Postagem em destaque

Crônica: Igual peixe, algumas pessoas morrem pela boca

Divulgação Ficava vidrado ao cortar o torresmo e ver a gordura escorrer no prato Astrogildo Magno Juca adorava comida gordurosa. Fã de...

sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Radiografia de Sampa: Rua do Arouche







Luís Alberto Alves


 No início do século XIX, toda a área hoje conhecida como "Vila Buarque" era de propriedade do tenente general José Arouche de Toledo Rendon. Por volta de 1810, ele foi autorizado a abrir as primeiras ruas em sua propriedade,  que redundou na constituição da atual "Rua do Arouche".

  Em 1842, os mapas da cidade já mostram esta rua aberta mas sem qualquer denominação, fato este que se repetiu no mapa de 1868. Em 1881, ela seria considerada como o trecho final da "Rua 7 de Abril" e, por isso,  ficou conhecida com este nome.

 Em 1890, ela já aparece com o nome de "Rua do Arouche" que se mantém até hoje. O tenente general José Arouche de Toledo Rendon nasceu em São Paulo aos 14 de março de 1756 e aqui faleceu no dia 26 de junho de 1834. Formado em Direito pela Universidade de Coimbra, foi  um dos melhores advogados de seu tempo.


 Em 1813, assumiu o comando militar das vilas do norte de São Paulo, cargo que manteve até 1820, atingindo o posto de tenente general. Participou das lutas pela Independência do Brasil, foi Deputado Constituinte e o primeiro Diretor da Faculdade de Direito de São Paulo.

 Introdutor da cultura do chá na cidade de São Paulo (por volta de 1820), transformou toda a sua chácara numa imensa plantação com mais de 54 mil pés.  A Rua do Arouche (foto) fica no Centro, ao lado da Praça da República.

Nenhum comentário:

Postar um comentário