Postagem em destaque

Crônica: Igual peixe, algumas pessoas morrem pela boca

Divulgação Ficava vidrado ao cortar o torresmo e ver a gordura escorrer no prato Astrogildo Magno Juca adorava comida gordurosa. Fã de...

segunda-feira, 26 de abril de 2021

Raio X de Sampa: Conheça a história da Rua Pedro de Toledo

 


Pedro de Toledo nasceu em 29 de junho e faleceu em 29 de julho aos 75 anos

Luís Alberto Alves/Hourpress

Nasceu em São Paulo em junho de 1860 e formou-se bacharel pela Faculdade de Direito do Largo São Francisco. Mudou-se para Minas Gerais. Após a Proclamação da República, em 1889, retornou à capital paulista e começa vida política como deputado. 

A convite do marechal Hermes da Fonseca ocupou o cargo de ministro da Agricultura, no ano de 1910, mais tarde prestou serviços diplomáticos em Madri e Buenos Aires. Depois afastou-se da política, retornando em março de 1932. 

É nomeado interventor, pelo governo federal de Getúlio de Vargas, do Estado de São Paulo. Após o início da Revolução Constitucionalista (MMDC), optou em ficar ao lado dos paulistas e foi exilado em Portugal. Morreu em 1935.

 Nesse mês, o Governo Federal nomeou Pedro de Toledo como interventor no governo do Estado de São Paulo. Meses depois, estoura a Revolução Constitucionalista (Revolução de 1932). Permanecendo ao lado dos paulistas, Pedro de Toledo foi exilado em Portugal, de onde retornou para receber o povo paulista aquela que foi chamada de “a maior e mais significativa das ovações jamais feitas a um homem público”. 

Coincidência. Pedro de Toledo nasceu em 29 de junho e faleceu em 29 de julho aos 75 anos no Rio de Janeiro. A Rua com o seu nome fica na Vila Mariana, Zona Sul de SP. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário