Postagem em destaque

Crônica: Quando a inocência faz mal para coração

    Tony Fernandes * Mas a escola da vida é cruel Astrogildo Magno Inocente: esta palavra definia o caráter de Margarida. Acreditava em ...

sexta-feira, 4 de abril de 2014

Economia: Nota fiscal paulista vai pagar quase R$ 1 bilhão


O dinheiro é referente compras feitas no segundo semestre de 2013

Luís Alberto Alves

 Créditos são referentes a compras realizadas no segundo semestre do ano passado. Em mais de seis anos, programa supera a marca de R$10 bilhões em créditos e prêmios liberados aos consumidores 

A Nota Fiscal Paulista libera nesta sexta-feira (4) o valor total de R$ 999,87  milhões em créditos referentes a compras realizadas no segundo semestre de 2013. Essa é a maior quantia já devolvida aos consumidores desde o início do programa e supera a marca de R$ 930,4 milhões liberados em abril do ano passado.

 Os usuários cadastrados no sistema podem transferir seus créditos para uma conta corrente ou poupança de sua titularidade. Basta acessar o site
 
www.nfp.fazenda.sp.gov.br, digitar o CPF/CNPJ e senha cadastrada e solicitar a opção desejada. Também é possível reservar os créditos para abater do IPVA do próximo ano, mas essa opção estará disponível no sistema apenas no mês de outubro.

 Os valores ficam à disposição dos consumidores por cinco anos e podem ser utilizados a qualquer momento dentro desse período. De acordo com as regras da Nota Fiscal Paulista, todas as solicitações de resgate realizadas no decorrer da semana sempre são creditadas na conta bancária ou de poupança dos solicitantes na semana seguinte. 

Créditos liberados
Abril - 2008 R$ 765 mil
Outubro - 2008 R$ 270,9 milhões
Abril - 2009 R$ 558,4 milhões
Outubro - 2009 R$ 514,9 milhões
Abril - 2010 R$ 679,9 milhões
Outubro - 2010 R$ 615,2 milhões
Abril - 2011 R$ 760,9 milhões
Outubro - 2011 R$ 762,9 milhões
Abril - 2012 R$ 921,7 milhões
Outubro - 2012 R$ 829,1 milhões
Abril - 2013 R$ 930,4 milhões
Outubro - 2013 R$ 805,6 milhões
Abril - 2014 R$ 999,8 milhões

 Criada em outubro de 2007, a Nota Fiscal Paulista distribuiu a consumidores que fizeram compras no Estado de São Paulo cerca de R$ 9,7 bilhões em créditos. Somados ao R$ 1 bilhão de prêmios dos 64 sorteios realizados, o valor total chega a R$ 10,7 bilhões. Atualmente, 15,8 milhões consumidores estão cadastrados no sistema. Neste período, a Secretaria da Fazenda já processou mais de 29 bilhões de documentos fiscais emitidos por mais de 900 mil estabelecimentos comerciais. 

Variedades: Entre Vales, longa-metragem de Philippe Barcinski estará nas telas do cinema em maio


Ângelo Antônio é um dos destaques do filme Entre Vales


Luís Alberto Alves

 Ângelo Antônio é o protagonista do filme, que tem participação especial do ator uruguaio Daniel Hendler. Entre Vales é uma coprodução do Brasil, Uruguai e Alemanha, rodado em Paulínia (SP) e cooperativas de reciclagem e aterros sanitários de São Paulo e Rio de Janeiro.

O filme ganhou o II Prêmio Itamaraty para o Cinema Sul-Americano e o Prêmio do Público, no 8º Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo 2013. Ele narra a história de Vicente, economista pai de Caio e marido de Marina, dedicada dentista. Ele tem vida comum em casa e no trabalho até que uma perda seguida de outra o levam a uma jornada de desapego. Uma história que aborda a fragilidade do homem e sua capacidade de se recriar.

 Ângelo Antônio, Melissa Vettore, Inês Peixoto, Daniel Hendler e Matheus Restiffe formam o elenco do longa, com fotografia de Walter Carvalho e lançamento nos cinemas em 8 de maio, nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Brasília e Salvador.

 Ambientado em lixões, aterros sanitários e cooperativas de reciclagem, e amparado em extensa pesquisa. O filme percorre o complexo universo do lixo e das perdas, algumas das principais preocupações da contemporaneidade e apresenta, através de uma história envolvente, atual e necessária, uma metáfora do lixo e da reciclagem, numa abordagem artística a partir de camadas humanas, (des) cobrindo as emoções enterradas e escondidas na vida das grandes metrópoles urbanas.

Entre Vales é produzido pela Polo de Imagem, Aurora Filmes e Degrau Filmes, com diversos patrocínios. Philippe Barcinski recebeu mais de 60 prêmios por seus trabalhos com os curtas  A EscadaPalíndromo e A Janela Aberta e com o longa-metragem Não Por Acaso, que tem Rodrigo Santoro e Leonardo Medeiros no elenco. Participou dos principais festivais internacionais, como Cannes, Berlim e Rotterdam, e teve seus trabalhos exibidos em TVs como Sundance Channel, Channel Four e Chanel Plus. Dirigiu ainda programas e séries para TV Globo, MTV, TV Cultura e ARTE.

Ficha Técnica
Brasil/Uruguai/Alemanha, 2012, 80 min, cor. Direção: Philippe Barcinski
Roteiro: Fabiana Werneck Barcinski e Philippe Barcinski   
Empresas produtoras: Polo de Imagem, Aurora Filmes e Degrau Filmes
Empresas coprodutoras: Cordón Films (Uruguai) e Augenschein Filmproduktion (Alemanha). Produção: Malu Viana Batista, André Montenegro, Rui Pires e Philippe Barcinski. Produção Executiva: André Montenegro e Malu Viana Batista.  Coprodutores: Micaela Solé (Uruguai), Luciana Dolabella (Alemanha), Jonas Katzenstein (Alemanha), Maximilian Leo (Alemanha) e Ângelo Antônio.
Fotografia: Walter Carvalho, abc
Direção de Arte: Marcos Pedroso 
Montagem: Leopoldo Joe Nakata
Fotos Still: Ding Musa
Distribuição: Imovision



Variedades: Filarmôrnica de Pasárgada se apresenta em Guarulhos




O grupo é formado por alunos da ECA/USP e já acompanhou vários artistas de renome


Redação

 A Filarmônica de Pasárgada, grupo formado em 2008 por alunos da ECA-USP, em São Paulo, faz apresentação gratuita na Tenda do Bosque Maia na tarde deste sábado, Jardim Maia, Guarulhos, Grande SP.

 A orquestra, um projeto financiado pelo ProAC, traz influências de muitos galhos da árvore musical brasileira e mostra seu trabalho a partir das 16 horas.
O grupo gravou seu primeiro disco, “O Hábito da Força”, pelo selo Coaxo do Sapo, de Guilherme Arantes.

  Além de ter participações de Luiz Tatit, Ná Ozzetti, Lurdez da Luz, entre outros, o disco foi produzido por Alê Siqueira. Em 2013, a Filarmônica participou das gravações do disco “Imprensa Cantada”, de Tom Zé.

Serviço: O Bosque Maia fica na Avenida Paulo Faccinni, s/nº, Jardim Maia,Guarulhos, Grande SP. O evento é gratuito.


quinta-feira, 3 de abril de 2014

Túnel do Tempo: Plano Marshall



Plano econômico para reconstruiu os países afetados pela Segunda Guerra Mundial

Luís Alberto Alves

Socorro: No dia 3 de abril de 1948 é lançado o  Plano Marshall, programa financiado pelos EUA para reabilitar a economia dos países afetados pela segunda guerra mundial.

Radiografia de Sampa: Rua Álvares Penteado



A Rua Álvares Penteado fica no Centro velho de SP

Luís Alberto Alves


 Antônio Álvares Leite Penteado, conhecido como Conde Álvares Penteado, nasceu em Mogi Mirim (SP) em 1852. Como agricultor exerceu a sua atividade na cidade de Casa Branca, na Fazenda Palmares, considerada como fazenda modelo. Como industrial, fundou em São Paulo, as fábricas; Santana e Cia Paulista de Aniagens, ambas de fiação e tecidos de juta, cooperando assim para o desenvolvimento industrial do Estado.

 Em 1907, a Escola Prática de Comércio encontrava-se em sérias dificuldades financeiras, sem sede em que pudesse funcionar. Álvares Penteado, percebendo as grandes vantagens que poderia provir de um curso aperfeiçoado de comércio, em um gesto generoso cedeu à Escola Prática os recursos necessários.

 Deu-lhe terreno, belo edifício e mobiliário completo. Assim socorrida, iniciou a Escola sua existência, preparando centenas de moços para os trabalhos comerciais. Em homenagem a este gesto foi dado ao estabelecimento, o nome de "Escola de Comércio Álvares Penteado". Faleceu no ano de 1912.  A Rua Álvares Penteado fica no Centro velho de SP.


Geral: Belo Horizonte ainda pode ter chuva forte hoje




A chuva de ontem alagou o Aeroporto da Pampulha em Belo Horizonte (MG)

Luís Alberto Alves

 Calor, umidade alta e a chegada de uma frente fria ao litoral do Rio de Janeiro foram os responsáveis pelo crescimento de nuvens muito carregadas sobre Belo Horizonte, que provocaram novos temporais no fim da tarde de ontem (2). A imprensa local noticiou que o aeroporto da Pampulha foi alagado, córregos transbordaram e carros foram arrastados pela enxurrada.

 Em apenas 3 horas, entre às 16h e às 19h, choveu 62,8 mm na região da Pampulha, pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia. Entre às 17h e às 18h, choveu 46,6 mm, o que tecnicamente caracteriza uma chuva muito intensa. A média de chuva em abril na região de Belo Horizonte fica em torno dos 61 mm. Na hora em que começou o temporal, a visibilidade no aeroporto baixou repentinamente para 500 metros.

 Por volta das 19 horas, a quantidade de descargas elétricas já havia diminuído bastante, indicando o enfraquecimento da instabilidade. Porém, estas nuvens carregadas ainda podem voltar a se formar nesta quinta-feira (3) e a capital mineira ainda poderá ter chuva de moderada a forte.


Geral: Polícia apoia obrigatoriedade de empresas de telefonia informarem localização de celular



O rápido rastreamento do celular permite encontrar logo a vítima
Luís Alberto Alves
 Representantes das polícias Federal e Civil e do Ministério Público Federal manifestaram apoio à proposta que obriga as operadoras de telefonia celular a informarem a delegados de polícia, no prazo máximo de duas horas, a localização dos aparelhos dos clientes - PL6.726/10, do deputado Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP).
 Um dos objetivos do projeto é permitir o resgate mais rápido, por exemplo, de pessoas que sofreram sequestro-relâmpago, a partir do sinal emitido pelo aparelho na rede de telefonia móvel.
 A proposta foi discutida nesta terça-feira (1º), em audiência pública promovida pela Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara dos Deputados, a pedido da relatora do projeto, deputada Margarida Salomão (PT-MG).
 De acordo com o texto, o delegado de polícia poderá pedir, verbalmente ou por mensagem eletrônica, diretamente à operadora de telefonia celular, a localização do aparelho. A solicitação só poderá ser feita nos casos de restrição da liberdade ou iminente risco para a vida de alguém; de desaparecimento de pessoa; ou de investigação criminal que dependa do imediato conhecimento da localização do infrator.
                                                                Autorização
 Segundo o diretor-geral da Polícia Civil do Distrito Federal, Jorge Luiz Xavier, atualmente, a polícia só tem acesso à localização do celular de uma pessoa, em média, depois de oito horas em que o pedido é feito. Isso porque a solicitação é apresentada a um juiz, que ouve a opinião do Ministério Público. Depois, a autorização do juiz segue para a operadora, que ainda leva duas ou três horas para oferecer a localização do aparelho.
Jorge Xavier explicou que a demora dificulta muito a investigação, principalmente nos casos de sequestro-relâmpago.

  "Os roubos com restrição de liberdade duram, em média, duas horas. Aqui no Distrito Federal, pelo menos, o prazo médio da restrição de liberdade da vítima vai de uma hora e meia a duas horas. Então, ainda que a vítima esteja com o celular, ou ainda que ela tenha o celular dentro do carro, ocultado, quando a gente consegue a autorização judicial, já é tarde demais para interromper a ação delituosa. Infelizmente, já tivemos casos em que houve morte sem que a gente pudesse interferir."
 O projeto original, que dava prazo de até quatro horas para que o juiz decidisse sobre o pedido da autoridade policial ou do Ministério Público, foi modificado pela Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado, que já analisou a matéria.
 A deputada Margarida Salomão recomendou a aprovação do texto alterado, que permite ao delegado pedir diretamente à operadora a localização do celular.
                                                                  Abuso
 A maior ressalva apresentada pelos participantes da audiência pública em relação ao projeto é o risco de alguma autoridade policial cometer abusos por ter a permissão de pedir informações diretamente à operadora de telefonia, como explicou o gerente de Regulamentação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Nilo Pasquali.
  "É muito mais a questão de ter certeza de que a solicitação é legítima, é para um caso de fato, para evitar abuso. O acesso rápido à informação é muito útil para o propósito dela, mas ela pode também causar desvios. A única preocupação que se tem é ter mecanismos claros de poder saber, desde a origem, onde foi feita a solicitação, quem fez - o processo de responsabilização estar bem mapeado."
 Para controlar os pedidos de localização dos celulares feitos pelos delegados, o substitutivo da Comissão de Segurança Pública determina, entre outros pontos, que os delegados informem à própria Corregedoria da Polícia e ao juiz, no prazo máximo de 24 horas, que fizeram a solicitação à operadora de telefonia celular.