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sexta-feira, 18 de setembro de 2020

Geral: SP só terá aulas presenciais do Ensino Fundamental só em novembro

 

A medida vale para escolas municipais, estaduais e particulares


Agência Brasil 

Arquivo

O governador de São Paulo, João Doria, anunciou hoje (18) que as aulas presenciais do ensino fundamental do estado só deverão voltar a partir do dia 3 de novembro. Antes disso, a partir do dia 7 de outubro, poderão retornar às aulas os estudantes do ensino médio, dos Centros de Educação de Jovens e Adultos (CEEJA) e da Educação de Jovens e Adultos (EJA). A medida vale para escolas municipais, estaduais e particulares.

Segundo o governo paulista, os requisitos para a volta às aulas estão mantidos, como a exigência de que todas as regiões do estado estejam na fase 3-amarela do Plano São Paulo. Hoje (18), todo o estado paulista se encontra nesta fase.

Cada um dos 645 prefeitos do estado terão autonomia, no entanto, para decidir se seguirão esse cronograma elaborado pelo governo paulista. Além disso, cada uma das unidades de ensino deverá apresentar planos de retomada à Secretaria estadual da Educação e às Diretorias Regionais de Ensino. Estudantes e profissionais com doenças crônicas ou fatores de risco devem permanecer em casa, cumprindo atividades remotas.

Com isso, alunos do ensino fundamental de São Paulo vão seguir tendo aulas online pelo menos até o dia 3 de novembro, podendo ter aulas presenciais apenas de reforço neste período. Já os alunos do Ensino Médio, EJA ou CEEJA poderão retornar às aulas presenciais a partir de 7 de outubro, mas essa volta é opcional. A prioridade de volta é para alunos do terceiro ano do Ensino Médio.

A retomada das aulas presenciais será gradual e com limite de capacidade. Nas redes privadas e municipais, a educação infantil e os anos iniciais do ensino fundamental podem ter até 35% dos alunos por dia em atividades presenciais. Para os anos finais dos ensinos fundamental e médio, o limite máximo é de 20%. Na rede estadual, só é permitido o atendimento de até 20% em todas as etapas.

Por causa da pandemia do novo coronavírus, as aulas presenciais estão suspensas em todo o estado paulista desde março. Desde então, as aulas das escolas estaduais acontecem de forma remota e online, sendo transmitidas por meio do aplicativo Centro de Mídias SP (CMSP), plataforma criada pela secretaria de Educação durante a pandemia do novo coronavírus. Ela também é transmitida por meio dos canais digitais na TV 2.2 - TV Univesp e 2.3 - TV Educação.

Segundo o governo paulista, a ideia de iniciar a retomada das aulas por estudantes do Ensino Médio, do EJA e do CEEJA a partir de 7 de outubro é porque estes são os ciclos de ensino mais suscetíveis à evasão escolar.

Reforço

Desde o dia 8 de setembro, escolas de 142 municípios paulistas já deram início a aulas de reforço ou acolhimento, depois de autorização dos prefeitos. Essas aulas só puderam ser retomadas com atividades de reforço e de recuperação, de forma opcional e somente autorizada para escolas que estejam em regiões que permanecem ao menos há 28 dias na fase amarela do Plano São Paulo. Nesse caso, a capacidade é permitida para apenas 20% dos alunos matriculados e as aulas só poderão ser retomadas após uma consulta com a comunidade escolar.

Cartas

O secretário estadual da Educação, Rossieli Soares, negou hoje (18) que o órgão esteja encaminhando termos de compromisso aos pais sobre a volta às aulas. Nestas cartas, os pais teriam que se responsabilizar pela volta às aulas e por uma provável infecção de seus filhos. "Qualquer comunicação sobre o tema deve partir da secretaria de Educação. Estamos desautorizando toda e qualquer comunicação que parta da escola e que não seja a comunicação do modelo oficial. Portanto, se houver qualquer tipo de comunicação assim, ela não é autorizada pela secretaria e nem deve ser respondida", ressaltou.

Artigo: Ao celebrar 32 anos, SUS tem novos desafios para superar

 

Engajamento das sociedades médica e civil contribui para garantir novas conquistas

Redação/Hourpress

EBC

Neste mês, o Sistema Único de Saúde completa 32 anos de existência e conquistas para o povo brasileiro. Criado em 1988, o SUS é um dos maiores sistemas públicos de saúde do mundo e o único a garantir assistência integral e completamente gratuita para a população, prestando atendimento a mais de 11 milhões de pessoas diariamente. A redução da mortalidade infantil, o aumento da expectativa de vida e melhora significativa dos principais indicadores de saúde no Brasil são algumas das conquistas do SUS nas últimas três décadas.

De acordo com a Dra. Clarissa, presidente da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC), as conquistas até agora não devem ser menosprezadas. “O SUS aumentou o acesso dos brasileiros à saúde como não se pensava ser possível 30 anos atrás. O Brasil se tornou, ao longo dos anos, referência em política de vacinação e de transplante e hoje temos outros desafios que precisamos enfrentar por conta do novo perfil epidemiológico da população”.  A oncologista explica que, com o aumento da expectativa de vida, o cuidado da saúde e gestão do sistema precisa se adaptar para atender pacientes de doenças crônicas, como o câncer. “Apesar dos avanços, ainda enfrentamos desafios como restrição orçamentária, trocas recorrentes de ministros, além do diagnóstico tardio. No caso do câncer, dados do DATASUS apontam que 45,9% dos pacientes foram diagnosticados em estágios avançados da doença.”

Outro desafio é a incorporação de novos medicamentos oncológicos. Para apoiar o ministério na avaliação de tecnologias que sejam custo-efetivas e ao mesmo tempo que garantam melhores jornadas a pacientes, a SBOC tem participado ativamente nas consultas públicas e acompanhado de perto a implementação de políticas oncológicas. Desde 2016, submeteu 6 medicamentos e todos foram incorporados. Entre eles, drogas que mudam a trajetória do tratamento de câncer de rim, de mama e de pele.  

“Apesar de todos os nossos esforços para a incorporação, a compra e o acesso ainda são um desafio. Precisamos diminuir a distância entre a incorporação e o acesso efetivo do paciente ao medicamento. A SBOC e seus oncologistas trabalham constantemente para aproximar pacientes dos melhores tratamentos e para construir, junto com governo e sociedade civil, um sistema melhor e mais justo. Não é só sobre comprar medicamento, mas também avaliar seus benefícios clínicos, buscar soluções conjuntas de financiamento e garantir que ele chegará no paciente, em qualquer cidade do país. completa Dra. Clarissa.

 SOBRE A SBOC - SOCIEDADE BRASILEIRA DE ONCOLOGIA CLÍNICA

A Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC) é a entidade nacional que representa mais de 1,9 mil especialistas em oncologia clínica distribuídos pelos 26 Estados brasileiros e o Distrito Federal. Fundada em 1981, a SBOC tem como objetivo fortalecer a prática médica da Oncologia Clínica no Brasil, de modo a contribuir afirmativamente para a saúde da população brasileira. É presidida pela médica oncologista Clarissa Mathias, eleita para a gestão do biênio 2019/2021.

Túnel do Tempo: Fundação da CIA nos Estados Unidos

 


Luís Alberto Alves/Hourpress

Em 18 de setembro de 1947 ocorria a  fundação da Central Intelligence Agency (CIA) dos Estados Unidos. O serviço de espionagem norte-americano que esteve desde então por trás de vários golpes de estado em todo o mundo. 

Raio X de Sampa: Conheça a história da Rua Basilio da Gama

 


Luís Alberto Alves/Hourpress

José Basílio da Gama nasceu na província de Minas Gerais no ano de 1741. Estudou no Colégio dos Jesuítas do Rio de Janeiro e depois na Universidade de Coimbra. Por haver dado apoio a seus mestres, perseguidos por Marques de Pombal, Basílio foi degredado para Angola. 

Decidiu, então, o jovem escritor conquistar a amizade do poderoso estadista. Assim, dedicou versos a uma das filhas de Pombal, e de fato, não só foi perdoado, como também recebeu honras. Escreveu depois o poema épico "Uruguai", muito discutido pela crítica e que lhe rendeu méritos pela beleza das descrições. 

Pertenceu à Academia Real das Ciências de Lisboa e foi escolhido para patrono da cadeira "número 4" da Academia Brasileira de Letras. Faleceu em Lisboa em 31 de julho de 1795.  A Rua Basilio da Gama (foto) fica no Centro de SP. 

quarta-feira, 16 de setembro de 2020

Variedades: Rick Bonadio apresenta Giovanna Bianco

 

Cantora lança single de estreia "Me Leva"


Redação/Hourpress

Divulgação

A cantora Giovanna Bianco se prepara para lançar seu primeiro single sob a orientação experiente do produtor musical, Rick Bonadio, responsável por revelar dezenas de artistas importantes da música brasileira.

Nascida em São Bernardo do Campo, filha de um engenheiro e de uma escritora e professora de piano clássico, Giovanna sempre viu na música uma paixão e após alguns anos trabalhando como intérprete, Giovanna se prepara para lançar oficialmente seu primeiro single. Desde pequena, Giovanna Bianco sempre manteve a música por perto. Apaixonada por musicais do teatro e cinema, ela começou logo cedo a fazer aulas de ballet, jazz e sapateado, ao mesmo tempo em que se dedicava as aulas de canto e piano com a mãe. Na adolescência, ela deu início às aulas de violão e teatro e participou de pequenas produções.

Mais tarde, enquanto cursava jornalismo e administração de empresas simultaneamente na faculdade, ela também mantinha as aulas de técnicas vocais. Durante esse período surgiu o interesse pelo jornalismo televisivo e ela até chegou a trabalhar em uma pequena produtora de São Paulo, mas a paixão pela música falou mais alto. Referências musicais como Barbra Streisand, Gal Costa e Elis Regina serviram de grande inspiração para Giovanna criar seu estilo pessoal de cantar.

Nos últimos 10 anos, Giovanna passou a realizar pocket shows e apresentações de abertura em eventos corporativos e sociais. Já se apresentou no Vivo Music, no Teatro Alfa e no bar Baretto, dentro do hotel Fasano de São Paulo, onde, no início de 2020, chegou a ser convidada para cantar como artista fixa da casa, mas os planos tiveram de ser adiados devido a pandemia.

Durante esse período um dos produtores do time de Rick Bonadio entrou em contato e a convidou para uma reunião, dando início a parceria que agora resulta no lançamento do single de estreia da cantora.

Giovanna Bianco traz toda sua experiência e inspirações no teatro musical, jazz e bossa nova, para o pop romântico que embala a faixa de estreia “Me Leva”. Produzida pelo vencedor de três prêmios GRAMMY® Latino Giu Daga e escrita por Ariane Villa Lobos, a música fica disponível em todas as plataformas digitais hoje, 16 e o o clipe oficial no Youtube será lançado dia 30 de setembro.

“Tomei bastante cuidado para escolher o tema e compor a letra da canção com a Ariane”, conta Giovanna. “Esse é meu primeiro single e quero que ele me represente de uma forma positiva. O amor é um tema universal, que acalma o coração de quem escuta e, por isso, decidi me inspirar nele. Queria falar de um amor feliz, porque acho que esse tem sido um ano difícil e as pessoas precisam ouvir sobre a felicidade de um encontro que deu certo. Queria transmitir essa leveza”, finaliza a cantora.

Ouça agora Me Leva

Veículos: Scania apresenta sua primeira linha de caminhões elétricos na Europa

 

Lançada ontem (15), na Suécia, a linha de veículos comerciais elétricos da montadora traz mais uma opção sustentável


Luís Alberto Alves/Hourpress

Divulgação

Com o histórico comprovado da Scania no fornecimento de caminhões premium a diesel e com combustível renovável, o lançamento marca um passo significativo no desenvolvimento da empresa. Nos próximos anos, a Scania continuará desenvolvendo veículos eletrificados para todas as aplicações, incluindo longa distância e para o segmento da construção.

“É com muito orgulho que anunciamos o início do compromisso com eletrificação”, disse o Presidente e CEO Global da Scania, Henrik Henriksson. “Nos próximos anos, lançaremos produtos eletrificados anualmente para toda a nossa linha de veículos, para isso estamos reorganizando nossas unidades fabris. Em alguns anos, também teremos caminhões elétricos de longa distância, adaptados para carregamento rápido durante os períodos de descanso obrigatórios dos motoristas”, comentou Henriksson.

A eletrificação da frota de caminhões comerciais pesados é decisiva para atingir a meta do Acordo de Paris, que limita o aquecimento global a menos de 2°C. Os veículos elétricos serão, portanto, cada vez mais uma opção atraente para os clientes. A Scania irá, nos estágios iniciais, desenvolver e implementar caminhões híbridos e totalmente elétricos em parceria com seus clientes. 

Os veículos movidos a combustíveis alternativos e eletrificados fazem parte da estratégia global de sustentabilidade da Scania e são implementados nos mercados em que a marca atua conforme condições locais de infraestrutura e econômicas. No Brasil, por enquanto, os caminhões movidos a gás natural e biometano são a melhor opção para clientes e embarcadores que estão empenhados na redução de emissão de gases do efeito estufa. Os veículos elétricos ainda não têm data para chegar ao mercado brasileiro. 

Os modelos: totalmente elétrico e híbrido plug-in

O caminhão totalmente elétrico é oferecido com cabines das séries L e P, está equipado com uma bateria de 165–300 kWh para o motor elétrico de 230 kW, equivalente a aproximadamente 310 CV. Os clientes podem selecionar cinco ou nove baterias, chegando a alcance de até 250 km com uma única carga. 

O caminhão híbrido plug-in também está disponível para cabines das séries L e P. Neste modelo será possível viajar longas distâncias em modo de motor de combustão e até 60 km em modo elétrico. Combinado com combustível renovável, os operadores podem reduzir significativamente o impacto climático. Ambas as tecnologias se baseiam no sistema modular com componentes testados e aprovados em toda a linha de caminhões da Scania, famosos por sua durabilidade e confiabilidade. 

"Embora os veículos eletrificados em certos aspectos representem uma nova tecnologia, tomamos todas as medidas possíveis para garantir que aplicamos os mesmos critérios de disponibilidade usados em nossos outros caminhões", disse Anders Lampinen, Diretor de Novas Tecnologias. "Scania significa qualidade premium e nem é preciso dizer que essa também é uma característica de nossos caminhões elétricos”, pontua o executivo.

Além do transporte de carga geral e refrigerada, os caminhões elétricos podem ser utilizados, de forma lucrativa, com carrocerias basculantes, betoneiras e coletores de lixo, bem como para serviços de combate a incêndio e resgate. 

"Estamos convencidos de que os clientes inovadores estarão ansiosos para liderar o caminho da eletrificação, dando os primeiros passos na preparação de suas frotas para o futuro", diz Lampinen. "Em empresas de transporte com grandes frotas, a implementação oferece uma oportunidade antecipada de ganhar experiência nesta área. Enquanto isso, sabemos que grandes compradores de transporte estão interessados em reduzir a emissão de gases do efeito estufa."

Tanto o caminhão híbrido plug-in quanto o totalmente elétrico serão essenciais para operar no número crescente no mundo de áreas urbanas ao redor com zonas centrais de baixa emissão de gases. Eles também fornecem oportunidades para maior utilização do veículo. Com entregas silenciosas, os serviços de transporte podem ser estendidos até tarde da noite e de manhã cedo, evitando congestionamentos e dificuldades de estacionamento. Estudos mostram que entregas fora do horário de pico podem ser 30% mais rápidas do que em rotas de transporte diurnas equivalentes, graças ao estacionamento mais simples nos pontos de entrega, menos filas, velocidades mais altas e sinais verdes mais frequentes nos cruzamentos.

O caminhão totalmente elétrico vem com a opção de cinco baterias para um total de 165 kWh ou nove baterias para 300 kWh de capacidade instalada. Com a remoção do motor de combustão, uma bateria é colocada no antigo túnel do motor com as quatro ou oito baterias restantes colocadas ao longo da lateral do chassi.

As baterias podem ser carregadas por 130 kW CC, usando um conector de Sistema de carregamento combinado (CCS). O tempo de carregamento é inferior a 55 minutos para a opção de cinco baterias e menos de 100 minutos para a opção de nove. Enquanto isso, as baterias são continuamente carregadas em movimento, por meio de energia de frenagem regenerativa.

Como o caminhão híbrido plug-in também possui uma unidade de motor de combustão, o espaço disponível para as baterias é menor. Ele é equipado com três baterias para uma capacidade instalada de 90 kWh para o motor elétrico de 115 kW. O tempo de carregamento de zero a 80 por cento é de aproximadamente 35 minutos e, além de carregar por meio de energia de frenagem regenerativa, a energia da bateria pode ser completada durante a carga e descarga. O trem de força elétrico é combinado com um motor de combustão de 280–360 CV. O alcance apenas com o modo elétrico é de 60 km. 

Com o modo silencioso de ambos os caminhões e a notável aceleração do caminhão totalmente elétrico de 2200 Nm de torque, eles oferecem uma experiência de direção muito diferente e estimulante. "Sabemos que existem muitos motoristas jovens e experientes que serão atraídos não apenas por contribuir de forma tangível para transportes sustentáveis, mas também pela oportunidade de estar entre os primeiros na estrada com esses caminhões do futuro."

Internacional: OMS alerta para aumento da covid no inverno no hemisfério norte

 

Organização alerta para aumento de internações em alguns países


Agência Brasil 

Arquivo

A Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou nesta quarta-feira (16) que a covid-19 está se espalhando em um ritmo preocupante em algumas partes do hemisfério norte, a poucos meses da temporada de gripe devido ao inverno na região.

"Estamos começando a ver tendências preocupantes em alguns países", disse Maria Van Kerkhove, líder técnica da OMS para covid-19, durante uma transmissão por rede social.

"Estamos vendo aumentos nas internações, em unidades de terapia intensiva, principalmente na Espanha, França, Montenegro, Ucrânia e alguns estados dos Estados Unidos. Isso é preocupante porque ainda não vimos a temporada de gripe."

Van Kerkhove também disse que as hospitalizações de pessoas entre 15 e 49 anos de idade infectadas com a covid-19 estão aumentando em vários países.

Mike Ryan, o principal especialista da OMS para emergências, aconselhou as pessoas com alto risco de infecções por covid-19 a se vacinarem contra a gripe.