Postagem em destaque

Crônica: Igual peixe, algumas pessoas morrem pela boca

Divulgação Ficava vidrado ao cortar o torresmo e ver a gordura escorrer no prato Astrogildo Magno Juca adorava comida gordurosa. Fã de...

segunda-feira, 27 de julho de 2015

Variedades: Programação do CineSesc de 30 de julho a 05 de agosto Redação


  Redação

10° Festival Latino Americano - Celebrando sua décima edição no período de 30 de julho a 5 de agosto, o Festival traz como grandes homenageados os cineastas Hector Babenco e Lírio Ferreira. O evento reúne uma programação com os destaques da produção latina mais recente, incluindo vários títulos inéditos no Brasil e obras exibidas em eventos como os festivais de Cannes e Berlim. A programação se completa com encontros e debates em que estarão presentes mais de 40 convidados, do Brasil e exterior.
INGRESSOS GRÁTIS

Blues dos Plomos (Dir: Paulo Soria e Gabriel Patrono, Argentina, 2013, 83min., 12 anos)
Um retrato do trabalho de Jota, as lembranças de assistentes de todas as épocas do Rock Argentino o trabalho de Aníbal “La Vieja” Barrios, assistente durante 34 anos de Luis Alberto Spinetta. Estas histórias românticas se contrapõem ao frio trabalho dos assistentes de um megafestival como o Pepsi Music. Conta também a história da "Canción de los Plomos" (Oveja Negra) que, composta por um protagonista dos bastidores dos anos 70, deu voz a esses homens fortes e fundamentais para a montagem de um cenário, lançando luz sobre este fenômeno inexplorado, o universo dos “Operários do Rock”.
Quinta-feira, 30/8, 14h30.

Ragazzi (Dir: Raúl Perrone, Argentina, 2014, 83min., 16 anos)Ragazzi é uma sinfonia em dois movimentos: 1) o último dia na vida de Passolini, desde o olhar do seu agressor – um ragazzo ­como qualquer outro. Seus amigos – seu ambiente – a sua tragédia; 2) um grupo de ragazzi que trabalham com seus carros na cidade de Córdoba. O Olhar se detém neles – brincando no rio e com uma mulher misteriosa.
Quinta-feira, 30/8, 17h.

A Misteriosa Morte de Pérola (Dir: Guto Parente, Brasil, França, 2014, 62, Projeção Digital, 12 anos)
Um suspense sobre uma jovem estudante que deixa seu país, casa e namorado para estudar arte em uma cidade francesa. Ela mora sozinha em um belo, porém sombrio e antigo apartamento, onde os quadros a encaram e as portas parecem ter vida própria. Ela está solitária, e lentamente perde-se em nostalgia e medo, fundindo sonhos, fantasia e realidade.
Quinta-feira, 30/8, 19h20.

Sermão dos Peixes (Dir: Cristiano Burlan, Brasil, 2014, 80min., 12 anos)História de uma sociedade singular constituída de botos e homens, em Laguna, Santa Catarina. Ao longo de gerações, pescadores protagonizam juntamente com a espécie de boto Tursiops Truncatus a pesca cooperativa onde ambas espécies perseguem a mesma presa: a tainha.
Quinta-feira, 30/8, 21h30.

Lixo (Dir: Carlos Matsuo, México, 2013, 64min., 12 anos)
Desde 2006, San Pedro El Cortez transformou-se em uma das bandas mais representativas de Tijuana. Só tem um problema: ninguém liga para eles. Agora, depois de uma onda de interesse por artistas da região, eles têm a oportunidade de mostrar por que são a aposta da nova música mexicana.
Sexta-feira, 31/8, 14h30.

Baile Perfumado (Dir: Paulo Caldas e Lírio Ferreira , Brasil, 1997, 93min., 16 anos)
A saga do libanês Benjamin Abrahão, mascate responsável pelas únicas imagens de Virgulino Ferreira, o Lampião, quando vivia no sertão brasileiro. Amigo íntimo de Padre Cícero, Benjamin mascateava pelo sertão e exercitou seu espírito mercantilista convivendo intimamente com o bando de Lampião. Infiltrou-se no grupo para colher imagens e vender os registros do famoso criminoso pelo mundo afora.
Sexta-feira, 31/8, 17h

Videofilia (e Outras Síndromes Virais) (Dir: Juan Daniel F. Molero, Peru, 2015, 102 min., 14 anos)
Uma jovem desajustada que passa as primeiras semanas fora da escola tomando drogas psicodélicas e marcando encontros pela webcam. É assim que conhece um pornógrafo amador um pouco mais velho do que ela, com quem desenvolve um relacionamento sexual estranho.
Sexta-feira, 31/8, 19h20.

