Postagem em destaque

Crônica: Igual peixe, algumas pessoas morrem pela boca

Divulgação Ficava vidrado ao cortar o torresmo e ver a gordura escorrer no prato Astrogildo Magno Juca adorava comida gordurosa. Fã de...

segunda-feira, 15 de junho de 2020

Raio X de Sampa: Conheça a história da Alamenda Fernão Cardim

Em 1604, depois de resgatado, voltou ao Brasil com o cargo de provincial, que exerceu até 1609


Luís Alberto Alves/Hourpress

O  padre Fernão Cardim nasceu em Viana do Alvito. Foi arcebispado de Évora em 1548. Pertenceu à Companhia de Jesus, veio para o Brasil, e aqui chegou em 9 de maio de 1583. Com o padre Cristovão de Gouveia visitou as aldeias indígenas de Ilhéus, Porto-Seguro, Pernambuco, Espírito Santo, Rio de Janeiro e São Vicente. 

Em outubro de 1585 estava na Bahia, onde exerceu o cargo de reitor do Colégio da Bahia até 1593.  Em 1598 dirigiu o Colégio do Rio de Janeiro e foi então eleito procurador. Seguiu para Roma, de onde devia voltar ao Brasil, mas foi aprisionado por corsários ingleses e levado para a Inglaterra. Em 1604, depois de resgatado, voltou ao Brasil com o cargo de provincial, que exerceu até 1609. Tornou, mais tarde, a ser reitor do Colégio da Bahia. Faleceu na aldeia do Espírito Santo,Bahia, em 27 de janeiro de 1625. Deixou valiosíssimos escritos, indispensáveis para o estudo de nossa História e principalmente da Etnografia Brasileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário