Postagem em destaque

Crônica: De bem-sucedido ao amargo do ostracismo

    Hourpress/Arquivo Morava num apartamento de cobertura na Região dos Jardins, com direito a três vagas na garagem, onde tinha estacionad...

quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Radiografia de Sampa: Rua da Graça






Luís Alberto Alves


 Nome tradicional de uma antiga capela dedicada à Nossa Senhora das Graças no Bairro do Bom Retiro, Centro. Esta capela situava-se numa campina, tendo ao fundo o Rio Tietê, próxima à atual Rua Barra do Tibagi. A Rua da Graça, que tem sua origem na Rua Ribeiro de Lima,  vizinha ao Jardim da Luz, é uma das mais tradicionais e conhecidas ruas de São Paulo.

 Sua origem está intimamente ligada à devoção católica de nosso povo. Toda essa região era parte de Chácara Bom Retiro, de propriedade do Brigadeiro português, de origem suíça, João Jácomo Baumann.

 A rua da Graça teve ainda o atrativo de ser arborizada por tipuanas, plantadas na gestão do Conselheiro Antonio Prado (1899-1912). Em 1900, agita-se a sociedade com a inauguração do Grêmio Dramático e Musical Luso-Brasileiro, desta mesma época temos a abertura da fábrica de doces "A Moderna", do imigrante italiano Michele La Torre.

 A Rua da Graça já foi musa inspiradora de uma canção de Inezita Barroso, em "Lampião de Gás". Atualmente ela perdeu muito de seu encanto, com a derrubada das antigas e tradicionais casas de tijolos dos imigrantes italianos, bem como de muito do seu arvoredo original. A Rua da Graça (foto) fica no bairro do Bom Retiro, Centro de SP.


Nenhum comentário:

Postar um comentário