Postagem em destaque

Crônica: De bem-sucedido ao amargo do ostracismo

    Hourpress/Arquivo Morava num apartamento de cobertura na Região dos Jardins, com direito a três vagas na garagem, onde tinha estacionad...

quarta-feira, 3 de junho de 2015

Radiografia de Sampa: Avenida Santa Catarina





Luís Alberto Alves

 Homenagem a Santa Catarina de Alexandria, martirizada e decapitada no século IV D.C. no Egito. Nas primeiras décadas do século XX, o local onde se constituiria a Vila Santa Catarina, Zona Sul,  era ainda uma grande fazenda propriedade de  José Rodrigues Callazans Alckimin e de sua esposa Beraldina Rodrigues de Alckimin.

 Em 1928, o casal resolveu lotear essa área, reservando à Mitra Diocesana de São Paulo uma pequena capela erigida em homenagem à Santa Catarina de Alexandria. Em 1940 a pequena capela da Santa  foi elevada à condição de Paróquia, ajudando no crescimento vigoroso das áreas adjacentes, surgindo o novo Bairro, a Vila Santa Catarina - "mãe" de todos os Bairros circunvizinhos.

   Ele tornou-se a principal ligação dos lugarejos mais distantes da Zona Sul até o Jabaquara, São Judas e Centro da cidade. A intensificação do tráfego obrigou a pavimentação e a criação de linhas de ônibus que atendessem à demanda da população crescente.


 Em 1970, com a chegada da primeira linha do Metrô e pela necessidade dos bairros mais ao Sul terem acesso ao terminal, várias  linhas de ônibus foram chegando e até hoje a Rua Alba e a Avenida Santa Catarina são trajetos quase obrigatórios para quem pretende ir e vir do terminal Jabaquara à Vila Mascote, Santo Amaro, Brooklin, Jardim Ângela, Parque Cocaia e tantos outros, e até mesmo alguns municípios vizinhos.  A Avenida Santa Catarina (foto) fica no bairro de mesmo nome desta via, Zona Sul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário