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Crônica: A inteligência não é capaz de dominar o amor

    Pixabay Alguns o chamavam de enciclopédia ambulante Astrogildo Magno Gabriel era calmo e jamais deixava transparecer as suas emoções. ...

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2019

Geral: True Gen, a geração da verdade



“Esforce-se por amar as suas próprias dúvidas, como se cada uma delas fosse um quarto fechado, um livro escrito em idioma estrangeiro. Não procure, por ora, respostas que não lhe podem ser dadas, porque não saberia ainda colocá-las em prática e vivê-las. E trata-se, precisamente, de viver tudo. No momento, viva apenas as suas interrogações. Talvez que, somente vivendo-as, acabe um dia por penetrar, sem perceber, nas respostas”

Lu Magalhães

A frase é de Rainer Maria Rilke, em Cartas a um Jovem Poeta,na tradução de Fernando Jorge, emedição publicada no Brasil pela Hemus Livraria e Editora, em 1967. Indeciso entre a carreira miliar e a literária, o jovem Franz Xaver Kappus trocou 10 cartas com o escritor tcheco, entre 1903 e 1908. Com a morte de Rilke, as correspondências foram compiladas neste livro que, na minha opinião, é imperdível! Eis que me lembrei dos belos conselhos de Rilke ao jovem, quando li uma pesquisa da Box1824 sobre os “novos” jovens.
Os nativos da primeira geração a crescer em um mundo dominado pela internet, a Geração Z – também conhecida como True Gen, geração da verdade – têm, hoje, entre oito e 23 anos. Fluentes em tecnologia são comunaholics, ou seja, transitam em muitas comunidades e têm especial interesse em se conectarem com pessoas que compartilham as mesmas causas. O estudo aponta que a chave para entender essa geração é o não binarismo. Dialogam, entendem e agregam. Enxergam os outros como iguais. Uma baita notícia boa, mulheres!!
Na prática, sabem que integram uma sociedade hipervigiada e abraçam o desafio de criar espaços, dentro da própria rede, para relações mais verdadeiras. Ao contrário dos Millennialssão mais realistas e empáticos com opiniões diferentes das suas. Um aspecto que me chamou atenção é a busca pela própria identidade (adeus, tribos!!), as relações com diálogos francos e novas formas de consumir. Eles mantêm a individualidade e conciliam aspectos que podem soar estranhos a outras gerações: religião e homossexualidade, por exemplo. Ambas combinam desde que esse indivíduo acredite que os dois correspondem ao que acreditam.

Valorizam a estabilidade e a carreira – o que não significa que estão dispostos a seguir padrões. A ideia aqui é ser pragmático dentro de interesses e parâmetros próprios. Estão em busca de personalização de produtos e serviços. Adeus modinhas e padronização! Estamos diante de uma geração que não comporta estereótipos e que tem uma relação mais saudável com o consumo. A ideia de ligar bem material ao consumo, simplesmente não faz sentido. Carro ou roupa parada no guarda-roupa?! Nem pensar. Veículo só se for para ganhar dinheiro extra com aplicativos de carona; roupa sem usar vira brechó online.
Confesso que a descrição dessa True Gen me encantou, embora não tenha encontrado informações sobre como lidam com a leitura; com o acesso à tanta informação; e como esse arsenal de estímulos pode ser usado como instrumento de bem-estar individual e social. Vejo, com otimismo, esse interesse em enxergar as necessidades e peculiaridades do outro; esse desinteresse em julgar as pessoas ou rotular. Espero – assim como Rilke deve ter esperado do seu jovem poeta – que esses jovens se unam a gerações anteriores e posteriores (a geração Alpha, cuja palavra-chave é reconstrução) para juntos darem novas respostas para antigos questionamentos. Que a igualdade de gênero seja uma realidade.
Ainda em Cartas a um Jovem Poeta, Rilke sibilou: “Essas palavras ‘moça’, ‘mulher’, não significarão apenas o contrário de homem, mas qualquer coisa de individual, valendo por si mesmo; não apenas um complemento, mas um modo completo da vida: a mulher na sua autêntica humanidade.”
Lu Magalhães é presidente da Primavera Editorial, sócia do PublishNews e do #coisadelivreiro. Graduada em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), possui mestrado em Administração (MBA) pela Universidade de São Paulo (USP) e especialização em Desenvolvimento Organizacional pela Wharton School (Universidade da Pennsylvania, Estados Unidos). A executiva atua no mercado editorial nacional e internacional há mais de 20 anos.

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2019

Variedades: Receita de Creme de nutella




Redação/Hourpress

Ingredientes
  • 1 clara
  • 1 colher (sopa) de açúcar
  • 1 e 1/2 xícara (chá) de creme de avelã tipo Nutella
  • 1 xícara (chá) de chantily
  • 1/3 xícara (chá) de avelã torrada e picada
Modo de preparo
  • Na batedeira, bata a clara em ponto de neve.
  • Adicione o açúcar, batendo para misturar.
  • Em uma tigela, misture a Nutella, o chantily e a calara batida, mexendo delicadamente com uma colher.
  • Despeje em um refratário pequeno, polvilhe com a avelã e sirva em seguida.
Rendimento: 6 porções
Tempo de preparo: 30 minutos

Variedades: Demônios da Garoa e Kell Smith fazem shows gratuitos no Central Plaza Shopping


Grupo original da Mooca, que completou 75 de carreira, e cantora POP integram a programação especial do Central Plaza Music em fevereiro


Redação/Hourpress

“Não posso ficar nem mais um minuto com você. Sinto muito, amor, mas não pode ser...” Com essa emblemática frase da música Trem das Onze, o Central Plaza Shopping anuncia a programação de shows para fevereiro. A Praça de Eventos do maior centro comercial e de entretenimento da Vila Prudente receberá o grupo Demônios da Garoa, em 10 de fevereiro, às 15h, além da cantora Kell Smith, no dia 13 de fevereiro, a partir das 19h30, em celebração ao Dia Mundial do Rádio.
Os sambistas Izael, Sérgio Rosa, Ricardinho, Canhotinho e Dedé Paraizo se dividirão no palco para apresentar o melhor repertório do grupo, a partir dos clássicos: Saudosa Maloca, Trem das Onze, Samba do Arnesto, Tiro ao Álvaro, Você Abusou, Samba da Criança, Santa Luzia, Vem Cantar Comigo, além de pot-pourri em homenagem a outros artistas brasileiros.
Com vozes e estilo musical inconfundíveis, os músicos da Mooca já receberam diversos prêmios e honrarias, como os troféus Pinto e Chico Viola, o prêmio Sharp de música (1995), o prêmio Ary Barroso (1998), a medalha Anchieta da Câmara Municipal de São Paulo e o Disco de Ouro pelo CD – 50 anos – (1994).
Outro destaque ficará por conta da compositora Kell Smith, autora do sucesso “Era uma Vez”. Aos 25 anos, é uma das cantoras mais tocadas nas rádios nacionais. Com inspiração representada do R&B ao jazz, passando pelo Hip Hop e o samba de raiz, pelo MPB e pela bossa nova, a artista se destaca pela diversidade do repertório durante as interpretações.
Serviço:
Central Plaza Shopping – Shows gratuitos
Endereço:
 Av. Dr. Francisco Mesquita, 1000 – Vila Prudente. 
Data: 
Demônios da Garoa – 10 de fevereiro, às 15h

Kell Smith – 13 de fevereiro, às 19h30.
Estacionamento gratuito por 2 horas.

Variedades: Cine Tupi inaugura nova atração aos sábados; feijoada com samba de raiz



Redação/Houpress
  • Programação inédita na região de Higienópolis começa neste sábado, 2 de fevereiro
  • Nesta sexta-feira, dia 1º, o destaque fica por conta do Happy Hour, com valores promocionais no balde da cerveja Eisenbahn
  • Diferenciais do Cine Tupi incluem drinks autorais como “E o Vento Levou”, inspirados em clássicos do cinema, e comidas de Gastrobar com releituras exclusivas sob o conceito comfort food

O Cine Tupi, bar recém-inaugurado e com conceito inédito no bairro de Higienópolis, abre as portas mais cedo neste sábado, 2 de fevereiro, para lançar uma atração típica brasileira: a feijoada com samba de raiz. Os paulistanos apaixonados por cinema e música de alta qualidade agora podem se deliciar com uma feijoada completa (R$ 56,00) todos os sábados, sempre a partir do meio-dia.
Das 13h às 17h deste sábado, o palco do Cine Tupi será do Grupo Família do Samba, uma formação com quatro talentosos músicos. Já a partir das 19h, voltam a se apresentar os Tigres Tristes + Giu Nogueira, trio de jazz cigano formado por Flávio Nunes (violão solo), Bruno Panichi (violão rítmico) e Giu Nogueira (voz). As apresentações partem de clássicos do peculiar gênero musical e chegam a releituras nacionais recentes do grupo no estilo manouche.
A música é ponto alto do Cine Tupi, assim como o cardápio refinado, que faz do local um Gastrobar referência em São Paulo. Os pratos foram criados como releituras de comidas de boteco e forte inspiração em pubs irlandeses, mas adaptados com ingredientes tipicamente brasileiros, como é o caso da ‘Spice Bag Brasileira’, com mandioca crocante e linguiça artesanal na cerveja.
“As ‘comidinhas’ que oferecemos ainda têm o conceito de comfort food, aquela comida que resgata a memória, desperta emoções e faz com que as pessoas se sintam em casa”, destaca Isabela Helou, sócia do Cine Tupi. “Pensando naquela carne de panela que nossas avós faziam quando éramos crianças, por exemplo, criamos a croquete de carne de panela e geleia de pimenta. Já em outros pratos como o bolinho de mandioca com carne seca, quisemos valorizar a gastronomia brasileira e explorar os principais ingredientes tropicais do País”.
Outro destaque da casa é a temática cinematográfica, refletida inclusive nos drinks autorais. Degustar um “E o Vento Levou (1939)”, por exemplo, significa provar uma bebida inspirada nos anos 30, que inclui rum aromatizado com abacaxi, mix de bitter aromático e suco de limão. A carta ‘Cine Drinks’ foi toda desenvolvida por um especialista, que resgatou a história da bebida com o cinema em outros drinks exclusivos, como o “Club dos 5 (1985)”, “Perfume de Mulher (1992)” e “Pulp Fiction (1995)” (média de preço R$ 30,00).
O Cine Tupi ainda oferece bons rótulos de cervejas a preços justos, além de servir o lendário chopp Guinness no ponto certo. Nesta sexta-feira, 1º de fevereiro, os visitantes poderão aproveitar o Happy Hour do Cine Tupi com valores promocionais das 17h às 20h, período em que o balde com três unidades da cerveja Eisenbahn sairá por apenas R$ 36,00.
O horário de funcionamento é de terça a sexta-feira das 17h à meia-noite, sábados de meio-dia à meia-noite e domingos das 14h às 20h, quando o palco é aberto para a livre apresentação de novos artistas.
Serviço:
Bar Cine Tupi
Rua Tupi, 832, Higienópolis
Valet: R$ 15,00
Reservas: (11) 99588-5511 / cinetupi@gmail.com

Variedades: MARIA lança single de estreia, a autoral "Toda Vez"




Cantora carioca, de 18 anos, ficou conhecida por sua participação no projeto "Poesia Acústica"

Redação/Hourpress

O ano de 2019 já começa com um novo nome no Pop Funk. Toda Vez que você escutar esse nome, pode apostar: é sinal de qualidade vocal, letras poderosas, talento e carisma. Trata-se de MARIA – dezoito anos, nascida e criada na Cidade Alta, na Zona Norte do Rio de Janeiro, conhecida pelo grande público por suas participações no projeto “Poesia Acústica”, como a voz feminina que se destaca nos sucessos “Sobre Nós” e “Capricorniana”. Agora, em nova fase, como cantora solo, ela lança seu single de estreia, “Toda Vez”, com o suporte e o fascínio de uma grande gravadora.
Poderosa e decidida como a autora, a canção tem discurso feminista. O clipe que acompanha a faixa reforça a identidade de “Toda Vez” – com produção de Felipe Sassi, que já trabalhou com nomes como IZA, Ludmilla e Gloria Groove, o vídeo tem atitude de sobra e aposta em um visual urbano. Ambientado em um posto de gasolina, apresenta MARIA em cenas que misturam moda, dança e arte. Exaltando o empoderamento feminino, ela e seu ballet dominam a cena e se divertem. Ballet, este, que é formado por meninas em sua maioria de comunidade, assim como MARIA, que faz questão de participar da seleção e escolher cada uma, dando oportunidades, assim como ela recebeu, mostrando que tem muito talento nas comunidades.

Economia: Rede de fast food saudável pretende chegar a 300 lojas neste ano




Com 105 unidades em operação, rede projeta forte expansão no Brasil e exterior para o ano de 2019

Redação/Hourpress

Segundo balanço do 3º TRI de 2018 realizado pela ABF (Associação Brasileira do Franchising), o segmento de alimentação permanece entre os primeiros colocados devido aos investimentos das redes em promoções, eficiência operacional e novos modelos e canais de venda, principalmente o delivery. A rede de fast-food saudável, Mr. Fit, é prova desse cenário positivo para a alimentação, ao fechar o ano de 2018 com 32 lojas inauguradas. Atualmente, a rede possui 105 unidades abertas e outras 47 em fase de implantação e está presente em 22 estados e no Distrito Federal. 
Além da quantidade de lojas, o faturamento da franquia também aumentou 20% em relação ao mesmo período de 2017. O objetivo, para 2019, é atingir a marca de 300 unidades e estar presente nos estados onde ainda não atua, como Acre, Amazonas, Rondônia e Roraima, bem como inaugurar a unidade que está em negociação nos Estados Unidos. O forte plano de expansão da rede deve-se, também, ao baixo custo de implantação das unidades, pois o preparo das refeições é realizado na própria loja, sendo 100% artesanal, grelhado ou assado, dispensando o uso de fritura no óleo e, naturalmente, a implantação de uma cozinha mais onerosa, com fritadeiras e exaustores.
SOBRE A MR. FIT
A rede Mr. Fit nasceu com a proposta de oferecer uma alimentação e com muito sabor, preparada de forma rápida e a um preço acessível. A empresária Camila Miglhorini, com dificuldade de encontrar uma comida rápida e com qualidade em um mundo repleto de produtos artificiais e refinados, criou o Mr. Fit na cidade de Paulínia, interior de São Paulo, em 2013. Pioneira em fast-food saudável no Brasil, a rede oferece refeições e sanduíches saudáveis, como estrogonofe de biomassa de banana. Está presente em mais de 14 estados no país, além implantação em países como EUA. Mais informações: https://www.redemrfit.com.br/


Túnel do tempo: 45 anos do incêndio do edifício Joelma


A maioria das vítimas morreu carbonizada nos 13 elevadores existentes no local


Luís Alberto Alves/Hourpress

O dia 1º de fevereiro de 1974 era uma sexta-feira, não calorenta igual hoje, mas chuvosa. Entraria para a história como trágica. O incêndio, às 8h45 no edifício na esquina da Avenida 9 de Julho com Praça das Bandeiras e Rua Santo Antônio, região central de SP, deixaria 191 mortos e mais de 300 feridos.

O fogo, provocado por curto circuito num aparelho de ar condicionado, se espalhou rápido pelos 22 andares do prédio. A maioria das vítimas morreu carbonizada nos 13 elevadores existentes no local, outras acabaram asfixiadas pela fumaça e quem chegou ao terraço, aguardou desesperadamente pelo helicópteros, que driblavam as chamas e o forte calor para não explodirem.

https://www.youtube.com/watch?v=dV9qlUZ96wM

https://www.youtube.com/watch?v=-XbgbjYkX34&t=37s

https://www.youtube.com/watch?v=-XbgbjYkX34