu do 44º lugar em 2015, quando 81% dos atendimentos continham apertos de mão, para o 17º lugar em 2018 (índice de 82%). O líder de cumprimento foi o Uruguai, com índice de 97%.

“Para o brasileiro, sorrir é um gesto que flui com naturalidade e isso subiu no ranking mundial nos últimos quatro anos, muito pelo aumento da exigência do consumidor. O ano de 2018 foi intenso, com eleições presidenciais, movimentos sociais, o povo na rua manifestando suas opiniões, o que contribuiu para aumentar o empoderamento do brasileiro como cidadão e também como consumidor.


 E a tendência de um consumidor cada vez mais ativo, faz com que os lojistas precisem entregar outras vantagens além do bom preço, como: simpatia, disponibilidade, praticidade (caixa de pagamento automático, canal de vendas online, opções de entrega), além de um monitoramento constante das atitudes de funcionários envolvidos na jornada do cliente”, avalia a especialista Stella Kochen Susskind, CEO da SKS CX Consultancy, consultoria em customer experience, responsável por conduzir a pesquisa no Brasil, que abrangeu 5.780 entrevistas.

O ranking é parte do Smiling Report, estudo realizado pela metodologia de cliente oculto, e produzido anualmente pela empresa sueca Better Business World Wide desde 2004, que avalia três pontos básicos no processo de compra e relacionamento com o consumidor: o sorriso da equipe de vendas ao receber o cliente; o cumprimento na chegada ao estabelecimento e a sugestão de venda adicional, aquela que o consumidor não planejava efetivar. Em 2018, foram contabilizadas 338.871 opiniões em 57 países. 

De acordo com Stella, o relatório mostra um ponto nevrálgico do atendimento no Brasil, que é a contradição entre o sorrir e o cumprimentar. Os brasileiros são sorridentes, mas ainda pouco atentos à entrada dos clientes nas lojas. “É comum vendedores com os olhos no celular, ao invés dos olhos na porta e nos clientes, não recebendo ou cumprimentando adequadamente o consumidor. O atendimento, para ser um diferencial competitivo, deve ser muito mais que um cumprimento de script. O consumidor quer ser chamado pelo nome, quer ser notado e valorizado, quer sentir que o atendimento prestado foi para ele”, revelou.

Posso ajudar? - Abordagem muito comum em estabelecimentos de diversos segmentos, a mania de perguntar “Posso ajudar?”, em vez de cumprimentar, não é um bom hábito ao abordar um cliente na visão da especialista. “A maioria dos consumidores, quando recebe essa pergunta, responde “Não, obrigado, estou só olhando”, disse Stella.


 Essa pergunta substitui o cumprimento e, assim, o Brasil, apesar de ter um excelente desempenho no sorriso (4º lugar), ficou em 17º lugar em cumprimento (82%). Na média mundial, sorriso e cumprimento apresentaram, respectivamente, índices de 80% e 82%. 

Já em venda adicional, ou seja, aquela que o consumidor não planejava efetivar e acaba levando “algo a mais” do que estava buscando na hora da compra - o Brasil registrou uma notável subida do 39º lugar (31%) para o 2º lugar (75%), em 2018. Esse é o melhor desempenho do nosso país em sugestão de venda adicional, comparando com o índice de 51% em 2017, 31% em 2016, e 37% em 2015. 

Segundo Stella, o varejo brasileiro teve uma grande representatividade nesse salto de 2018 e essa performance reflete o alto investimento dos empresários do varejo primeiro em pesquisas (que mensurem a experiência do cliente) e, depois, em treinamentos, campanhas motivacionais e bônus para as equipes baseados nas metas de vendas.

“O Brasil foi o país que impulsionou a América Latina em venda adicional, e esse desempenho também pode ser devido à iniciativa das empresas brasileiras de mostrar para as equipes que a venda adicional é essencial e pode ser harmoniosa com a venda principal, quebrando o tabu que sempre existiu de que a sugestão de venda adicional pode fazer perder a venda principal e de maior ticket”, explicou.

Importante notar que a sugestão de venda adicional sempre apresentou índices baixos globalmente, em todas as edições da pesquisa – em 2018 a média mundial ficou em 49%. 
Na percepção de Stella, essa baixa expressão se deve a treinamentos falhos, rotatividade das equipes, e utilização pouco assertiva de soluções que cheguem aos responsáveis pela venda adicional. “Não adianta mensurar se não envolver as equipes em planos de ação para alavancar a venda adicional”, avaliou a executiva.

Segundo ela, o conceito de que o produto se vende sozinho não existe mais. Com a migração de pessoas comprando pela internet, a preocupação dos segmentos de atendimento pessoal deve ser redobrada e o investimento em relacionamento com o cliente também. O consumidor, hoje, está muito volátil e pouco fiel, em um click ele encontra onde tem o produto e onde está mais barato. 


Logo, fidelizar cliente em loja física se tornou um grande desafio para as pessoas. Simplesmente atender cordialmente já não é mais um diferencial, é preciso imprimir um momento mágico e inesquecível na memória do consumidor, para que ele dê preferência a sua loja - o atendimento, hoje, se tornou uma commodity.

Consumidor oculto como avaliador


O Smiling Report é compilado a partir de informações fornecidas pelas maiores empresas de pesquisa de mercado na Europa, Ásia, América do Norte e América do Sul, todas elas certificadas pela Mystery Shopping Providers Association (MSPA). Quem faz as avaliações são clientes ocultos, homens e mulheres de idades variadas, que têm um perfil condizente com os hábitos de consumo de produtos e serviços que estão avaliando, e que se apresentam como consumidores e não como pesquisadores.


No estudo de 2018, além do varejo, foram mensurados segmentos como: serviços financeiros, lazer (cinemas, teatros, parques), saúde e beleza (varejo e indústria), hospitalidade (hotéis, hospitais, clínicas, centros de beleza etc.), transportes (companhias aéreas, rodoviárias, serviços terrestres, cruzeiros etc.), setor automotivo (indústria e suas revendas) e governamental. 

Sobre Stella Kochen Susskind


Pioneira em mystery shopping na América Latina, Stella Kochen Susskind é a única profissional da América Latina premiada por três anos consecutivos como uma das 12 melhores experts em Mystery Shopping no mundo (Prêmio MSPA Elite Member). Depois de fundar duas empresas pioneiras no país, a Buy & Test e Shopper Experience, a administradora inova mais uma vez com sua nova empreitada, a SKS CX Consultancy.


Sob o comando de Stella, a Buy & Test se tornou a primeira agência de pesquisa no Brasil a adotar a metodologia de testar a qualidade do atendimento por uma rede de clientes efetivos, especialmente treinados.


Na Shopper Experience, Stella inovou ao treinar clientes ocultos com deficiência visual, auditiva e motora, visando a melhoria de serviços a esse segmento da população. O público sênior (mais de 60 anos), uma faixa cada vez maior da sociedade, é outro grupo incluído por ela para avaliar a qualidade de atendimento.


Mantendo o pioneirismo, a especialista sempre adotou uma metodologia parametrizada, unindo análises racionais e emocionais do consumidor. Assim, os resultados das pesquisas permitem produzir conhecimento aplicável ao negócio.


É autora do livro “Cliente Secreto – A metodologia que revolucionou o atendimento ao consumidor” (Primavera Editorial, 2012) - o primeiro sobre o tema na América Latina. Com a sua nova consultoria em Customer Experience, SKS CX Consultancy, fundada em 2019, Stella realiza projetos customizados para cada cliente.


Ranking do sorriso


- Estados Unidos são o líder no ranking do sorriso pela primeira vez desde 2007, com 93%, à frente da Islândia e Bulgária com 92%. O país da Ásia com maior índice foi Hong Kong com 56%. 


- O último país do ranking do sorriso foi Dinamarca, com 38%
- O continente com maior índice de sorrisos foi América do Norte com 92%, e o último foi Ásia/Pacífico com 52%.
- O segmento de maior índice foi Lazer, com 89%, e o mais baixo foi Transportes, com 53% (queda de 23 pontos)


Cumprimento 
- Líder Uruguai, com 97%, seguido da Hungria (95%) e Argentina (94%)
- País com menor índice foi Colômbia, com 51%
- Continente com melhor performance foi a América do Norte (90%) e o pior a Ásia (66%)
- O segmento de maior índice foi o Governamental, com 96%, e o menor foi Transportes com 56% (queda de 27 pontos)


Venda adicional
- A sugestão de venda adicional sempre apresentou os índices mais baixos em comparação aos cumprimentos e sorrisos. A média deste ano foi de 49%, 3 pontos a menos que o ano passado.


- O campeão foram os EUA (78%) seguido pelo Brasil (75%)
- Os países de menor índice foram Peru (22%) e Chipre (25%)
- O continente com índices mais altos foi a América do Norte (71%) e o de mais baixos foi a América do Sul (42%)


- O segmento Automotivo apresentou o maior índice de sugestão de venda adicional, com 66%, apesar de ter tido queda de 10 pontos em relação ao ano passado. O de menor índice foi o Governamental, com 9%, uma queda de 19 pontos


- Transporte apresentou 55% (queda de 17 pontos), Hospitalidade e Lazer têm 55%, Serviços Financeiros 54%, Saúde e Beleza 51%, e Varejo 47%

Geral: Na volta às aulas aprenda a preparar uma lancheira saudável


Em parceria com o Namu Cursos, a nutricionista Karin Paciulo dá dicas de como montar lanches completos e com qualidade


Redação/Hourpress

Com as férias chegando ao fim, é hora de se preparar para o volta às aulas.  A lancheira escolar é sempre uma das preocupações dos pais. Com tantas opções industrializadas e tempo escasso, é um desafio montar uma lanche saudável. 

No entanto, por fazer parte da rotina dos pequenos, uma refeição completa e equilibrada fornece a energia necessária para o bom desenvolvimento das crianças. Pensando nisso, o Namu Cursos, plataforma de videoaulas voltada exclusivamente para o bem-estar, em parceria com a nutricionista Karin Paciulo oferece o curso online Lancheiras Infantis Saudáveis.

No curso, Karin ensina alimentos gostosos e saudáveis, com o objetivo de incentivar as crianças a fazer escolhas equilibradas desde pequenos. Entre as receitas estão versões saudáveis de bolos, pães, biscoitos e salgados assados. As frutas também são introduzidas nas lancheiras como alternativas aos doces industrializados. 

A nutricionista ainda dá dicas de como montar a lancheira, sugerindo as melhores combinações para que atendam todas as necessidades dos pequenos. “Para uma lancheira completa, que garanta todos os nutrientes, vitaminas e sais minerais essenciais para as crianças, é necessário ter uma fonte de carboidrato, de proteína e de micronutrientes”, disse.

E, por fim, ela incentiva os pais a convidar os filhos para participarem da preparação dos lanches. “Sempre que possível, inclua as crianças no preparo de alguns pratos mais simples. Além delas se divertirem enquanto aprendem sobre o valor dos alimentos naturais, esse momento de integração familiar pode ser importante para os adultos e para os pequenos”, explicou.

Confira algumas opções de como montar a lancheira do seu filho com qualidade e aprenda uma receita, retirada do curso Lancheiras Infantis Saudáveis.

Opções de montagem da lancheira:
Opção 1: quatro cookies de cacau integral (que garante as fibras e o carboidrato), três ovos de codorna cozidos (que garante as proteínas) e uma banana (que garante os micronutrientes).
Opção 2: um bolinho de banana integral (que garante as fibras e o carboidrato), dois pedaços de chocolate amargo com amêndoas (a amêndoa fornece a gordura do bem e o cacau desperta o cérebro) e cenoura cortada em palito (que garante os micronutrientes).
Opção 3: dois omeletes assados de vegetais (fornece proteína e micronutrientes), quatro tomates sweet grape e dois espetos de frutas com chocolate 50% ou 70% cacau (garante as gorduras boas e o carboidrato)
Ingredientes
- 1 e 1/2 xícara de farinha de trigo integral
- 1 xícara de açúcar mascavo
- 3/4 de xícara de óleo de coco
- 1 xícara de farinha de aveia
- 1/4 de xícara de água
- 1 colher de chá de fermento químico
- 1 pitada de sal
- 1 colher de sopa de cacau em pó
- 3 colheres de chocolate 50% cacau
- 50g de chocolate em gotas

Modo de preparo
1. Despeje a farinha de aveia, a farinha de trigo integral, o açúcar mascavo, o cacau em pó, o chocolate 50% cacau, o óleo de coco e uma pitada de sal em uma vasilha e misture com uma espátula;
2. Coloque a água aos poucos e misture;
3. Despeje o fermento e misture a massa com as mãos;
4. Faça pequenas bolas com a massa e coloque na forma;
5. Achate levemente as bolinhas com uma colher e coloque as gotas de chocolate por cima;
6. Leve ao forno pré-aquecido em 180ºC por 25/30 minutos;
7. Quando o biscoito estiver com um aspecto "quebradinho" e mais seco, está na hora de retirar do forno;
7. Caso ainda esteja cru por dentro quando retirado do forno, volte a assar por mais alguns minutos.


Variedades: Programação CINESESC De 25 a 31 de julho


Filme Antonia é um dos destaques da programação do CineSesc

Redação/Hourpress

Ingressos
Segunda a domingo: R$ 12 (inteira); R$ 6 (trabalhador do comércio de bens, serviços e turismo, com credencial plena do Sesc e seus dependentes; R$ 3,50 (Aposentado, pessoa com mais de 60 anos, pessoa com deficiência, estudante e servidor de escola pública com comprovante);

Festival de Cinema Latino Americano
Antônia
Dir.: Tata Amaral (Brasil, 2006, 90’, 12 anos)
Na periferia de São Paulo, quatro jovens mulheres negras que cantam juntas desde a infância lutam pelo sonho de viver de música. Com seu grupo de rap Antônia, encontram um empresário e começam a cantar em bares e festas. Mas, quando o sonho parece tomar corpo, os revezes de um cotidiano de pobreza, machismo e violência ameaçam o grupo e põem a amizade das garotas à prova.
Dia 25/7, quinta, às 15h.

Platamama
Dir.: Alice Riff (Brasil, 2018, 80’, Livre)
Uma família de bolivianos deixa para trás seu país, sua cultura e tradições, distancia-se da Pachamama, em busca do deus que está nas grandes cidades, o Platamama. O documentário acompanha esta família de imigrantes em São Paulo que trabalha costurando roupas, vivendo uma vida vinculada ao trabalho, sob uma condição de suspensão: não estão em sua terra de origem e também não estão em terra nenhuma, enquanto o sonho e o consumo são os únicos meios de escape possíveis da realidade.
Dia 25/7, quinta, às 17h.

Eu, Impossível
Dir.: Patricia Ortega (Colômbia / Venezuela, 2018, 97’, 16 anos)
Ariel é uma jovem modista cujo primeiro encontro íntimo com um garoto se transforma em uma experiência extremadamente dolorosa. Há algo estranho com seu corpo. Depois de uma visita médica, recebe um diagnóstico duvidoso. Aprofundando-se com grande esforço em seu passado, Ariel descobre que nasceu diferente e foi submetida a diversas cirurgias quando bebê para se transformar completamente em mulher. Esta verdade a faz mergulhar em um caminho para encontrar o perdão e a liberdade. Um filme sensível sobre ser intersexual e a liberdade. Ganhador do Fund of Women in Film LA 2018.
Dia 25/7, quinta, às 19h.

Bixa Travesty
Dir.: Cláudia Priscilla e Kiko Goifman (Brasil, 2018, 75’, 16 anos)
Linn da Quebrada, “bixa, louca, preta, favelada”, está pronta para desconstruir preconceitos e transgredir normas, utilizando sua música como arma contra o machismo e o conservadorismo da nossa sociedade. O corpo político da cantora é a força motriz desse documentário que revela a personagem em sua esfera pública e privada, marcadas não só por sua presença de palco, mas também por sua incessante luta pela desconstrução de estereótipos de gênero, classe e raça.
Dia 25/7, quinta, às 21h.

Leite e Ferro
Dir.: Cláudia Priscilla (Brasil, 2010, 75’, 16 anos)
O documentário revela o dia a dia das prisioneiras de um Centro de Atendimento Hospitalar à Mulher Presa. Através de depoimentos das detentas, o espectador entra em contato com realidades diferentes, mas muitos pontos em comum, como aqueles relacionados a drogas, sexo, violência, criminalidade, relacionamentos e maternidade. Entre os personagens reais, a prisioneira Daluana revela detalhes de sua trajetória no mundo do crime e das prisões, detalhes também revelados por outras presas.
Sexo e Claustro
Dir.: Cláudia Priscilla (Brasil, 2005, 12’ 16 anos)
Sexo e Claustro é um documentário feito na Cidade do México, sobre uma singular personagem e seus sentimentos a respeito de sexo e religião.
Dia 26/7, sexta, às 15h.

Selvagem
Dir.: Diego da Costa (Brasil, 2019, 94’, Livre)
Sofia tem um objetivo muito claro: passar no vestibular, achar um emprego e sair de casa. Porém, quando a escola onde estuda é ocupada pelos seus amigos e colegas de classe, ela se vê em um dilema entre continuar estudando sozinha ou compartilhar seu conhecimento na transformação da escola.
Dia 26/7, sexta, às 17h.

A Rainha Nzinga Chegou
Dir.: Júnia Torres e Isabel Casimira (Brasil / Angola, 2019, 74’, Livre)
Antigos reinos, com suas coroas, séquitos e guardas, seus cosmos singulares, (re)existem hoje nas terras alhures das Minas Gerais. Três gerações de rainhas e uma travessia de volta, em visita aos domínios da mítica rainha Nzinga e às terras dos reis do Congo, Angola, pelos descendentes da eterna rainha da Guarda de Moçambique e Congo Treze de Maio, Isabel Casimira, presença central deste filme.
Dia 26/7, sexta, às 19h.

Ensaio Sobre o Fracasso
Dir.: Cristiano Burlan (Brasil, 2019, 70’, 18 anos)
Um projecionista de um cinema pornô no centro de São Paulo realiza, em Super8, o seu primeiro filme, um ensaio sobre o fracasso de uma vida inteira. As cenas dos filmes que assistiu se cruzam com as novas imagens que capta; ficção e realidade se fundem tecendo uma ponte entre o passado e o presente.
Dia 26/7, sexta, às 21h.

Os Aventureiros
Dir.: Juan Carlos Maneglia e Tana Schémbori (Paraguai, 2018, 102’, Livre)
Manu é entregador de jornais em La Chacarita. No dia de seu aniversário, seu avô dá a ele um livro que mostra um mapa do lugar onde foi escondido um tesouro de prata Yvyguy. Junto com seu amigo Fito, encontra o local onde o tesouro deveria estar enterrado. É um casarão onde mora um embaixador. Tudo se complica quando o embaixador decide organizar uma grande festa. Manu percebe que tem pouco tempo para encontrar o tesouro. Lembra-se então que o avô sempre dizia: “Os caçadores de tesouro precisam estar preparados; o obstáculo mais difícil nem sempre é o último”.
Dia 27/7, sábado, às 15h.

A Música das Esferas
Dir.: Marcel Beltrán (Cuba, 2018, 82’, Livre)
A longa viagem de Regina e Maurício remonta a quando e como se conheceram e se apaixonaram, na Cuba utópica dos anos oitenta. Durante a viagem do casal, é citada a oposição do pai de Regina, que resolveu não aceitar a união com um mulato de família pobre. Apesar dos muitos preconceitos e obstáculos, Regina e Maurício permaneceram unidos por mais de 35 anos.
Dia 27/7, sábado, às 17h.

A Mulher da Luz Própria
Dir.: Sinai Sganzerla (Brasil, 2019, 75’, 14 anos)
A Mulher da Luz Própria é um documentário de longa-metragem sobre a atriz e diretora Helena Ignez, uma das principais personalidades femininas do cinema brasileiro, que inaugurou um novo estilo de interpretação e atualmente dirige produções independentes. O filme é narrado pela própria atriz e possui imagens de arquivo e atuais que ajudam a descrever parte da história do cinema brasileiro, o contexto político e a trajetória da cineasta.
Dia 27/7, sábado, às 19h.

O Guru
Dir.: Rory Barrientos Lama (Chile, 2017, 70’, 10 anos)
Carlos Ruiz (28) é operário de uma indústria de alimentos para salmões na cidade de Castro (Chile), que em seu tempo livre resolveu retomar a carreira como boxeador profissional. Apelidado “O Guru” quando sobe ao ringue, durante mais de um ano se preparou para seu maior desafio: uma luta que pela primeira vez permite que ele dispute um título internacional. “O Guru” luta para ser campeão, alcançar a glória e ser lembrado no seu território.
Dia 27/7, sábado, às 21h.

Através da Janela
Dir.: Tata Amaral (Brasil, 2000, 85’, 14 anos)
Selma, uma enfermeira viúva e aposentada, mora com o filho Raimundo em um bairro de classe média paulistana. Ela de 60 e o filho de 24 anos vivem um relacionamento afetuoso, não desprovido de erotismo. Há um desejo implícito em cada frase, ação e troca de olhares. Apesar de a mãe ter o rosto vincado pela idade, não tem medo de olhar no espelho e acariciar seu corpo. O belo Raí, ligeiramente malicioso, contribui com a atmosfera veladamente incestuosa, elogiando a aparência da mãe e negando ter uma namorada. Selma vive para o filho, preenche seus dias cozinhando, lavando ou recortando anúncios de emprego para ele.
Dia 28/7, domingo, às 15h.

Pornô para Iniciantes
Dir.: Carlos Ameglio (Uruguai / Argentina / Brasil, 2019, 93’, 16 anos)
Montevidéu, 1980. Víctor é um aficionado de cinema que está vendendo sua câmera para poder se casar, quando um mafioso local o obriga a dirigir una versão pornô de A Noiva de Frankenstein. Seu amigo Aníbal, funcionário de um videoclube obcecado por pornografia, o acompanha nessa tarefa. Tudo se complica quando Víctor se apaixona por sua protagonista, Ashley Cummings, uma estrela pornô internacional.
Dia 28/7, domingo, às 17h.

No Coração do Mundo
Dir.: Maurílio Martins e Gabriel Martins (Brasil, 2019, 120’, 16 anos)
Dona Sônia pediu uma arma para seu vizinho Alcides, para vingar seu filho, Joca, que foi morto por Beto, que é irmão de Miro, que é amante de Rose, que é amiga de Selma, que trabalha com Marcos, que é namorado de Ana, que quer deixar Contagem e ter uma vida melhor no coração do mundo.
Dia 28/7, domingo, às 19h.

Cuecas Rasgadas
Dir.: Arnaldo Valsecchi (Chile / Argentina, 2018, 101’, 14 anos)
No casarão da fazenda moram somente mulheres: Matilde, a matriarca, suas três filhas solteironas e a mais nova, adotiva. Matilde está morrendo, por isso seus netos vêm até a casa. Em sua confissão póstuma ao padre da aldeia, Matilde afirma ter matado seu marido, quarenta anos antes, e tê-lo “sepultado” em um baú na garagem. São apenas alguns segredos de família, eventos que farão parte da casa ao longo do reencontro do presente, que irá acrescentar novos segredos à bagagem ancestral da família.
Dia 28/7, domingo, às 21h.

DOCTV 5 (108’, Livre)
Até o Fim do Delfín
Dir.: Fernando Mieles. (Equador, 2018, 54’)
Um dia um músico indígena do Equador enviou para o Youtube o vídeoclipe de sua canção Torres Gemelas sem imaginar o impacto que teria. Para alguns foi estranho e de mau gosto kitsch, mas para outros se transformou em uma celebridade com milhões de visitas na rede. Depois de dez anos, Delfín ainda não superou a ressaca da fama e agora luta para não apagar a magia de sua música, em um mundo de estrelas efêmeras na era digital.
No Gargalo do Samba
Dir.: Águeda Amaral e José Augusto de Blasiis (Brasil, 2018, 54’)
Nereu Gargalo, 73 anos, traz o sorriso que acompanha o som do seu pandeiro para falar de sua trajetória de vida e de sua paixão pela música brasileira, contando histórias que permeiam os últimos 50 anos de sua carreira. Através de depoimentos, novos aspectos de sua vida são mostrados. Compositor, percusionista, ritmista e lutador que faz valer a escolha feita pela música. De uma maneira mais poética é a história de um menino que gostava de tocar pandeiro e se tornou um ícone do samba rock.
Dia 29/7, segunda, às 15h.

Asfixia
Dir.: Kenya Márquez (México, 2018, 87’, 16 anos) + Bate Papo
Depois de sair da prisão, onde aprendeu a cuidar de doentes, Alma, uma mulher albina, propõe-se a qualquer custo recuperar algo mais importante do que sua própria liberdade. Para que isso seja possível, se vê obrigada a cuidar durante a noite de Clemente, um hipocondríaco com obsessão compulsiva por evitar uma morte fulminante. A reação entre eles transitará desde suspeita, medo e compaixão até ternura e amor.
Dia 29/7, segunda, às 17h.

Eu Menina
Dir.: Natural Arpajou (Argentina, 2017, 85’, Livre) + Bate Papo
Uma garota em um universo volátil e instável. Em meio a cartas que não são lidas, separações, segredos e contradições. A menina estranha, a menina adulta, a menina pequenina tenta decifrar o que não entende e procura o amor que lhe falta enviando sinais marcianos.
Dia 29/7, segunda, às 19h.

Menina Errante
Dir.: Rúben Mendoza (Colômbia, 2018, 82’, 12 anos)
Ângela tem 12 anos e três meias-irmãs com idades ao redor dos 30: as quatro se conhecem devido à morte de um desocupado carismático, seu pai. Ângela nunca morou com outra pessoa além dele e não se lembra de sua mãe. Por causa desta morte, suas irmãs vão deixá-la do outro lado do país com uma tia para evitar que fique sob custódia do Estado. Nesta viagem de luto, especialmente enquanto dividem um quarto, Ângela, em pleno despertar de seu corpo, reconhece em cada uma de suas irmãs a feminilidade, a sensualidade, os mistérios do prazer e da dor, o sofrimento e o desafio de ser mulher nesses caminhos.
Dia 29/7, segunda, às 21h.

Mostra Escolas Ciba-Cilect 5 (78’, Livre)
Macao
Dir.: Otávio Almeida (EICTV, Cuba, 2019, 14’)
Em Macao, uma cidade vive em um tempo suspenso. Através do retrato desse espaço, o documentário nos leva pelas paisagens de uma sociedade que se mantém no limbo.
Dançar à Guerra
Dir.: Caroline Hada y Thales Pessoa (UBA, Argentina, 2019, 14’)
A busca por Fachi, morador das ruas de Buenos Aires, que circula entre as subjetividades da promessa, o fracasso e o pertencimento, nos interstícios de uma vida errante.
Miguel e os Pássaros
Dir.: Malena Vain (Ucine, Argentina, 2018, 6’)
Miguel é um operário cubano dedicado a sustentar a sua família e sua casa. Entretanto, sua verdadeira paixão é cuidar dos pássaros na estrutura de jaulas que construiu em seu terraço.
Magalhães
Dir.: Lucas Lazarini (UNICAMP, Brasil, 2018, 22’)
Nas eleições municipais de 1992, Magalhães Teixeira é eleito prefeito de Campinas. Filme-arquivo sobre um político em campanha, os embaraços de sua equipe de filmagem e eleitores desconfiados em meio ao impeachment do presidente Color.
Carne de Semeadura
Dir.: Christian Rios López (ECYTV, Colômbia, 2019, 11’)
Feliza, uma mulher de idade, vive numa atmosfera fantasmagórica e atemporal, recebendo os mortos da guerra e dando-lhes a tranquilidade de morrer. Enquanto aguarda o seu filho desaparecido há mais de 15 anos, chega Elmer, um jovem assasinado como falso positivo que, após ser enterrado por ela, volta confuso e com medo. Feliza, tratando-o como seu próprio filho, o ajuda e o guia a aceitar sua morte.
O Taciturno
Ignácio Revello (ECU, Uruguai, 2017, 17’)
Com a ajuda de uma garota rebelde e sua velha moto, Guillermo parte em busca de seu pai, um misterioso homem que vive no campo. Uma viagem que vai colocar em jogo vínculos, convicções e desejos de um adolescente que acreditava saber tudo.
Dia 30/7, terça, às 15h.

A Paixão de Michelángelo
Dir.: Esteban Larrain (Chile/França/Argentina/Alemanha, 2013, 98’, 14 anos)
Chile, 1983. No povoado de Peñablanca chega a notícia de que um adolescente vagabundo chamado Miguel Ángel pode ver e falar com a Virgem Maria. Em virtude da dimensão do fenômeno, a Igreja envia um sacerdote para investigar as aparições. O escolhido, um jesuíta que passa por uma profunda crise de fé. Por outro lado, Miguel Ángel se converteu de tímido adolescente em um caprichoso ditador. Por fim, o sacerdote consegue descobrir uma obscura operação de inteligência, fazendo com que a Igreja proíba oficialmente o culto à Virgem de Peñablanca. Como consequência, o governo deixa o garoto entregue à sua própria sorte.
Dia 30/7, terça, às 17h.

A Destruição de Bernardet
Dir.: Cláudia Priscilla e Pedro Marques (Brasil, 2016, 75’, 14 anos)
Referência na reflexão sobre o cinema brasileiro, Jean-Claude Bernardet resolveu, aos 70 anos, se dedicar como ator em longas e curtas experimentais e ousados, dirigidos por jovens realizadores. Neste documentário, o próprio Bernardet reflete sobre as críticas recebidas por suas incursões como ator e revela suas perspectivas de vida, ao mesmo tempo em que precisa lidar com o fato de ser portador do vírus HIV.
Phedra
Dir.: Cláudia Priscilla (Brasil, 2008, 13’, 14 anos)
Documentário sobre a atriz Phedra D. Córdoba, cubana e transexual que vive no centro de São Paulo.
Dia 30/7, terça, às 19h.

Eldorado, Mengele vivo ou morto?
Dir.: Marcelo Tadeu Felipe Sampaio (Brasil, 2019, 71’, 10 anos)
Um retorno à história da passagem do médico nazista Josef mengele pela américa do sul. teorias da conspiração relatam que a divisa de diadema, são Bernardo do campo e são paulo foi polo de imigração alemã. no bairro eldorado, situado na fronteira dessas cidades e banhado pela represa Billings, morou um senhor chamado pedro hochbichler, um dos codinomes adotado pelo suposto mengele. mengele fugiu para os eua deixando um sósia no Brasil.
Dia 30/7, terça, às 21h.

A Mulher de Lama
Dir.: Sergio Castro San Martín (Chile, 2019, 96’, 16 anos)
Maria cuida de sua filha Teresa (12) a poucos quilômetros da fronteira entre o Chile e a Argentina. Faz dez anos que não volta a trabalhar como boiafria. Nesta temporada decidiu voltar, para juntar dinheiro e poder viajar à capital, mas antes terá que solucionar seu passado não resolvido.
31/7, quarta, às 15h.

Sudoeste
Dir.: Eduardo Nunes (Brasil, 2011, 128’, 14 anos)
Numa vila isolada do litoral onde tudo parece imóvel, Clarice percebe a sua vida durante um único dia, em descompasso com as pessoas que ela encontra e que apenas vivem aquele dia como outro qualquer. Ela tenta entender a sua obscura realidade e o destino das pessoas a sua volta num tempo circular que assombra e desorienta.
31/7, quarta, às 17h.

Cerimônia de Encerramento
Compasso de Espera
Dir.: Antunes Filho (Brasil, 1989-1973, 98’, 16 anos)
As várias lutas contra o preconceito racial enfrentadas por Jorge, um típico herói brasileiro que combate no dia a dia os resquícios deixados por uma sociedade escravocrata. Negro, ele se torna um símbolo das revoluções que colocaram o Brasil como expoente na luta de classes.
31/7, quarta, às 20h30.

