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Crônica: A construção de um grande amor
Não sabia como falar de amor com uma mulher Astrogildo Magno Natalino era autodidata. Escolado pela universidade da vida, aos 12 anos de ida...

terça-feira, 23 de junho de 2015
Variedades: Programação de 25 de junho a 1 de julho de 2015 do CineSesc
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Chevette é tema de filme |
Redação
CINEMA CONTEMPORÂNEO DO QUEBEC
SESSÃO DE CURTAS (85 min., 16 anos)
CHEVETTE 83 (Dir.: Luis
Oliva, Quebec/Canadá, 2013, 4 min.)
Os pais de Luis, um garoto de 10 anos, estão separados há
três quando decidem fazer uma viagem. Seguem com toda a família para as
Cataratas do Niágara a bordo de um chevete 83.
ILHA E VÔO (Dir.: Dan
Popa, Quebec/Canadá, 2014, 24 min.)
Uma viagem emotiva através do universo da aviação
contemporânea, um olhar terno sobre a noção de transição, física e sentimental,
em direção ao incerto. A mais de 10 mil metros acima do solo o filme reúne
várias histórias de viagens entre 16 aeroportos ao redor do mundo.
IMPERFEITA (Dir.: Emilie
Gauthier, Quebec/Canadá, 2013, 9 min.)
Com Marianne Farley, Pierre-Olivier Fortier e Antoine
Talbot.
Quando uma jovem mãe não suporta mais assumir seu papel e
cuidar devidamente de seu bebê.
MEMORÁVEL EU (Dir.: Jean-François
Asselin, Quebec/Canadá, 2013, 15 min.)
Com Émile Proulx-Cloutier, Sylvie de Morais e
Marie-France Marcotte.
Mathieu procura de todo jeito atrair atenção sobre si. É
uma questão de sobrevivência: “você pensa em mim, logo, existo”.
MYNARSKI, QUEDA MORTAL (Dir.: Matthew Rankin, Quebec/Canadá,
2014, 8 min.)
Com Alek Rzeszowski, Robert Vilar,
Annie St-Pierre, Eve Majzels & Louis Negin.
Uma epopeia histórica sobre os últimos instantes da vida
de Andrew Mynarski, herói da Segunda Guerra Mundial oriundo de Winnipeg. Um
híbrido surrealista dos melodramas de Howard Hughes, as silhuetas de Lotte
Reiniger e de 21 mil fotogramas em 35 mm pintados à mão.
PASSO (Dir.: Frédérique
Cournoyer-Lessard, Quebec/Canadá, 2015, 15 min.)
Através de toda a sua vida, Rose seguiu a sua paixão pela
dança, usando-a como um método singular de comunicação entre ela e o mundo ao
redor.
POSSUA-ME (Dir.: Anaïs Barbeau-Lavalette e André Turpin, Quebec/Canadá,
2014, 10 min.)
Um enfermeiro que trabalha num centro para pessoas com
deficiência se confronta ao seus princípios quando lhe pedem para realizar uma
tarefa muito particular.
Quinta-feira, 25/6, 15h. Segunda-feira, 29/6, 15h.
ANTOINE E MARIE (Dir. : Jimmy Larouche, Quebec/Canadá, 2014, 85 min.,
16 anos)
Marie levava uma vida tranquila, até o dia seguinte de um
happy-hour com as colegas de trabalho. Como não se lembra da noite anterior, o
namorado desconfia que houve uma traição. Antoine, um entregador de peças de
carro, poderá resolver este mistério.
Quinta-feira, 25/6, 17h. Segunda-feira, 29/6, 19h.
DURMA, NICOLE (Dir.: Stéphane Lafleur, Quebec/Canadá, 2014, 93 min., 16
anos)
Na ausência dos pais, a jovem Nicole passa o verão
acompanhada de sua melhor amiga Veronique. Quando tudo parece rotineiro, o
irmão mais velho de Nicole chega em casa com sua banda para gravar um disco. A
presença dos rapazes incomoda as garotas. Nicole tem dificuldades para dormir e
um garoto começa a dar em cima dela.
Quinta-feira, 25/6, 19h. Sábado, 27/6, 21h.
TERRA FIRME (Anaïs Barbeau-Lavalette e Émile Proulx-Cloutier,
Quebec/Canadá, 2015, 75 min., 16 anos)
Pascale, Raphael e Celeste vivem uma adolescência no campo
como qualquer outra. A cada ano, fazem estágio numa fazenda da região; aprendem
a trabalhar na terra e a conviver com a família que os hospeda. Uma verdadeira
relação mestre-discípulo surge entre os garotos e essas famílias de
agricultores.
Quinta-feira, 25/6, 21h. Segunda-feira, 29/6, 17h.
EXÍLIO (Dir.:Charles-Olivier
Michaud, Quebec/Canadá, 2014, 99 min., 16 anos)
Samuel é um jovem traumatizado pelo sequestro do seu pai
jornalista. Ele se vê obrigado a fugir, embarcando clandestinamente para os
Estados Unidos, onde espera encontrar sua mãe que acreditava estar morta. De
Miami a Montreal, passando por Nova York, encontra pessoas que vivem à margem
da sociedade norte-americana. Para dar um sentido à sua vida, Samuel se agarra
ao amor materno que, no entanto, nunca conheceu.
Sexta-feira, 26/6, 17h30. Terça-feira, 30/6, 15h.
DIÁRIO DE UM COLABORADOR (Dir.: Robert Morin,
Quebec/Canadá, 2010, 91 min., 16 anos)
Solteiro e especialista em eletrônica, Jean-Marc Phaneuf
viaja à África como colaborador da ONG Rádio do Mundo. Lá descobre países
consumidos pela fome, guerra, doenças e desigualdade social. Paralelamente,
encontra um povo corajoso, sedento de felicidade, de conhecimento e de
dignidade. Sua câmera, que usa para fazer um diário, lhe permite descobrir as
engrenagens duvidosas e ineficazes da ONG.
Sexta-feira, 26/6, 19h30. Domingo, 28/6, 21h.
O CARROSSEL HUMANO (Dir.: Martin Laroche,
Quebec/Canadá, 2013, 89 min., 16 anos)
Aos 4 anos, quando vivia na África, Sophie sofreu
mutilação genital. Vinte anos depois, emigrada no Quebec, cursa cinema e
encontra um trabalho num parque de diversões. Seu patrão pede que Sophie faça
um vídeo sobre o parque. Ao filmar seus colegas de trabalho, ela percebe que
está na verdade fazendo um filme sobre sua própria vida.
Sexta-feira, 26/6, 21h30. Sábado, 27/6, 17h.
O NARIZ (Dir.:
Kim Nguyen, Quebec/Canadá, 2014, 2014, 84 min., 16 anos)
Uma exploração sobre o nosso olfato e sua relação com a
memória, a emoção e o sexo. Dos prazeres da comida aos do erotismo, os cheiros
são gatilhos de emoções. O documentário nos leva pelo mundo do olfato e por
momentos de suspense, risco, insanidade e outros de pura poesia.
Sábado, 27/6, 15h. Terça-feira, 30/6, 17h.
3 HISTÓRIAS INDÍGENAS (Dir.: Robert Morin,
Quebec/Canadá, 2014, 70 min., 16 anos)
Erik Papatie vive em Abitibi com sua mãe, seus irmãos e
seus cachorros. O jovem decide fazer um transmissor de televisão com peças de
reposição que planeja usar para divulgar programas de família e imagens da
natureza aos seus companheiros. Shayne vagueia silenciosamente com seus fones
de ouvido entre o vilarejo e o Wal-Mart. Alicia, Shandy-Claude e Marie-Ève
constroem em uma cabana abandonada um altar em homenagem a Kateri Tekakwitha.
Três histórias espalhadas por quatro estações que mostram o surgimento de uma
nova geração de indígenas.
Sábado, 27/6, 19h. Sessão apresentada pelo cineasta.
GUROV E ANNA (Dir.: Rafaël Ouellet,
Quebec/Canadá, 2014, 106 min., 16 anos)
Escritor frustrado, Ben ensina literatura em uma
Universidade de Montreal. Durante seus anos de magistério, desenvolve um
interesse quase obsessivo por A
Dama do Cachorrinho, de Tchekov, que conta a história da transformação de
um adultério em amor verdadeiro. Quando sua mulher Audrey viaja a Paris para
encontrar o editor do seu primeiro romance, Ben se vê repetindo a história de
seu conto predileto.
Domingo, 28/6, 15h. Quarta-feira, 1/7, 17h.
WHITEWASH (Dir.: Emanuel Hoss-Desmarais,
Quebec/Canada, 2013, 88 min.,
16 anos)
Numa noite de bebedeira, Bruce Landry atropela um homem.
Depois de enterrar o corpo, ele acorda numa floresta coberta de neve sem saber
onde está. Ambientando no inverno rigoroso do norte do Quebec, Whitewash é uma
comédia dramática em tons noir que segue um homem por uma
floresta à procura de sobrevivência, redenção e sanidade.
Domingo, 28/6, 17h. Terça-feira, 30/6, 19h.
