Postagem em destaque

Crônica: Igual peixe, algumas pessoas morrem pela boca

Divulgação Ficava vidrado ao cortar o torresmo e ver a gordura escorrer no prato Astrogildo Magno Juca adorava comida gordurosa. Fã de...

segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Radiografia de Sampa: Avenida das Nações Unidas



Paulistanos conhecem a Nações Unidas como Marginal Pinheiros


Luís Alberto Alves

 Avenida das Nações Unidas, mais conhecida pelos paulistanos como Marginal Pinheiros, é uma homenagem à ONU (Organização das Nações Unidas). Criada em julho de 1945, através de uma carta que reuniu 51 países, entre eles o Brasil.

 A ONU firmou como seu principal objetivo, a manutenção da paz e segurança internacional. Desde então, os países membros tomam medidas evitando ameaças à paz e reprimindo atos de agressão. Princípios como estes, além de desenvolvimento de relações amistosas e igualdade entre os povos, fazem parte da determinação dessa organização e de seus membros.

 Por meio do Conselho de Segurança, ela pode realizar intervenções em países que estejam em situação de ameaça constante de paz. Recentemente, os chamados capacetes azuis, soldados que trabalham para a ONU, ficaram conhecidos ao participarem de ações pela paz e em favor das vítimas de guerra, tanto na ex-Iugoslávia quanto na África, em regiões como Ruanda em que os direitos humanos foram barbaramente violados pela guerra civil.

 Fazem parte dos estatutos da ONU, medidas coletivas de ampla percepção da diferença existente entre cada um dos povos, demonstrando que para a paz, antes de tudo, deve existir respeito a cada um. A Avenida das Nações Unidas fica no bairro do Itaim Bibi, Zona Sul de SP.


Nenhum comentário:

Postar um comentário