Postagem em destaque

Crônica: De bem-sucedido ao amargo do ostracismo

    Hourpress/Arquivo Morava num apartamento de cobertura na Região dos Jardins, com direito a três vagas na garagem, onde tinha estacionad...

quinta-feira, 18 de julho de 2019

Geral: Neurologia e sono merecem destaque especial em Congresso pioneiro



A programação conta com a apresentação de pesquisas realizadas em neurologia e suas áreas de afinidade


Redação/Hourpress

De 1º a 4 de agosto, a cidade de Campinas, localizada no interior de São Paulo, receberá um importante encontro de profissionais e pesquisadores ligados à Neurologia. Trata-se da I Convenção Nacional dos Departamentos Científicos, NEURODC•19, que reunirá 24 áreas da Neurologia em um só evento.  


Organizada pela Academia Brasileira de Neurologia (ABN), a programação conta com a apresentação de pesquisas realizadas em neurologia e suas áreas de afinidade, além de mesas e simpósios coordenados por professores nacionais e internacionais que abordarão temas atuais e de interesse dos profissionais e pesquisadores da área.      

Neurologia e o sono  


O Departamento Científico de Sono da ABN congrega múltiplas áreas do conhecimento e será responsável por atividades envolvendo os temas mais recentes e imprescindíveis para a atualização profissional e pesquisa. Essas atividades serão realizadas nos dias 3 e 4 de agosto, das 8h às 18h. A missão desse primeiro encontro, que reunirá experientes clínicos e pesquisadores na área do Sono é fomentar o trabalho de jovens pesquisadores, dando oportunidade para que apresentem suas pesquisas, facilitar o aprendizado, permitir a troca de experiências e criar vínculos para o intercâmbio de saberes na área.   


Segundo a Dra. Clélia Maria Ribeiro Franco, coordenadora do DC, serão abordados temas relacionados a doenças de alta prevalência como, insônia, apneia do sono e a síndrome das pernas inquietas (Doença de Willis-Ekbom).   Essas doenças causam impacto negativo na qualidade de vida da população adulta e pediátrica, com muitos prejuízos decorrentes da privação crônica do sono frequentemente associada a estas condições.  


Ainda de acordo com a coordenadora do departamento, outro assunto de grande interesse que também será discutido diz respeito ao Sistema Glinfático. “Essa recente descrição sobre o sistema glinfático mostra que, funcionando como o sistema linfático do sistema nervoso, ele reforça o entendimento do papel biológico essencial do Sono como grande mantedor do equilíbrio metabólico”, argumenta Clélia Franco.   


A programação será divida em temas como hipersonia, insônia, distúrbios do movimento, distúrbios respiratórios do sono, apneia do sono, transtornos do sono em crianças, entre outros assuntos relativos ao sono. Ao longo do dia serão apresentados diversos trabalhos selecionados pelos coordenadores do departamento e os palestrantes irão expor dados de suas pesquisas e temas atuais publicados na literatura cientifica internacional.  


O NEURODC•19, no que tange particularmente à programação destinada ao sono e aos distúrbios do sono, tem como público-alvo: neurologistas, residentes das diversas áreas da neurologia, acadêmicos, cirurgiões dentistas, fisioterapeutas, psicólogos, terapeutas ocupacionais, psiquiatras, pneumologistas, otorrinolaringologistas, clínicos, pediatras e técnicos em polissonografia, entre outros profissionais.  
A grade de atividades completa do NEURODC•19 pode ser acessada em http://neurodc.com.br/.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário