Postagem em destaque

Crônica: De bem-sucedido ao amargo do ostracismo

    Hourpress/Arquivo Morava num apartamento de cobertura na Região dos Jardins, com direito a três vagas na garagem, onde tinha estacionad...

quarta-feira, 25 de maio de 2016

Radiografia de Sampa: Rua Direita



Luís Alberto Alves

Um dos mais antigos logradouros da cidade de São Paulo, a Rua Direita foi aberta ainda no século XVI com o intuito de fazer a ligação do centro da cidade com a antiga estrada que levava à aldeia indígena de Pinheiros. Naquela época, ela iniciava-se no Largo da Sé e seguia em direção ao "Piques" (atual largo da Memória e Praça da Bandeira). Ali começava a antiga Estrada de Sorocaba (atual Rua da Consolação) que levava até Pinheiros. 

 Já em 1638 encontramos referências de sua existência na malha urbana. Naquela época ela era conhecida como "Rua que vai para Santo Antônio", numa clara alusão à Igreja de Santo Antonio, localizada hoje na Praça do Patriarca. Mais tarde, ela passou a ser conhecida como Rua Direita da Misericórdia para Santo Antônio, numa referência à Igreja da Misericórdia (hoje demolida) que localizava-se no Largo da Misericórdia. 

Encontramos também para ela o nome de Direita de Santo Antônio. De qualquer modo, a origem do nome " Direita", estava sempre ligado à uma Igreja, seja a da Misericórdia, seja a de Santo Antônio. Nesse caso, temos aqui uma referência da tradição portuguesa de denominar as ruas principais de cada cidade como iniciando-se à Direita da porta principal de cada templo.  A Rua Direita (foto) fica no Centro de SP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário