Postagem em destaque

Crônica: Igual peixe, algumas pessoas morrem pela boca

Divulgação Ficava vidrado ao cortar o torresmo e ver a gordura escorrer no prato Astrogildo Magno Juca adorava comida gordurosa. Fã de...

quinta-feira, 22 de maio de 2014

Radiografia de Sampa: Rua Voluntários da Pátria


A Rua Voluntários da Pátria homenageia brasileiros que lutaram na Guerra do Paraguai


Luís Alberto Alves

 No ano de 1881, esta rua era conhecida como "Estrada para Bragança". Em 1897 já recebia o nome de "Voluntários da Pátria", homenagem ao batalhão Voluntários da Pátria que lutou na Guerra do Paraguai. Por causa da invasão de Mato Grosso por forças inimigas foram criadas associações patrióticas para fornecer o maior número possível de homens e materiais ao Exército.

 A entidade Associação Promotora de Voluntários da Pátria que armou e enviou farda à Coluna dos Voluntários em janeiro de 1865 para embarcar à guerra. Eram três companhias e a organização ficava nas mãos do coronel Francisco Antonio de Oliveira.

 Em 24 de julho seguiram para o Mato Grosso. Em 10 de abril de 1866 travaram a primeira batalha no Paraguai, onde morreram 153 combatentes. O restante da tropa se uniu a dois batalhões, todos paulistas, formando uma só unidade, que recebeu o nome de 35º batalhão de Voluntários. Em 25 de abril de 1870 retornaram a São Paulo. Do efetivo de 800 homens, apenas 84 voltaram. A Rua Voluntários da Pátria fica no bairro de Santana, Zona Norte de SP.


Nenhum comentário:

Postar um comentário