O PERFIL AMINA (Dir.:
Sophie Deraspe, Quebec/Canadá, 2015, 84 min., 16 anos)
Amina Arraf, bela revolucionária síria-americana, começa uma
relação erótica na internet com Sandra Bagaria, um garota de Montreal. Amina
cria um blog chamado A Gay
Girl in Damasco. Quando explode a revolução síria, o blog alcança grande
sucesso. Mas Amina é sequestrada e uma mobilização internacional se organiza
para libertá-la.
Domingo, 28/6, 19h. Terça-feira, 30/6, 21h.
TRÍPTICO (Dir.:
Pedro Pires e Robert Lepage, Quebec/Canadá, 2014, 95 min., 16 anos)
Uma saga urbana contemporânea que conta a historia de
Michelle, esquizofrênica e dona de livraria; sua irmã, Marie, cantora e atriz;
e o futuro marido de Marie, Thomas, neurocirurgião alemão. Um estudo sobre a
complexidade da comunicação nas vidas dessas três pessoas que buscam sua
própria identidade através de um desejo flagrante de autoexpressão.
Segunda-feira, 29/6, 21h. Quarta-feira, 1/7, 15h.
7ª EDIÇÃO IN-EDIT
BRASIL 2015 - Festival Internacional do Documentário Musical
ABERTURA
Paco de Lucía: La Búsqueda (Dir.:
Curro Sánchez, Espanha, 2015, 95 min., livre)
Em uma série de entrevistas dadas a seu filho e diretor do
filme, Curro Sanchez, o grande Paco de Lucia conta sua trajetória, desafios e a
sua eterna busca pela perfeição.
Prêmios: Cinema Writers Circle
Awards Spain, Goya Awards.
Quarta-feira, 1/7, 20h30, grátis.
CINECLUBINHO
FESTA NO CÉU 3D (Dir.: Jorge R. Gutierrez. EUA, 2014, 95min, livre)
Manolo, um jovem dividido entre cumprir as expectativas de
sua família e seguir seu coração, disputa o amor de Maria com Joaquim. Morto
pela maldição de um espírito, Manolo deve fazer uma jornada de volta à Terra,
atravessando três mundos até chegar a seu amor.
Domingo, 28/6, 11h, grátis, dublado.
BATE-PAPO - CINEMA CONTEMPORÂNEO DO
QUEBEC
COM ROBERT MORIN E MARTIN LAROCHE
Conversa com os dois realizadores convidados para exibir
filmes dentro da seleção da Mostra.
Quinta-feira, 25/6, 19h30, livre, grátis.
EXPOSIÇÃO
41º FESTIVAL SESC MELHORES
FILMES
O CineSesc apresenta no hall uma
exposição com os trabalhos do artista plástico, autor e ilustrador Marcelo
Cipis.
Todos os dias, 14h às 21h30,
livre, grátis.
quarta-feira, 17 de junho de 2015
Túnel do Tempo: Rússia suspende compra de carne
Radiografia de Sampa: Avenida Pompeia
Luís Alberto Alves
A
denominação dessa Avenida relembra a antiga cidade localizada na região da
Campanha, sul de Nápoles, na Itália, quase ao pé do vulcão Vesúvio, possuía
intensa vida econômica e comercial.
Parcialmente
danificada no ano de 63 D.C. por um grande terremoto, aos 24 de agosto de 79
D.C. uma inesperada erupção do Vesúvio destruiu completamente a cidade.
Dos 20
mil habitantes, mais de 2 mil morreram. Os
outros conseguiram fugir, mas a
cidade desapareceu coberta pela lava. A partir de 1748 começaram as escavações
no local e, a partir desse trabalho, Pompéia é hoje um grande centro de
história e turismo.
O nome
desta Avenida seguiu uma temática aplicada pelo loteador da Vila Romana, qual
seja, a de sugerir denominações que lembrassem a história da Itália. A
Avenida Pompeia (foto) fica no bairro de
Perdizes, Zona Oeste de SP.
Geral: Mais de mil demissões de jornalistas em cerca de 50 redações
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As redações dos jornais estão ficando cada vez mais vazias |
Redação
Jornalistas&Cia
O projeto de
jornalismo de dados Volt Data Lab publicou uma reportagem em
que consolida A conta dos passaralhos, desde 2012.
No trabalho
conduzido por Sérgio Spagnuolo (editor de Volt), apurou-se que
“em pouco mais de três anos (2012 a junho de 2015), foram contabilizadas pelo
menos 1.084 demissões de jornalistas em cerca de 50 redações, incluindo as
principais empresas de comunicação brasileiras, a grande maioria por cortes de
custos”, diz trecho do texto.
Os dados utilizados
na pesquisa foram obtidos pela contagem do número de demissões a partir de
informações dos sites especializados Portal
dos Jornalistas, Portal Imprensa e Comunique-se.
Geral: Fator Previdenciário – 4 principais dúvidas sobre o tema
Redação
![]() |
Muita conta para entender o Fator Previdenciário |
O possível fim do Fator Previdenciário vem pautando muitos debates recentemente, com busca de alternativas que proporcionem melhorias de condições para as aposentadorias brasileiras, propostas não faltam.
Mas, o que é o Fator Previdenciário e quais as novas propostas referente ao tema? O advogado Guilherme de Carvalho, presidente da G. Carvalho Sociedade de Advogados, respondeu a quatro dúvidas frequentes sobre o tema:
Quais mudanças estão sendo debatidas no Fator Previdenciário?
Existem diversas propostas referentes a mudanças no Fator Previdênciário, recentemente o Congresso Nacional aprovou a Fórmula 85/95, que tem como base de partida, o fato de que a aposentadoria poderá ser solicitada quando a soma da idade com o tempo de serviço deve dar 85 anos para mulheres e 95 para homens.
Já o Governo Federal não concorda com essa proposta e sinalizou com a possibilidade de veto a essa alteração, substituindo a proposta do Congresso por uma emenda constitucional, que manteria o Fator Previdenciário, mas criaria um mecanismo móvel que vai variar ao longo do tempo, de acordo com a expectativa de vida dos brasileiros. Mas, tudo está muito obscuro. Assim, enquanto esse debate é estendido, o caminho para o trabalhador é buscar na Justiça por esse direito e ficar atento para lutar contra uma mudança que não seja tão benéfica.
O que é o Fator Previdenciário?
O Fator Previdenciário foi uma fórmula criada pela Previdência Social que visa equalizar suas contas. Para tanto, tinha que reduzir os ganhos com o pagamento de aposentadorias. Esse cálculo é aplicado nas aposentadorias por tempo de contribuição e por idade (no segundo caso é opcional) e foi criado com o objetivo de equiparar a contribuição do segurado ao valor do benefício, baseia-se em quatro elementos: alíquota de contribuição, idade do trabalhador, tempo de contribuição à Previdência Social e expectativa de sobrevida do segurado (conforme tabela do IBGE).
A fórmula é bastante complexa, veja a arte:
Na qual:
· f = fator previdenciário
· Tc = tempo de contribuição do trabalhador
· a = alíquota de contribuição (0,31)
· Es = expectativa de sobrevida do trabalhador na
data da aposentadoria
· Id = idade do trabalhador na data da aposentadoria
Nessa fórmula do fator previdenciário são somados ao tempo de contribuição do segurado cinco anos para as mulheres; cinco anos para os professores que comprovarem efetivo exercício do magistério no ensino básico, fundamental ou médio ou dez anos para as professoras que comprovarem efetivo exercício do magistério no ensino básico, fundamental ou médio.
Por que prejudica tanto os aposentados?
O Fator Previdenciário tem reflexo diretamente nos ganhos do aposentado, sendo extremamente prejudicial ao trabalhador já que diminui o valor do benefício pago para quem se aposenta por tempo de serviço. Os impactos dessa redução chegam em alguns casos a até 40% do valor do benefício do trabalhador por tempo de serviço em relação a aposentadoria por idade. O fator previdenciário prejudica principalmente os trabalhadores que mais contribuíram.
Como reduzir os impactos desses na vida dos aposentados?
Enquanto não ocorre uma decisão no âmbito político, a alternativa dos brasileiros para ajustarem seus ganhos, minimizarem os impactos e recuperarem valores pagos erroneamente é a Justiça. Cada vez mais são crescentes as ações contra os prejuízos do Fator Previdenciário, pois a forma impositiva com que foi aplicado esse cálculo faz com que muitos advogados observem falhas que lesaram os direitos dos trabalhadores. Exemplos não faltam como são as seguintes teses: Exclusão do Fator Previdenciário, Inclusão do Fator do Homem, dentre outras. Resta ao aposentado buscar na Justiça a melhoria de ganhos por meio de advogados especializados na área previdenciária.
Geral: Corrida para salvação de elefantes
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Em diversos países os elefantes são caçados por causa do marfim |
Redação
Os elefantes
são seres super inteligentes – tão próximos dos humanos quanto os macacos. Ainda assim, estamos literalmente levando estes animais à
extinção.
Esses animais são obcecados com a própria morte. Eles entendem o que está acontecendo com suas famílias, chegando até a identificar ossos de outros elefantes e passar horas chorando sobre eles. A caça predatória é tão devastadora, do ponto de vista emocional, que pode levar até 20 anos para que uma manada de elefantes se recupere!
Cem elefantes morrem por dia – eles são atingidos por tiros disparados a partir de helicópteros e têm seus rostos mutilados por facões, muitas vezes enquanto ainda vivos – apenas para produzir objetos de marfim. O pior de tudo é que essa selvageria é levada a cabo pelo crime organizado e ajuda a financiar os grupos terroristas mais perigosos do mundo.
Mas agora temos motivos para ter esperança: a China acaba de anunciar que vai gradualmente eliminar a indústria de marfim no país e 11 estados dos EUA propuseram leis locais pedindo a proibição do comércio do produto. É um ponto crítico na luta em defesa destes majestosos animais. Agora, podemos acabar com a demanda financiando uma enxurrada de campanhas nos EUA, Tailândia e Vietnã e extinguir os maiores mercados de marfim do mundo.
Esses animais são obcecados com a própria morte. Eles entendem o que está acontecendo com suas famílias, chegando até a identificar ossos de outros elefantes e passar horas chorando sobre eles. A caça predatória é tão devastadora, do ponto de vista emocional, que pode levar até 20 anos para que uma manada de elefantes se recupere!
Cem elefantes morrem por dia – eles são atingidos por tiros disparados a partir de helicópteros e têm seus rostos mutilados por facões, muitas vezes enquanto ainda vivos – apenas para produzir objetos de marfim. O pior de tudo é que essa selvageria é levada a cabo pelo crime organizado e ajuda a financiar os grupos terroristas mais perigosos do mundo.
Mas agora temos motivos para ter esperança: a China acaba de anunciar que vai gradualmente eliminar a indústria de marfim no país e 11 estados dos EUA propuseram leis locais pedindo a proibição do comércio do produto. É um ponto crítico na luta em defesa destes majestosos animais. Agora, podemos acabar com a demanda financiando uma enxurrada de campanhas nos EUA, Tailândia e Vietnã e extinguir os maiores mercados de marfim do mundo.
Matar elefantes é um negócio gigantesco: com a diminuição do número de animais selvagens, o preço dos estoques de marfim está cada vez mais alto. Agora, os caçadores estão correndo para matar a quantidade máxima de elefantes possível. Em cinco anos, Moçambique perdeu metade de sua população. Estamos correndo contra o tempo: se a taxa de mortalidade atual continuar, em pouco mais de uma década pode ser que não haja mais elefantes selvagens, apenas sepulturas.
A notícia sobre a proposta da China pode vir a ser nossa melhor chance de virar o jogo e, com campanhas de alto nível em onze estados dos EUA, na Tailândia e no Vietnã, poderíamos ajudar a deter a procura de marfim e apoiar iniciativas anti-caça predatória nos países fornecedores. Uma equipe global dedicada poderia fazer o seguinte:
· Financiar campanhas publicitárias de alto impacto no sudeste da Ásia e
nos EUA para dissolver a procura de artefatos feitos de marfim;
· Lançar websites no sudeste da Ásia e nos EUA para conscientizar os
consumidores sobre o sofrimento e a matança de elefantes, e assim ajudar a
mudar a cultura em relação ao marfim;
· Apoiar e alavancar campanhas nos mercados de consumo de marfim no
sudeste da Ásia e nos EUA;
· Apoiar programas de proteção na África e iniciativas criativas
inovadoras, como o uso de drones para monitorar parques em áreas remotas.
A Avaaz tem milhões de membros em todo o mundo,
desde países onde a conservação é fundamental até nações onde estátuas de
marfim são vendidas. Se cada um colaborar, poderemos finalmente ajudar a
colocar um freio neste comércio cruel e sensibilizar as pessoas para que respeitem as outras
espécies do planeta. Clique abaixo para tornar a equipe realidade. As doações só serão coletadas se a Avaaz arrecadar o
suficiente:
Clique abaixo para se comprometer a financiar o trabalho para salvar espécies – as doações não serão processadas se não arrecadarmos o suficiente para alcançar este objetivo ambicioso.
Sim, eu doarei R$7 – para
sensibilizar consumidores com anúncios nas redes sociais
Sim, eu doarei R$13 – para imprimir um cartaz da campanha
Sim, eu doarei R$26 – para anúncios no Facebook tendo como alvo 50 legisladores
Sim, eu doarei R$52 – para produzir um dossiê para um legislador
Sim, eu doarei R$104 – para pagar por tempo de anúncio em rádios
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