Cinema da Vela
Cinema Visceral Com Marcelo Felipe Sampaio e Fernando Bonassi Mediação de Ana Paula Sousa
MARCELO FELIPE SAMPAIO (Brasil) viveu parte de sua vida na cidade de Diadema. É cineasta, músico e produtor audiovisual. Dirigiu longas, curtas e trabalhos publicitários. Seus trabalhos em cinema foram exibidos em festivais no Brasil, América Latina, EUA e Europa, em cidades como Nova York, Buenos Aires e Londres. No ano de 2016 lançou seu primeiro longa-metragem, o documentário La Plata Yvyguy – Enterros e Guardados, que foi exibido no Brasil e em algumas partes do mundo. Em 2019 lança Eldorado, Mengele Vivo ou Morto?
FERNANDO BONASSI (Brasil) Fernando Bonassi, 1962, é escritor, dramaturgo e roteirista. Autor de romances (Subúrbio e Luxúria, entre outros), do livro de contos Passaporte e do infantil Declaração Universal do Moleque Invocado – os dois últimos finalistas do Prêmio Jabuti. No teatro destacam-se as montagens Apocalipse 1,11 para o Teatro da Vertigem e Arena Conta Danton, para a direção de Cibele Forjaz. No cinema, escreveu os roteiros de Cazuza, O Tempo Não Para (Sandra Werneck e Walter Carvalho) e Carandiru (Hector Babenco). Vencedor da bolsa de artes do DAAD (Serviço Alemão de Intercâmbio), com a qual viveu e trabalhou em Berlim em 1997-98. Desenvolveu, em parceria com o escritor Marçal Aquino, os seriados Força Tarefa, O Caçador, Supermax e Carcereiros, todas para a Rede Globo de Televisão.
ANA PAULA SOUSA (Brasil) É jornalista especializada em cinema e políticas culturais, é doutora em Sociologia da Cultura pela Unicamp e mestre em Indústrias Culturais e Criativas pelo King’s College, de Londres. Ao longo de mais de 20 anos de carreira em redações, foi redatora- chefe da revista Harper’s Bazaar, repórter da Ilustrada, da Folha de S. Paulo, editora de cultura da revista CartaCapital e colunista da Band News FM e do Segundo Caderno do Globo. Hoje, divide-se entre o jornalismo e o audiovisual. Escreve para veículos como Valor Econômico e Folha de S.Paulo, coordena o Fórum Mostra Internacional de Cinema de São Paulo e realiza trabalhos de curadoria.
30/7, terça, às 19h30. Grátis.

Crianças
Espaço de Brincar.
Apenas aos domingos
Voltado para crianças de 0 a 6 anos, acompanhadas de seus responsáveis, o programa valoriza a ação do brincar, preferencialmente de modo coletivo, onde a convivência entre gerações é motivada a partir da relação lúdica com o espaço, objetos e ações propostas.
Domingos, das 10h às 12h.
 Hall/Exposição

CineClubinho
Como Treinar seu Dragão 3
Dir.: Dean DeBlois. EUA. 2019. 104 minutos. Livre. DCP.)
O que começou como uma improvável amizade entre um viking adolescente e um terrível dragão do Night Fury tornou-se uma trilogia épica que abrange as suas vidas. Neste próximo capítulo, Soluço e Desdentados nalmente descobrirão seus verdadeiros destinos: o chefe da aldeia como governante de Berk ao lado de Astrid e o dragão como líder de sua própria espécie. À medida que os dois ascendem, a ameaça mais sombria que enfrentaram - bem como a aparência de uma Fúria da Noite - testará os laços de seu relacionamento como nunca antes.
28/7, domingo, às 11h.
Grátis.

Alimentação
Café
De 25/7 a 31/07, segundas a domingos, às 13h15

Bar
Consiste em preparo, conservação, fornecimento e distribuição de alimentos
que, comparados a uma refeição, apresentam menor complexidade e aporte calórico e nutricional.
De 25/7 a 31/07, segundas a domingos, às 16h

Artes Visuais
Cinemagético
Rochelle Costi
A presente proposta tem como ponto de partida a profusão de filmes disponíveis no circuito comercial de cinema, refletindo sobre as razões que levam o público a optar por uma entre as tantas opções de escolha. Em 2018, foram mais de quatro centenas!
Todas as idades
De 25/07 a 31/07, segundas a domingos, às 13h15
Grátis - Sem retirada de ingressos.
Grafite Criola
Intervenção urbana executada pela grafiteira Criola.
Todas as idades
De 27/6 a 31/12, segundas a domingos, às 13h15