Postagem em destaque

Crônica: De bem-sucedido ao amargo do ostracismo

    Hourpress/Arquivo Morava num apartamento de cobertura na Região dos Jardins, com direito a três vagas na garagem, onde tinha estacionad...

quinta-feira, 9 de abril de 2015

Radiografia de Sampa: Avenida Moema



Luís Alberto Alves

 Este logradouro foi aberto entre 1913 e 1915 pela Cia. Territorial Paulista e o seu leito foi tornado público através de doação à Municipalidade em 03 de Abril de 1933.

 Neste mesmo ano ganhou o nome de Rua Moema, trecho entre a Avenida Ibirapuera e a Rua Iraê. Em 1952 foi transformada em Avenida e dois anos depois ganhou a atual configuração de início e término.

 O nome "Moema", como os demais nomes dos logradouros da região, seguiu uma temática sugerida pelo proprietário da área, engenheiro Fernando Arens Júnior, diretor da Cia. Territorial Paulista.

 Conta-se que ele apreciava os nomes indígenas e de aves. Neste caso, Moema é o nome de uma das heroínas do poema épico "Caramuru", de Frei José de Santa Rita Durão.

 Nessa obra, as passagens mais belas referentes a Moema, encontram-se no Canto VI, estrofe 37 e seguintes. Na língua Tupi, Moema significa "a que faz doçura, a meiga". A Avenida Moema (foto) fica no bairro de Moema, Zona Sul de SP.





Nenhum comentário:

Postar um comentário