Postagem em destaque

Crônica: De bem-sucedido ao amargo do ostracismo

    Hourpress/Arquivo Morava num apartamento de cobertura na Região dos Jardins, com direito a três vagas na garagem, onde tinha estacionad...

segunda-feira, 6 de janeiro de 2020

Raio X de Sampa: Conheça a história da Rua da Consolação


Luís Alberto Alves/Hourpress

A história desta rua remonta ao século XVI, quando foi aberto o antigo "Caminho de Pinheiros", que levava à aldeia de mesmo nome, hoje Bairro de Pinheiros. Essa antiga estrada começava no final da Rua Direita, passava pelo Anhangabaú e tomava o rumo de Pinheiros até encontrar a Estrada de Sorocaba. Conhecido também como "Caminho do Aniceto" e "Rua do Taques", a antiga estrada transformou-se hoje na conhecida Rua da Consolação. 

A sua denominação deve-se à construção, em 1800, da antiga igreja de Nossa Senhora da Consolação. Apesar da existência dela, em 1855 o atual bairro da Consolação ainda era ermo, afastado da cidade e com pouquíssimos moradores. Uma pequena reforma no templo ocorreu em 1840 e, ao que parece, assim permaneceu até 1900.

No ano de 1907 iniciou-se a demolição da velha igreja para a construção do novo templo. A atual igreja da Consolação foi projetada por Maximiliano Hehl, o mesmo autor da Catedral da Sé. Bastante conhecida dos paulistanos, a igreja da Consolação possui uma torre com 75 metros de altura. 

A Rua da Consolação, por sua vez, também passou por muitas transformações. Em 1858 foi inaugurado o Cemitério da Consolação e, já no final do século XIX, ela era uma das principais vias que levavam à Avenida Paulista. Entre as décadas de 1950 e 1960, a rua passou por uma ampla reforma com a ampliação do seu leito.

 Data dessa mesma época a instalação das primeiras casas especializadas em iluminação e lustres. Apesar de possuir todas as características de uma avenida (pelo menos no trecho entre a Rua Bráulio Gomes e a Avenida Paulista), o seu nome oficial continua sendo Rua da Consolação. A Rua da Consolação (foto) começa no Centro e termina nos Jardins. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário