Postagem em destaque

Crônica: Surpresas desagradáveis pregadas pelo tempo

Pixabay   Os seus quatro filhos se encontravam bem encaminhados Astrogildo Magno O   tempo não preocupava Justino. Não dava bola para ...

quinta-feira, 14 de novembro de 2019

Economia: Cosan abre inscrições para seu programa de estágio com job rotation entre as empresas do grupo


As vagas serão distribuídas entre as cidades de São Paulo, Santos e Sumaré (SP)


Redação/Hourpress


Vivenciar um estágio já é um grande aprendizado. Imagina um estágio com job e company rotation. Essa experiência será oferecida pela Cosan, que atua em setores estratégicos para o desenvolvimento do país, e está com inscrições abertas para o seu programa de estágio. Nele, cada selecionado poderá atuar em três empresas do grupo, e em três diferentes áreas. As inscrições podem ser feitas até dia 30 de novembro no site da 99jobs.

O #MEGAestágio terá início em fevereiro de 2020, com duração de 20 meses, e carga horária de 30 horas semanais. Os benefícios são diversos e a bolsa auxílio compatível com o praticado no mercado.

As vagas serão distribuídas entre as cidades de São Paulo, Santos e Sumaré (SP). Segundo o grupo, que engloba, além da holding Cosan, as empresas ComgásRaízenMooveRumoBrado e Payly, formando um time de 40 mil funcionários, não há critérios como idade ou cursos específicos. Todos os cursos são aceitos. Para participar, o candidato precisa concluir a graduação em dezembro de 2021, desejável inglês intermediário, e também disponibilidade para trabalhar nas cidades citadas acima.

Etapas de seleção
A primeira etapa do processo seletivo é online. Durante a inscrição, o candidato faz testes de identificação com a cultura da empresa e de capacidade analítica, ambos conduzidos por uma robô chamada Bia, que personifica uma funcionária do grupo. É o chatbot que conduz a interação por meio de vídeos e perguntas para acompanhar o candidato ao longo da inscrição.

Os selecionados nessa primeira fase irão participar de testes de perfil que acontecem até o dia 06 de dezembro e, na fase final, entre a primeira e a segunda semanas de dezembro, participarão das etapas presenciais. Os contratados começarão em fevereiro de 2020.

“Acreditamos que com resiliência, disciplina e determinação, atingimos resultados de alto nível. Por isso, queremos oferecer aos jovens essa oportunidade de aprender e empreender de forma única, ajudando-os a entender que uma carreira de sucesso se constrói com desenvolvimento diário e contínuo”, afirma Fernanda Sacchi, gerente executiva de RH da Cosan.

Para Du Migliano, co-founder da 99jobs, HRtech responsável pelo desenvolvimento do programa, o diferencial é que o job rotation, que costuma acontecer em programas de trainees, dessa vez será disponibilizado no estágio e entre áreas e em empresas de setores diferentes. “Será uma experiência incrível, com tecnologia avançada e muita criatividade do início ao fim”.

As inscrições podem ser feitas no sitehttp://www.99jobs.com/cosan/jobs/60371-megaestagio-cosan

Economia: Produtores rurais terão mais recursos para se proteger das alterações do clima




Gustavo Junqueira anuncia hoje na Assembleia Legislativa a liberação deR$ 15 milhões para aumentar a segurança das lavouras


Redação/Hourpress
Os fenômenos climáticos são um grande fator de risco para a produção agrícola. Temporais, secas prolongadas e geadas, além de problemas fitossanitários podem comprometer a renda do agricultor por muitos anos. Para minimizar os riscos, foi autorizado por Gustavo Junqueira, secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, um aporte de R$ 15 milhões para a subvenção do Prêmio de Seguro Rural, por meio do Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista (Feap).

Somados aos R$ 35,5 milhões que haviam sido liberados durante o ano, o montante total de R$ 50,5 milhões é o maior valor já liberado pelo Governo do Estado para essa finalidade. A medida beneficiará centenas de pequenos e médios produtores. Com a iniciativa, o produtor pode minimizar suas perdas e recuperar parte do capital investido na lavoura. O Limite de subvenção é de R$ 25 mil por beneficiário. O prêmio de seguro rural não prioriza região ou cultura específica e qualquer produtor pode solicitar.

Ao contratar o benefício, o agricultor poderá optar pelas modalidades:

· Pecuária: avicultura de corte, avicultura de postura, bovinocultura de corte, bovinocultura de leite, bubalinocultura, caprinocultura, ovinocultura e suinocultura;

· Florestal: eucalipto, pinus, seringueira e demais espécies florestais nativas e exóticas;

· Aquícola: piscicultura, malacocultura, carcinocultura e ficocultura.

· Agrícola:

Riscos climáticos: abacate, abacaxi, abóbora, abobrinha, acerola, agrião, alface, algodão, alho, ameixa, amendoim, arroz, atemóia, banana, batata, berinjela, beterraba, café, cana-de-açúcar, canola, caqui, cebola, cebolinha, cenoura, cevada, cherimóia, chuchu, coentro, couve, couve-flor, ervilha, escarola, feijão, figo, gengibre, girassol, goiaba, kiwi, laranja, lichia, lima ácida, limão, maçã, mamão, mamona, mandioca, manga, maracujá, melancia, melão, mexerica, milho, milho safrinha, moranga, morango, nectarina, pepino, pera, pêssego, pimentão, pinha, quiabo, repolho, rúcula, salsa, soja, sorgo, tangerina, tomate, trigo, triticale, uva e vagem;

Riscos sanitários: laranja, lima ácida, limão, mexerica e tangerina.

Os interessados deverão procurar uma corretora de seguros e solicitar a subvenção através das empresas seguradoras credenciadas.

Economia: AIESEC e Electrolux promovem evento gratuito para ensinar iniciativas de sustentabilidade da ONU à crianças


Alimentação sustentável será tema do evento, que deve reunir mais de 2 mil crianças em São Paulo; Expectativa é que metas da ONU sejam implantadas até 2030

Redação/Hourpress
 Agora em São Paulo, o evento "A Maior Aula do Mundo", promovido pela AIESEC Brasil em parceria com a multinacional sueca Electrolux - por meio de sua área de programas sociais, a Electrolux Food Foundation - vai levar a mais de 2 mil crianças, um projeto educacional onde voluntários vão ensinar em salas de aula de escolas e ONGs, sobre hábitos alimentares sustentáveis.
Inteiramente gratuito, o evento acontece hoje (14)  com abertura no Espaço Citron, localizado na Rua Verbo Divino, 1488, no bairro Chácara Santo Antônio. Com início marcado para às 09h e término às 16h, após a abertura, o evento seguirá para 7 entidades onde acontecerão as lições. Para participar, é preciso se inscrever por meio do site.
Esta é a primeira edição do evento em parceria com a Electrolux e em formato nacional. Em 2019, a ação foi realizada com aulas em Maceió e na capital Brasília, usando outra ferramenta de aprendizagem, e agora chega a São Paulo, com o objetivo de traçar um compromisso para aumentar a conscientização sobre alimentação saudável e desperdício de comida neste ano. "Nosso propósito é ser agente de mudança no mundo, levar desenvolvimento e esperança para o máximo de pessoas", afirma Layanne Paixão, Diretora de Relações Públicas da AIESEC Brasil.
O projeto educacional Food Heroes é uma iniciativa de parceria global, criada pelo Feed The Planet que inclui a AIESEC, a Electrolux Food Foundation e a Worldchefs. Consigo, as instituições carregam a missão de promover ações que estejam em sinergia com a Agenda de Desenvolvimento Sustentável da ONU.
Para Cosimo Scarano, Coordenador de Programas Sociais da Electrolux, eventos como esse despertam o que há de melhor no ser humano, ele reforça: "A Electrolux Food Foundation, através das suas iniciativas, quer contribuir para um futuro mais sustentável. Por isso desenvolvemos essa ferramenta para crianças: queremos que as futuras gerações entendam que elas podem mudar o mundo com escolhas simples, a partir de hoje".
As crianças vão receber um kit de ferramentas criado especificamente para ajudá-las a entender as metas e a importância de serem implantadas até o ano de 2030. Esse kit vai trazer um plano conjunto de aulas, que além de lições que estimulam as crianças a mudar seus hábitos alimentares, o material vai oferecer conteúdos relacionados a outras metas da Organização, como energias renováveis, vida marinha, igualdade social e mudanças climáticas. "Devemos apoiar e encorajar nossas crianças a colocar em prática uma sociedade mais sustentável. Só assim poderemos viver em um mundo igualitário", finaliza Layanne Paixão.
Programação do Evento
Serviço
Evento: World’s Largest Lesson Brazil - A Maior Aula do Mundo
Inscrições por este link , disponível no site do evento
Data: 14/11/2019
Local: Espaço Citron
Endereço: Rua Verbo Divino, 1488 - Chácara Santo Antônio - SP
Horário: das 09h às 16h
Entrada: GratuitaSobre a AIESEC
Fundada em 1948, a AIESEC, organização sem fins lucrativos e reconhecida pela UNESCO como a maior gerida por jovens, nasceu com o objetivo de oferecer na prática, experiências de gestão, trabalho em equipe e vivência internacional a jovens universitários. Atua no Brasil há mais de quatro décadas e conta com mais de 49 escritórios espalhados por diversos estados. A principal meta da organização é promover a paz mundial e o preenchimento das potencialidades humanas, concedendo acessibilidade a todos, em qualquer lugar, crescendo disruptivamente e moldando seu trabalho para as necessidades do mundo.
Sobre o Grupo Electrolux
A Electrolux transforma a vida para o melhor, reinventando as experiências de sabor, cuidado e bem-estar para uma vida mais prazerosa e sustentável em todo o mundo. Como uma empresa global líder de eletrodomésticos, colocamos o consumidor no centro de tudo o que fazemos. Por meio de nossas marcas, que incluem a Electrolux, AEG, Anova, Frigidaire, Westinghouse e Zanussi, vendemos mais de 60 milhões de produtos para cozinhas domésticas e profissionais, em mais de 150 mercados, todos os anos. A Electrolux opera desde 1919, com sua sede localizada em Estocolmo, na Suécia, e as ações ELUXb da Electrolux são cotadas na Nasdaq OMX de Estocolmo.

Economia:Bancos 4.0; o futuro das instituições financeiras


O setor de serviços financeiros, no Brasil e no mundo, passa atualmente por um ponto de inflexão


*Odilon Costa
Considerando os impasses da economia do País no ciclo mais recente, observou-se um aumento nas despesas com tecnologia, que subiram de R$ 13,2 bilhões para R$ 13,9 bilhões. Os investimentos, por sua vez, mantiveram-se no mesmo patamar, indo de R$ 5,8 bilhões para R$ 5,7 bilhões – um reflexo do esforço dos bancos em continuar acompanhando a evolução da tecnologia, de forma eficiente, para oferecer serviços de ponta ao usuário.
O setor de serviços financeiros, no Brasil e no mundo, passa atualmente por um ponto de inflexão. Para lidar com a evolução de um segmento que atravessa profundas transformações tecnológicas, regulatórias e de mercado, os bancos se deparam com a necessidade de conduzir mudanças estratégicas em seus modelos de negócios e operacionais.
O estudo “Global Banking and Capital Markets Outlook 2019”, realizado mundialmente pela Deloitte, aponta os pontos mais críticos a serem observados pelas instituições financeiras que querem aproveitar o momento para colocar essas necessárias transformações em prática. Alguns pilares da transformação a ser endereçada pelo setor de serviços financeiros incluem:
  1. Tecnologias exponenciais
O potencial das tecnologias emergentes se mostra maior a cada dia. A inteligência artificial e a computação em nuvem já estão transformando significativamente muitos aspectos do sistema bancário. Apesar do entusiasmo inicial com o blockchain ter arrefecido, a indústria continua a navegar em direção a aplicações práticas dessa tecnologia;
  1. Ecossistema financeiro
Com a crescente convergência da indústria de serviços financeiros, as relações entre bancos, fintechs e big techs estão evoluindo rapidamente. Promover um verdadeiro contexto de colaboração ainda é um desafio para as instituições financeiras.
  1. Transformação digital
Na medida em que o mundo se torna mais volátil, a mudança a ser conduzida pelas instituições financeiras deve ser precisa e atingir o centro de sua estratégia, assim pode se traduzir de fato em um novo modelo operacional. Essa transformação deve começar fundamentalmente com os bancos reafirmando seu papel no sistema financeiro global. As instituições devem aumentar a confiança e a eficiência em seus processos, de forma que a tecnologia seja aplicada para sustentar uma visão e um propósito claro de negócios.
  1. Sinergia tecnológica
O sucesso dos bancos em sua transformação digital dependerá principalmente de como a estratégia de tecnologia e operações serão capazes de operar em conjunto os sistemas, plataformas, softwares, ferramentas e a infraestrutura. A gestão de dados, a centralização da infraestrutura e a inteligência artificial estão na base dessa abordagem integrada, aplicada de forma a criar o máximo valor para as instituições.
  1. Talentos para o futuro dos bancos
Qualquer transformação na gestão de pessoas que vise apenas a eliminação de tarefas rotineiras e a gestão de custos será limitadora. Nesse sentido, as palavras-chaves para os talentos de hoje e de amanhã são relevância, criatividade e resolução de problemas. Habilidades para projetar uma melhor experiência para o cliente ou gerenciar mudanças podem se tornar, no futuro, tão ou mais importantes do que o conhecimento da indústria.
  1. Riscos de uma nova era
Com a evolução da tecnologia, novos riscos relacionados à aplicação de algoritmos e inteligência artificial desafiam os bancos a repensarem os aspectos éticos e de conformidade até então claramente estabelecidos. Em uma economia e em um modelo de negócios estabelecidos com base em dados, a privacidade e a segurança estão no foco das novas regulamentações – como a Lei Geral de Proteção de Dados brasileira e as legislações internacionais equivalentes. Assim, a próxima geração de gerenciamento de riscos cibernéticos deve considerar uma abordagem que fortaleça os controles na infraestrutura tecnológica, utilize o analytics e o big data de forma segura e responsável e construa uma infraestrutura resiliente para resistir a interrupções sistêmicas e longos períodos de estresse.
  1. Serviços digitais
Plataformas de autoatendimento, reuniões virtuais com o gerente e horário estendido para serviços remotos são algumas das possibilidades que já vêm sendo pensadas pelas instituições financeiras. Os bancos estão reimaginando os seus espaços e canais para a oferta de novos e disruptivos serviços digitais.
Odilon Costa é CEO da Tree Solution

Economia: A força da mulher no setor do café


Encontro anual da IWCA - Aliança Internacional das Mulheres do Café do Brasil - será realizado durante a Semana Internacional do Café 2019, que ocorre em Belo Horizonte entre 20 e 22 de novembro

 Redação/Hourpress
Elas cuidam da terra para que dali saiam os grãos que vão resultar nos melhores cafés na xícara. Podem estar à frente do planejamento das lavouras, comandando cooperativas, trabalhando em fazendas como engenheiras e técnicas agrícolas, ser responsáveis pela torrefação, estar à frente da seleção dos melhores produtos para exportação, classificando cafés, empreendendo no mercado com cafeterias e indústrias que agregam o café como insumo. Muitas ainda estão no banco das universidades se preparando para entrar nesse vasto e fascinante mundo da agricultura, outras criando bebidas saborosas e diferenciadas como baristas ou, simplesmente, são exímias consumidoras e apaixonadas por cafés.
Mais de 800 destas mulheres estarão reunidas na próxima semana para o encontro anual da Aliança Internacional das Mulheres do Café do Brasil (IWCA Brasil) – rede formada por profissionais envolvidas em toda a cadeia produtiva cafeeira. O encontro será realizado dentro da Semana Internacional do Café 2019 – SIC, que ocorre entre 20 e 22 de novembro no Expominas, em Belo Horizonte.
Nesta edição, com o intuito de ampliar o debate, a Aliança convidou mulheres da América Latina e Caribe. Já estão confirmadas as presenças de representantes de 12 países. No IWCA Regional Leadership Summit haverá prova de cafés, workshops sobre comercialização, painéis e palestras com temáticas variadas.
“A SIC é fundamental para nossa existência, é o mais importante acontecimento para as mulheres do café brasileiro. Um momento de prospectar negócios, trocar experiências, fazer conexão com todos os setores, resumindo: um mundo de oportunidades”, ressalta Cíntia de Matos, diretora-presidente da IWCA.
Este ano, o IWCA Regional Leadership Summit recebe o apoio do projeto Ganha-Ganha da ONU Mulheres, que tem como objetivo a igualdade de gênero. A IWCA busca dar visibilidade às mulheres em toda a cadeia do negócio café e tem como missão participar e influenciar nas decisões das políticas cafeeiras; incentivar a permanência no campo, promovendo o desenvolvimento socioambiental; divulgar e valorizar os cafés de qualidade, conquistando novos mercados e adicionando valor aos mercados já existentes.
“A presença das mulheres na atividade cafeeira sempre foi de extrema importância, em cada detalhe do processo: na produção com sua habilidade de organização, que traz um excelente resultado na bebida; na sensibilidade de agregar pessoas; na gestão dos recursos e na capacidade de aceitar com maior facilidade o novo. Hoje, temos mulheres apoiando umas às outras em vários setores, não só na produção, mas na comercialização, no desenvolvimento social, nas pesquisas, na habilidade da prova, somando às mais lindas histórias de sabor e de vida”, diz Cíntia.
Questionada sobre os desafios ainda enfrentados pelas mulheres em um setor tradicionalmente comandado por homens, ela diz que há muito o que evoluir. “São grandes os desafios. Percebemos, principalmente na agricultura familiar, que as mulheres que desempenham o papel de mãe, esposa, proprietária e trabalhadora rural ainda não estão inseridas claramente no processo, deixando ainda o palco para o marido ou filhos homens. Nesse sentido, há muitos paradigmas a serem quebrados e eu sonho com o dia em que as mulheres do café passem a ser inseridas normalmente no seu lugar de profissionais do café, ativas e importantes’”, complementa a diretora-presidente da IWCA.
SERVIÇOIWCA Regional Leadership Summit 2019
Dia 22/11, das 8h às 16h30
Grande Auditório Robério Silva, SIC, Expominas
Sobre a Semana Internacional do Café - A Semana Internacional do Café (SIC) é uma iniciativa do Sistema FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais), da Café Editora, do Sebrae, do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa) e Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge).
Reunirá de 20 a 22 de novembro de 2019, no Expominas, em Belo Horizonte (MG), toda a cadeia produtiva do setor cafeeiro nacional e internacional. O encontro envolve
cafeicultores, torrefadores, classificadores, exportadores, compradores, fornecedores, empresários, baristas, proprietários de cafeterias e apreciadores. Durante os três dias serão realizados mais de 25 eventos simultâneos focados nas áreas de mercado & consumo, conhecimento & inovação, negócios & empreendedorismo.
Semana Internacional do Café 2019
Quando? De 20 a 22 de novembro, das 11h às 20h
Onde? Expominas – Avenida Amazonas, 6200 – Gameleira, BH
Quanto? Inscrição pelo site: www.semanainternacionaldocafe.com.br – aba credenciamento. Visitantes sem CNPJ pagam R$ 30, para os três dias do evento.

Geral: Novembro Azul; preconceito faz mal à saúde


Falta de informação afasta pacientes do consultório médico e atrapalha diagnóstico precoce do câncer de próstata


Redação/Hourpress
Apesar da igualdade de gênero ser pauta recorrente em diversos debates, sabemos que o machismo ainda perdura em alguns pensamentos e, além dos malefícios sociais, muitas vezes essa falta de conhecimento pode afetar a saúde masculina.
É fácil perceber que homens vão menos ao médico do que mulheres, e quando vão costumam estar acompanhados da mãe, irmã ou esposa. Levantamento feito pela Doctoralia, maior plataforma de agendamento de consultas do mundo, apontou que eles representam apenas 24% dos acessos a sua página, enquanto elas são responsáveis pelos outros 76% (120 milhões de cliques), comprovando a discrepância existente quando o assunto é prevenção.
Como sabemos, uma rotina preventiva com exames periódicos, seguindo orientações com base no histórico pessoal e familiar de cada um, é essencial para evitar surpresas desagradáveis. O INCA (Instituto Nacional do Câncer) estima que em 2019 sejam diagnosticados 69 mil novos casos da doença no Brasil, desses, 90% têm cura se descobertos em fase inicial. "Geralmente os homens procuram o médico quando há algum incômodo persistente, não existe uma cultura de consultas rotineiras", afirma o Dr. Flávio Iizuka, urologista membro da plataforma Doctoralia.
Uma vez que o câncer de próstata é assintomático no início, se atentar à rotina de exames preventivos é essencial. "Quando há histórico familiar da doença, é necessário realizar a análise sanguínea para medir os níveis de PSA (Antígeno Prostático Específico - proteína que pode indicar a presença do tumor ou alguma outra alteração na próstata) junto ao exame de toque, anualmente, a partir dos 45 anos de idade". Para homens negros, mesmo sem hereditariedade, a regra é a mesma, "não se sabe ao certo o porquê, mas a incidência da doença dentro desse grupo é em média três vezes maior", pontua o médico. Os demais devem iniciar esse check up a partir dos 50 anos.
Além disso, o sexo masculino precisa cuidar melhor da saúde como um todo. "Se atentar à alimentação, com dietas saudáveis e balanceadas, não pode ser exclusividade da parceira, das irmãs ou amigas. Os homens também se beneficiam e muito desses hábitos saudáveis, que são de suma importância para prevenir o aparecimento de tumores e outras doenças", finaliza o Dr. Iizuka.

Geral: Papai Noel chega ao Butantã Shopping





Com decoração temática, "Safári do Papai Noel" tem início esta semana

Redação/Hourpress

 Para celebrar o início do clima natalino, o Butantã Shopping aguarda a chegada do Papai Noel para a tarde desta sexta-feira (15) de feriado. O bom velhinho será recepcionado por banda e personagens caracterizados.
Após o cortejo, o personagem seguirá para seu trono, onde as crianças poderão tirar fotos das 15h às 20h. Além disso, escultura de balões e pintura facial farão parte das atividades do dia no shopping.
A decoração deste Natal será com o tema "Safári do Papai Noel". O cenário interativo transformará a praça de eventos em um grande safári, com réplicas de animais silvestres e muitos brinquedos, como o cavalinho de molas (gratuito), carrinhos temáticos (R$ 10,00) e um elevador que remete ao pescoço de uma girafa (R$ 10,00).
A partir de sábado (16), o Papai Noel estará diariamente no shopping para tirar fotos e receber os pedidos dos pequenos.
Agenda do Papai Noel:
Até 11/12 - das 14 às 20 horas
Com um intervalo de 30 minutos
De 12 a 23/12 - das 14 às 22 horas
Com dois intervalos de 30 minutos
24/12 - das 10 às 18 horas
Com dois intervalos de 30 minutos
Serviço:
Butantã Shopping
Endereço: Av. Prof. Francisco Morato, 2718 - Butantã, São Paulo/ SP.
Telefone: (11) 3723-3900