Postagem em destaque

Crônica: Igual peixe, algumas pessoas morrem pela boca

Divulgação Ficava vidrado ao cortar o torresmo e ver a gordura escorrer no prato Astrogildo Magno Juca adorava comida gordurosa. Fã de...

segunda-feira, 5 de outubro de 2020

Raio X de Sampa: Conheça a história da Avenida Gabriela Mistral

 

Em 1922, colaborou com o governo mexicano nas reformas educacionais daquele pais

Luís Alberto Alves/Hourpress

A escritora Gabriela Mistral, nome literário de Lucila Godoy Y Alcayaga, nasceu em 6 de abril de 1889, em Vicunã, província de Coquimbo, Chile. Detentora do Prêmio Nobel de Literatura de 1945. Exerceu o magistério durante muitos anos, lecionando em vários estabelecimentos de sua terra. Em 1914, recebeu o primeiro prêmio dos Jogos Florais de Santiago, com, Sonetos de la Moerte, adquirindo renome em todo o continente.

 Em 1922, colaborou com o governo mexicano nas reformas educacionais daquele pais. Data desta época o seu livro, Lectura Para Mujeres. Em 1930, foi convidada para inaugurar o Curso Superior da Universidade de Porto Rico, onde lecionou Literatura Hispano-Americana. Nomeada, em 1932, cônsul interino em Gênova na Itália, não chegou a tomar posse. 

Um ano depois foi designada para as funções do cônsul em Madri na Espanha, permanecendo neste cargo até 1935, quando foi transferida para exercer igual posto junto ao governo português. Jornalista, foi redatora de, Tiempo, de Bogotá e colaborou em vários jornais. Obras principais: Desolação, Nuvens Brancas, Oração da Mestra, Vida de São Francisco de Assis, Tala. Faleceu em Hempstead, Estados Unidos, em 9 de janeiro de 1957. A Avenida Gabriela Mistral (foto) fica no bairro do Cangaíba, Zona Leste de SP. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário