Postagem em destaque

Crônica: De bem-sucedido ao amargo do ostracismo

    Hourpress/Arquivo Morava num apartamento de cobertura na Região dos Jardins, com direito a três vagas na garagem, onde tinha estacionad...

segunda-feira, 14 de dezembro de 2020

Raio X de Sampa: Conheça a história da Praça Carles Miller

 


Aos 19 anos, atuou como centro-avante do selecionado de Hampshire County, contra os amadores da equipe inglesa do Corinthians

Luís Alberto Alves/Hourpress

Charles William Miller, patrono do futebol brasileiro, esportista brasileiro de ascendência britânica, nasceu em São Paulo em 24 de novembro de 1874. Dez anos depois, após concluir o curso primário seguiu para a Inglaterra, onde estudou  na Baniste Court School, de Southampton, ao mesmo tempo em que se dedicava ao futebol, críquete e tênis.

 Aos 19 anos, atuou como centro-avante do selecionado de Hampshire County, contra os amadores da equipe inglesa do Corinthians, constituído de estudantes de Oxford e Cambridge. Regressou ao Brasil em maio de 1888 e entrou para o São Paulo Atlétic Club, onde organizou os primeiros jogos de futebol disputados no Brasil.

 Em 1901 participou da fundação da Liga Paulista de Futebol. Em 1902, 1903 e 1906, a disputa da taça Alvares Penteado foi conferida, pela Liga, ao Clube Atlético Paulistano, que jogou contra entidades do Rio de Janeiro, Santos e Argentina. 

Representou o São Paulo Atlétic Club, defendeu as cores de São Paulo integrando o selecionado que enfrentou a África do Sul, os chilenos, argentinos e vários outros conjuntos estrangeiros. Faleceu em 30 de junho de 1953. A  Praça Charles Miller (foto) fica no bairro do Pacaembu, Centro Expandido. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário