Postagem em destaque

Crônica: Quando a reclamação vira irritação

Arquivo Hourpress O seu perfeccionismo causava irritação em quem estivesse do seu lado Astrogildo Magno Livia era uma jovem que reclamav...

domingo, 16 de junho de 2024

Geral: Com foco em moradia, São Paulo recebe reunião da Associação Mundial das Grandes Metrópoles

     EBC


Radiografia da Notícia

Cidade exerce a vice-presidência regional da rede, voltada a criar alianças entre governos metropolitanos para a troca de experiências e a cooperação técnica para enfrentar os desafios urbanos 

O evento faz parte do Fórum Urbano de São Paulo, semana de grandes agendas internacionais sediada pela cidade de São Paulo

Com sede em Barcelona, a associação Metropolis é vinculada à rede Cidades e Governos Locais Unidos

Redação/Hourpress

De 19 a 20 de junho, a Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Relações Internacionais, receberá a reunião do Conselho Administrativo da Associação Mundial das Grandes Metrópoles (Metropolis), rede voltada a criar alianças entre governos metropolitanos para discutir os desafios do desenvolvimento e da qualidade de vida nos maiores centros populacionais. O evento faz parte do Fórum Urbano de São Paulo, semana de grandes agendas internacionais sediada pela cidade de São Paulo.


Além de agendas estatutárias, a reunião do Conselho terá visitas técnicas a boas práticas de São Paulo no campo da habitação, tema central do evento, que buscará discutir desafios e soluções globais para oferecer moradia digna e acessível em grandes centros urbanos. Prefeitos e demais representantes vão trocar experiências sob a temática “Em casa na metrópole: proporcionando habitação decente e acessível”.


Com sede em Barcelona, a associação Metropolis é vinculada à rede Cidades e Governos Locais Unidos (CGLU). A capital paulista exerce mandato no órgão diretivo da rede desde 2020 e é vice-presidente regional para a América Latina e o Caribe no período 2024-2026. Dos 151 governos locais de áreas metropolitanas da associação mundial, 35 são eleitas para formar o Conselho, que é responsável pelo planejamento estratégico e tomada de decisões do grupo. É este seleto grupo que reúne as maiores cidades de todos os continentes que estará no Município para conhecer a experiência paulistana em políticas de moradia, reconhecendo a liderança de São Paulo na diplomacia de cidades a nível mundial.


Evento


A gestão municipal tem inovado na política habitacional com a criação de instrumentos de atendimento que ampliem o acesso à moradia, principalmente para a população com menor poder aquisitivo. Para tanto, criou programas como as Vilas Reencontro, que ofertam moradia transitória, de forma individualizada e qualificada, para pessoas em situação de rua, com vistas à construção, em conjunto com os acolhidos, de processo de saída qualificada da situação de rua, além de incluir oferta de alimentos. Também se destaca o programa Pode Entrar, que prevê receber visita técnica da rede Metropolis durante os dias de evento. Considerada a maior iniciativa habitacional da cidade, Pode Entrar impulsiona a construção de empreendimentos habitacionais de interesse social, requalifica imóveis urbanos e adquire unidades para moradia, voltadas para famílias com baixa renda.


Fórum Urbano de São Paulo 


A reunião do Conselho Administrativo de Metropolis será parte do Fórum Urbano de São Paulo, uma agenda de grandes eventos internacionais realizados por meio da Secretaria Municipal de Relações Internacionais (SMRI), entre eles: a Cúpula de Prefeitos e autoridades do Urban 20, o Congresso Mundial do ICLEI, a Reunião do Conselho de Mercocidades e a Virada ODS. A semana de encontros deve fortalecer as relações bilaterais e multilaterais entre cidades globais, promover parcerias e investimentos, além de possibilitar importantes trocas de experiências e cooperações para elaboração de políticas públicas centradas no desenvolvimento das cidades.


“No ano em que o Brasil preside o G20, a cidade de São Paulo sedia quatro eventos internacionais de associações de cidades, inseridos no Fórum Urbano. Entre eles se destaca o Urban 20, que visa sensibilizar os líderes do G20 quanto a importância e necessidade das cidades na diplomacia. O Fórum Urbano será uma oportunidade de cooperação entre cidades globais, de troca de experiências entre os países, além de facilitar a busca por investimentos e de poder apresentar, para o mundo, as principais políticas públicas da Prefeitura de São Paulo”, finalizou a secretária-adjunta Maria Auxiliadora Figueiredo.


 A semana de eventos também terá o papel de promover debates e ações de conscientização popular sobre temas como sustentabilidade, economia e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) - com destaque para a Virada ODS, já em sua terceira edição e considerada pela ONU a maior ação pública local de conscientização e engajamento em prol da Agenda 2030.

 

 

 

 

 

 

 

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário