Postagem em destaque

Crônica: De bem-sucedido ao amargo do ostracismo

    Hourpress/Arquivo Morava num apartamento de cobertura na Região dos Jardins, com direito a três vagas na garagem, onde tinha estacionad...

terça-feira, 17 de setembro de 2019

Economia: Você sabia que o RH da sua empresa pode ajudar os funcionários que estão endividados?




Fintech de crédito consignado privado tira dúvidas sobre modalidade de empréstimo que pode melhorar a performance do trabalhador

Redação/Houpress
Os números comprovam: a situação financeira do brasileiro não é nada boa. O país tem hoje mais de 63 milhões de endividados. É mais gente que a população inteira da Itália. Acontece que nem todos contam com a ajuda que precisam. O acesso ao crédito no país é desigual e isso afeta o dia a dia do trabalhador. Ele se vê diante das dívidas, se preocupa com elas, e não consegue focar no que realmente importa: em crescer profissionalmente, que é o que poderia tirá-lo da situação em que se encontra. 
 Neste cenário, ganha destaque uma modalidade de crédito que oferece taxas de juros mais baixas: o crédito consignado privado. Para entender melhor sobre ele, os sócios da Consiga+, Leandro Molina e Victor Loyola, separaram algumas informações para mostrar ao Departamento de Recursos Humanos das empresas como ajudar seus colaboradores: 
 Crédito consignado na modalidade privada
O crédito consignado privado é uma modalidade de crédito que pode ser solicitada por funcionários de empresas privadas. Elas fazem convênios com instituições que oferecem esse tipo de serviço e, a partir daí, conseguem disponibilizar essa ajuda a seus colaboradores. Eles ganham prazos maiores, taxas de juros mais baixas e a comodidade de ter as parcelas descontadas diretamente da folha de pagamento. 
 Uma modalidade de crédito que pode ajudar o funcionário a economizar
Uma calculadora que funciona em tempo real dentro da Consiga+ revelou que os mais de 12 mil clientes ativos da empresa já economizaram mais de R$ 35 milhões só este ano em juros que teriam que arcar caso optassem por outra forma de crédito. Vale destacar que, enquanto a taxa de juros para empréstimos pessoais é de 6,7% nos maiores bancos brasileiros, segundo o Banco Central do Brasil, os empréstimos consignados, em sua modalidade privada, cobram taxas com média mensal de 2,7%, valor que varia conforme o segmento da empresa conveniada e o perfil de risco individual de cada colaborador. 
 Emprestar dinheiro não significa deixar a pessoa superendividada
Muitas empresas ainda acham que, ao oferecer uma modalidade de crédito ao funcionário, estão colaborando com o seu endividamento excessivo. É uma conclusão equivocada. Hoje, o crédito pessoal está disponível para todos, só que a preços exorbitantes. Na modalidade de consignado privado, 80% dos tomadores de crédito o fazem para quitar outras pendências financeiras. Por se tratar de um produto mais barato, ele ajuda, então, a sanear a vida financeira do colaborador. 
 Uma ajuda que não sobrecarrega o Departamento de RH
O crédito consignado privado não prejudica o dia a dia do RH das empresas conveniadas. No caso da Consiga+, o processo é totalmente digital, fácil e sem burocracia ou papelada. Além disso, graças à tecnologia usada pela empresa, os clientes têm acesso a uma plataforma exclusiva, prática e customizável, que oferece tudo o que o RH precisa para a aprovação, o acompanhamento e o gerenciamento dos créditos para desconto e integração na folha de pagamento.
 Modalidade de crédito atrelada à educação financeira
Fato: não adianta ajudar na consequência se a causa do problema não for solucionada. É por isso que não basta oferecer um crédito a um colaborador sem acoplar um plano de educação financeira com acesso a palestras, materiais educativos e plantões de dúvidas. Muito provavelmente o colaborador não se sentirá confortável para falar sobre problemas relacionados a dinheiro com alguém do RH de onde trabalha. Mas com um especialista terceirizado a conversa pode fluir melhor e as pessoas vão aprender a organizar suas contas de maneira efetiva, sem precisar pegar empréstimos futuramente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário