Postagem em destaque

Crônica: Igual peixe, algumas pessoas morrem pela boca

Divulgação Ficava vidrado ao cortar o torresmo e ver a gordura escorrer no prato Astrogildo Magno Juca adorava comida gordurosa. Fã de...

sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Geral: Corrida para o emagrecimento lota clínicas durante o Verão

Na busca pelo emagrecimento, exercícios físicos entram na ordem do dia

Redação

 Praia, sol e biquíni. Com a chegada do Verão a preocupação com a boa forma gera um aumento na busca por soluções rápidas para emagrecimento, porém muitas vezes a saúde é deixada de lado.  Mohamad Barakat, endocrinologista, especialista em metabologia, nutrologia e fisiologia do exercício, condena essa prática e defende a adesão de hábitos  saudáveis em todas as estações do ano. “No verão, sempre vivenciamos o  movimento de pessoas lotando as academias e embarcando em dietas milagrosas como se apenas perder peso fosse necessário para viver bem. É necessário entender que ser magro nem sempre sinônimo de ser saudável”, alertou o especialista.

  Barakat ressalta que durante essa época os pedidos para consultas aumentam, as academias ficam mais cheias, ao contrário do que acontece no inverno, porém cada vez mais a população entende que dietas milagrosas não funcionam em médio e longo prazo. “Sempre há uma demanda maior nesse período, mas sou contra qualquer coisa que prometa emagrecimento rápido. Dietas restritivas prejudicam o organismo. O ideal é reeducar o corpo. Incluir alimentos nutritivos e aprender a abrir mão de alimentos com grande quantidade de gorduras e açúcares, tão prejudiciais ao organismo. A perda de peso é apenas uma consequência do processo, o verdadeiro ideal consiste na oportunidade de viver mais e melhor”, completou o médico.

  A corrida pela boa forma também leva as pessoas praticarem atividade física sem orientação e para Barakat os riscos de se exercitar sem o  devido acompanhamento leva as pessoas a acreditarem que quanto mais intenso seu treino, melhor o resultado, o que é errado. “Atividade física para ser benéfica deve respeitar os limites do corpo de cada indivíduo, ter a pausa necessária para o organismo se recuperar e, principalmente, estar associada de uma alimentação adequada. Caso contrário, os efeitos podem até aparecer, mas não serão permanentes, além do risco de lesões e estresse físico”, explicou Barakat.

  Por fim, o especialista ressalta a importância de adquirir novos hábitos de vida. “O resultado rápido e imediato ilude as pessoas. Qualidade de vida exige mudanças, o que  requer algum esforço, porém o benefício a longo prazo, é um envelhecimento saudável”, finalizou. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário