Postagem em destaque

Crônica: De bem-sucedido ao amargo do ostracismo

    Hourpress/Arquivo Morava num apartamento de cobertura na Região dos Jardins, com direito a três vagas na garagem, onde tinha estacionad...

sexta-feira, 7 de março de 2014

Radiografia de Sampa: Rua Amaral Gurgel




A Rua Amaral Gurgel fica embaixo do viaduto "Minhocão"

Luís Alberto Alves


 Manuel Joaquim do Amaral Gurgel nasceu em São Paulo, em 08 de setembro de 1797. Feito o curso primário, frequentou a aula de latim do professor André da Silva Gomes, tendo por companheiros de estudos Vicente Pires da Mota, João Crispiniano Soares, Joaquim Inácio Ramalho, Ildefonso Xavier Ferreira, Rafael Tobias de Aguiar e outros que mais tarde surgiriam no cenário político do País.

 Depois cursou Teologia, Filosofia e francês. Foi nomeado para o lugar do cônego Antônio Pais de Camargo, na cadeira de História Eclesiástica em São Paulo. Em 1816 tornou-se presbítero. Por defender as liberdades públicas acabou exilado no Rio de Janeiro.  Participou do governo e do conselho geral da província de SP. Concluiu o curso de Direito pela Faculdade do Largo de São Francisco, depois nomeado professor e diretor daquela instituição.

 Como jornalista fundou o Observador das Galerias, depois transformado em O Observador Paulistano. Exerceu os cargos de deputado, conselheiro do Estado, comendador da Ordem de Cristo, orador e presidente (governador) da Província de SP. Escreveu diversos livros. Morreu em 1864. A Rua Amaral Gurgel fica na Vila Buarque, Centro de SP.


Nenhum comentário:

Postar um comentário