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terça-feira, 20 de outubro de 2020

Geral: Justiça manda ex-sócios da Boate Kiss ressarcirem INSS em R$ 93 mil

 



Decisão aponta negligência na segurança; prédio pegou fogo em 2013

Agência Brasil 


Uma decisão 3ª Vara Federal de Santa Maria, no Rio Grande do Sul. determinou que os quatro antigos sócios da Boate Kiss terão que ressarcir os cofres públicos em R$ 93.212,18, por causa das despesas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) com o pagamento de benefícios previdenciários a mais dois ex-funcionários da casa noturna.

Em 2018, a Justiça já havia condenado, em segunda instância, os antigos donos da boate a ressarcir o pagamento de 17 segurados. A casa noturna pegou fogo em janeiro de 2013.

A decisão judicial foi em resposta a uma ação movida pela Advocacia-Geral da União (AGU) contra os antigos donos do estabelecimento. O caso envolve o pagamento de auxílio-doença e pensão por morte relativo a dois segurados do INSS. O valor estimado na época do ajuizamento do processo, em dezembro de 2017, era de R$ 93,2 mil, montante que deve ser bem maior agora, já que a pensão por morte continua a ser paga.

Segundo a AGU, os segurados foram vítimas de acidente de trabalho decorrente da negligência dos proprietários da boate, já que houve descumprimento de normas de segurança do trabalho, como demonstrou um relatório de análise de acidente do trabalho elaborado pela Superintendência Regional do Trabalho e Emprego de Santa Maria. Ainda de acordo com a Advocacia-Geral, além do ressarcimento dos gastos públicos, a ação busca incentivar o cumprimento das normas de segurança e saúde dos trabalhadores, de modo a reduzir os altos índices de acidentes de trabalho registrados no país.

Na sentença, o juiz federal substituto da 3ª Vara Federal de Santa Maria, Rafael Tadeu Rocha da Silva, acolheu o pedido da AGU e determinou que os antigos sócios façam o ressarcimento dos valores pagos pelo INSS aos segurados, corrigidos pela taxa Selic. De acordo comSilva, os então proprietários da casa noturna não adotaram mecanismos de trabalho seguros e de treinamento especial e apropriado para a exploração comercial do estabelecimento. 

Em 2013, a AGU ingressou com uma ação para cobrar dos ex-sócios da boate Kiss os valores pagos pelo INSS em cinco pensões por morte e 12 auxílios-doença. O montante cobrado chega a R$ 1,5 milhão. Os envolvidos já foram condenados em primeira e segunda instâncias e agora aguardam julgamento de recurso no Superior Tribunal de Justiça (STJ).

O incêndio na Boate Kiss, ocorrido na madrugada do dia 27 de janeiro de 2013, deixou 242 mortos e 680 feridos, entre frequentadores e funcionários.

Túnel do Tempo: Ditador Kadaffi é morto

 


Luís Alberto Alves/Hourpress

Em 20 de outubro de 2011, o  ditador Muammar Kadafi foi morto em Sirte, último reduto das forças que o apoiavam na Guerra Civil da Líbia.

Raio X de Sampa: iConheça a história da Avenida Guilherme Giorgi

 


Luís Alberto Alves/Hourpress

Guilherme Giorgi, nasceu em Lucca - Itália, em 03 de abril de 1877.  Jovem veio morar no Brasil. Trabalhou ao lado do pai, empreiteiro de construção de estradas de ferro. Fã de tecidos, investiu neste ramo na semente que no futuro iria se transformar no cotonifício Guilherme Giorgi S/A, que se tornou realidade em 1920.

Perseverança, faro comercial, capacidade técnica e amor ao trabalho ajudaram a transformar sua ideia num grandioso grupo industrial. Em 1936 visitou a Itália, para matar saudade. Morreu em 1936. A Avenida Guilherme Giorgi (foto) fica no Tatuapé, Zona Leste de SP. 

sábado, 17 de outubro de 2020

Variedades: Cantora norte-americana Sasha Sloan lança álbum mixado brasileiro

 

Outros trabalhos de Sasha Sloan podem ser conferidos em todas as plataformas de streamings

Redação/Hourpress

A norte-americana Sasha Sloan, conhecida em suas redes sociais como @sadgirlsloan, tem novidade com a participação do brasileiro, o engenheiro de som  Pedro Calloni. A artista que já compôs para músicos como Camila Cabello, o trio LANY e os DJs Kygo e Odesza,  e tem canções em trilhas sonoras de séries e filme, irá lançar na sexta-feira (16) o seu debut álbum Only Child.

De acordo com Calloni, o disco segue no estilo indie pop inspirado em questões pessoais da cantora e compositora, muito do que ela já vem apresentando em suas canções autorais, como Older, lançado em 2018, que já soma 120 milhões de streamings no Spotfy.

 “Hoje em dia é muito comum músicas diferentes serem mixadas por vários engenheiros e acabarem no mesmo álbum. Então poder mixar o álbum inteiro é mais gratificante porque eu consigo construir um som coerente e único e também porque fico bem mais envolvido com o artista, o produtor e o projeto como um todo”, revela o engenheiro de som que a acompanhou também como baterista em turnês pelos Estados Unidos e Canadá até o início da Pandemia.

Only Child  será lançado pela gravadora RCA com a produção de King Henry, responsável por trabalhos de Justin Bieber, Beyoncé, Pablo Vittar, entre outros artistas.

Outros trabalhos de Sasha Sloan podem ser conferidos em todas as plataformas de streamings, em vídeo clipes no Youtube ou  na trilha sonora da série Euphoria (HBO) S1-E3, com Dancing With Ghost, em The Bold Type (Freeform) S4-E10, com Thoughts e no filme Para Todos os Garotos que já Amei (Netflix) com o cover de Cindy Lauper, Girls Just Wanna Have Fun, (em parceria com Charlotte Lawrence, Nina Nesbitt) gravado no Spotfy Studios NYC.

Pedro Calloni tornou-se recentemente o mais novo membro da Recording Academy, a Academia do Grammy. Como produtor, multi-instrumentista e engenheiro de som trabalhou em mais de 40 álbuns de diferentes artistas, como David Mathews Band, Jason Mraz, Nas, Lukas Nelson e John AlagiaParticipou do disco de rap The Lost Boy, indicado ao Grammy 2019 como melhor álbum. Em fevereiro deste ano passou a ser gerenciado por Rupert Lincoln, tornando-se o primeiro engenheiro de mixagem a fazer parte do portfólio do empresário.

Veículos: Ford lança Mustang Mach 1 na Europa

 



Luís Alberto Alves/Hourpress

  • A edição limitada de alto desempenho equipada com motor V8 5.0 de 460 cv tem estilo único, suspensão calibrada para as pistas e opção de transmissão manual
  • Com uma performance inigualável, a quinta versão do Mustang Mach 1 amplia a tradição do ícone esportivo
  • O anúncio foi feito no festival britânico Goodwood SpeedWeek, onde estreiam também o Mustang Mach-E 1.400 e o Puma ST

A Ford vai vender o Mustang Mach 1, edição limitada de alto desempenho do esportivo, pela primeira vez na Europa. O anúncio foi feito hoje na abertura da Goodwood SpeedWeek, um dos eventos automobilísticos mais badalados do mundo, em West Sussex, no Reino Unido, que este ano pode ser acompanhado virtualmente pelo público global até domingo.

A Ford também exibe no festival o Mustang Mach-E 1400, protótipo elétrico com mais de 1.400 cv que estreia no circuito Goodwood conduzido pelo famoso piloto Vaughn Gittin Jr., e o novo Puma ST, primeiro SUV da grife Ford Performance na Europa, além do Ford GT e outros modelos.

Mustang Mach 1

O motor V8 5.0 com calibração e refrigeração especial, de 460 cv, e a aerodinâmica aprimorada para as pistas dão ao novo Mustang Mach 1 um desempenho digno da tradição desse ícone. Ele é o primeiro Mustang de produção na Europa a ter a opção de transmissão manual Tremec de alto desempenho, além da automática de 10 velocidades.

A suspensão também é especial, com amortecedores MagneRide, molas, barras estabilizadoras e buchas com especificações sob medida para oferecer controle e resposta aprimorados sob altas cargas em curvas. O software de assistência elétrica da direção foi calibrado para proporcionar um nível inédito de precisão.

O design externo do Mustang Mach 1 lembra os icônicos modelos dos anos 1960 e 1970, com faixa no capô, listras laterais e rodas exclusivas de 19 polegadas. Cada modelo é identificado com uma placa trazendo o seu número de produção.

Criado em 1969, o Mustang Mach 1 elevou o nível de desempenho do Mustang GT com uma série de melhorias, incluindo motores V8 mais potentes, suspensão de competição e estilo personalizado. O Mach 1 de primeira geração estabeleceu 295 recordes de velocidade e resistência em Bonneville Salt Flats e venceu o Campeonato de Rali de Construtores SCCA, nos EUA, em 1969 e 1970. Novas versões foram introduzidas em 1971, 1974 e 2003, somando mais de 300.000 unidades produzidas desde 1969.

Veículos: Mercedes-Benz GLE vence teste para modelos com direção semi-autônoma

 


  • GLE é o vencedor diante de nove modelos de diferentes segmentos, inclusive premium

Luís Alberto Alves/Hourpress

A Mercedes-Benz venceu um teste realizado pela Euro NCAP para sistemas de assistência para direção semi-autônoma (SAE Nível 2). A marca foi representada pelo modelo GLE SUV que, assim como no modelo disponível no Brasil desde março de 2020, inclui o Pacote de Assistência à Direção e o Pacote de Assistência à Direção Plus, e venceu a prova com a pontuação máxima de 174 pontos (87% da pontuação total) contra nove concorrentes de diversos modelos de veículos, incluindo dois veículos do segmento premium.

O grande destaque ficou para a forma como o “Engajamento do Motorista”, uma das categorias avaliadas, acontece em um Mercedes-Benz. No GLE, e em todos os demais modelos com essa tecnologia, os sistemas são projetados cooperativamente para que a melhor conexão seja estabelecida entre o sistema e o condutor. Desta forma, a marca oferece aos seus clientes segurança, conforto e assistência ao motorista em sua totalidade. A facilidade de interação entre o condutor e o sistema, de uma forma ágil e intuitiva, e a possibilidade de, a qualquer momento, tomar as decisões de condução imediatamente foi outro ponto bem avaliado. O Mercedes-Benz GLE recebeu a nota máxima e o primeiro lugar nessa categoria.

Importante ressaltar que a Mercedes-Benz identifica e comunica claramente toda essa tecnologia como sistemas assistenciais de condução, nunca substituindo o motorista completamente no ato da condução do veículo.

O fato de serem sistemas cooperativos que apoiam em vez de substituir o motorista também foi um destaque. Por exemplo, o Assistente Ativo de Direção pode intervir ativamente em curvas, mesmo que as faixas da estrada (ou rua) não estejam claramente visíveis ou até mesmo sem as faixas demarcadas. Com essa tecnologia, o sistema pode ajudar a reduzir o stress, por exemplo em uma situação de tráfego congestionado.

Na avaliação “Assistência Veicular e Segurança de Backup”, que focou no desempenho técnico dos sistemas, o Mercedes-Benz GLE também se classificou entre os melhores no teste.

Internacional: EUA rejeitam proposta russa para prorrogar pacto sobre armas nucleares

 


Tratado vence em fevereiro de 2021

Agência Brasil 

As perspectivas de prorrogação do mais recente tratado que limita a mobilização de armas nucleares estratégicas de Estados Unidos e Rússia pareciam desanimadoras nesta sexta-feira (16), depois que o governo norte-americano rejeitou uma proposta russa de renovação incondicional de um ano por considerá-la "inviável".

O novo Tratado de Redução de Armas Estratégicas (Start, na sigla em inglês), que foi assinado em 2010 e expira em fevereiro, restringe o número de ogivas nucleares estratégicas que os dois países podem mobilizar, além de mísseis e dos bombardeiros que os transportam.

Não renovar o pacto anularia todas as restrições, o que poderia dar ensejo a uma corrida armamentista pós-Guerra Fria e ampliar as tensões entre as duas maiores potências nucleares do mundo.

Falando por videoconferência em uma reunião do Conselho de Segurança russo que foi transmitida pela televisão estatal, o presidente Vladimir Putin disse que o tratado funcionou com eficiência até agora e que seria "extremamente triste" se deixasse de funcionar.

"No tocante a isso, proponho... prorrogar o tratado atual sem quaisquer condições por ao menos um ano para que negociações significativas sobre todos os parâmetros dos problemas possam ser conduzidas", disse.

Horas depois, no entanto, o conselheiro de Segurança Nacional dos EUA Robert O'Brien rejeitou a oferta de Putin.

Ele reiterou que os EUA propuseram estender o acordo por um ano, durante o qual as mobilizações de todas as armas nucleares --estratégicas e táticas-- seriam suspensas.

"A resposta do presidente Putin hoje para estender o novo Start sem congelar todas as ogivas nucleares é inútil", disse O'Brien em comunicado. "Esperamos que a Rússia reavalie sua posição antes que ocorra uma custosa corrida armamentista."