Postagem em destaque

Crônica: Igual peixe, algumas pessoas morrem pela boca

Divulgação Ficava vidrado ao cortar o torresmo e ver a gordura escorrer no prato Astrogildo Magno Juca adorava comida gordurosa. Fã de...

terça-feira, 31 de dezembro de 2013

Túnel do tempo: Primeira Corrida de São Silvestre é realizada em 1924

Em 2011, pela primeira vez, o final do trajeto da São Silvestre foi no obelisco do Ibirapuera


Luís Alberto Caju

 A ideia de criar a primeira Corrida de São Silvestre, em São Paulo, partiu do jornalista Casper Líbero em 1924, após voltar fascinado de uma viagem à França, onde viu competidores numa corria noturna. A primeira edição, em 31 de dezembro de 1924 só teve 48 participantes dos 86 inscritos.
 Nem a Revolução Constitucionalista de 1932 e a Segunda Guerra Mundial interromperam sua realização. O primeiro estrangeiro a vencê-la foi o italiano Heitor Blasi em 1925 e 1927. Nas primeiras edições ela era realizada em 23 minutos num percurso de 8,8 km. Os participantes não recebiam nenhuma dieta especial e não podiam tomar água durante a prova.
 Com o tempo ela chamou a atenção de atletas profissionais de todo o mundo, bem preparados para este tipo de modalidade. Foi liberado ingerir água para amenizar o desgaste na corrida. Atualmente com 15 quilômetros, chips monitoram o desempenho dos participantes no percurso.
 A partir de 1975, quando a ONU (Organização das Nações Unidas) declarou aquela data como Ano Internacional da Mulher, a São Silvestre ganhou a modalidade feminina. Antes homens e mulheres corriam juntos. Em 1989 o trajeto foi invertido, em vez de ser realizada à noite, terminando na virada do ano, passou para o período da tarde e a prova foi separada por sexo.
 Em 1991, a Associação Internacional das Federações de Atletismo incluiu a São Silvestre no calendário internacional de provas de ruas. Dois anos depois ganhou a versão infanto-juvenil, com o nome de São Silvestrinha. O queniano Paul Tergat detém o recorde de tempo e um dos maiores vencedores com quatro vitórias. O primeiro brasileiro a vencê-la foi o garçom José João da Silva, em 1980.


Nenhum comentário:

Postar um comentário