Postagem em destaque

Crônica: Quando a vingança chega rápido

Arquivo Hourpress Recusou ouvir as justificativas de enfermeiros, assistentes sociais e outros profissionais Astrogildo Magno O doutor M...

segunda-feira, 27 de maio de 2019

Veículos: Renault decide estudar fusão com a FCA


Luís Alberto Alves/Hourpress

O Conselho de Administração da Renault se reuniu hoje (27) para examinar a proposta recebida da FCA (Fiat Chrysler Automobiles) relacionada a uma potencial fusão 50/50 entre a Renault S.A. e a FCA.

Após rever atentamente os termos desta proposta amigável, o Conselho de Administração da Renault decidiu estudar com interesse a oportunidade de uma aproximação, para fortalecer a presença industrial do Grupo Renault e gerar valor adicional para a Aliança.

Posteriormente, será emitido um comunicado para informar ao mercado sobre os resultados destas discussões em momento oportuno, de acordo com as leis e regulamentos aplicáveis.

Veiculos: Fenatran apresenta novidades para feira deste ano


Coletiva de Lançamento aconteceu na sexta-feira ( 24), no Rooftop 33 do shopping JK Iguatemi e recebeu toda a cadeia de transporte para apresentar as marcas confirmadas até o momento, a ampliação da área de exposição, conteúdo e experiências


Luís Alberto Alves/Hourpress

A Reed Exhibitions Alcantara Machado, líder mundial na organização de feiras, apresentou para todo o mercado as novidades para a próxima edição FENATRAN - 22º Salão Internacional do Transporte Rodoviário de Cargas. O evento acontecerá de 14 a 18 de outubro no São Paulo Expo. A organizadora da feira revela que houve um aumento de 30% de marcas expositoras e projeta um crescimento de 13% no número de visitantes. 

A expectativa é atrair um público de 60 mil compradores de diferentes setores da economia que utilizam o transporte de carga para a distribuição de mercadorias –  transportadores, distribuidores, vendas no varejo, indústria geral, cadeia de produção da indústria têxtil, agronegócio, supermercadista, entre outros - provenientes dos 27 estados do Brasil, além da visitação e exposição internacional de países da América Latina, Estados Unidos, Itália, China, Índia e Taiwan.

O principal evento da América Latina para o setor de transporte rodoviário contará com mais de 450 marcas, entre elas as montadoras Mercedes Benz, DAF, Iveco, MAN, PSA, Scania e Volvo, além de um crescimento de 20% em marcas do setor de implementos rodoviários.

Leandro Lara, diretor do portfólio de mobilidade da Reed Exhibitions Alcantara Machado contou ao mercado que a 22ª edição do evento está embasada nos pilares: Exposição, Geração de Negócios & Conteúdo e Experiências com foco em tecnologia e mobilidade. “O ponto alto desta edição é a retomada do FENATRAN EXPERIENCE, um test-drive de caminhões e veículos comerciais que acontecerá na área externa do São Paulo Expo, apresentado pela marca Continental e já conta com outras quatro grandes montadoras confirmadas: Scania, Mercedes-Benz, Peugeout e Citroën”, afirmou o diretor.

O Projeto New Mobility - sucesso no Salão Internacional do Automóvel de São Paulo em 2018 – ganha sua versão na Fenatran como New Mobility Logistics trazendo discussões e apresentações de novas soluções e tecnologias para o setor de mobilidade voltadas para o transporte urbano.

A proposta vem alinhada com a tendência mundial do mercado de transportes, sinalizada no IAA Hannover na Alemanha, considerada uma das maiores feiras de veículos comerciais do mundo.  

“A indústria automotiva global está passando por uma transformação sem precedentes. O uso da eletromobilidade e de combustíveis alternativos ao diesel, caminhões elétricos, conectados e autônomos foram alguns dos destaques do IAA Hannover 2018. As montadoras estão empenhadas nessas alternativas com o objetivo de alcançar um transporte com menos emissões de gases poluentes e mais eficientes. A FENATRAN 2019 com discussões de extrema importância para a indústria e consumidores num amplo contexto de mobilidade atual e futura”, aponta Luiz Bellini, diretor da FENATRAN, que esteve presente no IAA Hannover em 2018.

Geração de Negócios
A 22ª edição da Fenatran apresentará uma agenda intensiva para geração de negócios durante os cinco dias de realização. Na última edição, o evento movimentou um volume de investimentos de R$ 4 bilhões em negócios e a expectativa é muito positiva com a retomada do crescimento na produção de caminhões e VUCs projetada para 2019.

Leandro Lara apresentou no lançamento a Super Agenda de Negócios composta por uma tecnologia avançada de inteligência de dados que conecta os interesses dos visitantes com os expositores. “A ideia é que nossos visitantes tenham a melhor experiência possível para gerarem negócios no evento. Ao conectarmos os interesses cada comprador receberá recomendações personalizadas de produtos oferecidos pelos expositores no evento. A Super Agenda de Negócios também conta com nossos programas de sucesso como o Clube de Compradores e Rodadas de Negócios”, explicou Lara.

Eventos Simultâneos
MOVIMAT -  Sinergia com logística
Com o objetivo de expandir os setores, trazer soluções integradas e conectar os diversos segmentos com oportunidades concretas para efetivar negócios, juntamente à FENATRAN 2019 será realizada a MOVIMAT – Salão Internacional da Logística Integrada, repetindo o sucesso e parceria que os eventos tiveram em 2017.

A MOVIMAT reúne os principais compradores da indústria e dos setores de distribuição, atacado, varejo e comércio eletrônico interessados em produtos, serviços, soluções, conteúdo e o que há de mais moderno no mercado para eficiência de seus processos logísticos e intralogísticos.

“A logística e a intralogística fazem parte de praticamente todos os setores da economia e a MOVIMAT está consolidada como um grande evento do setor para toda América Latina. Com a realização dos dois eventos no mesmo espaço, ampliamos as possibilidades tanto para expositores, como para os visitantes. O complexo FENATRAN-MOVIMAT fortalece a oferta de tecnologias e inovações para esses mercados e os eventos juntos contribuem para tornar as operações mais eficientes, reduzindo custos e ajudando a tornar os negócios mais competitivos”, salienta Paulo Octavio Pereira de Almeida, vice-presidente da Reed Exhibitions Alcantara Machado.

CONGRESSO SAE BRASIL
Entre os dias 14 a 18 de outubro, em paralelo à FENATRAN acontecerá o 28º Congresso e Mostra Internacionais SAE BRASIL de Tecnologia da Mobilidade, que este ano tem como tema "Veículos e Vias Inteligentes – O caminho para a Mobilidade Sustentável” e será presidida por Christopher Podgorski, Presidente do Congresso SAE BRASIL 2019 e presidente e CEO Scania Latin America.

O congresso trará os mais destacados especialistas da Engenharia da Mobilidade para apresentar e discutir as mais atualizadas pesquisas e desenvolvimentos em sistemas de propulsão, direção autônoma, eficiência energética, sistemas avançados de assistência ao motorista (ADAS) e sistemas inteligentes de transporte (ITS).

Retomada do setor
O transporte rodoviário é o principal sistema logístico utilizado no País, sendo que mais de 60% de toda a carga transportada no território nacional é feita por caminhões. Os números da indústria são promissores. A expectativa para 2019 é que sejam produzidos perto de 88 mil veículos pesados, por exemplo, um crescimento de 17% ante o ano de 2018. Com o cenário favorável, a FENATRAN projeta números positivos em sua próxima edição.

Segundo dados da ANFAVEA - Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores, em 2018 foram licenciados 75.987 mil caminhões, um crescimento de 46,3% em relação a 2017. O número de produção também aumentou em 27,1%, de 105.534 mil no ano passado para 83.044 mil do ano anterior. As exportações diminuíram -12,7%, de 28.220 mil em 2017, para 24.642 mil em 2018.

“Apostamos e esperamos a presença massiva dos profissionais que estão direta e indiretamente ligados ao setor de transportes. A FENATRAN concentra um público extremamente qualificado de tomadores de decisão. ” Destaca Paulo Octávio Pereira de Almeida, vice-presidente da Reed Exhibitions Alcantara Machado, empresa organizadora da FENATRAN.

A performance da indústria de transportes dá sinais da retomada da economia e vem se recuperando fortemente desde o declínio causado pela crise enfrentada nos últimos anos. As associações e empresas do segmento acreditam que o crescimento terá uma forte recuperação nos próximos cinco anos, com aumento da produção de caminhões e Veículos Urbanos de Carga (VUCs).

“O crescimento nas vendas de veículos pesados, em parte impulsionada pelos excepcionais resultados do setor agrícola, é um sinal positivo que o Brasil real apresenta para nossos políticos. Mas para esse movimento ser sustentável e de longo prazo, é necessário que a agenda de reformas proposta pelo governo federal seja aprovada, começando pela previdenciária. O foco do país deve ser a competitividade e o aumento do PIB, fatores que irão reduzir o desemprego e impulsionar as vendas de caminhões e outros veículos, de forma robusta e consistente”, acredita Luiz Carlos Moraes, presidente da ANFAVEA.

No último boletim divulgado pela ANFAVEA, as vendas de caminhões este ano têm mostrado uma retomada importante da economia brasileira e do setor automotivo. Nos três primeiros meses deste ano, as negociações cresceram 47,7%: foram 21,5 mil unidades este ano e 14,5 mil em 2018. No último mês, 7,6 mil caminhões foram registrados, alta de 10,5% no comparativo com os 6,9 mil de fevereiro e de 28,1% contra os 5,9 mil de março do ano passado. Os fabricantes de caminhões produziram em março 8,3 mil unidades – número 13,6% menor se analisando com as 9,6 mil de fevereiro e de 16,4% com as 9,9 mil de março de 2018. No trimestre, 24,8 mil unidades saíram das fábricas, ou seja, expansão de 1,3% ante as 24,4 mil de igual período do ano passado.

Para o presidente da Associação Nacional Fabricantes de Implementos Rodoviários (ANFIR), Norberto Fabris, o mercado em 2018 mostrou sinais de recuperação. Segundo ele, de janeiro a agosto de 2018, o total de implementos rodoviários que foram emplacados chegou a 55.804 unidades. No mesmo período de 2017, a indústria entregou ao mercado 36.494 unidades. “Esse desempenho marca o fim da curva descendente em que nos encontrávamos. Porém ainda temos um longo caminho a ser percorrido.

 Há dez anos, no período entre janeiro e agosto de 2008, a indústria de implementos rodoviários entregou ao mercado 88.301 unidades. Esse total é 58% acima do apurado em oito meses desse ano. É importante para todos nós nesse momento de recuperação termos uma economia saudável e aquecida. Por isso, a FENATRAN é um evento importante para a indústria produtora de implementos por ser o ponto de encontro entre fabricantes e seus clientes”, salientou Fabris.

“A perspectiva é que a economia cresça, o que vai ajudar a alavancar a feira e certamente também os nossos negócios. Eu acredito que a FENATRAN ocorrerá num momento bastante importante e oportuno para todos”, José Hélio Fernandes, presidente da NTC&Logística.

“A FENATRAN é um dos momentos mais importantes e aguardados pela indústria de implementos rodoviários. O evento tem sido um catalisador de negócios porque nossos principais clientes vêm ao nosso encontro para conhecer as novidades que temos a oferecer, aproveitando para rever amigos e realizar negócios. Temos boas expectativas para a Fenatran 2019”, explica Fabris.

Sobre a Reed Exhibitions Alcantara Machado
A Reed Exhibitions é uma empresa líder mundial na organização de feiras e eventos com atuação em 38 países e 500 eventos distribuídos pelas Américas, Europa, Oriente Médio e Ásia.  No Brasil, organiza mais de 40 feiras em todo o território nacional entre eventos de negócios e voltados ao consumidor final. Anualmente recebe mais de 5 mil expositores e mais de 1 milhão de compradores em seus eventos.  A Reed Exhibitions Alcantara Machado está comprometida com o desenvolvimento dos mercados em que atua e com a geração de negócios a toda a cadeia.

Geral: Aulas com Fábio Sgroi abordam a ilustração no mercado editorial



Redação/Hourpress
A Universidade do Livro promove, de 28 a 31 de maio, A ilustração no mercado editorial: edição, criação e linguagem visual, ministrado pelo ilustrador, designer gráfico, escritor e professor Fábio Sgroi. Durante os encontros serão abordados temas como as questões essenciais para o planejamento, a escolha, a edição e a criação de imagens para os mais variados tipos de livros: literários, infantojuvenis, didáticos e CTP — em papel ou digitais.

Geral: Livraria Unesp Móvel visita Marília


Redação/Hourpress



A Livraria Unesp Móvel marca presença no câmpus da Unesp em Marília, de 27 a 31 de maio. Na ocasião, a livraria itinerante oferece 30% de desconto nos livros da Editora Unesp e 10% nos das demais editoras.

quinta-feira, 23 de maio de 2019

Geral: Fome oculta, um problema de saúde pública



A fome oculta é mais predominante nos países subdesenvolvidos e atinge em maior número crianças pequenas


• Daniel Magnoni  
A fome oculta é um problema de saúde pública. Ela é definida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como a carência de vitaminas e minerais, que ocorre quando o alimento consumido, apesar de saciar a fome, não possui qualidade suficiente para suprir as necessidades nutricionais do indivíduo. Está associada a uma dieta deficiente em micronutrientes, porém, não obrigatoriamente pobre em calorias, podendo aparecer em pessoas que apresentam sobrepeso ou obesidade.  


A despeito de atingir pessoas de todas as idades e faixas de renda, a fome oculta é mais predominante nos países subdesenvolvidos e atinge em maior número crianças pequenas, meninas na adolescência, gestantes, lactentes, idosos. Famílias com baixos recursos são mais suscetíveis a carências nutricionais, pois muitas vezes consomem alimentos altamente energéticos e nutricionalmente pobres, sem variedade de frutas, legumes, peixes e carnes.  


Em países desenvolvidos, deficiências nutricionais podem estar relacionadas a períodos de recessão econômica, quando o custo do alimento se torna um determinante maior para a compra do que sua qualidade, e também como resultado de mudanças no estilo de vida, como o aumento no consumo de alimentos processados pobres em nutrientes.  


No Brasil, é possível identificar a dupla carga de doenças relacionadas com a alimentação, como o sobrepeso e a obesidade, juntamente com a deficiência de micronutrientes. Estudos indicam a inadequação na ingestão de cálcio, magnésio, selênio, zinco e vitaminas E, D, A e C. A prevalência de inadequação de vitamina B12 e de ferro também foi bem frequente nos resultados. 


Como muitas vezes a fome oculta não manifesta sinais claros ou sintomas, ela pode passar despercebida pelo indivíduo e profissionais de saúde. Assim, a deficiência mantida por um período prolongado pode causar consequências graves em longo prazo, afetando o crescimento do indivíduo e até mesmo comprometendo seu desenvolvimento cognitivo.  


Micronutrientes também têm importante papel preventivo, como é o caso de vitaminas com ação antioxidante, que diminuem o risco de doenças crônicas, e da vitamina D, que juntamente com o cálcio participa da manutenção da saúde óssea e prevenção da osteoporose. 


As principais estratégias para o combate à fome oculta envolvem educação nutricional e informações sobre a importância da maior diversidade da alimentação, fortificação de alimentos e suplementação. O estímulo ao consumo adequado de cereais, leguminosas, frutas, hortaliças, leite e derivados, e a redução de outros altamente processados é essencial para a adequação do consumo de nutrientes.  

​​​​​​​ 
Assim, é relevante que haja a orientação do consumidor para a adequada escolha dos alimentos que farão parte das suas refeições, priorizando aqueles que oferecem maior quantidade e qualidade de nutrientes e que atendam às suas necessidades em todos os momentos da vida.  

 Daniel Magnoni, consultor da iniciativa Nutrientes para a Vida (NPV), diretor de Serviço de Nutrologia e Nutrição Clínica do Hospital do Coração – Hcor, Mestre em cardiologia pela Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP; especializado ainda em Clínica Médica, Nutrologia e Nutrição Parenteral e Enteral pela Associação Médica Brasileira – AMB / Conselho Federal de Medicina – CFM  

Veículos: Caminhão elétrico de Classe 8 da Peterbilt testa solução de e-eixo da Allison



Trem de força elétrico Allison da Série AXE está equipando o Peterbilt 579EV

Redação/Hourpress

Em meio à busca global pela eletrificação na indústria de veículos comerciais a Allison Transmission, líder em soluções de propulsão para veículos comerciais, anunciou o desenvolvimento de eixos altamente completos e eficientes para veículos elétricos.

O sistema de propulsão Allison da Série AXE entrega soluções elétricas que mudam a viabilidade da indústria para o mercado. Lançado na Advanced Clean Technology (ACT) Expo 2019, em Long Beach, Califórnia, o trem de força elétrico da Série AXE está sendo integrado ao caminhão Peterbilt 579EV, de Classe 8, para avaliação e testes. Como resultado, o caminhão passa a desenvolver 1.475 cavalos de potência (1.100 quilowatts), oferecendo eficiência e desempenho.

"A Allison está contente por estar construindo seu legado de inovação, e acredita que este produto será um grande passo para levar a indústria ao próximo nível de eletrificação", disse David S. Graziosi, Presidente e CEO da Allison Transmission. "Valorizamos muito a oportunidade de trabalhar com um líder da indústria".

Veículos: Renault lança nova geração do Mégane R.S Trophy-R



Luís Alberto Alves/Hourpress
A primeira aparição do veículo será no dia 24 de maio em Mônaco, às vésperas do Grande Prêmio de Fórmula 1 sob o comando de Daniel Ricciardo e Nico Hülkenberg, pilotos da Equipe Renault de F1®.

Na tradição da Renault Sport, esta nova geração do MÉGANE R.S. TROPHY-R deve sua performance exclusivamente à potência pura, com o mesmo motor de 300 cv do Mégane R.S. Trophy, lançado no início de 2019. O MÉGANE R.S. TROPHY-R foi desenvolvido como um carro de corrida e ágil, por uma equipe reduzida e dedicada, que se concentrou em três pilares: redução máxima do peso (até 130 kg em comparação com o Mégane R.S. Trophy sem opcionais), aerodinâmica retrabalhada e evolução mais radical de seus semieixos.

O resultado é expressivo: em 5 de abril de 2019, o MÉGANE R.S. TROPHY-R estabeleceu um novo recorde oficial absoluto e um tempo de referência para um veículo compacto de série no anel norte (Nordschleife) do Circuito de Nürburgring, mundialmente reconhecido como referência para a avaliação de performance automotiva. Ele percorreu os 20,600 km em 07’40’’100, e os 20,832 km da volta completa oficial em 07’45’’389.


A história do Mégane R.S. e do “Ring” perdura há mais de 10 anos. Ela começou em 2008, com o primeiríssimo recorde na categoria tração dianteira de série: o Mégane R.S. R26.R completou a volta em 8’17’’. Um recorde batido 3 anos mais tarde, em 2011, pela segunda geração do Mégane R.S. na versão Trophy, sob o comando do piloto Laurent Hurgon (8’07’’97). Em 2014, o piloto conseguiu reduzir o tempo pela primeira vez para menos de 8 minutos (7’54’’36) com a versão Trophy-R do Mégane III R.S.. Foi ele quem pilotou a novíssima geração do MÉGANE R.S. TROPHY-R para estabelecer este novo recorde de referência, em uma caça ao melhor tempo onde cada segundo fica ainda mais difícil de ganhar.

O MÉGANE R.S. TROPHY-R será comercializado antes do final de 2019, com uma série limitada a algumas centenas de unidades e fará sua primeira aparição pública na sexta-feira, 24 de maio de 2019, às vésperas do Grande Prêmio de Mônaco de Fórmula 1, sob o comando de Daniel Ricciardo e Nico Hülkenberg, pilotos da Equipe Renault de F1®.

A Renault Sport contou com o apoio de parceiros especialistas, como Akrapovič para o sistema de escape, Brembo para os freios, Bridgestone para os pneus, Öhlins para os amortecedores, e Sabelt para os bancos tipo concha

O Circuito de Nordschleife tem agora um novo percurso oficial. Até 2019, a maioria dos recordes foi registrada no percurso de 20,600 km, iniciando a cronometragem ao final da zona T13 e terminando a cronometragem na linha de largada/chegada. A partir de 2019, o percurso oficial segundo o Nürburgring é a volta completa de 20,832 km, com início e fim da cronometragem na linha de largada/chegada (início do T13). Por isso, a cronometragem do Mégane R.S. Trophy-R foi registrada na categoria de “carros compactos” (veículos de série sem modificações).
  
Renault Sport, um DNA marcado pelas competições
Os carros esportivos de série projetados e desenvolvidos pela Renault Sport são resultado de um legado de 120 anos de experiência da Renault no automobilismo esportivo e 40 anos de presença na Fórmula 1®. Por isso, a gama Renault Sport conta com tecnologias diretamente oriundas das competições, fruto de uma colaboração estreita entre os engenheiros da Renault Sport Cars e da Renault Sport Racing. Todos os eventos organizados pela Renault Sport têm como característica a paixão pelo automobilismo esportivo, como os R.S. Days.

Sobre a Renault 
A Renault é a marca de automóveis francesa número 1 no mundo, sendo comercializada em 134 países, com quase 12.000 pontos de venda. A Renault facilita a vida de seus clientes há 120 anos. Seja pelo design atraente e aconchegante, como marca líder na Europa em veículos elétricos ou pelo seu compromisso com o automobilismo esportivo, a paixão é o motor que move a marca no dia a dia.