Postagem em destaque

Crônica: Igual peixe, algumas pessoas morrem pela boca

Divulgação Ficava vidrado ao cortar o torresmo e ver a gordura escorrer no prato Astrogildo Magno Juca adorava comida gordurosa. Fã de...

segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Radiografia de Sampa: Avenida Brigadeiro Luiz Antônio




A Brigadeiro Luiz Antonio é famosa pelo último trecho da corrida de São Silvestre, temido pelos atletas

Luís Alberto Caju

 O brigadeiro Luiz Antônio de Souza Queiroz nasceu em Amarante, Portugal, no ano de 1746. Veio ao Brasil como tenente agregado à companhia de cavalaria de Itu, do regimento de Milícias, em 1786. Quatro anos depois acabou promovido a capitão e a tenente coronel no ano de 1796. Fechou 1798 como coronel e em 1818 chegou ao posto de brigadeiro, numa época que ainda não existia o avião, que surgiu no século XX.

 Foi grande negociante de fazendas no Interior de São Paulo e dono da primeira galera (espécie de navio) que saiu de Santos, carregada de mercadorias rumo a Lisboa. Durante 32 anos serviu em diversos corpos da Milícia. Foi doador de grande quantia de dinheiro à Santa Casa de São Paulo e ao hospital Militar e Jardim Botânico. Morreu em 30 de maio de 1819. A Avenida Brigadeiro Luiz Antônio começa na Bela Vista, Centro, e termina no Jardim Europa, Zona Sul.


Nenhum comentário:

Postar um comentário