Postagem em destaque

Crônica: Igual peixe, algumas pessoas morrem pela boca

Divulgação Ficava vidrado ao cortar o torresmo e ver a gordura escorrer no prato Astrogildo Magno Juca adorava comida gordurosa. Fã de...

quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Variedades: "Los Abandonados" fala de atentado terrorista na Argentina e morte do promotor Natalio Alberto Nisman

Atentado deixou 85 mortos e diversos feridos na Argentina



Redação
 Em 1994, o maior atentado terrorista do ocidente antes dos ataques de 11 de Setembro de 2001 aconteceu em Buenos Aires, na Argentina. A explosão da Amia –  centro comunitário judaico Associação Mutual Israelita-Argentina -, matou 85 pessoas e feriu centenas. A investigação do atentando, marcada por erros de procedimento, foi assumida pelo promotor Natalio Alberto Nisman, morto horas antes de apresentar suas descobertas ao Congresso do país.
 Los Abandonados, documentário da Electrolift Creative, que conta a história do atentado à Amia, a investigação de Nisman e sua morte tem seu lançamento mundial online no Vimeo On Demand em1º de outubro.
O filmeacompanha as investigações do atentado ao Amia e o trabalho de Nisman através de entrevistas com jornalistas argentinos, incluindo Daniel Santoro do Clarín e Hugo Alconada Mon do La Nación, autoridades públicas como o ex-secretário de Inteligência Miguel Ángel Toma, as deputadas Elisa Carrió e Patricia Bullrich, entre outrosque ajudam o diretor Matthew A. Taylor a reconstruir a cronologia dos fatos, traçar as ligações entre o atentado e o assassinato do promotor e destacar as relações entre as atividades terroristas iranianas, as dinâmicas políticas regionais e a corrupção que no governo argentino.
A investigação de Nisman, nomeado promotor especial pelo presidente Néstor Kirchner em 2004, levou mais de uma década e abrangeu uma ampla análise de documentos vazados ao público, correspondências estrangeiras e escutas telefônicas. Os trabalhos do promotor apontaram para o governo da República Islâmica do Irã como responsável por planejar o ataque e agentes do Hezbollah como executores do plano.
Nisman também concluiu que o governo de seu próprio país havia tentado encobrir o envolvimento dos suspeitos iranianos com o interesse de restabelecer relações comerciais. Em 14 de janeiro de 2015, o promotor acusou a atual presidente argentina Cristina Fernández de Kirchner, o ministro das Relações Exteriores Héctor Timerman e outras autoridades governamentais de encobrir a participação do Irã na explosão da Amia.
Quatro dias depois, Nisman foi encontrado morto, com um tiro na cabeça, em seu apartamento. A morte aconteceu horas antes dele apresentar suas descobertas ao Congresso. Inicialmente anunciado como suicídio, o crime se tornou tema de uma investigação argentina e internacional, com grandes suspeitas do envolvimento de terceiros.
Mais de um ano depois da morte de Nisman, as investigações ainda estão em andamento, sem qualquer perspectiva clara de resolução. Ao se concentrar em lembranças individuais, o documentário apresenta uma visão ampla e completa da tragédia da Amia, na esperança de servir de registro dos esforços de Nisman e sua importância para a sociedade argentina e a comunidade internacional.
O documentário tem lançamento mundial online em 1 de outubro. Uma exibição especial ocorreu ontem (30) em Washington D.C.

Nenhum comentário:

Postar um comentário