Postagem em destaque

Crônica: De bem-sucedido ao amargo do ostracismo

    Hourpress/Arquivo Morava num apartamento de cobertura na Região dos Jardins, com direito a três vagas na garagem, onde tinha estacionad...

segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Radiografia de Sampa: Rua Joaquim Floriano




A Joaquim Floriano é importante rua do Itaim Bibi, Zona Sul de SP


Luís Alberto Alves

 Joaquim Floriano de Toledo nasceu em São Paulo em 1794. Aos 17 anos já trabalhava na secretaria do Governo. Em 1822 era auxiliar de D. Pedro I, do qual foi muito amigo. No ano seguinte acabou nomeado secretário de governo, onde permaneceu até 1838.

 Entre 1830 e 1840 exerceu o mandato de deputado por São Paulo, ocupando a presidência da Assembleia e 1848 chegou à vice-presidência da Província (Estado) de SP. Até sua morte em 1875 ocupou vários cargos no governo.

 Esta rua foi aberta na antiga chácara Itaim, de Leopoldo Couto de Magalhães. No período de 1910 a 1920 a propriedade foi dividida entre sete herdeiros. É dessa época a abertura da Rua com o nome de Joaquim Floriano, considerada a estrada principal do bairro.


 Foi nela que nasceu o primeiro açougue do Itaim Bibi, até a década de 1930 vários estabelecimentos comerciais se instalaram no local. Porém dois deles impactaram a região: a fábrica de chocolates Kopenhagem e o supermercado Peg Pag, construído nos anos de 1960 na esquina da Joaquim Floriano com as Avenidas Santo Amaro e Brigadeiro Luís Antonio. A Rua Joaquim Floriano fica no Itaim Bibi, Zona Sul de SP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário