Postagem em destaque

Crônica: Igual peixe, algumas pessoas morrem pela boca

Divulgação Ficava vidrado ao cortar o torresmo e ver a gordura escorrer no prato Astrogildo Magno Juca adorava comida gordurosa. Fã de...

quinta-feira, 12 de março de 2020

Raio X de Sampa: Conheça a história da Avenida Paes de Barros


 Foi um dos fundadores do jornal A Província de São Paulo, hoje O Estado de S.Paulo


Luís Alberto Alves/Hourpress


A avenida Paes de Barros, a mais importante do bairro Mooca, Zona Leste, recebeu esse nome em homenagem a Rafael Aguiar Paes de Barros. Nascido em Itu (SP), em 28 de dezembro de 1835, para fugir à regra estudou Direito em São Paulo, onde se formou em 1858.
Rafael, fã de corrida de cavalo, também foi pai de 16 filhos. É dele a ideia de criar o Hipódromo Paulista, mais tarde conhecido como Jockey Club de São Paulo, construído em terras de sua propriedade. Iniciou a criação de cavalos puro sangue inglês em São Paulo. 
Lutou pelo fim da escravidão, assinando a famosa Convenção Republicana de Itu, em 1873. Foi um dos fundadores do jornal A Província de São Paulo, hoje O Estado de S.Paulo.
Ao lado de Joaquim Egydio de Souza Aranha, o Marquês de Três Rios, abriu, entre 1877 e 1878, uma empresa para canalizar as nascentes da Cantareira e abastecer a capital paulista. Ela seria o embrião do que hoje é a Sabesp, empresa pública responsável por abastecer e tratar os esgotos de várias cidades no Estado de SP. De 1886 a 1889, contribuiu financeiramente com a Santa Casa de Misericórdia de SP.
A Avenida Paes de Barros (foto) fica na Mooca, Zona Leste de Sampa.  




Nenhum comentário:

Postar um comentário