*Breno Rosostolato
Postagem em destaque
Crônica: Quando a inocência faz mal para coração
Tony Fernandes * Mas a escola da vida é cruel Astrogildo Magno Inocente: esta palavra definia o caráter de Margarida. Acreditava em ...
segunda-feira, 14 de abril de 2014
Política: Câmara aprova projeto que libera inibidores de apetite
![]() |
| Medicamentos inibidores de apetite foram proibidos por resolução da Anvisa |
Luís
Alberto Alves
O Plenário da Câmara dos Deputados
aprovou na semana passada o Projeto de Decreto Legislativo 1.123/13, do deputado Beto
Albuquerque (PSB-RS), que suspende a proibição dos inibidores de apetite
imposta por resolução da Agência Nacional de Vigilância
Sanitária (Anvisa) em outubro de 2011. A proposta seguirá para votação no
Senado.
A Resolução 52/11, da Anvisa,
proibiu a produção e a venda, sob prescrição médica, dos medicamentos
que auxiliam no emagrecimento, entre eles os com princípio ativo anfepramona,
femproporex e mazindol.
Para o presidente da Anvisa, Dirceu
Barbano, que participou de uma reunião de líderes partidários da Câmara sobre o
assunto, no dia 1º de abril, a proibição dos inibidores de apetite atende a
uma questão
de saúde.
“O risco, neste caso, é hipertensão
pulmonar, hipertensão arterial e os distúrbios psiquiátricos causados nas
pessoas que usam os produtos”, disse Barbano, para quem os remédios não
oferecem resultados de perda de peso sustentada em longo prazo.
Análise técnica
O deputado Henrique Fontana (PT-RS) questionou a competência do Parlamento para dizer qual medicamento pode ou não ser usado pela população. “Será que nós temos condições de legislar sobre esse tema, definindo se um medicamento A ou B pode ou não ser usado em uma situação ou outra?”, questionou.
Para o autor do projeto de decreto legislativo, Beto Albuquerque, a
Constituição permite a suspensão de atos do Executivo pelo Legislativo. “Esses
remédios eram usados há 40 anos no Brasil, e a Anvisa tirou o poder de
prescrição do médico. Esses medicamentos são vendidos em 80 países e não são
para emagrecer, mas sim para dar equilíbrio metabólico ao paciente”, explicou.
Parecer favorável
A matéria foi aprovada com o parecer favorável do deputado Felipe Bornier (PSD-RJ), autor de um projeto de lei sobre o mesmo assunto (PL 2431/11), mas que está pendente da análise de um recurso pelo Plenário para prosseguir na tramitação.
A matéria foi aprovada com o parecer favorável do deputado Felipe Bornier (PSD-RJ), autor de um projeto de lei sobre o mesmo assunto (PL 2431/11), mas que está pendente da análise de um recurso pelo Plenário para prosseguir na tramitação.
A diferença é que o projeto de
decreto legislativo não impede a Anvisa de editar nova resolução suspendendo
novamente os medicamentos, mas um novo processo de audiência
pública deve ser aberto. Bornier disse que o PL 2.431/11 resolveria a questão.
Segundo o relator, com a proibição, aumentou o contrabando desses
medicamentos. “O projeto [PL 2.431] resolve o que o
paciente deseja, que é uma alternativa de tratamento”, afirmou, defendendo a
votação do recurso contra o projeto de sua autoria.
Variedades: São Paulo terá Samsung Galaxy Best of Blues em maio
![]() |
| A cantora Joss Stone será um dos destaques deste festival de Blues |
Luís Alberto Alves
Com sua primeira edição realizada em junho de 2013, o agora
SAMSUNG GALAXY BEST OF BLUES acontecerá nos dias 9, 10 e
11 de maio. O local que sediará o evento, assim como foi no ano passado, será o
WTC GOLDEN HALL – Espaço com 2.500 lugares que surpreendeu o público e a
crítica pela infraestrutura e pela qualidade do som no ambiente.
Muito mais do que apenas patrocinar o festival, a Samsung trouxe ao Best of Blues seu espírito jovem, moderno e ousado. A começar pelo line-up do festival, que propõe interessante mistura entre o blues de raiz e estilos mais populares, como o soul, o R&B e o rock.
As lendas da guitarra Buddy Guy e Jeff Beck se juntarão ao garoto prodígio Johnny Lang e à eletrizante Ana Popovic. O tempero pop do festival fica por conta da estrela do soul Joss Stone, o multitalentosoAloeBlacc e o versátil Marcelo D2 que levarão para o palco do festival suas performances vibrantes e repletas de hits. A envolvente musicalidade da cantora Céu e do trombonista Trombone Shorty também fará parte desta grande festa da música.
Além das apresentações no WTC, o projeto invadirá a cidade com outras ações:
BLUES BLITZ
O grupo folk Bardo e o Banjo, acompanhado pelo músico Chico Suman, passará por estratégicos pontos da capital, a fim de presentear a população e envolvê-los no clima do Blues.
EXPO BLUES
Muito mais do que apenas patrocinar o festival, a Samsung trouxe ao Best of Blues seu espírito jovem, moderno e ousado. A começar pelo line-up do festival, que propõe interessante mistura entre o blues de raiz e estilos mais populares, como o soul, o R&B e o rock.
As lendas da guitarra Buddy Guy e Jeff Beck se juntarão ao garoto prodígio Johnny Lang e à eletrizante Ana Popovic. O tempero pop do festival fica por conta da estrela do soul Joss Stone, o multitalentosoAloeBlacc e o versátil Marcelo D2 que levarão para o palco do festival suas performances vibrantes e repletas de hits. A envolvente musicalidade da cantora Céu e do trombonista Trombone Shorty também fará parte desta grande festa da música.
Além das apresentações no WTC, o projeto invadirá a cidade com outras ações:
BLUES BLITZ
O grupo folk Bardo e o Banjo, acompanhado pelo músico Chico Suman, passará por estratégicos pontos da capital, a fim de presentear a população e envolvê-los no clima do Blues.
EXPO BLUES
O trabalho de André Velozo será exibido na Expo Blues. Fotógrafo que dedica sua carreira para cobrir grandes eventos musicais tem em seu portfólio fotos de grandes mestres, entre eles Norah Jones, Herbie Hancock, Taj Mahal, Dr. John, Nuno Mindelis. As imagens serão expostas no Shopping Morumbi.
O line-up completo e mais informações sobre o festival você encontra em:
www.bestofblues.com.br
SERVIÇO
O line-up completo e mais informações sobre o festival você encontra em:
www.bestofblues.com.br
DIA 09 | Abertura da casa: 20h Início do Festival: 21h
Line-Up : Ana Popovic, Johnny Lang e Buddy Guy
DIA 10 | Abertura da casa: 20h Início do Festival: 21h
Line-Up : Céu, Joss Stone e Jeff Beck
DIA 11 | Abertura da casa: 18h30 Início do Festival: 19h30
Line-Up: Trombone Shorty, Marcelo D2 e AloeBlacc
Local: WTC GOLDEN HALL - Avenida das Nações Unidas, 12.551 - Brooklin - São Paulo
Classificação etária: 16 anos
Os ingressos para os shows podem ser adquiridos no site www.livepass.com.br (telefone 11 40031527) e custam entre R$ 150,00 (meia R$ 75,00) a R$ 900,00 (meia R$ 450,00).
Mais informações no site www.bestofblues.com.br
terça-feira, 8 de abril de 2014
Radiografia de Sampa: Avenida Adolfo Pinheiro
![]() |
| A Avenida Adolfo Pinheiro fica em Santo Amaro (SP) |
Luís Alberto Alves
Adolfo Alves Pinheiro de Paiva foi poeta,
tenente, presidente da Câmara, primeiro Coletor Federal em 1840, e eleito
vereador três vezes. Em 1841 veio para o então município de Santo Amaro, onde
foi escrivão, juiz de paz, delegado, fiscal, tesoureiro e provedor da Irmandade
do Santíssimo.
Também foi fabriqueiro da Matriz,
inspetor de ensino, diretor da Sociedade Musical, coletor de rendas gerais e
províncias, vereador, procurador e chefe político de prestígio, representando o
Partido Liberal. A Avenida Adolfo Pinheiro fica no bairro de Santo Amaro, Zona
Sul de SP.
Geral: Aplicativo vai ensinar inglês a taxistas
Economia: Viciado em cigarros gasta mais de R$ 2 mil por ano
![]() |
| A fumaça do vício consome mais de R$ 2 mil por ano |
|
Luís Alberto Alves
|
Assinar:
Postagens (Atom)