Sozinhos (Dir: Joanna Lombardi, Peru, 2015, 92 min., 12 anos)
Amigos de trinta e poucos anos que viajam pela floresta peruana, sem cinema e intocada por Hollywood, para mostrar filmes a céu aberto. Nas suas conversas no carro, na estrada, ou à noite embaixo da barraca enquanto acampam, assuntos sem sentido passam suavemente para questões importantes sobre a vida.
Sexta-feira, 31/8, 21h30.

My Name Is Now, Elza Soares (Dir: Elizabete Martins Campos, Brasil, 2014, 71 min., 14 anos)
Elza Soares e seu espelho, nua e crua, ao mesmo tempo, frágil e forte, real e sobrenatural: com a força da natureza, da sua voz, ela encarna a ancestralidade brasileira e canta todos os sons, cores, formas, sua vida, arte, crenças, mitos, seu amor ao jogador Mané Garrincha, numa saga musical que ultrapassa o tempo, espaço, perdas e sucessos.
Sábado, 1/8, 14h30.

O Crime da Imagem (Dir: Lírio Ferreira (Brasil, 1992, 13min., 12 anos)
Como Antônio Conselheiro tornou-se ao mesmo tempo um líder-político-místico-religioso, andarilho dos sertões e aliciador das massas sertanejas à revolução agrária.
O Homem que Engarrafava Nuvens (Dir: Lírio Ferreira, Brasil, 2009, 100min., 12 anos)
Documentário musical sobre a vida e a obra do compositor, advogado, deputado federal e criador das leis de direito autoral, Humberto Teixeira, também conhecido como o "Doutor do Baião", por ser autores de clássicos populares como a música Asa Branca. Com a participação de Denise Dummont, Caetano Veloso, Chico Buarque, David Nyrne, Gilberto Gil e Maria Bethania.
Sábado, 1/8, 17h.

Morte em Buenos Aires (Dir: Natalia Meta, Argentina, 2014, 90 min., 14 anos)
Detetive Chávez, um homem de família e policial durão, é encarregado da investigação de um homicídio que ocorreu no circulo mais exclusivo da alta sociedade de Buenos Aires na década de 1980. Na cena do crime, Chávez conhece o oficial Gomez, apelidado O Ganso, um novato de boa aparência que se torna sua mão-direita na procura do assassino.
Sábado, 1/8, 19h20.

O Ardor (Dir: Pablo Fendrik, Argentina, Brasil, França, México, Estados Unidos, 2014, 90min., 12 anos).Um misterioso homem emerge da selva para resgatar uma jovem camponesa, quando mercenários assassinam seu pai e a tornam prisioneira.


Sábado, 1/8, 21h30.

Árido Movie (Dir: Lírio Ferreira, Brasil, 2005, 115, Projeção Digital, 16 anos)
Um famoso repórter do tempo que mora em São Paulo, retorna à sua cidade-natal, no interior do Nordeste, para o enterro do pai, que foi assassinado. Lá ele encontra uma parte da família que ainda não conhecia, e que lhe cobra que se vingue da morte do pai.
Domingo, 2/8, 14h30.

Escolas de Cinema - Programa 4
Retratos da Histórica Vila Maria Zélia (Dir: Patricia Helena dos Santos, FAAP, Brasil, 2014, 16min.)
 Os vestígios do passado e do presente nos registros cotidianos da Vila Maria Zélia, pioneira vila operária da cidade de São Paulo.
Dormente (Dir: Vinko Tomicic, UBA, Argentina, 2014, 16 min)
Um jovem boxeador vive entre o ginásio e sua casa. Seu pai, entregue à bebida e às corridas de cavalo, deposita nele suas esperanças de sair da angustiante rotina.
Clara e a Lua (Dir: Beatriz Pomar, USP, Brasil, 2014, 18min.)
Numa tentativa de se aproximar do pai, Clara o convence a lhe contar uma história sobre a Lua. Os seres fantásticos da fábula passam a aparecer na vida dela e a ajudam a encontrar um novo final para a história do pai.
Entre Casas (Dir: Luden Viana, SENAC, Brasil, 2015, 25min.)
Após ter sua casa invadida, uma família começa a buscar métodos de se proteger de ameaças desconhecidas, que acabam transformando não somente a casa como eles mesmos.
400 Malas (Dir: Fernanda Valadez, CCC, México, 2014, 22 min.)
Magdalena parte em uma jornada para encontrar seu filho desaparecido no caminho da fronteira dos Estados Unidos. Acompanhada apenas pela sua vontade e pelas suas memórias, Magdalena adentra um violento território – a rota da imigração no México.
Domingo, 2/8, 17h.

A Vida Depois (Dir: David Pablos, México, 2013, 90min., 14 anos)
Rodrigo e Samuel fazem uma viagem em busca de sua mãe, que desapareceu de maneira estranha, deixando um bilhete na mesa que diz: “Tive que sair. Mamãe”. A relação entre os irmãos se torna tensa conforme viajam pela paisagem desértica, seguindo pistas baseadas em recordações de infância.
Domingo, 2/8, 19h20.

Através (Dir: André Michiles, Diogo Martins e Fábio Bardella, Brasil, 2015, 104min., 16 anos)
Cuba, 2012: Raul Castro revoga a lei da "carta branca", que obrigava os cubanos a pedir autorização para viagens ao exterior. Agora o país está passando por um período de reformas e incertezas. Cintia também está em transição e ela deve definir o seu destino que também é incerto na ilha. Atrás de respostas para o seu futuro, ela viaja em busca de suas origens e das raízes do seu povo.
Domingo, 2/8, 21h30.

Não Tenho Nada (Dir: Alvaro Cifuentes, Argentina, 2013, 77min., 14 anos)
Nekro, após o choque de energia do rock de garagem de Los Peyotes, pergunta à câmera de Álvaro Cifuentes: “Por que você gosta de Los Peyotes?”. Resposta: “Eu me identifico quando as coisas selvagens ganham vida”. Precisão cirúrgica para definir o cavernícola e esteta andar de Los Peyotes, auto-batizados “as prostitutas do garaje”. Hechomierda, Bam Bam, Bruno e Peyote falam, fora do palco, da importância de lavar a bunda e dão aulas de garaje: são animalescamente sinceros com seu DNA e seu caráter animal (em todos os sentidos). No palco, bem, lá é onde ganham vida, lascivos, godzilescos, guturais, crus os Peyotes.
Segunda-Feira, 3/8, 14h30.

O Beijo da Mulher Aranha (Dir: Hector Babenco, Brasil, Estados Unidos, 1985, 120min., 16 anos)
Dois prisioneiros dividem a mesma cela. Um é homossexual e está preso por comportamento imoral, o outro é um prisioneiro político. O primeiro, para fugir da triste realidade que o cerca, inventa filmes cheios de mistério e romance, mas o outro tenta se manter o mais politizado possível em relação ao momento que vive. Mas esta convivência faz com que os dois homens se compreendam e se respeitem.
Segunda-Feira, 3/8, 17h.

Mar (Dir: Dominga Sotomayor, Chile, Argentina, 2014, 60min., 12 Anos)
Martín e a namorada vão para a praia de férias. Tudo acontece de forma rotineira e normal até que o casal se desentende: ela deseja avançar no relacionamento e formar uma família, enquanto ele quer ir com calma. A tensão entre os dois aumenta quando, inesperadamente, aparece a mãe de Martín.
Segunda-Feira, 3/8, 19h20.

As Insoladas (Dir: Gustavo Taretto, Argentina, 2014, 102min., 12 anos)
Buenos Aires, dezembro de 1995. Seis amigas e companheiras de aula de salsa compartilham do mesmo sonho: passar suas semanas de férias no caribe. Porém, a realidade econômica das garotas não lhes permite sair do terraço de um prédio no meio da cidade, onde se encontram toda semana para tomar sol.
Segunda-Feira, 3/8, 21h30.

Pescado Rabioso – Uma Utopia Incurável (Dir: Lidia Milani, Argentina, 2012, 55 min., 12 anos)
O grupo Pescado Rabioso se reencontra depois de 38 anos no recital Spinetta y las Bandas Eternas, que foi organizado em Velez Sarsfield a 4 de dezembro de 2009. A câmera acompanha os ensaios e as situações que ocorrem, brincadeiras, abraços, música e conversas profundas com os integrantes do Pescado Rabioso sobre o significado de voltar a tocar juntos, lembrando o que ocorria na Argentina no início dos anos 70 e com a sensação de que uma mudança estava ocorrendo no mundo.
Terça-Feira, 4/8, 14h30.

Pantanal (Dir: Andrew Sala, Argentina, 2014, 72min., 16 anos)
Pantanal é um road movie sul-americano na fronteira entre a ficção e o documentário.Um homem foge de Buenos Aires para o Pantanal do Mato Grosso (Brasil) levando uma bolsa cheia de dinheiro. O motivo da viagem é pagar uma dívida que ele tem com o irmão, com quem não fala há anos. O relato se mistura com depoimentos reais de pessoas que dizem tê-lo encontrado pelo caminho.
Terça-Feira, 4/8, 17h

Natureza Morta (Dir: Gabriel Grieco, Argentina, 2014, 90min., 16 anos)
Em uma cidade da Argentina, o país dos churrascos, pessoas ligadas à indústria de gado começam a desaparecer. Um jornalista dá início à investigação, e em breve ela vai descobrir um segredo obscuro.
Terça-Feira, 4/8, 19h20.

Viva a Música (Dir: Carlos Moreno, Colômbia, México, 2015, 101min., 16 anos).
María del Carmen é uma jovem acomodada que deixa a casa da sua família, levando-se pela música e pela dança das ruas da cidade de Cáli, na Colômbia. Sem se importar com as consequências, María está disposta a provar tudo de excitante que a cidade tem a oferecer.
Terça-Feira, 4/8, 21h30.

Sabotage: Maestro do Canão (Dir: Ivan 13P, Brasil, 2015, 110min., 14 anos)
Mauro Mateus dos Santos ficou conhecido no Brasil através de outro nome: Sabotage. Crescendo em meio a pobreza de São Paulo, o e homem, com singularidade musical, encontrou no rap espaço para se expressar. Neste documentário inédito, com depoimentos de artistas e cenas de arquivo da vida do rapper, ele fala, de forma aberta e espontânea, sobre a infância, a desigualdade, o descaso, a solidariedade, o passado e o futuro. O retrato de um músico que se tornou lenda após sua morte, e ainda é um dos nomes mais importantes do rap nacional.
Quarta-Feira, 5/8, 14h30.

Picó, a Máquina Musical do Caribe (Dir: Roberto de Zubiría e Sergio Zaraza, Colômbia, 2014, 57min., 12 anos)
Um setor da população da Costa Atlântica Colombiana desenvolveu há mais de 50 anos uma alternativa para desfrutar e ao mesmo tempo divulgar a música de sua preferência. Para isso construíram artesanalmente sistemas de som capazes de desencadear uma enorme festa. Essas máquinas de som do Caribe colombiano receberam o nome de Picó. Esta parte pouco explorada da história musical colombiana é narrada através da família De Moya, proprietária do picó “El Jude” em Barranquilla.
Quarta-Feira, 5/8, 17h.

Sangue Azul (Dir: Lírio Ferreira, Brasil, 2014, 114min., 16 anos)
Há 20 anos, numa ilha vulcânica e paradisíaca, um menino de 10 anos foi separado de sua irmã. A mãe, temerosa que uma atração incestuosa se desenvolvesse entre os dois, mandou seu filho para o continente com Kaleb, o ilusionista do Circo Netuno, que estava passando pela ilha. No continente, Kaleb instruiu o menino nas artes do circo e do espírito, e o ex-ilhéu se tornou Zolah, o Homem Bala. Zolah agora está de volta à ilha com o circo. Um paralelo entre cinema e circo para falar de mar, arte e amor.
Quarta-Feira, 5/8, 19h20.

O Passado (Dir: Hector Babenco, Brasil, Argentina, 2007, 114min., 16 anos)
Um jovem tradutor termina o casamento de 12 anos com Sofia, sua primeira namorada. O acontecimento faz com que ele se envolva com outras mulheres, mas sua vida amorosa sempre acaba sendo conduzida pela presença de Sofia.
Quarta-Feira, 5/8, 21h30.


CINECLUBINHO

O Mundo dos Pequeninos (Dir.: Hiromasa Yonebayashi, Japão, 2010, 94 min., livre).
Nos subúrbios de Tóquio, sob o assoalho de uma casa velha, Arrietty vive em seu minúsculo mundo com a família, fazendo de tudo para manter em segredo a existência de todos. Sobrevivendo como pequenos ladrões, eles conhecem as regras para que nunca sejam percebidos pelos verdadeiros - e grandes - donos da casa. Contudo, quando um jovem rapaz se hospeda na casa, a pequenina Arietty acredita que poderá manter uma amizade com ele, apesar da diferença dos tamanhos.

Domingo, 2/8, 11h, grátis, dublado. Retirada de ingressos a partir das 10h.


CINEMA DA VELA

Cinema da Vela: Um olhar sobre o cinema latino-americano atual.  Bate papo sobre os rumos do cinema.
Os cineastas David Pablos e Guto Parente conversam sobre o cenário cinematográfico latino americano, com mediação do crítico Cássio Starling.

Terça-feira, 4/8, 19h30, grátis. No hall do Cinesesc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário