Postagem em destaque

Crônica: Igual peixe, algumas pessoas morrem pela boca

Divulgação Ficava vidrado ao cortar o torresmo e ver a gordura escorrer no prato Astrogildo Magno Juca adorava comida gordurosa. Fã de...

sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Geral: A importância de se planejar a gravidez em 2015




O sonho de ser mãe pode virar realidade em 2015

Redação

 Com a época de festas se aproximando, é hora de apostar em novos objetivos e começar a traçar planos para o futuro. Para muitas mulheres, o sonho da maternidade é um dos principais desejos para o novo ano que se inicia. No entanto, por conta de questões pessoais ou relacionadas à carreira profissional, muitas acabam postergando a chegada da cegonha. Mas, vale lembrar que as mudanças biológicas não acompanham as transformações sociais, então, por que não pensar em utilizar da tecnologia de congelamento de óvulos para poder escolher o melhor momento para ser mãe?

 De acordo com o ginecologista especialista em Reprodução Humana da Criogênesis, Dr. Renato de Oliveira, a técnica de congelamento de óvulos, por meio da Vitrificação, é o método mais promissor para ser utilizado por mulheres que desejam preservar sua fertilidade. “Com esse método, os oócitos, ou seja, os gametas femininos, são congelados e as suas características mesmo após o descongelamento são preservadas”, explicou. Quando a mulher decide usar os seus óvulos, eles são descongelados e fertilizados com espermatozoides. Por isso, o tratamento deve ser sempre a fertilização in vitro (FIV) ou sua variante denominada ICSI. “Os embriões formados serão transferidos para o útero e o teste de gravidez é feito em aproximadamente 12 dias”, completou.

 O especialista ressalta que o ideal é realizar o congelamento até os 35 anos de idade, pois os resultados são melhores. “Se a mulher possuir idade superior a 35 anos e não desejar uma gestação nos próximos anos, é essencial que converse com seu médico para avaliar a possibilidade de criopreservação”, alertou.

                                                                Tardiamente
 Além de ser indicada para mulheres que planejam engravidar tardiamente, a técnica também pode ser realizada por mulheres diagnosticadas com câncer e que tenham que passar por quimioterapia e/ou radioterapia, tratamentos que costumam comprometer a fertilidade feminina. “Nesses casos, se os oócitos não forem afetados pela doença, devem ser retirados antes do início dos procedimentos. Mulheres com histórico de menopausa precoce na família ou que tenham que ser submetidas a cirurgias que retirem parte do tecido ovariano, como a de endometriose, também podem congelar seus gametas”, finalizou o ginecologista.


Nenhum comentário:

Postar um comentário