Postagem em destaque

Crônica: Quando a reclamação vira irritação

Arquivo Hourpress O seu perfeccionismo causava irritação em quem estivesse do seu lado Astrogildo Magno Livia era uma jovem que reclamav...

sexta-feira, 21 de junho de 2024

Crônica: Quando a reclamação vira irritação

Arquivo Hourpress


O seu perfeccionismo causava irritação em quem estivesse do seu lado

Astrogildo Magno

Livia era uma jovem que reclamava de tudo. Nada estava correto. Sempre procurava defeito, seja na comida, no calçado, na roupa, na casa, no trabalho, nas pessoas. O seu perfeccionismo causava irritação em quem estivesse do seu lado. Poderia figurar na galeria dos irritantes.

Bonita, de olhos cor de mel, cabelos bem negros, batendo na cintura, corpo esbelto e muito sexy. Porém não conseguia permanecer ao lado de nenhum homem. O descontentamento logo acabava afastando quem estava começando a ficar apaixonado por ela. Conselhos, a sua mãe lhe dava bastante, mas nunca eram ouvidos.

Numa tarde de domingo ensolarado começou a sentir fortes dores nas costas e ardor na hora de urinar. Às vezes Livia começava a chorar por causa da intensidade das dores. Foi ao médico e se constatou que os seus rins não estavam funcionando bem e problema poderia piorar....

Astrogildo Magno é cronista.


Geral: Mulheres negras lideram maioria das comunidades na Baixada Santista

    EBC


Radiografia da Notícia

Elas têm pouco acesso a recursos e a políticas públicas, mostra estudo

A pesquisa foi lançada na mesma semana do dia 21 de junho

* Os fatores mais indicados são a falta de acesso a recursos financeiros para manter associações comunitárias

Agência Brasil 

O perfil predominante das 37 lideranças comunitárias dos municípios de Santos, São Vicente, Guarujá, Cubatão e Peruíbe, na Baixada Santista (SP), é de mulheres que se autodeclaram negras, que representam 70% do total, e 96% delas não têm renda pessoal. Os dados são do  estudo Território e Comunidades da Baixada Santista, feito pelo Instituto Elos. 

A pesquisa também mostra que 62% atuam há mais de vinte anos como lideranças e 61% têm mais de 50 anos. O objetivo do estudo é identificar o panorama atual das lideranças, organizações e territórios da Baixada Santista pós pandemia, mapear o acesso aos bens e serviços públicos nos territórios e as condições institucionais ou não, das ações realizadas pelo fortalecimento comunitário na região.

Entre os desafios para atuar como lideranças nos territórios, os fatores mais indicados são a falta de acesso a recursos financeiros para manter associações comunitárias e a desmobilização (87% e 74% respectivamente). A falta de acesso às políticas públicas foi indicada como um desafio para 70% das lideranças entrevistadas. No entanto, de todo o universo da pesquisa, apenas 35% participam de conselhos ou de iniciativas de diálogos com o setor público.

Social

A pesquisa foi lançada na mesma semana do dia 21 de junho, data instituída para comemorar o Dia da Educação Humana Não Sexista. A data existe desde 1991 e foi criada pela Rede de Educação Popular entre Mulheres da América Latina e do Caribe (Repem). 

“O que vemos é que existe uma dificuldade imensa de se manter e de manter esse trabalho social. E não só na pandemia, mas no pós-pandemia, porque ainda se enfrenta uma realidade de bastante vulnerabilidade social, com o agravamento da fome, da insegurança alimentar e quem está à frente dessas organizações são majoritariamente mulheres negras”, explicou a arquiteta e diretora de projetos do Instituto Elos, Natasha Gabriel.

Natasha destacou que essas mulheres à frente das organizações são aquelas que fazem um trabalho de cuidados social e coletivo, voltado para a economia do cuidado não só no ambiente doméstico e familiar, mas no coletivo por meio dos trabalhos sociais nos territórios. 

Coletivo

“Por isso falamos do tema da educação não sexista, porque a base de tudo é a educação. Ou seja, quando entendemos que a maioria das pessoas que estão preocupadas com a nossa sociedade, com esse cuidado cotidiano coletivo são mulheres, entendemos que precisamos realmente trabalhar uma série de valores, como a diversidade, a solidariedade, a empatia, a cooperação”, disse a diretora. 

Para Natasha, levando em consideração que muitas já estão na liderança há mais de 20 anos, seria necessário pensar em um arranjo social justo, porque além de exercerem essa função, são mulheres que muitas vezes têm um emprego formal remunerado e cuidam da casa e da família, mergulhando em jornada tripla. Segundo ela, 96% das lideranças atuam sem remuneração pessoal. 

“Por que a sociedade não reconhece isso como um trabalho que mereça alguma remuneração, já que ele é tão importante e fundamental para a transformação socioambiental? O ideal é que seja minimamente viável já que é tão importante”, questionou.

Geral: Rio Grande do Sul contabiliza perda de 17 mil colmeias desde enchentes

    CNA/Wenderson Araújo/Trilux


Radiografia da Notícia

* Em média, cada colmeia tem de 50 mil a 80 mil abelhas

Os dados levam em conta apenas as mortes da espécie Apis mellifera e de abelhas-sem-ferrão, ocorridas até o último dia 20

*  O estado gaúcho tem 486 mil colmeias

Agência Brasil 

O estado do Rio Grande do Sul já contabiliza a perda de pelo menos 16,9 mil colmeias desde o início das enchentes ocorridas nos primeiros dias de maio – em média, cada colmeia tem de 50 mil a 80 mil abelhas. Os dados levam em conta apenas as mortes da espécie Apis mellifera e de abelhas-sem-ferrão, ocorridas até o último dia 20.

O levantamento, feito pela Federação Apícola e de Meliponicultura do Rio Grande do Sul, em parceria com o Observatório das Abelhas, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e o Ministério da Agricultura e Pecuária, registrou perda de colmeias em, pelo menos, 66 municípios do estado, principalmente em Palmares do Sul (RS), que computou a destruição de mais de duas mil colmeias.

“As colmeias ficaram submersas ou foram carregadas [pela água]. Muitas áreas foram inundadas pelas águas que escorreram das partes mais altas, levaram as colmeias ou inundaram os locais, deixaram as colmeias realmente submersas e as abelhas morreram”, destacou em entrevista à Agência Brasil a coordenadora executiva do Programa Observatório de Abelhas do Brasil, a bióloga Betina Blochtein.

Dados

Os dados do levantamento não consideraram as colmeias que foram parcialmente atingidas pela água e nem aquelas que estão em risco em razão da falta de alimentos para as abelhas. No total, segundo a Associação Brasileira de Estudo das Abelhas, o estado gaúcho tem 486 mil colmeias.

“A gente não está computando as colmeias que estão agora em alto risco, por exemplo, que foram parcialmente afetadas. As paisagens foram muito lavadas, em muitos casos elas estão com uma camada de lodo, de terra por cima, não têm vegetação com flores, então, não têm alimentação para as abelhas”, disse Blochtein. 

A quantidade de abelhas mortas no estado em razão da tragédia climática pode ser muito maior, segundo a bióloga. Isso porque apenas a espécie Apis mellifera e abelhas-sem-ferrão foram monitoradas. As abelhas que não vivem em colmeia, não sociais, por exemplo, não têm como ser computadas no levantamento.  

Chuva

“Temos na natureza centenas, milhares de espécies de abelhas que a gente não consegue monitorar, e que ninguém viu onde elas estavam quando começou a chuva e ninguém consegue contá-las”. 

Blochtein ressalta que essas abelhas, não sociais, são mais frágeis, têm menos capacidade de se defender de alterações climáticas bruscas e, provavelmente, foram ainda mais impactadas pelas chuvas e enchentes.  

“O que acontece é que as abelhas não sociais não têm reservas de alimento, elas são mais sensíveis e  tendem a perecer mais facilmente. O triste disso tudo é que se a gente tomar a Apis mellifera, ou mesmo as abelhas-sem-ferrão, como as espécies que indicam o que está acontecendo com os polinizadores, então vamos ter um cenário bem trágico, que nem conseguimos enxergar”. 

Culturas 

Segundo o Relatório Temático sobre Polinização, Polinizadores e Produção de Alimentos no Brasil, da Plataforma Brasileira de Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos, e da Rede Brasileira de Interações Planta-Polinizador, 76% das plantas para consumo humano no Brasil são polinizadas por abelhas. A ação de polinização do inseto tem importância variada, a depender de cada planta.

Além de aumentar a produtividade dos cultivos, a polinização feita pelas abelhas produz frutos e sementes de melhor aparência, qualidade e dá mais valor de mercado aos produtos. De acordo com o relatório, em 2018, o valor econômico da polinização para a produção de alimentos no Brasil era estimado em R$ 43 bilhões. A valoração monetária considerou o valor da produção e o incremento de produtividade associado aos polinizadores.

“A gente sabe que o grau de dependência de polinização das culturas não é sempre o mesmo. Tem culturas que dependem mais de abelhas. Por exemplo, a maçã, que tem uma dependência de mais de 90% da presença de abelhas. Se não tem abelhas ou tem poucas abelhas, as maçãs ficam pequenininhas e ficam muito irregulares”, destacou Blochtein. 

Abelhas

O Rio Grande do Sul é responsável por 45% da produção de maçãs brasileiras, segundo a Associação Gaúcha dos Produtores de Maçã (Agapomi). A área de cultivo é de 14 mil hectares, distribuídos em 26 municípios. As macieiras são a principal fonte de renda para 550 pequenos, médios e grandes produtores.

Além da maçã, o estado também tem outras culturas que são dependentes, em diferentes níveis, da polinização das abelhas. “Temos também a soja, que não tem uma dependência tão elevada de abelhas, entre 12% e 20%. Mas imagina 15% de aumento da soja, 15% a mais no peso em grãos é muita coisa. Realmente, a perda de abelhas repercute”. 

A bióloga Vera Lucia Imperatriz Fonseca, referência em pesquisa com abelhas nativas, professora e pesquisadora da Universidade de São Paulo (USP) frisa que as mudanças climáticas não vão arrefecer e ressalta que o país precisa se preparar para enfrentar a situação. 

“A mudança climática está andando e não vai mudar. Ela vai aumentar, não vai diminuir. Não tem volta para esse assunto. É um processo contínuo. No entanto, a agricultura ainda não se conscientizou disso e nem o mercado. Não vai melhorar amanhã ou ano que vem, não vai. Então, as chuvas vão continuar. E não há uma política de lidar com isso, uma política de restauração”.

 

Geral: Celular Seguro recebe 57,8 mil alertas de bloqueio em 6 meses

Arquivo Hourpress

 

Radiografia da Notícia

* Novas funcionalidades devem ser lançadas no segundo semestre

*  O  programa possui mais de 2 milhões de usuários cadastrados

A plataforma funciona como uma espécie de botão de emergência que deve ser utilizado somente em casos de perda, furto ou roubo do celular

Agência Brasil 

Após seis meses de funcionamento, o Programa Celular Seguro já recebeu 57.790 mil alertas de bloqueios de usuários que já instalaram o aplicativo em seus telefones móveis. Lançado em dezembro do ano passado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), o programa possui mais de 2 milhões de usuários cadastrados.

A plataforma funciona como uma espécie de botão de emergência que deve ser utilizado somente em casos de perda, furto ou roubo do celular. A ação garante o bloqueio ágil do aparelho, da linha telefônica e de aplicativos bancários em poucos cliques.

O acesso ao Celular Seguro é feito por meio do cadastro no Gov.br, a plataforma de serviços do governo federal. Os aparelhos podem ser registrados via site – ou aplicativo, disponíveis na Play Store (Android) e na App Store (iOS). As empresas que já aderiram à iniciativa estão descritas nos termos de uso.

Não há limite para o cadastro de números, mas eles precisam estar vinculados ao CPF do titular da linha para que o bloqueio seja efetivado. Quem estiver cadastrado no Celular Seguro pode indicar pessoas da sua confiança, que estarão autorizadas a efetuar os bloqueios, caso o titular tenha o celular roubado, furtado ou extraviado.

Também é possível que a própria vítima bloqueie o aparelho acessando o site por meio de um computador. Após o envio do alerta, as instituições financeiras e empresas de telefonia que aderiram ao projeto farão o bloqueio do chip e dos aplicativos. O procedimento e o tempo de bloqueio de cada empresa também estão disponíveis nos termos de uso do programa.

Novas funções

A ferramenta Celular Seguro não oferece a possibilidade de fazer o desbloqueio. Caso o usuário emita um alerta de perda, furto ou roubo, mas recupere o telefone em seguida, terá que solicitar os acessos entrando em contato com a operadora e os bancos. Cada empresa segue um rito diferente para a recuperação dos aparelhos e das contas em aplicativos.

De acordo com o MJSP, para o segundo semestre, há a previsão de lançamento de novas funcionalidades para ampliar a segurança dos usuários do programa. Uma delas é a possibilidade de, ao acionar o alerta, a vítima bloquear chip e aplicativos financeiros, mas manter o aparelho funcionando. Nesse caso, se um novo chip for instalado, uma mensagem aparecerá na tela orientando o novo comprador do telefone a ir a uma delegacia e apresentar a nota fiscal de compra.

Também será incorporada à ferramenta a lista de Identificação Internacional de Equipamento Móvel (IMEI), a identidade de cada aparelho celular, para consulta de quem for comprar um aparelho usado. Com isso, será possível conferir se o aparelho desejado tem alguma restrição ou registro de roubo ou furto.

A plataforma foi desenhada pelo MJSP em parceria com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). O objetivo é reduzir a “atratividade” da prática de roubos e furtos e desestimular a receptação de aparelhos roubados.

Geral: Sites que vendem celular irregular podem ter multa de até R$ 6 milhões

    EBC


Radiografia da Notícia

Plataformas terão de informar código de homologação do telefone

Os sites deverão incluir no anúncio, de forma ostensiva, o código de homologação do telefone celular

As plataformas deverão impedir o cadastramento de novos telefones celulares que estejam com código de homologação em desacordo

Agência Brasil 

As plataformas de comércio eletrônico que vendem aparelhos de celulares terão que cumprir novas regras estabelecidas pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para combater a venda on-line de equipamentos eletrônicos não aprovados no País. Os sites deverão incluir no anúncio, de forma ostensiva, o código de homologação do telefone celular.

Também devem instituir um procedimento que permita a validação do código de homologação dos telefones celulares cadastrados em relação aos códigos de homologação da base de dados da Anatel. Com isso, será possível verificar se o aparelho anunciado corresponde ao mesmo produto, marca e modelo homologado na Anatel.

As plataformas deverão impedir o cadastramento de novos telefones celulares que estejam com código de homologação em desacordo e retirar todos os anúncios de telefones celulares que não tenham passado pelo procedimento de validação.

Dias

As empresas que não cumprirem as determinações pagarão multa diária que vai de R$ 200 mil a R$ 6 milhões, além de ter que retirar todos os anúncios de equipamentos. A Anatel poderá bloquear o domínio da plataforma se a irregularidade dos anúncios não for sanada em 25 dias.

Entre os dias 1º e 7 de junho, a fiscalização de telecomunicações da Anatel identificou a venda massiva de telefones celulares sem homologação da Anatel nas plataformas de comércio eletrônico. De acordo com a Agência, as tentativas de mediação juntos às plataformas não foram eficazes no combate à comercialização de produtos não homologados.

Segundo a Anatel, a comercialização de produtos não homologados tem alto potencial lesivo, causando riscos à vida, à saúde e à segurança dos consumidores.


Geral: Alckmin destaca investimento de R$ 2 bilhões anunciado pela Scania

    Cadu Gomes/VPR


Radiografia da Noticia

Em visita à montadora, ministro disse acreditar na queda da Selic

*  A visita de Alckmin representa todo o esforço do governo e da indústria em buscar o desenvolvimento econômico e social do país

A Scania está presente no Brasil desde 1957. Já produziu mais de 500 mil caminhões

Agência Brasil 

O vice-presidente Geraldo Alckmin, ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), visitou nesta sexta-feira (21) as instalações da montadora Scania, em São Bernardo do Campo (SP), onde destacou a importância do investimento de R$ 2 bilhões até 2028 anunciado pela direção da empresa.

"Essa é a primeira fabricante de caminhões e ônibus a juntar-se ao movimento de novos investimentos anunciados nos últimos meses por montadoras no Brasil, que já somam mais de R$ 130 bilhões. A motivação vem do Programa de Mobilidade Verde e Inovação (Mover) que será sancionado pelo presidente Lula no próximo dia 2 de julho", disse.

O presidente para a América Latina da Scania, Christopher Podgorski, afirmou que a visita de Alckmin representa todo o esforço do governo e da indústria em buscar o desenvolvimento econômico e social do país. "Tenho a certeza que, juntos, estamos construindo um futuro descarbonizado. A orientação das políticas públicas tem papel fundamental para deixarmos um futuro melhor para as próximas gerações", afirmou.

Industria verde

A Scania está presente no Brasil desde 1957. Já produziu mais de 500 mil caminhões. Os investimentos de R$ 2 bilhões até 2028 serão concentrados no desenvolvimento de motores elétricos e movidos à biodiesel e biometano, em sintonia total com o programa Mover.  “Aqui está o exemplo de Nova Indústria Brasil (NIB)”, comemorou Alckmin. 

A planta da Scania em São Bernardo passará a produzir chassis para ônibus elétricos a partir de março de 2025 e a fábrica do Brasil será a terceira unidade global da montadora a produzir veículos elétricos. "A Scania está na vanguarda da inovação tecnológica, da indústria verde, da descarbonização. Hoje ela produz 115 caminhões pesados e ônibus por dia, e isso significa empregos e renda para a população", completou.

Juros 

Sobre a manutenção da taxa Selic em 10,5% ao ano, o vice-presidente disse acreditar que nas próximas reuniões do Comitê de Política Monetária (Copom) a taxa irá recuar, por entender que o efeito dos juros dos Estados Unidos terá um impacto menor. O mesmo ele estima em relação ao dólar, que deve recuar um pouco. "Os juros estão exagerados em 10,5% ao ano. Temos uma inflação de 3,5% e estamos falando de juros de 7% reais. Isso é muito", disse.

Alckmin avalia que o compromisso fiscal do governo, a reforma tributária e a desoneração do investimento e das exportações vão ajudar na redução dos juros. O vice-presidente citou um estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) mostrando que, em 15 anos de vigor da reforma tributária aprovada, o Produto Interno Bruto (PIB) irá crescer 12% ao ano; o investimento, 14% e as exportações, 17%. "A reforma tributária traz eficiência econômica e a indústria hoje está super tributada", comentou.

Geral: Aeroporto de Porto Alegre vai reabrir para embarque e desembarque

    EBC


Radiografia da Notícia

Serviços vinham sendo feitos no ParkShopping de Canoas

Segundo o Ministério dos Portos e Aeroportos, será usada parte do terminal de passageiros do Salgado Filho que não foi impactada pela enchente

Os voos continuarão sendo realizados na Base Aérea de Canoas 

Agência Brasil 

O Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, retomará o procedimento de embarque e desembarque de passageiros na primeira quinzena de julho. Os voos continuarão sendo realizados na Base Aérea de Canoas até que a pista de pouso e decolagem seja liberada, mas os serviços de check-in, embarque e desembarque, que atualmente estão sendo feitos no ParkShopping de Canoas, passarão a ser realizados no aeroporto da capital gaúcha.

Segundo o Ministério dos Portos e Aeroportos, será usada parte do terminal de passageiros do Salgado Filho que não foi impactada pela enchente para embarque, desembarque e procedimentos de segurança, permitindo o atendimento a um número maior de passageiros.

Na semana passada, o aeroporto de Porto Alegre retomou as operações do terminal de cargas para recebimento e retirada de mercadorias por transporte rodoviário. O terminal está fechado desde o início de maio, após ter sido atingido pela enchente do Rio Guaíba.

A Base Aérea de Canoas terá as operações aéreas ampliadas nos próximos dias, passando de cinco para sete voos diários. Segundo o ministério, a mudança vai possibilitar um aumento de 70 para 98 movimentos semanais, entre pousos e decolagens, com complemento de voos entre 17h35 e 21h.


Túnel do Tempo: Mortes deixam Mississipi em chamas

 Redação/Hourpress

Em 21 de junho de 1964, a luta pelos direitos cívis nos EUA provoca a morte de três ativistas, na região de Meridian, e deixa o “Mississipi em chamas”. Crédito foto: YouTube

domingo, 16 de junho de 2024

Crônica: Quando fogo da paixão nunca cessa

                   Pixabay


Na hora da devolução da bandeja, colocou um cartão com todas as informações para encontrá-lo

Astrogildo Magno

Paixão, essa palavra definia o que Cesário sentia por Janaina. Algo muito forte. Nem os 35 anos de casados, com quatro filhos, retirava o desejo que ele sentia por sua esposa. No trabalho, sempre ligava, fazia videochamada, queria vê-la. Áudio não era suficiente para matar a saudade de algumas horas. Antes de sair de casa, a beijava calorosamente. Gostava de senti-la junto do seu peito e de enfiar a língua naquela boca que não cansava de acaricia-la com a sua língua.

Depois que o filho caçula saiu de casa no quarto matrimônio, virou hábito fazer amor em qualquer canto do imenso sobrado que mantinha numa rua bucólica de Vila Madalena, Zona Oeste de SP, onde nenhuma construtora ainda avançou para comprar quarteirões e derrubas as casas para transformar em prédios de luxo.

Janaina, mesmo com 60 anos, ainda conservava a beleza que seduziu Cesário num voo da então Varig, onde ela trabalhava de comissária de bordo. Quando se deparou com aquela loura, olhos azuis, corpo mignon, seios médios e voz suave, o fogo da atração surgiu no coração dele. Na hora da devolução da bandeja, colocou um cartão com todas as informações para encontrá-lo.

Princesa

Ela viajava muito para o Exterior, em diversas rotas para a Europa e às vezes Ásia. Cesário não encontrou problema. Após algum tempo conseguiu conquistar o seu coração. Neurocirurgião com vasto currículo, conseguia ganhar ótimo salário, por onde exercia a profissão. Aos 25 anos Janaina saiu da Varig para ficar ao lado do futuro esposo, que proporcionou vida de princesa. Atendia a todos os seus caprichos, de menor ao maior.

Com 65 anos, e 40 de Medicina, Cesário já tinha o nome consagrado no mercado. Às vezes era convocado para participar de cirurgias de celebridades, por exigência do próprio cliente. Neste período construiu vasto patrimônio para não ser pego por nenhuma crise. Numa manhã de domingo, enquanto a sua amada tomava banho, abriu um envelope contendo resultados de exames de Janaina. Tomou um susto: ela estava com câncer nos ossos....

Astrogildo Magno é cronista

Geral: Aprimore suas fotos com os recursos de edição do Galaxy AI

     Divulgação


Radiografia da Notícia

* Fotos nítidas mesmo à distância, preenchimento de fundos e correção de imperfeições são algumas das possibilidades das ferramentas de Inteligência Artificial da Samsung

O conceito de qualidade de fotografias foi renovado, graças ao conjunto de ferramentas versáteis e inovadoras do Galaxy AI1

Entre os recursos disponíveis está o AI Zoom2, para capturar imagens de boa qualidade, mesmo à distância

Luís Alberto Alves/Hourpress

Registrar momentos únicos das nossas vidas, seja por fotos ou vídeos, não é mais a mesma coisa de antes.

 

O conceito de qualidade de fotografias foi renovado, graças ao conjunto de ferramentas versáteis e inovadoras do Galaxy AI1, lançado este ano com o Galaxy S24 – e que está disponível nas linhas S23 e S22, Z Fold5, Z Fold4, Z Flip5, Z Flip4, além dos tablets das famílias Galaxy Tab S9 e Tab S8.

 

Entre os recursos disponíveis está o AI Zoom2, para capturar imagens de boa qualidade, mesmo à distância.


Função

 

Essa ferramenta eleva a qualidade das fotos em todos os níveis de zoom digital, alcançando até 100x, proporcionando a clareza e nitidez necessárias em cada clique.

 

O Galaxy AI para as câmeras também oferece o recurso Sugestão de Edição3, em que a foto recebe aprimoramentos automáticos, destacando o melhor em cada imagem. Confira abaixo como utilizar a função:

  • No aplicativo “Galeria”, selecione uma foto para editar.
  • Selecione o ícone circular “i”.
  • Na foto, você verá sugestões de edições a serem feitas. Selecione uma das opções.
  • Salve a imagem editada como cópia ou substitua a foto original.

Elementos


Além disso, com o recurso Edição Generativa4, é possível preencher partes do fundo de uma imagem.

 

Se o clique ficou mal enquadrado, a Inteligência Artificial generativa permite ajustar objetos ou redimensionar elementos.

 

Caso precise apagar uma pessoa ou algum detalhe da imagem, a Edição Generativa também pode preencher o fundo além do que foi originalmente capturado.


Imagem

 

Se for preciso, também é possível criar um fundo novo no lugar de uma figura removida, como se ela nunca tivesse existido na imagem.

 

Para usar o recurso Edição Generativa, siga os passos abaixo:

  • Abra o aplicativo “Galeria” e escolha uma imagem.
  • Selecione a ferramenta caneta e depois o ícone de estrela do Galaxy AI.
  • Desenhe em volta, ou toque e segure os objetos que deseja mover ou excluir.
  • Mova o objeto ou selecione o ícone da borracha para excluí-lo.
  • Selecione o botão “Gerar” para preencher o fundo que está faltando.
  • Para preencher a borda ao redor da imagem, ajuste a posição da imagem conforme desejado até que a borda xadrez apareça.
  • Por último, selecione “Gerar” para o Galaxy AI preencher a borda que falta.

Lenta


Outra ferramenta do Galaxy AI é o Câmera Lenta Instantânea, que analisa o movimento nos vídeos e os transforma em reproduções suaves em câmera lenta.

 

O recurso pode ser utilizado até mesmo em vídeos que não foram gravados originalmente em câmera lenta.

 

Para isso, basta pressionar a tela durante a reprodução do vídeo, e o momento será automaticamente transformado em câmera lenta.


Marca

 

Para mais informações sobre a linha Galaxy S24Galaxy AI e outros dispositivos Samsung Galaxy, acesse a Loja Online Samsung. E para saber tudo sobre a marca, visite a Samsung Newsroom Brasil.

 

1 Galaxy AI é a inteligência artificial da Samsung. A Samsung não faz promessas ou garantias quanto à precisão, completude ou confiabilidade das saídas fornecidas pelas funcionalidades de IA. O login na conta Samsung pode ser necessário para usar determinadas funcionalidades de IA da Samsung.


2 Disponível Galaxy S24 Ultra. O AI Zoom é aplicado a distâncias entre comprimentos de zoom digital. A precisão dos resultados não é garantida. O zoom de 3x e 5x é habilitado por lentes ópticas físicas. O zoom de 2x e 10x combina lentes físicas com aprimoramentos de IA para qualidade de imagem equivalente à óptica. Ampliar mais do que 10x pode causar a deterioração de algumas imagens.


Precisão


3 A Sugestão de Edição é compatível com os formatos JPG, PNG, GIF e MP4. Os resultados e a qualidade da edição podem variar dependendo das condições da fotografia. A precisão dos resultados não é garantida.


4 A Edição Generativa requer uma conexão de rede e login na conta Samsung. Editar com a Edição Generativa resulta em uma foto redimensionada de até 12MP. Uma marca d’água visível é sobreposta à saída da imagem ao salvar, a fim de indicar que a imagem foi gerada por IA. A precisão e confiabilidade da saída gerada não são garantidas.

 

 

Geral: GWM Brasil lança o plug-in Haval H6 PHEV19 por R$ 229 mil com sistema que fornece energia

     Divulgação


Radiografia da Notícia

A partir do dia 21 de junho, o valor de pré-venda será reajustado para R$ 239 mil

*  Autonomia do modelo é de 115 km no padrão WLTP ou 74 km segundo o Inmetro

* Sistema V2L (Vehicle to Load) permitirá ligar qualquer aparelho elétrico de 220 V

Luís Alberto Alves/Hourpress

A GWM Brasil acaba de lançar o híbrido plug-in Haval H6 PHEV19, modelo 2025, que chega às concessionárias ainda em junho. Com preço promocional de R$ 229 mil, este valor é válido até o dia 20 de junho, para o lote inicial de 1.019 unidades. A partir do dia 21 de junho, o preço será reajustado para R$ 239 mil.

Sistema V2L: Energia para o Que Você Precisar

Uma das grandes novidades do novo GWM Haval H6 PHEV19 é o sistema V2L (Vehicle to Load), que permite o fornecimento de energia do carro para um aparelho elétrico externo. Para o sistema funcionar, é necessário um cabo especial que conta com três tomadas do padrão brasileiro de 3 pinos em uma das extremidades.

Ao plugar a outra extremidade no bocal de recarga do carro, esse cabo fornece energia para até três equipamento 220 V simultâneos, com limitação de corrente máxima de 13 A e potência máxima combinada de até 3.300 W – nesta condição de potência máxima de uso, a bateria fornece energia por até 5 horas sem consumir uma gota de combustível. Esse cabo será oferecido como acessório homologado nas concessionárias GWM até o início de agosto, ainda sem preço oficial definido.

Com o novo recurso V2L, o Haval H6 PHEV19 pode fornecer energia mesmo quando a bateria do sistema híbrido estiver descarregada, já que o motor a combustão do Haval H6 pode ser acionado para se transformar em um gerador para recarregar tanto a bateria do próprio veículo quanto fornecer energia para qualquer equipamento elétrico de 220V. 

Autonomia revelada

O GWM Haval H6 PHEV19 possui uma autonomia de 115 km pelo padrão WLTP e de 74 km segundo o Inmetro. Equipado com tração dianteira e uma bateria de 19 kWh, o SUV conta com uma potência e torque combinados de 326 cv e 530 Nm, respectivamente, acelerando de 0 a 100 km/h em apenas 7,6 segundos, destacando-se pelo equilíbrio entre eficiência energética e desempenho.

“O Haval H6 PHEV19 chega para preencher uma lacuna no segmento de SUVs, evidenciando o compromisso da GWM em entender as necessidades do consumidor brasileiro e entregar tecnologia acima da concorrência. E com o preço mais competitivo do mercado, o consumidor levará para casa um híbrido plug-in completo, na medida certa entre autonomia e desempenho”, destaca Andre Leite, Diretor de Marketing e Produto da GWM Brasil.

Os interessados no novo GWM Haval H6 PHEV19 podem fazer a compra antecipada no site da GWM (www.gwmmotors.com.br), em parceria com o Mercado Livre. Para garantir a reserva, é preciso fazer um depósito de R$ 9 mil, que pode ser pago por Pix ou boleto. A pré-venda também está disponível nas 70 concessionárias da marca e por meio do app My GWM, que inaugura o e-commerce da GWM com este lançamento. O link para baixar o app é: https://l1nq.com/MY-GWM-APP-BAIXE-AQUI.

Além do valor promocional, até o dia 20 de junho os compradores terão condições especiais, como taxa zero para entrada de 60% e 24 parcelas, wallbox grátis de 7 kW da marca GWM com 3 anos de garantia (mais o carregador portátil de série, que pode ser ligado em tomadas comuns de 110 ou 220 volts), recompra garantida, pacote Tomorrow Assistance por dois anos, tag de pedágio GWM da Veloe com isenção de mensalidade por 12 meses e pacote de conectividade com 3 GB por mês por dois anos.

Ainda dentro dessas condições especiais, os primeiros compradores também terão direito à proteção total da bateria do sistema híbrido nos dois primeiros anos contra qualquer tipo de dano, independente da garantia de fábrica de 8 anos para a bateria (ou 200.000 km) e garantia de 5 anos para o restante do veículo, sem limite de quilometragem.


Geral: Com foco em moradia, São Paulo recebe reunião da Associação Mundial das Grandes Metrópoles

     EBC


Radiografia da Notícia

Cidade exerce a vice-presidência regional da rede, voltada a criar alianças entre governos metropolitanos para a troca de experiências e a cooperação técnica para enfrentar os desafios urbanos 

O evento faz parte do Fórum Urbano de São Paulo, semana de grandes agendas internacionais sediada pela cidade de São Paulo

Com sede em Barcelona, a associação Metropolis é vinculada à rede Cidades e Governos Locais Unidos

Redação/Hourpress

De 19 a 20 de junho, a Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Relações Internacionais, receberá a reunião do Conselho Administrativo da Associação Mundial das Grandes Metrópoles (Metropolis), rede voltada a criar alianças entre governos metropolitanos para discutir os desafios do desenvolvimento e da qualidade de vida nos maiores centros populacionais. O evento faz parte do Fórum Urbano de São Paulo, semana de grandes agendas internacionais sediada pela cidade de São Paulo.


Além de agendas estatutárias, a reunião do Conselho terá visitas técnicas a boas práticas de São Paulo no campo da habitação, tema central do evento, que buscará discutir desafios e soluções globais para oferecer moradia digna e acessível em grandes centros urbanos. Prefeitos e demais representantes vão trocar experiências sob a temática “Em casa na metrópole: proporcionando habitação decente e acessível”.


Com sede em Barcelona, a associação Metropolis é vinculada à rede Cidades e Governos Locais Unidos (CGLU). A capital paulista exerce mandato no órgão diretivo da rede desde 2020 e é vice-presidente regional para a América Latina e o Caribe no período 2024-2026. Dos 151 governos locais de áreas metropolitanas da associação mundial, 35 são eleitas para formar o Conselho, que é responsável pelo planejamento estratégico e tomada de decisões do grupo. É este seleto grupo que reúne as maiores cidades de todos os continentes que estará no Município para conhecer a experiência paulistana em políticas de moradia, reconhecendo a liderança de São Paulo na diplomacia de cidades a nível mundial.


Evento


A gestão municipal tem inovado na política habitacional com a criação de instrumentos de atendimento que ampliem o acesso à moradia, principalmente para a população com menor poder aquisitivo. Para tanto, criou programas como as Vilas Reencontro, que ofertam moradia transitória, de forma individualizada e qualificada, para pessoas em situação de rua, com vistas à construção, em conjunto com os acolhidos, de processo de saída qualificada da situação de rua, além de incluir oferta de alimentos. Também se destaca o programa Pode Entrar, que prevê receber visita técnica da rede Metropolis durante os dias de evento. Considerada a maior iniciativa habitacional da cidade, Pode Entrar impulsiona a construção de empreendimentos habitacionais de interesse social, requalifica imóveis urbanos e adquire unidades para moradia, voltadas para famílias com baixa renda.


Fórum Urbano de São Paulo 


A reunião do Conselho Administrativo de Metropolis será parte do Fórum Urbano de São Paulo, uma agenda de grandes eventos internacionais realizados por meio da Secretaria Municipal de Relações Internacionais (SMRI), entre eles: a Cúpula de Prefeitos e autoridades do Urban 20, o Congresso Mundial do ICLEI, a Reunião do Conselho de Mercocidades e a Virada ODS. A semana de encontros deve fortalecer as relações bilaterais e multilaterais entre cidades globais, promover parcerias e investimentos, além de possibilitar importantes trocas de experiências e cooperações para elaboração de políticas públicas centradas no desenvolvimento das cidades.


“No ano em que o Brasil preside o G20, a cidade de São Paulo sedia quatro eventos internacionais de associações de cidades, inseridos no Fórum Urbano. Entre eles se destaca o Urban 20, que visa sensibilizar os líderes do G20 quanto a importância e necessidade das cidades na diplomacia. O Fórum Urbano será uma oportunidade de cooperação entre cidades globais, de troca de experiências entre os países, além de facilitar a busca por investimentos e de poder apresentar, para o mundo, as principais políticas públicas da Prefeitura de São Paulo”, finalizou a secretária-adjunta Maria Auxiliadora Figueiredo.


 A semana de eventos também terá o papel de promover debates e ações de conscientização popular sobre temas como sustentabilidade, economia e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) - com destaque para a Virada ODS, já em sua terceira edição e considerada pela ONU a maior ação pública local de conscientização e engajamento em prol da Agenda 2030.

 

 

 

 

 

 

 

 



Geral: Festa Junina do Clube Esperia já tem data marcada para os dias 29 e 30 de junho, aberta ao público

    Divulgação


Radiografia da Notícia

A programação da festa conta com shows ao vivo, barracas tradicionais, brincadeiras e fogueira

O evento, além de gratuito aos associados, é aberto ao público com ingressos para convidados

Redação/Hourpress

É dada a largada às comemorações de São João! Presença marcante no calendário paulistano anualmente, o Clube Esperia anuncia as datas para o tradicional arraial. A festa esperiota acontece nos dias 29 e 30 de junho, iniciando às 17h e terminando às 00h no sábado e iniciando às 12h até às 23h no domingo. O evento, além de gratuito aos associados, é aberto ao público com ingressos para convidados. 

"É com imensa alegria e orgulho que anunciamos a realização da nossa tradicional Festa Junina no Clube Esperia, festa essa que é um marco no nosso calendário. Este ano, estamos preparando um evento ainda mais especial, com uma programação diversificada e um cardápio repleto de delícias típicas, para reunir nossos associados e suas famílias e amigos em um ambiente de muita diversão e confraternização”, disse Osvaldo Arvate Júnior, presidente do Clube Esperia.

O Esperia promete uma agenda e um cardápio bastante tradicionais e divertidos. Com atrações musicais variadas de duplas sertanejas, os participantes poderão aproveitar de shows ao vivo além de outros ritmos. No sábado, a música é por conta do grupo Os Manteigas e Banda Tributo à Marília Mendonça. Já no domingo, as atrações são o Quintal Nova Cor com participação especial de Almirzinho, Banda Sertaneja Edson e Henrique e Banda Coldplayers.

No cardápio, haverá opções para todos os gostos, e claro, os sabores típicos não faltarão: barraca do milho, pastel, churrasco, fogazza, batata frita, caldos, lanche de pernil, quentão, vinho quente, hambúrguer artesanal, e sobremesas tradicionais das festas juninas para adoçar a maior festa da cidade.

A festa terá também uma diversidade de barracas com as clássicas brincadeiras e brinquedos infláveis para as crianças, fazendo a diversão de todo o público.

Serviço - Festa Junina 2024 do Clube Esperia

Dia 29/06 – sábado: 17h às 00h
Dia 30/06 – domingo: 12h às 23h

ATRAÇÕES:

Sábado - 29/06
19h – Banda o Manteigas
21h30 – Banda Tributo a Marília Mendonça

Domingo - 30/06
14h - Quintal Nova Cor, com a participação especial de Almirzinho
17h - Edson e Henrique – Dupla Sertaneja
19h30 - Banda Coldplayers

  • Tradicional Fogueira
  • Barracas de comidas típicas
  • Barracas de brincadeiras
  • Brinquedos infláveis
  • Touro mecânico

Local: Clube Esperia

Endereço: Av. Santos Dumont, 1313 – Santana 

Telefone: (11) 2223-3300

Site: https://clubeesperia.com.br/