Postagem em destaque

Crônica: Igual peixe, algumas pessoas morrem pela boca

Divulgação Ficava vidrado ao cortar o torresmo e ver a gordura escorrer no prato Astrogildo Magno Juca adorava comida gordurosa. Fã de...

sexta-feira, 21 de março de 2014

Geral: Verão acaba sem muita chuva




As chuvas provocaram poucas inundações neste Verão que chegou ao fim

Luís Alberto Alves

O Verão, caracterizado pelas pancadas de chuva de fim de tarde, já se despediu de São Paulo-SP de uma maneira típica da estação. Segundo, Celso Oliveira, da Somar Meteorologia, na capital paulista, as chuvas ficaram dentro do esperado para a estação, mas outras cidades do Estado registraram acumulados abaixo da média, é o caso de Campinas-SP choveu cerca de 440 mm, o normal seriam 730 mm e em Ribeirão Pretos-SP o volume observado foi de 400 mm nos últimos três meses e a média desse período são 800 mm. Essa falta de chuva piorou a situação do Sistema Cantareira, que está com 14,7% da capacidade máxima.

 Nesta sexta-feira, primeiro dia de Outono, uma frente fria chegará ao Sudeste e a previsão é de tempo instável, com chuva alternada com períodos de melhoria. Durante a manhã as chuvas serão mais fracas, mas ao longo do dia as precipitações ganharão intensidade. A temperatura começará a cair e a máxima será de 28°C, já no sábado os termômetros cairão para 24°C na capital paulista.

 A temperatura máxima entrará em declínio, mas a sensação ainda será de abafamento. Uma frente fria finalmente consegue romper o atual bloqueio atmosférico e as chuvas avançam pelo Sudeste no decorrer do dia. Aumenta a chance de queda de granizo e rajadas de vento mais fortes, sendo as chuvas mais intensas ocorrerão a partir do fim da tarde e noite. O primeiro fim de semana do outono começa com condição para chuva, mesmo assim, já com aberturas de sol. No domingo, o tempo fica mais firme e os ventos, que sopram de sul, vão baixar as temperaturas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário