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segunda-feira, 24 de março de 2014

Geral: Seguro de restaurantes cobre arrastões



Seguro cobre prejuízo causado por bandidos durante arrastões em restaurantes

Luís Alberto Alves

Para evitar que os proprietários de e restaurantes tenham prejuízos com a “onda” de arrastões, a Porto Seguro oferece no “Porto Seguro Bares e Restaurantes” coberturas próprias para esse tipo de situação. O seguro, desenvolvido exclusivamente para atender às necessidades desses estabelecimentos, conta com garantias para roubo de Bens e quantias em dinheiro (Subtração de Bens e Valores), além de oferecer indenização para os danos sofridos pelos funcionários e clientes (Responsabilidade Civil).

“É importante considerar a necessidade de investir em garantias que evitem prejuízos ao patrimônio e às pessoas nessas ocorrências”, comentou o diretor de Ramos Elementares da Porto Seguro, Edson Frizzarim.

 Em caso de arrastões, as coberturas de Subtração de Bens e Valores repõem ao segurado os valores referentes a mercadorias, equipamentos e quantias em dinheiro roubadas. Bens que pertencem aos clientes agora também são cobertos, com indenização variável, conforme o sistema de proteção do estabelecimento.

 Já a cobertura de Responsabilidade Civil garante indenização aos funcionários do estabelecimento segurado em casos de morte, invalidez permanente ou danos corporais ocorridos durante o exercício do trabalho. Cobre ainda, prejuízos em decorrência de danos causados aos clientes pelo fornecimento de comestíveis e bebidas para consumo.

 A contratação dessas três coberturas está condicionada à cobertura básica de Incêndio, Explosão e Fumaça. O Porto Seguro Bares e Restaurantes também possui outras garantias, que podem ser adicionadas conforme a necessidade do segurado:

- Contaminação e deterioração de mercadorias em ambientes frigorificados: garante perdas causadas às mercadorias, em decorrência de danos no sistema de refrigeração ou da falta de energia, desde que o evento perdure por um período superior a 24 horas;

- Perda de Ponto Comercial: cobre despesas para a aquisição de um novo ponto comercial, em decorrência de incêndio, explosão ou fumaça, limitadas a 10% do limite máximo de indenização da garantia Despesas Fixas;

- Impacto de veículos para áreas externas: cobertura para ocorrências, abrangendo inclusive mesas, cadeiras e demais utensílios localizados em áreas abertas ou semiabertas;

- Quebra de louças: cobertura especial para problemas cotidianos, como quebra de louças, porcelanas e cristais (pratos, copos, xícaras, taças, travessas e jarros), de uso exclusivo e regular do estabelecimento segurado.


Geral: Empresas brasileiras deixam sustentabilidade em segundo plano




A questão ambiental ainda é ignorada pela maioria das empresas brasileiras

Luís Alberto Alves
 Em que patamar se situa, hoje, a gestão ambiental das empresas atuantes no Brasil? Em busca desta resposta, a Fundação Dom Cabral desenvolve, desde 2012, a pesquisa intitulada Estado da Gestão para a Sustentabilidade no Brasil. A iniciativa, que tem o apoio institucional do Secovi-SP, aponta, na edição de 2014, alguns desafios já observados na sua primeira realização.

 Um desses problemas é o distanciamento entre discurso e prática. Embora as organizações adotem o discurso pró-sustentabilidade e reconheçam sua importância (92%), ainda lhes faltam atitudes mais efetivas, tais como o estabelecimento de metas e políticas substancialmente alinhadas com esse princípio. Apenas 66% das entrevistadas têm um responsável para tratar do assunto internamente, por exemplo. E, observe-se, a Fundação estudou prioritariamente empresas de grande porte, sendo que 49% delas têm mais de 1 mil colaboradores diretos.

 Também ficou claro que, embora haja uma consciência maior em relação ao valor da sustentabilidade – inclusive como elemento impulsionador da reputação e imagem das organizações –, a falta de engajamento dos principais executivos (presidentes e CEOs, por exemplo) faz com que o tema não seja priorizado.

 A pesquisa busca, principalmente, identificar os hiatos que persistem no tocante a essa questão. Por isso, suas conclusões são valiosas para subsidiar as empresas, ajudando-as a melhor direcionar seus esforços ou mesmo a repensarem suas formas de lidar com a sustentabilidade.

 Ao todo, foram ouvidas 400 organizações de diversos ramos de atuação, sendo 45 delas da área de construção. Mas, destas, apenas uma parte está ligada ao setor de habitação. A maioria é de empreiteiras que atuam com grandes obras de infraestrutura.


Radiografia de Sampa: Rua Domingos de Morais



A Rua Domingos de Morais é outra importante via pública na capital paulista

Luís Alberto Alves

  Domingos Corrêa de Morais nasceu na cidade de Tietê, em 12 de maio de 1851. Formou-se em 1877, em engenharia civil pela Universidade de Cornell, da cidade de Ithaca, Estados Unidos. Regressando a São Paulo iniciou suas atividades na Companhia Cantareira e Esgotos.

 Como engenheiro nessa empresa trabalhou até 1883. Após longa viagem pela Europa e Estados Unidos, foi presidente da Companhia de Bondes de São Paulo. Com a proclamação da República, começa sua carreira política, exercendo os cargos de vereador da Capital, membro do Partido Republicano, deputado em duas legislaturas, senador estadual e vice-presidente do Estado.

 Pela Revolta da Armada, em 1892, prestou relevantes serviços a São Paulo. Foi um dos promotores do célebre Manifesto contrário ao Marechal Deodoro da Fonseca, o qual se atribui a deposição do presidente em 23 de novembro de 1891. Retirando-se da política, dedicou-se a agricultura em Batatais. Faleceu em São Paulo no final 1917. A Rua Domingos de Morais fica no bairro da Saúde, Zona Sul de SP.


Túnel do Tempo: Condenação de pediatra pedófilo



Pediatra pedófilo condenado a 124 anos de prisão

Luís Alberto Alves


Justiça feita:  No dia 24 de março de 2003 o pediatra Eugênio Chipkevitch é condenado por pedofilia por abusar sexualmente de crianças e adolescentes durante consultas clínicas. Pegou  124 anos de prisão em regime fechado sem direito de recorrer em liberdade.

sexta-feira, 21 de março de 2014

Variedades: Projeto Nivea Viva transmite show de samba na internet



Sambistas que participarão do projeto Nivea Viva

Redação
 Em sua terceira edição, NIVEA VIVA homenageia o ritmo brasileiro mais conhecido no mundo, o samba. O projeto percorrerá seis capitais brasileiras, mas também levará muita alegria a milhares de fãs nas redes sociais. O segundo show do NIVEA VIVA o Samba com Roberta Sá, Martinho da Vila, Diogo Nogueira e Alcione, no dia 23 de março, Rio de Janeiro, será transmitido ao vivo pelo canal da marca no Youtube (www.youtube.com/NIVEAbrasil).
 Na mesma página, outros dois filmes completam a ação assinada pela AgênciaClick Isobar. Eles trazem os quatro artistas cantando o samba tema da campanha e fazendo um convite para os usuários participarem dos shows e sentirem na pele a emoção.

 A Click Isobar criou ainda posts e eventos para cada show na fanpage da NIVEA no Facebook, no Twitter (@niveaviva) e também no aplicativo Waze, com indicações de como chegar até o local das apresentações, além de anúncios que serão disponibilizados no site da marca. O objetivo é compartilhar o projeto com o público de todo o Brasil.

 “Com essa festa musical, a NIVEA renova seu compromisso de celebrar a cultura brasileira, além de trazer a alegria contagiante do samba para o povo. A música é uma expressão cultural que está presente na vida das pessoas, então levaremos o que há de melhor nela para todos sentirem na pele esta emoção”, explicou a diretora de Marketing da NIVEA Brasil, Tatiana Ponce.

 No site desenvolvido pela agência (www.niveavivaosamba.com.br), é possível consultar as principais informações dos shows, conferir o mapa de localização das apresentações e acompanhar as novidades do projeto, além de informações sobre a marca NIVEA.

 “O encontro de intérpretes do samba de diferentes gerações marcará também a aproximação com fãs de diversas faixas etárias, tanto pelas redes sociais como pessoalmente. Essa iniciativa da NIVEA proporciona uma experiência única e interativa, estreitando ainda mais o relacionamento da marca com seu público”, disse a diretora executiva de Criação da AgênciaClick Isobar, Juliana Constantino.

 NIVEA VIVA o Samba é um verdadeiro encontro de gerações entre os principais ícones do gênero do Brasil. Ao todo, serão seis espetáculos, percorrendo as cidades de Porto Alegre (realizado no último domingo, 16/03), Rio de Janeiro (23/03), Brasília (06/04), Recife (13/04), Salvador (27/04) e São Paulo (25/05), com a última tendo transmissão ao vivo pela TV.




Geral: Rede de doçarias Amor aos Pedaços cria mais de 30 delícias de Páscoa




Colombina Brigadeiro


Luís Alberto Alves

 A rede de doçarias Amor aos Pedaços já está em ritmo de Páscoa. Desde 7 de março as mais de 60 lojas da rede espalhadas pelo País estão repletas de deliciosas novidades, que vão dos clássicos chocolates aos ovos recheados para comer de colher, com receitas exclusivas da marca como o famoso Bicho de Pé®.

 Para a Páscoa 2014, a rede de doçarias preparou delícias irresistíveis como o Ovo Coqueluche Brasileira Bicho de Pé® 300g (sem glúten) - meio ovo de chocolate ao leite, recheado com Bicho de Pé® e decorado com chocolate colorido rosa e açúcar cristal (R$69,00) e o Ovo Coqueluche Brasileira Cocadinha 300g (sem glúten) - meio ovo de chocolate ao leite, recheado com cocadinha, decorado com coco queimado açucarado e fios de chocolate ao leite (R$69,00).

Ovo recheado Bicho de Pé®, Ovo recheado brigadeiro, Ovo recheado Doce de leite, Ovo recheado Marshmallow, e Ovo recheado Paçoca.

A linha dos ovos com casca recheada apresenta cinco diferentes sabores, prometem deixar os consumidores com água na boca. Entre as opções: Ovo Paçoca 400g (sem glúten) – ovo de chocolate ao leite recheado com paçoca (R$92,00); Ovo Bicho de Pé 400g (sem glúten) – ovo de chocolate ao leite recheado com Bicho de Pé (R$92,00) e Ovo Doce de Leite 400g (sem glúten) – Ovo de chocolate ao leite recheado com doce de leite (R$92,00). E o melhor sem glúten!

Outra delícia da Amor aos Pedaços

 Outras novidades recheadas são: a Dupla Minicoqueluches Brasileiras 80g. O lançamento é composto por uma metade de ovo de chocolate ao leite com o famoso recheio de Bicho de Pé®, decorada com chocolate colorido rosa e açúcar cristal. A outra metade tem recheio de Pururuca (crocante de malte com wafer), decorada com crisps de chocolate Belga e fios de chocolate blend ao leite (R$23,00). Combinação que promete fazer sucesso.
Cenourinha Quero-Quero e Kit Mestre Cuca de Páscoa.

 Para os pequenos, as novidades são: Cenourinha Quero-Quero 65g – bisnaguinha de brigadeiro ou Bicho de Pé® (R$18,00) e Coelho de chocolate 30g- Coelho de chocolate blend ao leite decorado com chocolates branco, colorido e cenoura de açúcar (R$15,00). Além do consagrado Kit Mestre Cuca de Páscoa (sem glúten) que incentiva criatividade da criançada. Com o kit, eles poderão decorar e rechear as oito metades de ovos de chocolate ao leite 140g, acompanhadas com bisnagas de brigadeiro e Bicho de Pé® (70g cada um), uma diversão deliciosa. Para decorar, sachê de chocolate granulado 14g e um sachê de confeitos coloridos de chocolate 20g (R$ 34,00).

                                                              Bolo da Páscoa e Colombina Brigadeiro
 Para compartilhar com a família a sugestão é o Bolo da Páscoa 1,5kg (sem glúten). Feito com massa de chocolate meio amargo, recheado com mousses de chocolate ao leite e meio amargo, pedacinhos de chocolate branco e cobertura de chocolate meio amargo com leve sabor de conhaque. A decoração é feita com cacau em pós, raspas de chocolate branco e ovinhos de chocolate ao leite (R$125,00). 

Outras opções são as Colombinas que acompanham sachês com recheios do original Bicho de Pé® ou Brigadeiro. Esse formato permite que o cliente preencha com a quantidade desejada de recheio e decore como quiser, com a cobertura que vem junto ao bolo tradicional da Páscoa. Os sachês de açúcar cristal ou de granulado de chocolate, dão o toque final, (Colombina Bicho de Pé®, ou Brigadeiro, R$ 64,00).
Ovo de chocolate ao leite

 Os apreciadores do puro chocolate poderão se deleitar com o Ovo Amargo Belga 70% Cacau 220g (sem lactose e sem glúten) – recheado com bombons com amêndoas e castanhas (R$69,00). E para aqueles que têm alguma restrição alimentar, a sugestão é o Ovo 0% Açúcar 200g (sem glúten) – ovo de chocolate ao leite diet, recheado com pingos de chocolate ao leite diet (R$69,00).

                                                             Todos os produtos da Páscoa 2014
Vitrine: Bolo da Páscoa 1,5 kg (sem glúten): Massa de chocolate meio amargo recheada com mousses de chocolate ao leite e meio-amargo e pedacinhos de chocolate branco, com cobertura de chocolate meio amargo com leve sabor de conhaque e decorado com cacau em pó, raspas de chocolate branco e ovinhos de chocolate ao leite (R$125,00)
Ovos Clássicos: Ovinho Mignon (Sem Glúten) – Ovinho de chocolate ao leite (R$184,00).
Ovo Amargo Belga 70% Cacau 220g (sem lactose e sem glúten) – Ovo de chocolate amargo Belga 70% cacau, recheado com bombons com amêndoas e castanhas (R$69,00).
Ovo 0% Açúcar 200g (sem glúten) – Ovo de chocolate ao leite diet, recheado com pingos de chocolate ao leite diet (R$69,00).

Ovo Chocolate ao Leite Crocante 100g (sem glúten): Ovo de chocolate ao leite com crocante de castanhas e coelhinhos de chocolate ao leite (R$23,00).
Ovo Chocolate ao Leite Crocante 300g - Ovo e bombons de chocolate ao leite com crocante de castanhas (300g – R$66,00 e 500g – R$108,00)
Ovo Cookie Branco 200g – Ovo de chocolate branco com pedaços de biscoito amanteigado de chocolate, recheado com cookies cobertos com chocolate branco e ao leite (R$46,00).
Ovos Soft Coloridos 240g (sem glúten) – Chocolate ao leite (R$44,00).

Coqueluche de ovo

                                                            Ovos com casca recheada
Ovo Bicho de Pé 400g (Sem Glúten) – Ovo de chocolate ao leite recheado com Bicho de Pé (R$92,00).
Ovo Brigadeiro 400g – R$ 92,00: Ovo de chocolate ao leite recheado com brigadeiro (R$92,00).
Ovo Doce de Leite 400g (Sem Glúten) – Ovo de chocolate ao leite recheado com doce de leite (R$92,00)
Ovo Marshmallow 400g (Sem Glúten) – Ovo de chocolate ao leite recheado com marshmallow (R$92,00).
Ovo Paçoca 400g (Sem Glúten) – Ovo de chocolate ao leite recheado com paçoca (R$92,00).

                                                             Coqueluches Brasileiras
Novidade Dupla Minicoqueluches Brasileiras 80g – uma metade de ovo de chocolate ao leite com recheio de Bicho de Pé, decorada com chocolate colorido rosa e açúcar cristal, e outra metade de ovo com recheio Pururuca (crocante de malte com wafer), decorada com crisps de chocolate Belga e fios de chocolate blend ao leite (R$23,00)

Novidade Bicho de Pé 300g (Sem Glúten): Meio ovo de chocolate ao leite, recheado com Bicho de Pé e decorado com chocolate colorido rosa e açúcar cristal (R$69,00).
Brigadeiro 300g: Meio ovo de chocolate ao leite, recheado com brigadeiro e decorado com flocos e fios de chocolate ao leite (R$69,00)
Caixa de ovos sortidos


Cajuzinho 300g (Sem Glúten): Meio ovo de chocolate ao leite, recheado com cajuzinho e decorado com pedaços de amendoim, fios de chocolate ao leite e açúcar cristal. (R$69,00).
Novidade Cocadinha 300g (Sem Glúten): Meio ovo de chocolate ao leite, recheado com cocadinha, decorado com coco queimado açucarado e fios de chocolate ao leite. (R$69,00).
Dois Amores 300g: Meio ovo de chocolate ao leite, recheado com brigadeiro e brigadeiro branco, decorado com crisps de chocolate ao leite e branco e fios de chocolate ao leite. (R$69,00).

                                                            Ovinhos recheados
Ovinho Bicho de Pé 75g (Sem Glúten) – Ovo de chocolate ao leite recheado com Bicho de Pé (R$17,00).
Ovinho Brigadeiro 75g – Ovo de chocolate ao leite recheado com brigadeiro (R$17,00).
Ovinho Doce de Leite 75g (Sem Glúten) – Ovo de chocolate ao leite recheado com doce de leite (R$17,00).
Ovinho Marshmallow 50g (Sem Glúten) – Ovo de chocolate ao leite recheado com marshmallow (R$17,00).

                                                             Ovos artesanais

Ovo Dragée 250g (Sem Glúten) – Chocolate ao leite, coberto com confeitos coloridos, decorado com coelho de chocolate colorido e recheado com dragées de chocolate ao leite (R$69,00).
Ovos Coleção Sianinha Encantada 110g (Sem Glúten) – Ovo de chocolate ao leite, decorado com chocolates branco ou blend leite e figuras de açúcar ou chocolate colorido, recheado com ovinhos mignons. (3 modelos) – R$30,00 a unidade.

                                                            Chocolates diversos

Novidade Caixa de Cenourinhas 80g (Sem Glúten) – Cenourinhas de chocolate ao leite (R$24,00).
Caixa Clássica de Páscoa 150g (Sem Glúten) – Bombons de chocolate ao leite recheados com creme de avelã, decorados com chocolate blend ao leite, e ovinhos mignons de chocolate ao leite (R$40,00).
Caixa Páscoa em Quadrinhos 250g (Sem Glúten) – Ovinhos e placa de chocolate ao leite, decorada com figura de açúcar (R$52,00).
Novidade Cenourinha Quero-Quero 65g – Bisnaguinha de brigadeiro ou Bicho de pé (R$18,00).

Novidade Coelho de chocolate 30g – Coelho de chocolate blend ao leite decorado com chocolates branco, colorido e cenoura de açúcar (R$15,00).
Kit Mestre Cuca de Páscoa (Sem Glúten) – R$ 34,00: Kit com 8 metades de ovos de chocolate ao leite 140g, 1 bisnaga de brigadeiro 70g, 1 bisnaga de bicho de pé 70g, 1 sachê de chocolate granulado 14g e 1 sachê de confeitos coloridos de chocolate 20g (R$34,00).
Placa de Chocolate 50g (Sem Glúten) – Placa decorada com figura de chocolate ao leite. (3 modelos) – R$18,00.

                                                              Colombinas:
Colombina Brigadeiro – Colombina 400g acompanhada de bisnaga de brigadeiro 400g, sachê de flocos de chocolate 50g e uma espátula (R$64,00).
Colombina Bicho de Pé – Colombina 400g acompanhada de bisnaga de Bicho de Pé 400g, sachê de açúcar cristal 50g e uma espátula (R$64,00)


Geral: Facebook corre risco de pagar R$ 76 milhões em ação coletiva




Rede social é acusada de prática comercial abusiva  contra usuários


Luís Alberto Alves

 O Facebook poderá ter que pagar R$ 76 milhões por danos morais coletivos, caso perca uma ação que acusa a rede social de prática comercial abusiva. Proposta pelo Instituto Brasileiro de Direito da Informática (IBDI), a ação coletiva se refere ao serviço “Histórias Patrocinadas”, que utiliza a imagem e o nome do usuário na publicidade de marcas e produtos que ele tenha curtido. 

 O caso já teve repercussões parecidas no Exterior, onde a empresa precisou reformular a forma de tratar o assunto após questionamentos judiciais. Nos Estados Unidos, a rede social fechou um acordo para pagar US$ 20 milhões a usuários que haviam entrado na justiça contra a ferramenta.

 O advogado do IBDI, Sergio Palomares, considera a prática abusiva. “É uma violação da privacidade individual de 76 milhões de usuários brasileiros do Facebook. Todos viraram garotos-propaganda, mas sem autorização e sem cachê”.

 A presidente do IBDI, Alyne Andrade, aponta que utilizar o nome e a imagem das pessoas com fins comerciais sem remunerá-las vai contra as normas e princípios legais que dão proteção a atributos da personalidade humana. "Além disso, é necessário primeiro que se obtenha consentimento expresso dos usuários para utilização de seus nomes em propagandas", acrescentou.

 Na ação judicial, o IBDI aponta que as histórias patrocinadas são uma forma mais agressiva de publicidade, porque quando um usuário visualiza o nome de um amigo ligado à determinada marca, ele pode ser influenciado a adquirir aquele produto.

 As histórias patrocinadas possuem mais visibilidade, porque não são iguais as publicidades geralmente vinculadas na internet. O serviço especial de publicidade do Facebook cria publicações na linha do tempo do usuário, dando a entender que foi a própria pessoa quem compartilhou a imagem de uma marca ou serviço.

 “Uma publicação de um amigo curtindo um produto é capaz de significar para a pessoa alvo da publicidade uma declaração de confiança naquela marca”, explicou Palomares.

 Outra preocupação do IBDI é o fato de que o Facebook possui uma grande quantidade de usuários crianças e adolescentes, que não podem por si próprios dar autorização para uso de suas imagens em anúncios publicitários. Atualmente, segundo pesquisa do site Consumers Reporter, cerca de 7,5 milhões de membros da rede social são crianças com menos de 13 anos - violando até mesmo as normas do site, que permite apenas o cadastro de pessoas acima desta faixa etária.

 "O Facebook teria que notificar os pais sobre a utilização dos dados de seus filhos no site, bem como pedir diretamente aos responsáveis a autorização para o uso do nome e da imagem das crianças em campanhas publicitárias”, concluiu Sergio Palomares.