Postagem em destaque

Crônica: Igual peixe, algumas pessoas morrem pela boca

Divulgação Ficava vidrado ao cortar o torresmo e ver a gordura escorrer no prato Astrogildo Magno Juca adorava comida gordurosa. Fã de...

terça-feira, 17 de março de 2020

Raio X de Sampa: Conheça a história da Rua Santo Antonio


 Fez muitos ainda em vida. Durante suas pregações nas praças e igrejas, muitos cegos, surdos, coxos e muitos doentes ficavam curados


Luis Alberto Alves-Hourpress

A denominação desta rua deve a sua origem à igreja de Santo Antonio, hoje localizada a uma certa distância, na Praça do Patriarca. Entretanto, em meados do século XIX  esta praça não existia e o prédio da igreja ocupava meio do quarteirão da Rua Direita. Logo adiante tinha início a "Ladeira de Santo Antonio" (atual Ladeira Dr. Falcão Filho) que, após o Anhangabaú, ligava-se ao início da Rua de Santo Antonio.
Santo Antonio ou Fernando Antônio de Bulhões, seu nome de nascença,  nasceu em Lisboa, Portugal, em 15 de agosto do ano de 1195. De família nobre, era filho único de Martinho de Bulhões, oficial do exercito de Dom Afonso e de Tereza Taveira. Sua formação inicial foi feita pelos cônegos da Catedral de Lisboa. Antônio gostava de estudar e de ficar mais recolhido. Aos 19 anos entrou para o Mosteiro de São Vicente dos Cônegos Regulares de Santo Agostinho, contra a vontade de seu pai. Morou lá por 2 anos. 
Com uma grande biblioteca em mãos, Antônio avança na sua história pelo estudo e pela oração. É transferido para Coimbra,  um importante centro de estudos de Portugal, ficando lá por 10 anos. Ali  foi ordenado sacerdote. Logo se viu o dom da palavra que transbordava do jovem padre agostiniano. Tinha conhecimento e grande poder de pregação. 
Tinha uma força irresistível com as palavras e São Francisco o nomeou como o primeiro leitor de Teologia da Ordem. Em seguida, mandou-o estudar teologia para ensinar seus alunos e pregar ainda melhor. Juntavam-se as vezes mais de 30 mil pessoas para ouvi-lo pregar, e muitos milagres aconteciam. Protetor das coisas perdidas, dos casamentos e dos pobres. 
É o Santo dos milagres. Fez muitos ainda em vida. Durante suas pregações nas praças e igrejas, muitos cegos, surdos, coxos e muitos doentes ficavam curados. Santo Antônio morreu em Pádua, na Itália, em 13 de junho de 1231, com 36 anos. Por isso ele é conhecido também como Santo Antônio de Pádua. A Rua Santo Antonio (foto) foi oficializada em 1916 e fica no Centro de SP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário