Postagem em destaque

Crônica: De bem-sucedido ao amargo do ostracismo

    Hourpress/Arquivo Morava num apartamento de cobertura na Região dos Jardins, com direito a três vagas na garagem, onde tinha estacionad...

terça-feira, 13 de abril de 2021

Raio X de Sampa: Conheça a história da Rua Major Sertório

 


Luís Alberto Alves/Hourpress

 Na segunda metade do século XIX, o bairro de Vila Buarque, Centro de SP, era uma extensa área conhecida como “Chácara Rego Freitas”, pertencente ao Dr. Antonio Pinto do Rego Freitas. Após sua morte, em 1886, os herdeiros venderam o terreno para uma loteadora do Rio de Janeiro, cujo dono era Manuel Buarque de Macedo, daí o nome do bairro, Vila Buarque.

Ele abriu diversas ruas no loca, entre as quais a Major Sertório (foto), em homenagem ao grande comerciante, dono de várias fazendas e lojas comerciais na capital paulista. Sertorio era proprietário da chácara Capão Redondo, hoje bairro dos Campos Elíseos.

Sertorio foi um dos acionistas da CIA. Cantareira de Água e Esgotos, em 1879, embrião da futura Sabesp quase no final do século XX. Milionário, deixou contribuições para a Santa Casa de Misericórdia de SP, da qual fez parte. Solteiro, morreu em 10 de janeiro de 1910.

Nenhum comentário:

Postar um comentário