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quinta-feira, 29 de outubro de 2020

Política: Proposta prevê punição a quem se recusar a tomar vacina contra Covid-19

 


Penalidades seriam as mesmas aplicadas para quem deixa de votar 

Luís Alberto Alves/Hourpress/Agência Câmara

O Projeto de Lei 5040/20 prevê que a pessoa que se recusar a tomar a vacina contra a Covid-19 sofrerá as mesmas consequências de quem não vota e nem apresenta justificativa à Justiça Eleitoral. A proposta tramita na Câmara dos Deputados.

O projeto foi apresentado pelo deputado Aécio Neves (PSDB-MG). “Se é direito do cidadão negar-se a fazer algo que não esteja devidamente previsto em lei, é dever do Estado assegurar o direito de todos à saúde, e aqui reside o centro que justifica esta proposta normativa”, disse Neves.

Punições
Previstas no Código Eleitoral, as consequências para quem não vota incluem proibição de se inscrever concurso ou ser nomeado para cargo público, receber salário de função ou emprego público e obter alguns tipos de empréstimos.

A pessoa também fica impedida de renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial (como as universidades públicas), obter passaporte e participar de licitações.

Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei


Artigo: Erros comuns do processo de S&OP e como evitá-los

 


Um líder executivo precisa saber decifrar os indicadores e fazer as perguntas certas

Redação/Hourpress

O conceito de S&OP ou planejamento de vendas e operações é relativamente simples de entender, porém, executá-lo não possui a mesma simplicidade devido ao número de pessoas envolvidas.

A maioria das empresas trabalha com departamentos segregados e cada um deles tem suas próprias agendas. Isso pode tornar difícil fazer com que todos concordem e sigam um determinado conjunto de regras por um longo período.

Por conta disso, alguns erros podem acontecer. No entanto, “todos eles podem ser evitados, fazendo com que o processo funcione sem problemas, seguindo as práticas recomendadas”, explica o diretor comercial da WCA Inteligência Comercial, Wan Ming Chung.

Para facilitar o entendimento, e executivo listou alguns dos possíveis erros e maneiras de como evita-los. Veja a seguir:

  • Falta de liderança

Um dos erros de S&OP mais comuns que as empresas cometem é a falta de liderança executiva. “Se um líder não estiver totalmente engajado, o processo não funcionará.”, explica Chung, completando que é preciso fazer alguns questionamentos sobre o motivo pelo qual isso acontece:

  1. É falta de informação?
  2. Eles entendem completamente o processo de S&OP?
  3. Eles estão recebendo as informações corretas para seguir em frente?

Um líder executivo precisa saber decifrar os indicadores e fazer as perguntas certas para seguir em frente com sucesso.

  • Falta de envolvimento de toda a empresa

Os principais problemas com S&OP geralmente não decorrem do processo em si, mas das dificuldades em executá-lo. Isso está relacionado a outro erro comum que os líderes de equipe cometem, quando na verdade falham em se comunicar entre as equipes. “Quando S&OP é descrito como um processo que envolve todos os setores da empresa, ele realmente significa todos os setores”, comenta o executivo. 

Para garantir que o processo de S&OP seja executado sem problemas, é necessário transmitir as mesmas informações a todos os líderes, mas transmiti-las de uma maneira que cada departamento possa entender.

  • Foco em apenas um número

Em sua forma mais simples, o S&OP sempre teve em um número ou objetivo final. No entanto, simplificar demais pode ser prejudicial. “Em vez de se concentrar em apenas um número, é preciso pensar no melhor e o pior cenário para trabalhar, além de uma opção realista entre eles, ou seja, incluir no planejamento a técnica de cenários ‘What If’”, completa o diretor. 

  • Falta de documentação

O S&OP é um processo longo e focado em objetivos de longo prazo. Portanto, é fácil entender por que as questões que foram discutidas no início de sua jornada geralmente se perdem com o tempo. “É importantíssimo manter documentadas todas as conversas realizadas nas reuniões, assim como os e-mails. Toda informação trocada durante o processo de S&OP é importante e pode fazer falta no final”, finaliza Chung.

A WCA é uma startup de Inteligência Comercial originada de 21 anos de experiência em tecnologia focada no negócio, especialista em Planejamento Integrado de Demanda / S&OP, Desdobramento de Metas de Vendas e Análise de Eficiência e Desempenho.

 




A WCA é uma startup de Inteligência Comercial originada de 21 anos de experiência em tecnologia focada no negócio, especialista em Planejamento Integrado de Demanda / S&OP, Desdobramento de Metas de Vendas e Análise de Eficiência e Desempenho.

 

Economia: São Paulo registra 92% de aumento em negociação de dívidas

 

Ofertas de flexibilização para o pagamento, facilidades para entrada e prestação a prazo, são alguns dos motivos para a alta

Redação/Hourpress

De acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o percentual de brasileiros endividados em junho de 2020 chegou a 67,1%. Mesmo com um cenário econômico delicado, milhares de pessoas veem a renegociação de dívidas como uma forma de amenizar os impactos na vida financeira. A QuiteJá plataforma de recuperação de crédito, registrou um aumento de 92% em acordos realizados no estado de São Paulo. O levantamento apontou ainda que o grande motivo são as ofertas de flexibilização para o pagamento, além de facilidades para entrada e prestação a prazo oferecidas pelos grandes bancos e redes de varejo. Na plataforma, o valor médio de dívidas negociadas é a partir de R﹩ 2.500 e as parcelas giram em torno de R﹩ 150.

De acordo com o CEO da QuiteJá, Luiz Henrique Garcia, a época é boa para renegociar dívidas e manter o nome limpo na praça. "Praticamente, todos os bancos ou redes varejistas estão com excelentes opções e ofertas de desconto, prazos para pagamento e taxas de juros favoráveis. Devido a pandemia, as condições que estão sendo adotadas pelos credores de forma geral são muito atrativas, quase uma ‘black week’ de negociação que podem oferecer ao cliente taxas de juros bem menores, descontos em multas, parcelamento do débito, e dentre outras ofertas. As condições são sempre estruturadas de acordo com o perfil e situação de cada cliente. Portanto, se a pessoa possui condição para negociar, o ideal é não perder tempo e correr para aproveitar", declara.

O executivo alerta ainda que o primeiro passo é sempre conhecer a sua dívida, identificar os detalhes como qual o volume e saber do que se trata o débito. "Parece algo óbvio demais, porém, algumas pesquisas mostram que, na realidade, a maioria dos brasileiros sequer sabe qual é o tamanho do seu endividamento. Algumas pessoas não sabem o impacto que é deixar uma dívida em aberto, principalmente se for em cartão de crédito. É necessário pensar na melhor saída para pagar a dívida, com base na sua capacidade financeira. Formule pelo menos duas propostas diferentes para quitar o débito, e registre isso detalhadamente para usar durante a negociação com o credor. Após isso, exponha com transparência qual a sua realidade atual. A boa conversa é a melhor saída nesse momento", detalhou.

Criada em 2016 por Luiz Henrique Mensch Garcia e Rafael Abreu, a QuiteJá oferece suporte durante todo o processo de pagamento, apresentando oportunidades e planos de negociação e sugerindo descontos que beneficiem todos os envolvidos. Com atuação nacional, a empresa já ajudou mais de 600 mil brasileiros a regularizarem os seus débitos e possui mais de 20 milhões de CPFs cadastrados. Em um cenário com 63,8 milhões de inadimplentes no país, a empresa estima dobrar o crescimento ao longo de 2020.

Alguns resultados da QuiteJá em 2020.

Acordos pagos pela QuiteJá: 600 mil

Valor aproximado recebido e repassado aos credores: R﹩ 318.000.000,00 (trezentos e dezoito milhões de reais), sendo mais de R﹩ 93.000.000,00 (noventa e três milhões), só nos 6 primeiros meses de 2020.

Média de boletos pagos por mês: 110 mil boletos.

Desconto concedido: R﹩ 2,4 bilhões de reais em desconto já concedidos aos usuários.

CPFs cadastrados na plataforma: 20 milhões

Economia: Motociclistas: acesso a exames práticos fica mais fácil no Detran/SP, unidade Armênia

 

Os condutores levam apenas 4 minutos a pé da estação do Metrô até o espaço das provas

Redação/Hourpress

Está mais fácil chegar para fazer as provas práticas da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) da categoria A (moto). Os exames, que antes eram realizados no Parque do Ibirapuera, agora estão sendo aplicados na unidade Armênia do Detran.SP. O local fica a 4 minutos a pé do Metrô, facilitando ainda mais a chegada dos candidatos.

Durante a pandemia, com quatro dias de provas no Ibirapuera durante a semana, cerca de 1.280 pessoas se submetiam ao exame prático, sendo 320 exames por dia. Com o avanço futuro para a fase azul, de acordo com o que determina o Plano São Paulo, serão cinco dias de atendimento. Dessa forma, o Detran.SP conseguirá aumentar em 95% sua capacidade de aplicação das provas, possibilitando assim a realização de 2.000 provas por semana. Serão cerca de 500 exames por dia para melhor atender aqueles que querem tirar a CNH de moto, totalizando cerca de 10.000 atendimentos por mês.

A nova pista criada dentro das instalações da Unidade Armênia do Detran.SP cumpre a determinação do artigo 17, da resolução 168/04, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e possui aproximadamente 64 metros de comprimento.

O candidato vai se deparar com duas rotatórias circulares que permitem manobra em formato de "8"; zigue-zague (slalow) com quatro cones alinhados com distância de 3,5m, entre eles; curvas sequenciais de 90º; prancha ou elevação com 8 metros de comprimento e 30 cm de largura; entrada chanfrada; sinalização de pare e sonorizador.

O futuro motociclista que pretende tirar a habilitação precisa ter 18 anos completos, saber ler, escrever e, possuir RG e CPF. O primeiro passo é se matricular em um CFC para que possa ter 45 horas/aulas teóricas e 20 horas/aulas práticas.

Para marcar o exame prático, o aluno deve se dirigir ao Centro de Formação de Condutores (CFC) já com o certificado registrado.

No dia da prova, a entrada para o estacionamento será permitida a partir das 7h30 pelo portão que dá acesso ao setor de vistoria. O acesso dos candidatos que vierem por conta própria será permitido somente com apresentação do comprovante de agendamento para a prova e documento de identificação pessoal.

Economia: De Olho na Bomba remove bombas de postos na Grande São Paulo

 

Nove estabelecimentos foram autuados por venda de combustível adulterado na Capital e em Guarulhos

Luís Alberto Alves/Hourpress

A Secretaria da Fazenda e Planejamento (Sefaz) deflagrou, na Grande São Paulo, mais uma etapa da operação De Olho na Bomba, que fiscalizou nove postos de combustíveis entre segunda (26) e quinta-feira (29). Nesta fase, foram autuados sete estabelecimentos em São Paulo e dois em Guarulhos.

No total, 25 agentes fiscais de rendas de quatro Delegacias Regionais Tributárias (Guarulhos, Lapa, Butantã e Tatuapé) participaram da operação, que contou ainda com o apoio de agentes da Divisão de Investigação de Crimes contra a Fazenda, do Departamento de Polícia de Proteção à Cidadania (DPPC), da Polícia Civil.

O Fisco paulista tem autoridade para cassar a eficácia da inscrição estadual dos postos com a finalidade de coibir a comercialização de combustível adulterado e a sonegação de impostos. Esta permissão está amparada na lei 11.929, de 12 de abril de 2005, regulamentada pelas Portarias CAT 28, 32, 61 e 74.

"As atividades realizadas ao longo dessa semana, além de garantir a livre concorrência, protegem os consumidores paulistas de estabelecimentos que funcionavam de maneira irregular e comercializavam combustíveis de péssima qualidade", destaca Vitor Manuel dos Santos Alves Junior, Subcoordenador de Fiscalização, Cobrança, Arrecadação, Inteligência de Dados e Atendimento da Sefaz.

Na segunda-feira, os agentes fiscais de Guarulhos removeram bombas em dois estabelecimentos. O primeiro teve sua inscrição estadual cassada em 5 de fevereiro e, na ocasião, suas bombas foram lacradas por venda de combustível adulterado. Em outras duas vistorias, os fiscais encontraram o posto em funcionamento normal. Diante do não cumprimento da determinação da Sefaz, os equipamentos foram removidos. Um dos pontos que chamou a atenção dos fiscais foi o valor do combustível, muito menor ao praticado no mercado.

O segundo posto também teve a inscrição estadual cassada por comercialização de combustível adulterado. Mesmo sem a inscrição e impedido de funcionar, os proprietários romperam os lacres três vezes e retomaram as atividades, operando irregularmente e à margem da lei, exigindo a medida extrema de retirada das bombas.

Já na terça-feira (27), os fiscais da delegacia tributária da Lapa foram às ruas e removeram as bombas de três postos - venda de combustível adulterado e cancelamento da autorização de posto revendedor varejista pela ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) estão entre as causas para a remoção das bombas.

Os três alvos da Delegacia Tributária do Butantã foram fiscalizados na quarta-feira (28). Na ocasião, os agentes fiscais de renda cassaram a inscrição estadual de dois postos por comercialização de combustível adulterado. O terceiro foi relacrado também por venda de combustível em desconformidade às normas da ANP.

Um dos casos mais emblemáticos da atual etapa da operação Olho na Bomba ocorreu nesta quinta (29), com os agentes fiscais da Delegacia Tributária do Tatuapé. Em julho, a Polícia Civil recebeu denúncia anônima de que os proprietários poderiam estar revendendo combustíveis em desacordo com a lei. Vídeo gravado por morador vizinho mostrou caminhões sendo utilizado para possível mistura e adulteração dos combustíveis nos tanques de abastecimento.

Na ocasião, a Polícia Civil solicitou apoio à Secretaria da Fazenda e Planejamento, que suspendeu preventivamente a inscrição estadual do estabelecimento, impedindo seu funcionamento. Em meados de agosto, o posto foi cassado por problemas cadastrais. Ao voltar lá, a Polícia Civil flagrou o funcionamento normal, mesmo com a inscrição estadual cassada, e levou os funcionários para a delegacia para averiguação. No entanto, desrespeitando novamente as normas, o estabelecimento voltou a comercializar combustível à margem da lei. Diante da desobediência à determinação da Fazenda, as bombas foram retiradas.

Operação De Olho na Bomba

Em todo o Estado de São Paulo já foram cassadas as inscrições estaduais de aproximadamente 1.140 postos que revendiam combustível fora das normas da ANP.

A operação De Olho na Bomba tem o objetivo de fiscalizar postos, distribuidoras e transportadoras, impedindo a sonegação de impostos e a comercialização de combustível adulterado. A Secretaria da Fazenda e Planejamento tem autoridade para cassar a eficácia da inscrição estadual desses estabelecimentos e lacrar bombas de abastecimento quando constatada a irregularidade.

Para denunciar posto suspeito de comercializar combustível adulterado, o contribuinte pode ligar para a Ouvidoria da Secretaria nos telefones (11) 3243-3676 e (11) 3243-3683 ou enviar um e-mail para ouvidoria@fazenda.sp.gov.br.

quarta-feira, 28 de outubro de 2020

Artigo: Quinze dicas para estruturar um departamento financeiro



É importante ressaltar que cada empresa é de um jeito


 
Patricia Pazold

Muitas empresas não têm um departamento financeiro estruturado, pois o empresário não tem o conhecimento suficiente para saber o que é um bom departamento financeiro e, por esse motivo, nem consegue cobrar isso da sua equipe. Além disso, muitos acreditam que um bom controle é simplesmente anotar tudo que pagou e recebeu, porém, um bom departamento financeiro está muito longe disso.

É importante ressaltar que cada empresa é de um jeito, sempre haverá particularidades, podem até utilizar um mesmo software, mas tudo muda com processos, procedimentos, quantidade pessoas, produtos, seguimento, tipo de pagamentos e recebimentos, e assim por diante.

Quer saber o que é ter um departamento financeiro estruturado? A consultora financeira Patricia Pazold listou 15 dicas sobre como estruturar o departamento. Confira!
Para estruturar um departamento financeiro é preciso conhecer toda a empresa, seus produtos, processos e ramo de atividade, pois cada empresa exige um controle diferente. Seguem algumas dicas que poderão ajudar e assim ficar mais claro do que precisa ser feito em uma estruturação:
 

Planejamento inicial: Antes de tudo, faça um planejamento de como será feito essa estruturação, precisa pensar em tudo, para que não tenha problemas com outras áreas da empresa.

Precisa sempre pensar que o principal objetivo da empresa é vender e aumentar a sua lucratividade, então, qualquer processo ou procedimento que atrapalhe isso, precisa ser revisto. Também é importante pensar que o controle precisa existir, porém, não poderá atrapalhar o principal  objetivo da empresa.

Analisar seu software de gestão: Para analisar se o software é adequado para a empresa, primeiro você deve entender todos os departamentos da empresa, ramo de atividade e, com isso, avaliar se o software atenderá a empresa como um todo, pois não adianta atender vendas e não atender o financeiro, produção, etc.

Fazer a implantação do software: Para fazer uma implantação, é necessário um planejamento adequado, definir datas e como será implantado, definir responsabilidades para equipe, verificar se não vai afetar as áreas da empresa.

Elaborar processos e procedimentos de todo o fluxo de entrada e saída:
entender todo o processo da empresa, montar um fluxograma e um manual, treinar a equipe e deixar tudo bem alinhado, pensando sempre em otimizar mão de obra e em não engessar o departamento de vendas. Os processos precisam existir, mas o financeiro não poderá segurar as vendas.

Definir alçadas na empresa: tudo o que for importante, como liberar um credito para um cliente, liberar uma compra, liberar um pagamento, etc, precisa ter alçadas de atividades como de limite, para não ser uma empresa centralizadora. As alçadas precisam existir, porém precisam ser auditadas.

Definir processo de compras: o departamento de compras deve sempre estar alinhado diretamente com o financeiro, pois é ele que tem a informação de entrada de dinheiro. Todos os processos de compras, precisam ser liberados junto com o financeiro.

Descrever as atividades da equipe e fazer o treinamento: os processos precisam estar bem definidos e alinhados com a equipe, precisam ser direcionados para cada um.

Ter sempre um backup: É importante sempre ter backup de atividades, não pode somente ter uma pessoa sabendo executar determinada atividade, pois se ela se ausentar, alguém precisa fazer.

Alinhar as atividades do gestor: O gestor é o cargo mais importante no departamento, pois é ele quem irá fazer acontecer todos os processos, ele precisa entender que ele é o que vai cobrar, conferir e ter certeza que tudo está certo. Ele não pode ser o executor das atividades operacionais, pois se ele ficar fazendo isso, não terá tempo para fazer a sua gestão do departamento.

Fazer a liberação de acessos corretamente: As liberações de acessos ao software, para quem inclui, paga e confere, deverão ser diferentes para cada um. (ex: quem tem a senha para fazer os pagamentos no banco, não poderá ter senha de exclusão ou alteração no software).

Elaborar orçamentos e fazer o acompanhamento ( projetado x real): O orçamento faz parte do planejamento estratégico da empresa. Em algumas empresas quem monta todo o orçamento é o departamento de controladoria, quando não se tem esse departamento, ele precisa ser feito pelo departamento financeiro e em conjunto com o empresário e as demais áreas. Porém, quem fica responsável em fazer o acompanhamento e a gestão desse orçamento é sempre o departamento financeiro.

Se empresa tiver vários modelos de vendas, esses modelos precisam estar bem alinhados com o departamento financeiro: Existem empresas que necessitam ter vários modelos de vendas para conseguir vender e se isso ocorrer, tudo precisa estar muito bem alinhado com o departamento financeiro, em relação à entrada e conferência das vendas.

Criar cronograma de atividades: Atividades que são rotinas no departamento financeiro precisam ter hora para começar e finalizar, estipular horários para que a equipe execute com foco, sem ser interrompida, para que não tenha retrabalho e, assim, consiga executar sem erros e com otimização de tempo.

Auditoria: deve criar processos de auditoria entre a própria equipe e finalizar com o gestor da área. Isso evita erros e fraudes.

Elaborar relatórios para tomada de decisão: Muitas empresas não possuem departamento de controladoria e, por esse motivo, todos os relatórios econômico-financeiros deverão ser fornecidos pelo departamento financeiro, como também seus indicadores.

Patricia Pazold tem 41 anos, é Consultora Financeira, Contadora e Coaching, graduada em Administração de empresas e Ciências Contábeis, possui MBA em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria e MBA em Gestão Tributária. 

Saúde: Você se protege da luz do computador?

 A luz visível é transmitida por lâmpadas fluorescentes

Redação/Hourpress

Você se protege da luz do computador?

Hoje em dia, ficar horas na frente do computador é rotina para muita gente. Mas será que essa luz do computador pode causar algum dano para pele? Já pensou nisso? As pessoas costumam se preocupar com os raios UVA e UVB, mas ninguém se preocupa com a luz visível.

A luz visível é transmitida por lâmpadas fluorescentes, como as que iluminam ambientes internos, iluminaçãos artificiais, a luz do computador e da claridade que entra através da janela.

A luz do computador e de lâmpadas fluorescentes podem causar pigmentação e melasmas (manchas escuras) e também acelerar o envelhecimento da pele. A luz visível é capaz de produzir radicais livres, que provocam alterações nas células, principalmente nos melanócitos (células da pigmentação) e nos fibroblastos (produtores de colágeno).

Embora a exposição à luz visível de ambientes fechados seja muito menos prejudicial do que a exposição à luz solar, os especialistas afirmam que todos devem se proteger, principalmente pessoas que estão sob tratamentos de pele (como peeling e laser) ou que têm doenças desencadeadas pelo sol (como o lúpus).

É claro que se você ficar um dia ou outro sem proteção, não vai causar nenhum dano a sua pele. O problema é essa exposição sem proteção a longo prazo.