Postagem em destaque

Crônica: De bem-sucedido ao amargo do ostracismo

    Hourpress/Arquivo Morava num apartamento de cobertura na Região dos Jardins, com direito a três vagas na garagem, onde tinha estacionad...

segunda-feira, 16 de março de 2020

Saúde: Quiropraxia, conheça a especialidade que pode aliviar a dor desde a primeira sessão


Especialidade não utiliza agulhas e nem aparelhos para o tratamento


Redação
A Quiropraxia é uma especialidade da medicina alternativa, utilizada para tratar problemas articulares, em especial da coluna vertebral.  A prática atua no diagnóstico, tratamento e prevenção das alterações mecânicas do sistema musculoesquelético e seus efeitos sobre a função do sistema nervoso e da saúde em geral, através dos ajustes osteoarticulares em todo o corpo humano.
 Segundo o fisioterapeuta do CAIS – Centro de Atenção Integral à Saúde, Sérgio Romera Júnior, diversos problemas podem ser tratados através da Quiropraxia. “A prática concentra-se principalmente em alterações do sistema neuro-músculo-esquelético, como por exemplo lombalgias, dorsalgias, cervicalgias, cefaleias, alterações posturais, hérnias discais, problemas musculares e articulares em geral. A Quiropraxia pode beneficiar pessoas de todas as idades, com técnicas específicas para cada idade. O objetivo do ajuste é restaurar o movimento máximo e indolor do sistema musculoesquelético no equilíbrio postural.”, explica.
 Vale ressaltar que essa é uma especialidade do fisioterapeuta, mas qualquer médico pode indicar o tratamento. “A Quiropraxia é um tratamento reconhecido no mundo todo, por apresentar resultados concretos no alívio da dor e restauração da função articular, além do bem-estar que proporciona ao paciente. Trabalha no corpo como um todo e ajuda a corrigir desvios posturais.”, explicou o fisioterapeuta.
 Após ajustes osteoarticulares bem realizados, observa-se redução da dor e sensibilidade local, melhora do movimento e redução da tensão muscular. Estudos governamentais, como o “The Manga Report – 1993” informa que não há nenhum estudo científico clínico ou caso-controle que demonstre que os ajustes da Quiropraxia são perigosos.”
É importante esclarecer que a Quiropraxia tem contraindicações para pessoas com qualquer patologia local que fragilize os tecidos a serem tratados, como por exemplo: pessoas com tumores, osteoporose, fraturas, malformações congênitas, luxações ou lesões infecciosas, osteomielite, artrite e lesões inflamatórias agudas, hérnias discais principalmente as centrais, espondilolistese, acidentes recentes, entre outros.
 “Dentro da Quiropraxia existem 15 técnicas utilizadas para o tratamento, tudo irá depender da avaliação e indicação realizada pelo Quiropraxista. Normalmente a sessão pode levar de 30 a 40 minutos e os resultados são imediatos, pois é possível sentir os efeitos benéficos através de um estímulo neurofisiológico desencadeado pelo ajuste articular.”, explica o especialista.
“A melhora da dor ocorre, pois, a Quiropraxia atua nas fibras que ativam circuitos locais inibitórios do corno posterior da medula, inibindo os estímulos dolorosos aferentes. A manipulação também é um fator importante, pois promove a redução do fuso muscular reduzindo a excitabilidade dos motoneurônios”, conclui Sérgio Romera Júnior.
 Serviço: Quiropraxia
Local: CAIS – Centro de Atenção Integral à Saúde
Endereço: Av. Paes de Barros, 1815 - Mooca, São Paulo - SP, 03115-001
Agendamento de consultas: (11) 2029-7805

Nenhum comentário:

Postar um comentário