Postagem em destaque

Crônica: Igual peixe, algumas pessoas morrem pela boca

Divulgação Ficava vidrado ao cortar o torresmo e ver a gordura escorrer no prato Astrogildo Magno Juca adorava comida gordurosa. Fã de...

segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Geral: CVV promove V Simpósio Internacional e II Debate sobre suicídio na mídia



Redação

O CVV é a entidade atua há mais tempo na prevenção do suicídio no Brasil e uma das mais antigas no mundo, com 53 anos completos no início de 2015. Com esse histórico, a instituição sem fins lucrativos e atuação nacional organiza dois eventos com o intuito de gerar discussão e consequente conscientização da população a respeito do assunto na semana de 10 de setembro, Dia Mundial de Prevenção do Suicídio.

 V Simpósio Internacional de Prevenção do Suicídio

 Pelo quinto ano consecutivo ocorre o Simpósio Internacional de Prevenção do Suicídio, neste ano na cidade do Rio de Janeiro. As edições anteriores foram realizadas em Guarulhos (SP), São Paulo capital, Florianópolis (SC) e Brasília (DF). Robert Gellert Paris Junior, presidente do CVV - Centro de Valorização da Vida, comenta que essa alternância de localidades é uma das formas encontradas para aumentar a abrangência do debate.

 “O silêncio tem se mostrado o maior vilão do aumento dos casos de suicídio em todo o mundo”, comenta Robert que também é membro do Befrienders Worldwide, entidade que congrega iniciativas pela prevenção do suicídio em diversos países. “É preciso quebrar esse tabu, mostrar que suicídio tem prevenção em pelo menos 90% dos casos e estimular que o assunto seja abordado pela imprensa, em escolas, consultórios médicos, instituições religiosas, rodas de amigos e dentro dos lares.” 

 O V Simpósio Internacional de Prevenção do Suicídio ocorre em 11 de setembro com a presença de um representante da Dinamarca, além de profissionais brasileiros com experiência internacional. Formam a mesa: o educador Jeppe Kristen Toft diretor do Livslinien Institute da Dinamarca; Dr. Neury José Botega, psiquiatra da Unicamp – Universidade de Campinas; Dr. Humberto Corrêa, psiquiatra da UFMG – Universidade Federal de Minas Gerais e vice-presidente da Associação Latinoamericana de Suicidologia; Dr. Carlos Felipe D’Oliveira, psiquiatra, ex-coordenador da Estratégia Nacional de Prevenção do Suicídio; e Robert Gellert Paris Junior, presidente do Centro de Valorização da Vida.




Nenhum comentário:

Postar um comentário