Postagem em destaque

Crônica: Igual peixe, algumas pessoas morrem pela boca

Divulgação Ficava vidrado ao cortar o torresmo e ver a gordura escorrer no prato Astrogildo Magno Juca adorava comida gordurosa. Fã de...

terça-feira, 1 de março de 2016

Variedades: Do PT das lutas sociais ao PT do poder



Redação

O sociólogo José de Souza Martins explica, no novo livro lançado pela editora Contexto, como aconteceu a transformação radical do PT no exercício do poder

O PT se apresentava como um partido que lutava nas ruas e nas portas de fábrica, nas igrejas e nas universidades pregando ética e justiça social. No que ele se transformou, após mais de uma década de exercício contínuo de poder? Em Do PT das lutas sociais ao PT do poder, lançamento da editora Contexto, José de Souza Martins, um dos mais importantes cientistas sociais brasileiros, enfrenta esta questão com coragem e objetividade.

O PT  adotou uma pedagogia política maniqueísta que, ideologicamente, dividiu o Brasil em dois grandes países antagônicos e inconciliáveis. A crise que vem afastando do povo o Partido dos Trabalhadores, no entanto, pode ser explicada pela própria trajetória do PT, quando, aos poucos, o poder estruturalmente vicioso se apoderou do partido que pensava dele se apoderar.

Flagrado recebendo subornos, surgiu a figura da “corrupção altruísta” daqueles que entenderam que a propina para levar ao poder e nele manter um partido de esquerda não é condenável porque, em última instância, trata-se de “corrupção cívica” para favorecer os pobres, os que foram lesados ao longo dos séculos. Mas a suposta amoralidade do poder e do lucro não esperava defrontar-se com a moralidade da nova geração: manifestantes de rua e altos funcionários da Justiça.
Neste livro ousado e analítico, José de Souza Martins nos mostra como chegamos a este ponto.

Serviço
Livro: Do PT das lutas sociais ao PT do poder
Autor: José de Souza Martins
Páginas: 256 páginas
Preço: R$ 39,90
Editora Contexto

Nenhum comentário:

Postar um comentário