Postagem em destaque

Crônica: Igual peixe, algumas pessoas morrem pela boca

Divulgação Ficava vidrado ao cortar o torresmo e ver a gordura escorrer no prato Astrogildo Magno Juca adorava comida gordurosa. Fã de...

segunda-feira, 7 de dezembro de 2020

Artigo: Estudo desenvolvido por aluna da Faculdade São Leopoldo Mandic estará à disposição para profissionais da área

 


Estudo desenvolvido por aluna da Faculdade São Leopoldo Mandic estará à disposição para profissionais da área

Redação/Hourpress

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população surda no Brasil chega a 10 milhões de pessoas. Pensando nos desafios que esse público enfrenta, como a falta de inclusão, a aluna da Faculdade São Leopoldo Mandic, Alethéia Caldeira Gonçalves Alcântara Paranhos, desenvolveu uma tese para facilitar o contato com os cirurgiões-dentistas. O projeto teve a orientação do Prof. Dr. Antônio Sérgio Guimarães, coordenador do curso de mestrado em Disfunção Temporomandibular (DTM) da Instituição.

O estudo adaptou o protocolo DC/TMD eixo I, que é referência na avaliação clínica dos pacientes com disfunção temporomandibular, e bastante utilizado no Brasil e em outros países, do português escrito para a Linguagem Brasileira de Sinais (Libras), em formato de vídeo.

"Quando o paciente não entende o que está sendo perguntado ou não consegue expressar com fidelidade suas queixas, o cirurgião-dentista corre o risco de diagnosticar e, consequentemente, cuidar de maneira errônea ou parcial. Sendo assim, a adaptação de protocolos já validados torna o diagnóstico e o tratamento desse público menos difícil e mais confiável", explica Alethéia.

A ferramenta tem como objetivo investigar as dores na face, na cabeça e na articulação da mandíbula de pessoas surdas, ajudando os profissionais frente à avaliação e ao tratamento. O material contém, além dos sinais, legenda e áudio em português, assim como imagens de apoio, para favorecer ainda mais a compreensão do tema.

Além disso, a ferramenta será disponibilizada para todos os cirurgiões-dentistas falantes da língua portuguesa, de forma gratuita, por meio do site da SLMANDIC: www.slmandic.edu.br. "Estamos focados na disseminação do conhecimento. Queremos que essa ideia seja adaptada para todo o mundo, nos mais variados idiomas", destaca o Profº Dr. Guimarães.

O material com a tradução do protocolo DC/TMD foi realizada por um intérprete fluente em Libras, com proficiência em ensino, tradução e interpretação da linguagem, após simplificação de termos técnicos e modificação prévia do material adaptado. O vídeo resultante tem duração de aproximadamente 18 minutos, e pode ser utilizado por qualquer pessoa interessada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário