Postagem em destaque

Crônica: Igual peixe, algumas pessoas morrem pela boca

Divulgação Ficava vidrado ao cortar o torresmo e ver a gordura escorrer no prato Astrogildo Magno Juca adorava comida gordurosa. Fã de...

segunda-feira, 26 de maio de 2014

Geral: Excesso de sal provoca pressão alta e doença renal



Alguns produtos têm mais de 50% de sódio

Luís Alberto Alves

 Muito se fala sobre o controle na ingestão de sal e por que temos que ficar atentos à quantidade de sódio na dieta adulta e, principalmente, na das crianças. A professora Rosemeire dos Santos Vieira, coordenadora da especialização em Enfermagem Pediátrica da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, explica que o excesso de consumo de sódio está ligado à pressão alta que, por sua vez, desempenha um importante papel no desenvolvimento de problemas de saúde como doenças cardíacas, renais, acidentes vasculares ou insuficiência cardíaca congestiva.

 "Temos que ressaltar que o sal de cozinha não é tecnicamente sinônimo de sódio (Na). Costumamos associar esses dois elementos porque cada 1 g de sal tem aproximadamente 0,4g de Na, ou seja, 40% do sal é sódio. O restante é composto por outros sais e demais conteúdos", afirmou.

 Segundo a professora, nosso organismo precisa desses outros componentes como: cálcio, fósforo, magnésio e zinco. Essas substâncias são inorgânicas e não são produzidas por organismos vivos e, portanto, devem ser consumidas na alimentação. Todos esses elementos têm funções importantes no corpo humano, assim como o sódio, que é fundamental para a condução elétrica e contração do coração.

 A especialista diz que um adulto precisa de apenas 0,5g de sódio por dia para sobreviver. No entanto, um organismo em atividade tem necessidade de 2,3g e o Ministério da Saúde recomenda o consumo de 2g diariamente. "Isso equivale dizer que, em uma colher de café de sal de cozinha, temos a quantidade recomendada para o dia todo. Isso sem contar os sais de outras fontes de sódio como carnes, pães e cereais, que certamente tem uma quantidade mínima de sódio, mas que somada àquela do sal de cozinha pode ultrapassar o recomendado", declarou.

Para as crianças, essa necessidade varia de acordo com a idade: Referência Quantidade necessária. Do nascimento até o sexto mês de vida A alimentação deve ser exclusivamente o leite materno, o qual tem a quantidade adequada de tudo que o bebê precisa para se desenvolver bem.

De 6 meses a 1 ano A criança precisa de aproximadamente 200 mg (0,2g) de sódio por dia.
Crianças maiores, entre 12 e 15 Kg A criança precisa de aproximadamente 260 mg (0,26g) de sódio por dia.

"Como se pode notar, a evolução da necessidade de sal na comida aumenta lentamente conforme a criança cresce. As famílias devem ser cuidadosas no preparo da comida de todos, mas principalmente dos pequenos, visto que uma boa alimentação é um investimento em saúde física, mental e emocional", afirmou a professora Rosemeire.

                                                                              Dicas Importantes
1. Saleiro na mesa nunca! Mesmo saladas devem ser temperadas com cuidado para não haver exageros;
2. Alimentos como biscoitos doces recheados, sucos de "caixinha", e também sopas semiprontas, macarrão instantâneo, entre outros, têm grandes quantidades de sais;
3. Alimentos industrializados e em conserva devem ser evitados, pois possuem grandes quantidades de sais, inclusive sódio. O consumo de frutas e verduras deve ser incentivado;
4. Sempre observe o rótulo dos alimentos - a quantidade de sódio pode variar significativamente de uma marca para outra;
5. Fique longe de produtos que contenham mais de 200mg por porção;
6. Muitos produtos trazem no rótulo algo como "sem sal" ou "sem sódio". Fique atento a rótulos que trazem algo como "sódio light" ou "sódio reduzido" - eles podem ter baixos níveis de sódio, mas altas quantidades de outros sais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário