Postagem em destaque

Crônica: De bem-sucedido ao amargo do ostracismo

    Hourpress/Arquivo Morava num apartamento de cobertura na Região dos Jardins, com direito a três vagas na garagem, onde tinha estacionad...

sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Geral: Menos testosterona, menos desejo



Dra: Mariana Halla

Presente vinte ou trinta vezes mais nos homens – o que explica o grande apetite sexual em pessoas saudáveis do sexo masculino – a testosterona também atua no organismo feminino, interferindo significativamente na libido. Essa interferência é mais facilmente notada durante o climatério, quando a redução do hormônio, que acontece com o avanço da idade, se torna mais acelerada. É justo nesse período que o desejo da mulher pode se encontrar mais comprometido.

“É comum a mulher entrar na menopausa e perceber que seu interesse por sexo diminuiu. Cerca de 88% das mulheres apresenta algum tipo de distúrbio sexual nessa fase. Mas esta não é uma condição irreversível. A reposição hormonal existe, dentre outras, para suprir a carência da testosterona”, explica a ginecologista e obstetra Mariana Halla. Entretanto, ela ressalta que a administração do esteroide deve ser feita sob orientação de um médico especialista. Do contrário, a paciente poderá comprometer sua saúde. 

Doses baixas e diárias de testosterona são eficazes no tratamento do transtorno do desejo sexual hipoativo em mulheres após a menopausa natural ou na que ocorre após a ooforectomia bilateral. O tratamento é seguro em curto prazo, mas contraindicado em mulheres com câncer de mama ou útero, bem como naquelas com doenças cardiovasculares e de fígado estabelecidas. 

Na mulher, a testosterona serve para manter massa óssea, disposição e libido.Estudos recentes até relacionam a sua falta a depressão e alterações de humor.A queda desse hormônio pode ter outras origens, senão a do envelhecimento fisiológico, incluindo a exposição a pesticidas, herbicidas e outros venenos o aquecimento de plásticos; estresse crônico e uso de pílulas anticoncepcionais.  
  
Sobre Dra. Mariana Halla

Especializada em ginecologia endócrina, ginecologia geral clínica e cirúrgica; anticoncepção e climatério; reposição hormonal e hormônios bioidênticos; pré-natal, parto e puerpério; tratamento de lesões causadas pelo HPV e envelhecimento saudável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário