Postagem em destaque

Crônica: Igual peixe, algumas pessoas morrem pela boca

Divulgação Ficava vidrado ao cortar o torresmo e ver a gordura escorrer no prato Astrogildo Magno Juca adorava comida gordurosa. Fã de...

segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Radiografia de Sampa: Rua Maestro Elias Lobo



Luís Alberto Alves

 Elias Alvares Lobo nasceu em Itu em 09 de agosto de 1834. Sob a proteção do padre Diogo Antonio Feijó fez os seus primeiros estudos dedicando-se decididamente à música, para qual demonstrou desde jovem extraordinária vocação.

 Como compositor iniciou-se escrevendo músicas para dança e para bandas militares. Em 1863 escolhido para diretor da Ópera Nacional, declinou do convite por ser pobre e precisar trabalhar para manter sua família. Em 1875 convocou, em São Paulo, um Congresso de Professores de Música para tratar dos interesses materiais, morais e intelectuais da classe.

  Lutando sempre com dificuldades deixou renome de maestro consumado e numerosas produções atestadoras de sua capacidade musical. Compôs a primeira ópera cantada em português: "A noite de São João", com letra de José de Alencar. Faleceu em São Paulo em 15 de dezembro de 1901. A Rua Maestro Elias Lobo (foto) fica no Jardim Paulista, Zona Sul de SP.


Nenhum comentário:

Postar um comentário