Luís Alberto Alves/Hourpress
Em 27 de agosto de 1955 era lançado o Livro Guinness dos Recordes, inicialmente como brinde aos consumidores da cerveja Guinness.
Não sabia como falar de amor com uma mulher Astrogildo Magno Natalino era autodidata. Escolado pela universidade da vida, aos 12 anos de ida...
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Em 27 de agosto de 1955 era lançado o Livro Guinness dos Recordes, inicialmente como brinde aos consumidores da cerveja Guinness.
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Afonso Schmidt nasceu em 29 de junho de 1890 em Cubatão (SP). Sua vocação para a literatura despontou aos 12 anos de idade quando redigiu jornaizinhos na fazenda onde vivia. Anos depois já na cidade de São Paulo, lançou o semanário Zig-Zag. Aos 16 anos foi para a Europa e de regresso ao Brasil, iniciou a sua longa e fértil carreira de jornalista e escritor, com um livro de poemas "Janelas Abertas" em 1912, ao qual se seguiram dezenas de obras de ficção de teatro e de poesia.
Colaborou em diversos jornais, entrou para o "Estado de São Paulo" em 04 de julho de 1924, de cuja redação fazia parte, embora dela se tivesse afastado nos últimos anos por motivo de doença. Foi nessa folha que o autor de "Curiango" se revelou um dos mais brilhantes e apreciados cronistas de seu tempo.
O primeiro volume de contos intitulou-se "Brutalidade" e foi publicado em 1921, seguindo-se os livros de contos e novelas "Os Impunes"; "O Dragão e as Virgens"; "Curiango"; "A Sombra de Julio Frank"; "A vida de Paulo Eiró"; "Pirapora"; "O Tesouro de Cananéia"; "Colonia Cecilia"; "A Marcha"; "O Assalto"; "Menino Felipe" e "Romance de João Ramalho".
Publicou quatro livros de versos: "Janelas " em 1912 ; "Mocidade" em 1921; "Garoa" em 1930 e "Poesias" em 1935. Escreveu ainda duas peças: "As Levianas", representada pela Companhia Abigail Maia em 1923 e, "Carne Para Canhão", publicada em 1933, mas que não chegou a ser apresentada, embora tenha sido traduzida para o espanhol e lituano.
Antes de ser editado em livro, a novela histórica, "A Sombra de Julio Frank", foi divulgada em folhetins, nas páginas de "O Estado". Várias obras de Afonso Schimdt receberam distinções muito significativas. O volume de novelas "Os Impunes", ganhou o prêmio de "La Novela Semanal" em 1922, enquanto no ano de 1942 obteve três prêmios da Academia Brasileira de Letras: o de "Machado de Assis", com o romance "A Marcha"; o de "Coelho Neto", com os contos de "O Tesouro de Cananéia" e o "Ramos Paz", com a novela "No Reino do Céu", nas categorias de romance, conto e de trabalho inédito.
Em 1948, Schmidt obteve o prêmio nacional da revista "O Cruzeiro", por seu romance "Menino Felipe", escolhido entre mais de 500 originais. Uma de suas últimas obras foi o "Romance de João Ramalho", editado no ano de 1963 pelo Clube do Livro, que reeditou também no mesmo período "O Tesouro de Cananéia".
No ano de 1963 foi reeditado "Menino Felipe", e pouco antes haviam aparecido duas coletâneas dos seus melhores contos. Afonso Schmidt que era membro da Academia Paulista de Letras, foi escolhido como "Intelectual do ano de 1963". Voltado para os problemas sociais, era um escritor fluente.
Deixou como legado uma obra vasta e válida que mereceu e merece ainda a atenção da crítica, assim como despertou o entusiasmo de dezenas de milhares de leitores. Faleceu em 3 de abril de 1964 na cidade de São Paulo. A Alameda Afonso Schmidt (foto) fica em Santana, Zona Norte de SP.
A cantora e compositora Manu Gavassi acaba de conquistar um feito raro dentro da música, alcançando já na estreia a segunda posição dentro do Spotify Brasil. O seu novo single “Deve ser horrível dormir sem mim”, com participação de Gloria Groove, ultrapassou 1 milhão de players em menos de 24 horas, um grande feito não só para a carreira das duas cantoras, mas também dentro da plataforma de música. A faixa alcançou o 1° lugar na Apple Music e Deezer Brasil, foi o vídeo de música mais assistido no YouTube, além de chegar ao topo do trending topics Brasil do Twitter. O videoclipe oficial, que também foi apresentado ontem (21), já bateu 3 milhões de views no YouTube.
“Eu ainda estou em choque, nunca pensei que um dia isso poderia acontecer. Estou feliz e realizada em todos os sentidos possíveis. Não sei nem como agradecer, parece um sonho”. – declara Manu.
No último dia 12, a cantora, de 27 anos, sumiu após um blackout em suas redes sociais, onde todas as suas fotos desapareceram deixando seus fãs, os “gavassiers”, desesperados. No dia seguinte, as redes foram ocupadas por Malu Gabatti, uma renomada cineasta que acaba de chegar ao Brasil depois de longa temporada em Nova York.
Foi dessa forma divertida e fora do convencional, que Manu deixou a personagem assumir as suas redes sociais, lançando, dias depois, um featuring com a cantora Gloria Groove.
A canção “Deve ser horrível dormir sem mim” é uma composição de Manu, que logo pensou em Gloria para dar o seu toque especial e criando a sua parte: “Eu achei uma anotação perdida no meu bloco de notas e era ‘deve ser horrível dormir sem mim’. Achei estranho e engraçado, então resolvi fazer uma música. Mandei pra Glória e ela se identificou. Somos duas capricornianas malucas e ela me mandou super rápido a parte dela. Na hora, já senti que a nossa vibe bateu e que seria muito legal levar essa parceria adiante. Sou muito movida a vibe, na verdade".
O videoclipe, com produção geral da F/Simas, é na verdade é um curta metragem com um pouco mais de 10 minutos de duração. O projeto foi dirigido e roteirizado por Manu, através de sua agencia criativa “CUTE BUT PSYCHO”, onde pensou nos mínimos detalhes, escolhendo cada um dos personagens a dedo, inclusive a ideia de convidar o casal de atores Chay Suede e Laura Neiva foi uma forma de olhar com carinho para o passado.
Entre mãos com luvas dançantes, coelho imaginário e muito conceito, Manu Gavassi mostra que está cada vez mais segura para se afirmar no mundo da música, moda e criação de arte.
Ouça e baixe aqui:
https://umusicbrazil.lnk.to/
Assista ao clipe aqui:
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Há mais de dois séculos a PEUGEOT é sinônimo de revolução: na moda do século XIX, por meio do fio de aço utilizado para compor a armação das saias de crinolina, às inovações em termos de mobilidade, com suas bicicletas e automóveis. Trata-se de uma marca formada por um time multidisciplinar, com criativos, engenheiros e designers, que há mais de dois séculos vêm reinterpretando as normas para renovar os padrões de mobilidade. E é através desta aliança de homens e mulheres que a PEUGEOT se reinventa como marca, e vem se fortalecendo ao longo dos anos para enfrentar o futuro com muita criatividade, ousadia e, ao mesmo tempo, serenidade. Para registrar esse momento histórico, o time de designers do estúdio PEUGEOT Design Lab criou um logotipo comemorativo, exclusivamente dedicado ao 210º aniversário da Marca do Leão, e que identificará todos os eventos relacionados à celebração. Nele, o Leão – embaixador da Marca – é retratado na posição lateral e sublinhado por uma seta, em referência ao mais antigo logotipo PEUGEOT, registado em 1858 e que simboliza as três qualidades das lâminas de serra PEUGEOT produzidas desde o início da marca: flexibilidade, resistência e velocidade de corte. A flecha aparece como um símbolo que reforça a noção de velocidade. A legenda “210 anos” é uma referência à história da marca, mas também aos próximos 210 anos. Já o círculo em torno do Leão representa o logotipo como um emblema, um rótulo para ser ostentado com orgulho. Além disso, a partir de 24 de agosto até o final do ano a celebração será marcada por uma série de eventos: Uma campanha promocional internacional com ofertas históricas “2.1.0. Let’s Go” é o slogan da campanha internacional, uma homenagem aos 210 anos de história da PEUGEOT e sua rica trajetória com inúmeras realizações. A mensagem “Ao seu lado para te manter em movimento” destina-se aos consumidores, a fim de ilustrar a presença da Marca nos momentos-chave da vida de seus clientes. A campanha será veiculada por meio de uma comunicação 360°, que inclui canais de TV, web e redes sociais, outdoors e rádio (dependendo do país). Um filme sobre a história da marca será transmitido nas redes sociais no dia 26 de setembro, data de aniversário dos 210 anos da PEUGEOT. Plano editorial dedicado às redes sociais em setembro e outubro Uma campanha global nas redes sociais, Twitter, Instagram, Facebook e Linkedin marcará a celebração dos 210 anos da PEUGEOT. Inspirados no aniversário, os conteúdos oferecidos nas diferentes plataformas terão planos editoriais exclusivos e dedicados no período de 1º de setembro a 30 de outubro, com base na hashtag #210YEARSWITHPEUGEOT. Também em setembro, entre os dias 1 e 26, a Marca levará o público a assistir à eleição do PEUGEOT mais emblemático dos últimos dois séculos. Haverá apenas um vencedor, aquele em que o público votou, o “PEUGEOT definitivo”. Ao final desta competição, as equipes de design da PEUGEOT, lideradas pelo Diretor Matthias HOSSANN, trabalharão numa surpresa que será apresentada no mês de outubro e que será, sem dúvida, mais uma jóia nos ricos 210 anos de existência da Marca. Eventos digitais O auge das comemorações será representado por dois eventos digitais exclusivos organizados em setembro, próximos à data de aniversário: em 24/09, eventos digitais reservados para a imprensa e para a rede de concessionários, em momentos distintos do dia; já no dia 26/09, data exata do 210º aniversário, a Marca realizará um evento digital para as redes sociais, que será transmitido nos perfis oficiais da PEUGEOT no Twitter, Instagram, Facebook e Linkedin. E a Marca promete surpresas para o público durante esses dois dias. Entrada com preço fixo de 1 euro no Musée de l’Aventure PEUGEOT, em Sochaux A entrada no PEUGEOT Musée de l’Aventure terá o custo simbólico de 1 euro até 31 de outubro. O espaço é um dos passeios imperdíveis a se fazer no leste da França, pois reúne o rico acervo histórico da Marca, testemunhando dois séculos de sua saga industrial. O Musée de l’Aventure está localizado em Sochaux, na França, reduto histórico das produções da PEUGEOT. Sobre a PEUGEOT Com sua estratégia tecnológica e a eletrificação de sua gama de produtos, a marca PEUGEOT entra com entusiasmo na era da transição energética. Uma experiência de condução intensa e tecnologicamente avançada, um design elegante e uma qualidade sem concessões constituem o compromisso da marca junto aos seus clientes e contribuem para a emoção proporcionada em cada PEUGEOT. Presente em mais de 160 países com mais de 10.000 pontos de venda, a PEUGEOT vendeu 1.456.453 veículos no mundo em 2019. A PEUGEOT combina em todo o mundo Exigência, Elegância e Emoção com a ambição de ser uma marca generalista premium com vocação e alcance globais.
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Médicos alemães que tratam o opositor russo Alexei Navalny em um hospital de Berlim disseram, nessa segunda-feira (24), que exames indicaram que ele foi envenenado antes de desmaiar em um avião na Rússia na semana passada.
Navalny, um crítico do presidente russo, Vladimir Putin, foi levado à Alemanha no sábado (22) para tratamento. O Kremlin disse não estar claro o que fez Navalny adoecer e que exames iniciais não mostraram que ele foi envenenado, como seus assessores afirmaram.
O Hospital Charité, de Berlim, disse que uma equipe de médicos o examinou detalhadamente após sua chegada. "Indícios clínicos mostram envenenamento com uma substância do grupo de inibidores de colinesterase", disse o hospital em comunicado. "A substância específica envolvida continua desconhecida, e uma série adicional de exames abrangentes foi iniciada."
Navalny é uma pedra no sapato do Kremlin há mais de uma década, mostrando o que considera corrupção de alto nível e mobilizando multidões de jovens manifestantes.
Ele foi detido diversas vezes por organizar reuniões públicas e comícios, processado devido às suas investigações sobre corrupção e impedido de concorrer a Presidência em 2018.
O governo alemão disse mais cedo que Navalny está sendo protegido no hospital devido a temores em relação à sua segurança.
"A suspeita é que o senhor Navalny tenha sido envenenado, dado que, infelizmente, a história russa recente teve vários casos suspeitos do tipo", disse Steffen Seibert, o principal porta-voz da chanceler alemã, Angela Merkel, aos jornalistas.
O Projeto de Lei 4017/20 institui crédito emergencial a motoristas de van para mitigar os efeitos da pandemia de Covid-19. A proposta, do deputado Zé Neto (PT-BA), tramita na Câmara dos Deputados.
O texto condiciona o crédito à comprovada atuação como motorista de transporte complementar antes de 20 de março, quando o estado de calamidade pública foi reconhecido pelo Decreto Legislativo 6/20. O risco da operação das instituições financeiras será garantido pela União.
Segundo o projeto, os recursos poderão ser pedidos até o final do ano, seguidas algumas condições:
- limite de R$ 15 mil por beneficiário;
- taxa de juros de até 1,25% + Selic;
- prazo de até 42 meses para pagamento, sendo até 6 de carência.
A remuneração das instituições operadoras do crédito será definida pelo Conselho Monetário Nacional, que também definirá normas complementares.
Zé Neto ressalta que tanto a necessidade de distanciamento social quanto a perda de renda dos cidadãos afetaram o setor de transporte complementar de passageiros. “A medida é essencial para que os trabalhadores do setor possam sobreviver e manter sua atividade profissional durante a crise”, afirma.
O presidente Jair Bolsonaro vetou quase integralmente o projeto da Câmara dos Deputados que previa o pagamento de um benefício especial aos agricultores familiares durante a pandemia. O benefício de R$ 3 mil seria repassado em cinco parcelas aos produtores que não receberam o auxílio emergencial de R$ 600.
Também foram vetados os pontos do projeto que previam a prorrogação de dívidas, linha de crédito e recursos para fomento das atividades dos agricultores familiares – cada produtor teria direito a R$ 2,5 mil a fundo perdido.
Todos estes pontos faziam parte do PL 735/20, do deputado Enio Verri (PT-PR) e outros, que foi transformado na Lei 14.048/20. O projeto havia sido aprovado por consenso na Câmara e no Senado, com redação dada pelo deputado Zé Silva (Solidariedade-MG).
Bolsonaro alegou questão técnica para os vetos. Segundo ele, o projeto não esclarece a fonte de custeio das medidas em favor dos agricultores, como determina a legislação fiscal. Em relação ao benefício especial, o presidente disse que os agricultores familiares podem receber o auxílio emergencial. Basta que se enquadrem como trabalhador informal.
Zé Silva espera que o Congresso derrube os vetos. “Como retomar a economia se eles foram prejudicados pela pandemia? Foram prejudicados com outra medida que também foi vetada, que é o apoio à comercialização daqueles que não vendem por nenhum programa do governo, aqueles que vendem diretamente ao consumidor, vendem diretamente às feiras livres”, criticou o deputado.
Pagamento com produtos
O único ponto mantido na lei pelo presidente é o que permite às cooperativas de agricultores familiares pagar com produtos (como algodão e soja) as parcelas da Cédulas de Produto Rural (CPRs) emitidas em favor da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) com vencimento em 2020 e em 2021.
Hoje, o pagamento das CPRs é feito apenas em dinheiro. A CPR é um título emitido pelo agricultor em nome da Conab, que financia a produção. A quitação da dívida é feita com a venda da produção.
Os vetos presidenciais serão analisados agora pelos deputados e senadores em sessão conjunta a ser marcada. Para ser derrubado um veto são necessários os votos da maioria absoluta dos deputados (257) e dos senadores (41).